Um item simples e fundamental: Quem vive sem um espelho no banheiro, não é ? Por isso ele merece um post! Além da funcionalidade, ele ajuda a iluminar,  dá maior sensação de espaço e embeleza, podendo ser o ponto focal do banheiro ou lavabo.

prodesign Day-and-Night-Apartment-02-850x1133O espelho reveste o armário e começa acima da alta torneira.

Eles podem ter diversos formatos, mas devem ser posicionados de forma que ao menos todos os adultos da casa consigam ver seu rosto sem precisar se abaixar ou se esticar. Em geral, a borda superior do espelho em 1,80 do piso é uma boa medida.

blogDOTibacana dUm espelho redondo, impactante e pequeno, mas que serve bem a uma lavabo. Já para um banheiro seria pequeno demais.

Quando começam logo acima da bancada permitem que as crianças menores (com altura acima de 1,00/1,2o m) consigam se ver, o que é muito legal.

 banheiro_preto_e_branco_arquitrecos_via_desire_to_inpire_02Espelho redondo grande para banheiro. Dá um ar original.

Outro detalhe importante é que, para durarem, os espelhos nos banheiros e lavabos, não devem ter mercúrio em sua composição e devem ser protegidos, na parte posterior, por uma camada de resina epóxi. Isso faz com que não oxidem nem apresentem manchas.

simplifiedbee  koi-fish-wallpaper-de-gournay-bathroomNo lindo lavabo, o espelho estreito para um banheiro, funciona bem e é exuberante.

Eles podem ser colados diretamente na parede com Fixa Espelho e fita  dupla fase adesiva  de espuma de poliuretano. A aplicação deve ser na vertical, para facilitar a saída de água da umidade que desce pelo azulejo.

revistacasalinda banheiro-compacto-bom-gosto2Toda a parede revestida de espelho “aumenta” o banheiro e duplica a luz.

varelll27-colorful-bathroom-designCubas duplas, 2 espelhos, escolhidos para “causar”, mantendo uma boa funcionalidade.

Para portadores de deficiência de locomoção (cadeira de rodas)  as medidas são diferentes: A borda inferior dos espelhos deve estar a 0,90m do piso, com o máximo de 1,10m de altura. A superior, no mínimo a 1,80 do piso. Ele deve ser inclinado para baixo por volta de 10 graus.

cadeiranterj blogspot Banheiro4Espelho em banheiro adaptado para cadeirante. Repare na inclinação.

Já falei sobre a iluminação do banheiro e do espelho aqui e também neste post    e neste aqui. Um assunto importante e complicado.

Já viu o SDRecomenda esta semana ?

               Fontes: http://www.deficienteonline.com.br/, http://www.cliquearquitetura.com.br/

Fotos: cadeiranterj, varell, revistacasalinda, simplifiedbee, arquitrecos, blogibacana e prodesign

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Antonio,
    Eu faço projetos de decoração ON LINE! O q me parece é q vc quer uma pessoa para executar e neste caso, sugiro a amiga arquiteta Regina Segura, parceira do Simples Decoração e de minha confiança : Veja o site dela e e-mail para contato aqui: http://reginasegura-arquitetura.blogspot.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui