Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas Organização

Um apartamento de 40 m2 nos mínimos detalhes

Como vcs, que me acompanham sabem, quase não falo de um só apartamento. Então, para falar deste é porque ele é especial mesmo, viu? E vamos falar bem detalhadamente sobre este que foi o apartamento mais visto no site da revista Arquitetural Digest Espanha em 2014: Um ap em Moscou, projetado por arquitetos da empresa INT2Arqchitecture para um jovem casal.

 

ap40m2a

Em uma foto vc já vê 5 ambientes e percebe tbém que não há “aperto”: A janela grande (veja a luz do sol na parte do quarto) facilita as coisas, pq ilumina bem quase tudo. Há um murinho baixo entre a sala e o quarto/office, que poderia, para aumentar a privacidade, ter algum elemento acrescentado, como ripas de madeira, elementos vazados, persiana, etc., de forma a manter ao máximo a passagem da luz natural.

dailydreamdecor40sq_5

Outra coisa que vc pode perceber é que todo mínimo espaço é usado. Veja que o quarto/office tem piso elevado, o que permite que toda esta área criada possa ter espaço para guardar objetos. O “murinho” na verdade são armários e gaveteiros. Não encontrei informação, mas é perceptível que a área abaixo da janela também parece ter sido usada para “esconder” coisas. Muitos dos móveis comprados prontos são da famosa IKEA, mas é claro que móveis desenhados para o espaço fizeram toda a diferença..

dailydreamdecor40sq_1

A parede do office também foi usada para, na área da cozinha, guardar condimentos e ter até uma mini horta, olha que chique! A mesa redonda pode ser movimentada para caber mais pessoas, caso seja necessário. Veja que todos os revestimentos das paredes, teto e piso são pensados para trazer aconchego, leveza e interesse ao espaço

dailydreamdecor 40sq_(3)

Aqui vc vê onde está a TV. Uma outra opção seria que ela estivesse naquele “murinho” que separa quarto e sala e até que fosse giratória, de forma que atendesse os 2 ambientes, mas neste caso  ela ficaria “na reta” da janela, atrapalhando a visão ou prejudicando a luminosidade e não atenderia quem estivesse na cozinha. Então, apesar de não ser a melhor visão para quem está no sofá, ainda me parece a melhor solução para todo o ambiente.

revistaades int2architecture_estudio_moscu_730909828_1800x1200

Outra foto , agora do sofá, mostrando a cozinha. Ela parece enorme para um ap de 40m2! É claro que a planta do apartamento (ou a mudança que foi possível fazer nela) facilitou muito o ganho de espaço. Uma coisa importante a perceber é que não há nada “demais”. Os móveis são o básico  e isso é muito importante em apartamentos pequenos: Que nos limitemos ao espaço que temos. A única coisa que questiono neste apartamento é: Onde está o guarda-roupas? – procurei mas não consegui resolver este mistério – acredito que está em uma das portas que vemos no corredor da quarta foto deste post. Mesmo assim, seria fácil transformar a área do office em um bom guarda-roupa, não é ?

outrasareasap40m2

E o banheiro é cheio de graça, mesmo com pouco espaço, ainda coube uma banheira pequena. A outra foto é a mínima lavanderia.

varandaapmoscou


E não é que o danado do ap de 40m2 ainda tem uma mini varanda, que foi fechada, criando uma pequena área de refeições?  Estou quase indo à Moscou prá medir este ap…rs! Mas veja que dá para acreditar porque realmente todos os móveis são pequenos, tudo parece milimetricamente medido para dar certo. E é, na verdade, sobre isso que quero que vc pense: Seus móveis, o que vc guarda, tudo que vc tem, tem que caber no espaço que vc possui, pq, mesmo gastando muito com móveis personalizados, não há forma de fazer mágica, entende ?

Fotos do post http://www.revistaad.es/decoracion/casas-ad/articulos/estudio-en-moscu-int2architecture/16835

Posts relacionados

Comentários:

Karla Torres · 17 de janeiro de 2015 às 13:55

Rosana, não sei se comentei aqui antes, mas por que não tem armários neste apto se há espaço pra isso? Grata Karla

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2015 às 17:48

Pois é, Karla,
Eu falei sobre isso tbém, pesquisei mas não encontrei maiores informações. E na verdade, seria possível, como eu disse no texto, por exemplo, no lugar do home office, ou diminuindo um pouco a área da cozinha…Também achei estranho isso. Mas, fora isso , as demais soluções são muito legais.
bjo
Rosana

karla torres · 17 de janeiro de 2015 às 17:50

Com certeza! !! Ele é demais!!!!

karla torres · 17 de janeiro de 2015 às 18:18

Com certeza! !! Ele é demais!!!!

Lilith · 17 de janeiro de 2015 às 15:00

Já procurei em inúmeros sites e não encontro uma solução para decoração/móveis minha sala estar/jantar que é mínima e ainda em em formato de losango..rsrs
Ou seja, é um desafio que ainda não consegui adaptar com móveis que tenho e não pretendo gastar muito dinheiro pra isso. area de circulação, estar e jantar(02 pessoas). 🙁

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2015 às 15:28

Oi, Lilith,
Se vc quiser um projeto de decoração para sua sala, envie fotos e a planta para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Rosana

KELLY · 17 de janeiro de 2015 às 15:34

OI Rosana, Tudo bem, eu tenho uma cozinha muito pequena, e há armários dos dois lados, impedindo a circulação , se eu colocar um aparador/buffet na minha sala, apesar de pequena há uma parede grande lá… ficaria desapropriado? e qual a melhor cor?

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2015 às 02:29

Oi, Kelly
Se o aparador combinar com o restante dos móveis da sala não há qquer problema.
bjo
Rosana

Felipe · 17 de janeiro de 2015 às 15:54

Rosana, tudo bom? Conseguiu descobrir as medidas dos cômodos desse apartamento?

Rosana Silva · 17 de janeiro de 2015 às 23:22

Oi, Felipe!
Infelizmente, no post original (que informei neste post) não há esta informação. Veja aqui: http://www.revistaad.es/decoracion/casas-ad/articulos/estudio-en-moscu-int2architecture/16835
abs
Rosana

Deixe o seu comentário!