Já falei muito sobre cortinas por aqui. Agora vou falar quase tudo sobre persianas. Além de decorar, elas protegem sua casa contra os efeitos do sol (manchas e desbotamento de tecidos, pisos, etc. e tbém calor excessivo), o vento, barulho e poluição ,mantém sua privacidade e controlam a luminosidade. Podem ser inseridas em conjunto com cortinas, uma opção atual e bastante versátil para o controle da luz.

Quase tudo sobre persianas

Quase tudo sobre persianasPersiana e cortina no quarto – controle total 

E quais as características, tipos, materiais?

Elas tem como característica a estruturação por lâminas que ao se movimentarem, controlam a luminosidade. Este movimento pode manual ou por meio de sistemas motorizados que fazem as persianas durar mais, pois o que mais as desgasta é o abrir e fechar constante.

Elas são uma ótima opção para ambientes pequenos pois ocupam pouco espaço. E tbém para paredes que possuam bancadas ou móveis abaixo das janelas.

1) Quando partir para a escolha da persiana?

Normalmente, a persiana é escolhida após os grandes itens da decoração e devem combinar, em estilo e cores, com eles. Principalmente para ambientes pequenos o melhor é que as cores das persianas não chamem a atenção. Isso pq elas ocupam muito espaço (ainda mais com janelas grandes) e passando desapercebidas são um volume chamativo a menos para ocupar espaço (visual) e facilitam a escolha de cores para a decoração. Então, cores neutras são bem vindas.

2) Quais os modelos mais comuns?

decoradornet-apto-tel-aviv-16Horizontais – As lâminas ficam na horizontal. Em alumínio, madeira, PVC… Não vedam totalmente a claridade e por isso deixam passar alguma ventilação tbém.

decophotoMLES_7Verticais – As lâminas ficam na vertical. São hoje mais usadas em escritórios, mas funcionam bem para grandes aberturas.

apartmentjantarcinzaclaroRolô e Romana – Boas opções para janelas que abrem para dentro. Um estilo clássico, que permite vários materiais e que alguns classificam somente como cortinas por não terem as Lâminas características destas. A Rolô tem painéis que podem ser recolhidos, enrolados na parte superior . A Romana vai se dobrando conforme é suspensa. É estruturada com varetas.

vidaeestiloterra foto8

3) Quais os Materiais das persianas?

As mais comuns são as persianas de alumínio ou PVC, muito usadas em ambientes comerciais, mas tbém uma boa escolha para banheiro e cozinha, devido à facilidade de limpeza. Atualmente há materiais que imitam a madeira. E materiais com tratamento antiestático, que dificultam o acúmulo de poeira e gordura. Outra coisa importante é que, se for alérgico (a) estes materiais, além da madeira, são os melhores para vc.

09-quartos-de-sonhos-para-casais-criancas-e-bebes-sao-tema-de-mostra-em-spMadeira – Mais sofisticadas e elegantes, também são fáceis de limpar e acumulam pouca poeira.

Tecidos, fibras naturais ou blecaute – Usados principalmente na Rolô e Romana. O Blecaute de vinil ou tecido grosso é ótimo quando se deseja escuridão total (em quartos ou home theaters). Para manter a luz natural as persianas de tecido translúcido são as melhores.

Tela Solar – Tecido especial (feito de fibra de vidro e pvc) para maior controle de temperatura interna e filtragem de raios UV. Ele tem furos que permitem ventilação e visualização do exterior.

homify w1108_caad_fotografia-5Celular – É isso mesmo: Imagine uma colmeia, feita com tecidos translúcidos ou blackout. Este formato é o mais novo em termos de persianas: São como células de uma colmeia que permitem que o ambiente fique quente no inverno e fresco no verão. Tem proteção contra os raios UV e são, em geral, antiestáticas, o que reduz a poeira.

4) Como instala?

Você pode instalar no vão da janela ou por fora (maior que a janela), uns 10 cm para cada lado. E uns 20/30cm abaixo do peitoril da janela (considere a altura do móvel que vc tiver abaixo da janela. Não deixe a persiana passar dele).

5) Como limpa?

Limpar semanalmente com espanador ou aspirador de pó. As de metal ou de tela solar podem ser limpas com um pano seco, mas não deixe de fazer manutenção com profissionais especializados ao menos uma vez por ano. As de PVC podem ser limpas com esponja umedecida e sabão.

Fotos dos sites e blogs: AchadosdeDecoração, vidaeestiloterra, homify, decoradornet, apartmenttherapy, decophoto e casaabril

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá!! Gostaria de saber mais sobre o comprimento das persianas… Seguem a mesma regra das cortinas? Obrigada e parabéns pelo conteúdo!! Mto legal o site!

  2. Pois é, Thaís, é difícil escolher, mas pense sempre na funcionalidade, ok? Não adianta a persiana ser linda e não ser funcional, certo?
    beijos
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui