Já falei muito sobre as estampas na decoração. Foram 8 posts que dão uma geral bem legal no assunto. Mas as estampas estão em um tecido, certo? E vi que não falei ainda dos tecidos mais usados na decoração, um assunto muito importante! Portanto, vamos lá ver isso!

Mas antes, vamos saber como um tecido é feito ?

Tudo começou com nossos ancestrais usando peles de animais.Ninguém sabe quando eles começaram a ser produzidos mas  de forma não artesanal foi só na Revolução Industrial (sec. 18 e 19). Por um bom tempo só existiam fibras vegetais e animais. A primeira fibra sintética, o rayon surgiu no final do século 19. Depois apareceram o nylon e o poliéster. Clique aqui para saber mais sobre isso.

O algodão (vegetal), a seda (animal) , o linho (vegetal) são fibras naturais. Os tecidos elaborados com elas são clássicos, mais macios, confortáveis, quentes e absorventes. Também são mais caros.

algodaosedalinho

Tecidos com fibras de algodão, linho e seda

O rayon  e a viscose são fibras artificiais conseguidas a partir da celulose. Estas fibras simulam bem a seda ou cetim. A viscose têm fios mais finos que as fibras naturais, mais brilho e são fáceis de lavar.

E o  poliéster e a poliamida (nylon) são exemplos de fibras sintéticas derivadas do petróleo. Os tecidos feitos com elas tem secagem rápida e dificuldade de amassar.

As sintéticas e as artificiais são mais baratas, desbotam pouco, têm  toque sedoso,  secam rápido e quase não amassam, mas não absorvem a transpiração e não são tão confortáveis no calor.Queimam facilmente, então, devem ser passadas a baixas temperaturas e sem vapor. Quanto mais um tecido “estica” mais fibras sintéticas possui.

E hoje temos tecidos que misturam as diversas fibras, buscando que tenham as melhores características de cada um.

viscoserayonpoliesternylon

Tecidos com fibras sintéticas

Para fazer um tecido as fibras são transformadas em fios e estes são entrelaçados, no tear,  de diversas formas diferentes. Cada uma destas formas de entrelaçar cria um tecido diferente.

Lembra o que eu comentei sobre PADRÕES E ESTAMPAS ? “Quando o desenho é formado pelos fios ao tecer o tecido temos a Padronagem e quando o desenho é pintado, adesivado ou impresso no tecido liso, estamos diante de uma Estampa. “. Então:

Os entrelaçamentos mais simples formam as padronagens dos tecidos lisos, os xadrezes e listrados e os geométricos. Já os entrelaçamentos mais complexos, com padronagens em alto e baixo relevo, etc,  são chamados  Jacquards. 

Os tecidos Estampados podem ser de padronagem simples ou mais complexa, mas tem o desenho impresso no tecido depois de pronto.

jacquardeestampadoMesmo na foto dá para ver a diferença entre uma padronagem (O jacquard) e uma estampa

Uma informação interessante é que o tear Jacquard foi inventado em 1803, na França, usando  cartões perfurados que foram os percursores dos computadores. Estes cartões inspiraram Charles Babbage a usá-los como forma de inserir dados na sua máquina (de onde vem os computadores). Hoje estes cartões foram substituídos nos teares por sistemas eletrônicos. Veja mais sobre isso aqui.

Agora que você já sabe o básico, vamos ver as características dos tecidos mais usados na decoração, começando pelos executados com a fibra natural Linho:

linho dudalina

O Linho é um tecido feito somente da fibra natural, que vem do talo do Linho Usitatissimum, uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura, de cuja família vem também a linhaça que usamos na culinária. Seu uso é muuuuito antigo: as múmias egípcias eram enroladas em tecido de puro linho!  Saiba mais sobre o linho aqui.

Neste video vc vê todo o processo até o linho planta se tornar tecido – é muito lindo!
O Linho tem aspecto rústico, é bastante forte, durável, confortável, com aparência lustrosa. Não encolhe nem estica. Tem alto poder de absorção e tingimento, porém amarrota com facilidade.Por causa da sua superfície lisa, a fibra de linho repele a sujeira. Ele desfia pouco e seca rapidamente. Após cada lavagem o linho puro fica mais forte e com melhor aparência. Mantem a sua cor original por muito tempo.

linho_decor casa vogue _05
O Linho lava bem pois é ainda mais resistente quando molhado do que seco. Conserva a temperatura do corpo durante a noite e facilita a liberação do calor nas horas mais quentes. Possui PH balanceado, não é irritante, promove boa ventilação e absorve umidade,o  que previne problemas de pele como alergias. A produção da fibra de linho não gera resíduos tóxicos, o que torna o material ecológico e sustentável.

linhocasa

É muito usado na casa para confecção de cortinas, roupas de cama, mesa e banho,  forro para estofados, sofás, poltronas, almofadas e acabamentos para acessórios. O linho dá um clima de conforto e elegância. Sua desvantagem  é que desfia com facilidade.

Como seu processo de produção é muito caro, hoje as indústrias têxteis produzem o tecido misturado a outras fibras como o algodão, a viscose, etc.

linho2

 

E veja aqui a a 2a. parte desta série!

Fontes de pesquisa: 

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/linho-antigos-tecidos-historia/  

https://pt.wikipedia.org 

http://www.casapinto.com.br/ 

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAyJEAA/fibra-linho 

http://www.blog.lolahome.com.br/tecido-de-linho-puro/ 

http://pt.slideshare.net/LedaBezerra1/o-linho 

http://www.magazineluiza.com.br/portaldalu/tecidos-e-sua-materia-prima/780/ 

https://www.westwing.com.br/linho/

https://www.omo.com.br/lavanderia/as-diferencas-entre-tecidos-naturais-e-sinteticos/

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui