Na parte 1 desta série falei como um tecido é feito, os tipos de fibras e de onde elas vem, expliquei a diferença entre padrões e estampas e falei do linho. Agora vou falar do algodão.

O Algodão é a fibra vegetal mais comum e mais antiga depois do linho e da lã. Um fato interessante da fibra algodão é que vem de plantas (os algodoeiros, claro!) da família das malvas, a mesmo família do quiabo!

O processo:

O algodoeiro produz flores brancas, que caem após ficar vermelhas, deixando um fruto, que é a cápsula. Cada cápsula tem até 40 sementes, envolvidas por fibras brancas felpudas, compostas quase 100% por celulose. Qdo a cápsula amadurece, a fibra está ok para a colheita. As fibras mais longas chegam a 6,5 cm de comprimento e estas são as melhores. Mas a maioria tem 2,5 cm somente.

algodao

Daí, as fibras são limpas, descaroçadas (separadas das sementes), “penteadas”, esticadas, torcidas em fios, tratadas, tingidas e algumas combinadas com outras fibras… Depois disso tudo elas são tecidas (no tear, onde dois fios são usados juntos para dar trama e gramatura) e se transformam no tecido algodão. Depois disso ainda pode passar por diversos processos (Chamuscagem, Branqueamento, Mercerização, Tingimento, Acabamento – veja aqui para saber mais)

CD_almofadas_tratadaAlmofadas de algodão sobre sofá de linho (via blog.ceciliadale)

Características: 

O Algodão é ideal para o verão, pois tem alta capacidade de absorção de umidade mas também nos climas frios roupas pesadas com fibras de algodão protegem bastante. É muito resistente a lavagens, traças e insetos. Tem um toque suave, seca rápido e dificilmente provoca alergias. Tende a encolher (por isso, comprar pré-encolhido ou pré-lavado é importante) e amarrotar. Pode ser atacado por fungos , queima facilmente e não suporta produtos químicos. O percal é o tecido 100% algodão com mínimo de 180 fios por 1 polegada quadrada (ou 2,54 cm). Quanto maior esta quantidade, melhor a qualidade do produto. O algodão egípcio tem fibras longas o que dá maior absorção e resistência.

10-cc606-112-cortinaCortina em algodão estampado

Usos:

Usado em tapetes, cortinas, revestimento de sofás, almofadas, linhas de costura, cama, mesa e banho; na composição ou produção de diversos outros tecidos (tricoline, chita, popeline,alpaca- usada para forros, cambraia, brim, canvas, chenille, chintz, cretone, cru, entretela – usada em acabamento de cortinas por ex -, flanela, flocado, fustão, gabardine, gaze,  gorgurão, laise, lona, lolita, sarja, morim, oxford, entre outros – veja aqui), aos quais dá mais elasticidade e absorção; também na confecção de bolsas e malas, toldos, lonas, calçados, etc.

cortinasarjadoisCortina em sarja

Em sofás e assentos em geral, o uso de algodão ou de tecidos que possuam algodão, ainda mais em nosso clima quente, torna tudo mais confortável. O Chenille tem muitos vincos, o que dificulta a limpeza e quanto mais algodão em sua composição, menos ele “esquenta”. Mas não escolha o chenille se tiver animais em casa, pois mancha com facilidade. Jacquards com fibras de algodão são mais resistentes, retem menos a poeira e são mais fáceis de limpar. E as Sarjas 100% algodão são ótimas: Não retem calor nem umidade, funcionam muito bem em ambientes mais despojados. Capas e mantas de algodão são uma boa ideia para proteger seu sofá em tecidos mais delicados ou quentes, como o couro, por exemplo.

cc-0573-106-sofas-escolhaSofá em algodão (Casa.com)

O voal, muito usado em cortinas, pode ter em sua composição o algodão tbém (ele está em todas!). A sarja pode ser usada para cortinas, principalmente em quartos infantis, pois é resistente e descontraída. E há tbém tapetes de algodão (o persa é uma mistura de algodão, lã e seda) .

cortinaalgodaoCortina de algodão feito em tear manual (Casa.com)

O que vc percebe ao estudar este assunto é que tecidos feitos com as fibras naturais puras são muito caros e, em geral, difíceis de manter (para os dias de hoje) e que a tecnologia  permitiu um avanço enorme nas fibras sintéticas,  ainda com problemas (principalmente para nós, que vivemos a maior parte do tempo com um sol e um calor que #valhaminhanossinhora e precisamos de tecidos q nos deixem “respirar”, coisa que os sintéticos e artificias não fazem bem) mas que são uma mão na roda na hora de deixar no sol sem pena, lavar e não gastar horas passando roupa… De qquer forma, mesmo com todo este avanço, o contato com um algodão 100% é mesmo gostoso demais!!!

Fontes, entre outras:

http://escola.britannica.com.br/article/481063/algodao

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/algodao-a-fibra-mais-usada-no-mundo/

http://www.eucapricho.com/2015/06/16/tipos-de-tecido-na-decoracao-parte-1-sofas/

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui