Bate muito Sol no seu jardim, quintal, varanda ou cobertura e você quer colocar plantas que não deem muito trabalho?  Pois este post é prá vc! Selecionei 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol. Escolha as que você mais gosta e se adaptam a seu espaço e siga as dicas!

O que é uma planta de pleno SOL?

Em primeiro lugar saiba que plantas de pleno Sol são aquelas que precisam de por volta ou mais que 6 horas diárias de Sol  – tanto no inverno quanto no verão e sofrem se não o tiverem.

Atenção que existem plantas que resistem a uma grande exposição ao Sol que não seja extremamente forte, e que vivem bem em meia-sobra e até na sombra. Portanto, mesmo que esteja nessa lista, coloque sua planta sob o Sol e observe, principalmente as folhas, se ele não é muito forte para ela.

10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol

  • Aspargo-pluma

É tão fácil de cultivar que você vai ser esquecer dela. Praticamente só precisa de Sol ou luminosidade (meia sombra). Ela prefere solo mais arenoso, então plante em uma mistura de 1/3 de areia, húmos e substrato para mudas.

10 Plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol - aspargo pluma
Foto: Carol Costa

Ele suporta muito tempo sem água. Só molhe quando o solo estiver seco. Para fazer mudas retire algumas folhas com os rizomas (“bolinhas” que ficam abaixo do solo) e plante.

aspargo pluma
Foto: guide-to-houseplants

As flores deles atraem passarinhos, mas seus frutos, vermelhinhos, são tóxicos.

  • Cróton

O espetáculo das folhagens do cróton já é o bastante para a gente se apaixonar. Saber que é uma das 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol que selecionei é melhor ainda. Quanto mais Sol mais suas folhas ficam coloridas. Ele gosta de temperaturas altas e alta umidade do ar. Então, frio e ar condicionado não são bons amigos dele.

croton
Foto: Decorfacil

O cróton gosta de solo úmido, mas não encharcado. Regue sempre que a terra começar a ficar seca. Já falamos sobre os crótons aqui.

Ele se reproduz cortando ramos novos e plantando-os ou por alporquia (quando você enraíza um ramo ainda preso na planta, retirando a muda e plantando em seguida. Veja detalhes aqui).

croton
Foto: brighterblooms

Mas, cuidado porque ele tem uma seiva que é tóxica. Use luvas para evitar irritações na pele.

  • Espada-de-São-Jorge

Uma planta resistente que pode ficar em pleno sol, meia-sombra e até na sombra. Precisa de rega ao menos uma vez por semana, Não deixe o solo encharcado.

Pode ser cultivada em vasos e canteiros (se estiverem bem, vão criar muitas mudas e encher o vaso ou o espaço rapidamente), fora ou dentro de casa perto de janelas bem iluminadas. Faz belos arranjos com cactos e suculentas.

espada de são jorge
Foto: vintagerevival

E ela tem uma característica especial que vai fazer bem à sua saúde.

espada de são jorge
Foto: plantei

Para plantar separe uma folha que tenha rizoma (parte que fica embaixo da terra) ou coloque uma folha em água e aguarde. Use 1/3 de areia peneirada, composto orgânico, com humos de minhoca e terra.

Mantenha longe de crianças pequenas e animais pois ela tem toxidade.

  • Lantana

Eu adoro as lantanas. Elas são das minhas preferidas nessa lista das 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol. Coloridas, tem um perfume sutil e chamam a atenção de abelhas, beija flores e borboletas. Como não amar?

planta de sol - Lantana

Resistentes, praticamente não precisam de cuidados – você acredita que aqui, no Rio de Janeiro, elas crescem espontaneamente em diversos locais?

Suportam também a meia sombra, bem iluminada. Dão flores o tempo todo e muitas são multicoloridas.

Lantana
Foto: sitio da mata

Para plantar misture terra vegetal, areia e humos de minhoca em partes iguais e coloque as mudas em covas grandes. Molhe todo dia por 2 semanas e depois só quando o solo estiver seco. Pode os ramos secos.

  • Hibisco

Outra bela das 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol e calor, o hibisco não é exigente em relação ao solo e água (só não suporta geadas) e está sempre cheio de flores que atraem beija flores e borboletas. Não necessita de podas, fora a limpeza de galhos secos no outono.

planta de sol - hibisco
Foto: mercadolivre

Para plantar você só precisa fincar na terra – que pode ser mais argilosa – um galho mais ou menos grosso e molhar. O ideal é manter o solo umidificado (mas não encharcado), e molhar com água que não muito fria.

Em vasos, mantenha uma boa drenagem. Em lugares de meia sombra ele vai se manter, mas não vai dar tantas flores. Cuidado: O hibisco pode ser tóxico para animais.

hibisco dobrado
Foto: pinterest Ieda Moraes

Há muitas cores e tipos de hibiscos. O acima chamam de hibisco dobrado, devido ao número de pétalas.

  • Moreia

Essa planta vigorosa, também chamada de dietes, fica bonita plantada em grupos nos canteiros. Suporta frio e calor, Sol pleno ou meia-sobra (neste caso, vai dar menos flores).

Moreia ou dietes
Foto: Etsy

O substrato ideal para ela tem bastante adubo orgânico e ela precisa de boa drenagem (adicione areia se o solo tiver tendência a encharcar)  e regas frequentes.

moreia planta de sol
Foto: Mercadolivre

Para manter a floração, a cada 2 anos você pode plantar novas mudas. Para consegui-las divida algumas touceiras, levando também os rizomas e plante afastadas mais ou menos meio metro uma das outras. Elas vão preencher os espaços.

  • Rabo de gato

É uma bela rasteira que tem flores peludas que lembram o rabo de um gato (nunca vi gato vermelho, mas tudo bem! 😊 ) Fica ótima em forrações de canteiros e vasos (inclusive pendentes) e podem forrar vasos com outras plantas, ajudando a manter úmida a terra.

planta de sol - rabo de gato
Foto: mudasherculandia

Quanto mais Sol, mais rabinhos surgem. Ela é muito resistente, mas não a geadas e suas raízes são pequenas, o vaso não precisa ser muito profundo.

A terra para plantio pode ser misturada com areia de jardim para melhorar a drenagem. A mistura ideal é terra de canteiro, areia e adubo animal na proporção de 5:1:1, A terra deve ser mantida úmida, sem excesso.

planta rabo de gato

Para fazer mudas é só quebrar um galhinho, colocar na terra e regar todo dia, até enraizar. Para plantar, espace as mudas 15cm uma das outras, Ele vai preencher o espaço em pouco tempo.

  • Agapanto

Uma das 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol com as flores mais bonitas, que formam um buquê e aparecem entre a primavera e o verão, ainda mais quando as touceiras estão em vasos ou são podadas antes.

planta de sol - agapanto
Foto: plantaseflor

Ele não precisa de muita manutenção, são belas para canteiros altos ou bordas de muro. O ideal é cultivá-lo em terra com boa quantidade de composto orgânico e em Pleno Sol.

A reprodução é por divisão das touceiras ou sementes, mas pequenas demoram uns 2 anos para florescer pela primeira vez. A terra deve estar sempre úmida sem exagero. Em vaso, a drenagem tem que ser ótima, não deixe água parada! Quando ela estiver amadurecida vai suportar mais tempo sem água.

planta agapanto
Foto: mundo ecologia

Para ela ficar sempre linda, de 4 em 4 anos divida os maços e replante.

  • Strelitzia

A popular ave-do-paraíso é também uma das minhas preferidas entre as 10 plantas fáceis de de cuidar que gostam de Sol. Suas duráveis flores com formato bem original são a razão de serem chamadas de Ave do Paraíso.

Ela é da família da banana, sabia? Gosta de umidade (solo úmido, não encharcado) e boa drenagem.

strelitzia ou ave do paraíso planta
Foto: meudedoverd

Se reproduz por divisão de touceiras e por sementes (mas assim demoram muito a florescer). Não se sustenta bem em terrenos com declive.

Com uma só touceira ela pode produzir umas 20 hastes com flores.  Por isso, plante as mudas com separação de 1 metro. Misture ao solo areia grossa e fertilizante orgânico para que ela cresça com saúde. Regue regularmente e retire os ramos mortos eventualmente.

strelitzia - ave do paraíso - planta
Foto: foreverneoqeav

A parte inferior é uma folha modificada que protege as flores de verdade. Por ser tão bonita é considerada uma flor de corte e você já deve tê-la visto em lindos arranjos.

  • Alpínia

Outra planta da família das bananeiras, que não precisa de muitos cuidados a não ser solo rico (esterco animal curtido misturado na terra), sempre ligeiramente úmido (se as folhas aparecerem amarelas é porque você está colocando água demais) e clima quente. Ela não suporta o frio.

alpínia planta
Foto: Cristina Braga

A alpínia tem belas folhas e suas flores são pequenas, brancas ou amarelas, mas possuem as brácteas (essas folhas que protegem as flores e a gente pensa que faz parte delas) em vermelho que fazem toda a diferença e também são muito usadas como flores de corte para arranjos.

alpínia planta de Sol
Foto: Rosalba paisagismo

Ela é da família do gengibre, sabia? E se propaga por divisão de touceiras com rizoma, sementes ou somente os rizomas que não devem ser plantados muito fundo em vasos. A terra deve ser rica em matéria orgânica, enriquecida com farinha de osso.Regue após o plantio e quando o solo estiver seco e é só aguardar.

Depois que as folhas aparecerem você pode levá-la para seu espaço no canteiro, que não deve receber ventos fortes para não rasgar as folhas.

E então, já tá procurando um espaço cheio de Sol para colocar essas belezuras???

Acesse também a série plantas fáceis de cuidar! Já falamos sobre da Lírio da Paz , da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda ,  do Leocofilo , da Cica , da  Babosa ou Aloe , da Air Plant , do Abacaxi Roxo da Sapatinho de Judia.  do Capim do Texas e da Crássula. Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

E não esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

18 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Aristeia

    Veja este post: https://www.simplesdecoracao.com.br/2019/01/quero-plantar-uma-arvore-mas-como-escolher/ e esse: https://www.simplesdecoracao.com.br/2019/02/por-que-tantas-arvores-caem/
    Com certeza vão lhe ajudar
    abs
    ROsana

  2. Pretendo plantar algumas frutíferas no meu quintal, como vcs me ajudariam nesta tarefa? Gostaria de saber quais árvores mais recomendadas para não prejudicar vizinhos com relação a expansão das raízes

  3. Oi, Arthur,

    Dependendo do espaço que você tenha, pode plantar: Clúsias, dracenas vermelha ou tricolor. Se quiser plantas baixas e bem contrastantes, tente a lambari roxo e o Clorofito-de-sol para um contraste mais suave.
    abs
    Rosana

  4. Ola, plantei moreias na frente da casa toda. Onde pega sol pleno queria ideias de plantas que combina com as moreias para plantar atrás.

  5. Oi, Gisele,
    Se as moreias estão com touceiras grandes você poderia retirá-las, limpar, selecionar as melhores mudas, adubar a terra, retirar o mato e plantar novamente.
    Caso queira mesmo trocar, A strelitzia tem praticamente as mesmas necessidades das moreias (só precisa de mais água e solo bem drenado – misture areia na terra). Ela cresce rápido. Agora, elas são tóxicas para animais, viu?
    O capim do texas é perene mas se o clima for frio é anual, pois não suporta o clima frio. Ele enche mais, cresce rápido e precisa ser podado após a floração. Se multiplica por divisão de touceiras.
    Sua necessidade de solo e rega é menor, suporta um tempinho sem água.Então, os 2 são boas opções e dão praticamente o mesmo trabalho. Se vc tiver animais aí escolha o Capim do Texas.
    bjos
    Rosana

  6. OLá, tenho muitas moreias, mas o capim entra por dentro e sempre toma conta delas por mais que o jardineiro limpe e ele não limpa direito, rsrs, por isso estou trocando. Posso colocar a Strelitzia em pequenos canteiros na calçada?. O sol é pleno a tarde e é mais s facil de limpar. Ou o capim do texas!

  7. Moreia
    “Para saber como cuidar da sua moreia, primeiro, é necessário diferenciar as moreias brancas das moreias amareladas: a primeira se adapta melhor à condição de meia-sombra, já a segunda precisa de mais Sol. ”
    “Ela não é uma planta para ser podada! [A moreia] é uma planta alta, e ela não se desenvolve direito caso seja cortada”
    “A moreia gosta muito de climas frios, temperados, e quentes também. Todavia, ela não é muito simpática ao litoral. Não é uma planta carioca, por exemplo. Ela é muito mais uma planta paulista”
    “Por ser uma planta muito resiliente, a terra para a moreia não precisa de muitos cuidados especiais, sendo necessário apenas uma terra de qualidade, rica em matéria orgânica e com boa drenagem”
    “para a adubação, pode ser usado o adubo químico comum. ”
    ” a moreia é uma espécie que não tolera muito o encharcamento, e isso pode, inclusive, levar à morte da planta.”
    Ave do paraíso
    “Essa planta necessita de uma temperatura estável, entre 10 ºC a 20 ºC. Se a sua região for muito mais fria ou quente, ela pode morrer se for plantada no jardim. Por sorte, a planta se dá bem em vasos dentro de casa, então você pode cultivá-la sem medo, seja qual for o local onde morar.”
    Ave do Paraíso
    ” A ave-do-paraíso se desenvolve melhor em solos ricos e úmidos, adubados com bastante composto orgânico para melhorar a drenagem. Uma boa drenagem é o segredo da saúde dessa planta, pois ela morre se as raízes ficarem molhadas em um local alagado.”
    “A ave-do-paraíso precisa de sol pleno, portanto procure um local que receba pelo menos cinco horas de sol por dia. A planta pode sobreviver na sombra parcial, mas floresce em um local ensolarado.”
    “Mantenha o solo umedecido por igual. A rega inadequada é a causa mais comum de morte da planta. É muito importante manter o solo umedecido, mas não encharcado. Regue bem a planta uma ou duas vezes por semana, dando um tempo para a terra secar um pouco entre cada rega. Forneça 2,5 cm de água por semana.” O solo deve ficar um pouco mais seco nos meses de outono e inverno.
    A estrelítzia deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. “É uma planta que precisa de muita água, por isso, o ideal é regá-la uma vez por dia. Mas tenha o cuidado de não encharcar o solo e levar ao apodrecimento das raízes”,
    Concluindo: Pode ser possível plantá-las juntas, mas seu grande problema será a quantidade de regas para cada uma.
    abs
    ROsana

  8. Belo posto, acabei de me mudar pra uma casa própria e estou com muita vontade de fazer um jardim, sempre morei em apartamento alugado então nunca tive espaço pra fazer. Obrigada pelo post.

  9. Olá sou gaúcha amo flores e vida e espírito e algo que tenho comigo flores me faz ficar em paz amei a Lantana vou procurar …. Um ótimo final de semana …muita Luz.

  10. Olá, o post me ajudou muito! Uma dúvida: qual é a planta que está forrando a base das alpínias na última foto? Seria uma “barba-de-serpente”?

    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui