Continuando a conversa sobre a convivência entre Jardins e Cães que começamos aqui,   a Marcia Nassrallah vai falar sobre como evitar q eles cavem buracos e lidar com urina e fezes no jardim.

1- Eles adoram cavar, e podem acabar destruindo gramados e canteiros. Há alguma forma afastar os pets de determinadas áreas do jardim sem causar mal à sua saúde?

Especialmente os filhotes, são muito curiosos e enquanto não mudam a dentição eles roerão tudo o que vêem pela frente e buscarão locais para cavar. Algumas raças são cavadoras por natureza e com isso podem danificar o jardim ou o gramado. Exemplos: Pastores Alemães, Rottweillers, Beagles, Huskies Siberianos, Dachshunds, Labradores, Golden Retrievers, Cockers Spaniels e os “especialistas” Terriers, dentre outros. Na fase da infância procure ensiná-los e os distraia com brinquedinhos e dando coisas para roer. Poderá também usar repelente natural próprio para cães. Eu confesso que nunca precisei.

caesonline

2- Eles cavam por diversos motivos. O que se pode fazer para minimizar o problema?

a) Estímulo mental – Ofereça diversões, brinquedos e passe um tempo com eles. Promova exercício físico. Reserve um espaço para o pet cavar e para induzi-lo a isso enterre petiscos e motive-o a cavar ali. Os cães também gostam de criar tocas e não adianta tapar o buraco, pois ele vai cavar de novo, então deixe um espaço para a toca – não mexa nele, mas se precisar tapar os buracos, enterre as fezes dele no local. Se tiver mais de um pet misture as fezes dos dois com água e enterre no local. Para o bem do seu pet deixe um buraco exclusivo para ele. Este pode muito bem fazer parte do jardim. Seja criativo e bem humorado.

blogdalumagazineluizacachorro_brincando

b) O cheiro da terra também pode motivá-lo a cavar, então evite usar esterco nos canteiros, ou adubo orgânico, opte por adubos químicos.

c) Quando o jardim estiver em manutenção, evite que seu animalzinho veja, pois ele vai achar divertido ver alguém cavando a terra e vai fazer o mesmo depois. Se possível, deixe-o longe do jardim por uma semana após a implantação ou manutenção, para que os odores se dissipem e não o atraiam.

d) Alguns costumam destruir as bromélias porque tentam beber a água fresquinha que fica no copo dela.

skyscrapercitysitio burle marx

e )Se tiver filhotes, evite espécies suculentas, pois são macias e apetitosas e eles amam mastigá-las.

f) As ervas os atraem por causa do odor característico e são procuradas por eles quando estão com problemas estomacais.

ospaparazzi

3- A urina e as fezes do cão podem estragar a grama e as plantas. O que fazer nesse caso?

A urina pode estragar a grama e outras espécies por conter ureia (grande carga de nitrogênio). Se observá-lo fazer xixi,  jogue água em seguida. Isso evita danos maiores. As fezes não causam danos mas devem ser retiradas porque atraem moscas e outros insetos. Os cães gostam que seu território permaneça limpo por isso buscam as áreas permeáveis. Eduque-o a fazer as necessidades sempre no mesmo local. 

patas urbanas dog-peeing2

4- Manutenção – Alguma praga de jardim pode ser nociva também aos cães?

Cuidado com cogumelos e fungos que aparecem no jardim, especialmente em troncos apodrecidos. Use repelente natural próprio para cães (arruda, cânfora). Muito cuidado com pesticidas, fungicidas e herbicidas (nada de usar os chamados Mata Mato), prefira usar produtos que não causem danos aos animais e aos humanos como o Óleo do Neem.

mdemulhercachorro-plantas-jardim

5- Uma última dica: inspire-se nos jardins de áreas públicas, pois nestes as espécies usadas são mais resistentes a animais.

Enfim, seja criativo, brinque com seu pet e deixe que ele também faça parte do seu jardim. É possível uma convivência pacífica e feliz. Para ter um não é preciso eliminar o outro, não é mesmo?

Se gostar: curta, compartilhe, comente, faça perguntas… vamos amar.

Marcia Nassrallah​

fotos dos sites e blogs :MdeMulherpatas urbanasospaparazziskyscrapercityblogdalumagazineluiza e caesonline 

5 COMENTÁRIOS

  1. Também gostaria de adicionar que o é muito importante treinar o seu cão desde filhote.

    Lembre-se do ditado “Cachorro velho não aprende truque novo”

    Sempre vai ser mais fácil e rápido se você estabelecer as regras desde cedo.

    Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui