Bate muito Sol no seu jardim, quintal, varanda ou cobertura e você quer colocar plantas que não deem muito trabalho?  Pois este post é prá vc! Selecionei 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol. Escolha as que você mais gosta e se adaptam a seu espaço e siga as dicas!

O que é uma planta de pleno SOL?

Em primeiro lugar saiba que plantas de pleno Sol são aquelas que precisam de por volta ou mais que 6 horas diárias de Sol  – tanto no inverno quanto no verão e sofrem se não o tiverem.

Atenção que existem plantas que resistem a uma grande exposição ao Sol que não seja extremamente forte, e que vivem bem em meia-sobra e até na sombra. Portanto, mesmo que esteja nessa lista, coloque sua planta sob o Sol e observe, principalmente as folhas, se ele não é muito forte para ela.

10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol

  • Aspargo-pluma

É tão fácil de cultivar que você vai ser esquecer dela. Praticamente só precisa de Sol ou luminosidade (meia sombra). Ela prefere solo mais arenoso, então plante em uma mistura de 1/3 de areia, húmos e substrato para mudas.

10 Plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol - aspargo pluma
Foto: Carol Costa

Ele suporta muito tempo sem água. Só molhe quando o solo estiver seco. Para fazer mudas retire algumas folhas com os rizomas (“bolinhas” que ficam abaixo do solo) e plante.

aspargo pluma
Foto: guide-to-houseplants

As flores deles atraem passarinhos, mas seus frutos, vermelhinhos, são tóxicos.

  • Cróton

O espetáculo das folhagens do cróton já é o bastante para a gente se apaixonar. Saber que é uma das 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol que selecionei é melhor ainda. Quanto mais Sol mais suas folhas ficam coloridas. Ele gosta de temperaturas altas e alta umidade do ar. Então, frio e ar condicionado não são bons amigos dele.

croton
Foto: Decorfacil

O cróton gosta de solo úmido, mas não encharcado. Regue sempre que a terra começar a ficar seca. Já falamos sobre os crótons aqui.

Ele se reproduz cortando ramos novos e plantando-os ou por alporquia (quando você enraíza um ramo ainda preso na planta, retirando a muda e plantando em seguida. Veja detalhes aqui).

croton
Foto: brighterblooms

Mas, cuidado porque ele tem uma seiva que é tóxica. Use luvas para evitar irritações na pele.

  • Espada-de-São-Jorge

Uma planta resistente que pode ficar em pleno sol, meia-sombra e até na sombra. Precisa de rega ao menos uma vez por semana, Não deixe o solo encharcado.

Pode ser cultivada em vasos e canteiros (se estiverem bem, vão criar muitas mudas e encher o vaso ou o espaço rapidamente), fora ou dentro de casa perto de janelas bem iluminadas. Faz belos arranjos com cactos e suculentas.

espada de são jorge
Foto: vintagerevival

E ela tem uma característica especial que vai fazer bem à sua saúde.

espada de são jorge
Foto: plantei

Para plantar separe uma folha que tenha rizoma (parte que fica embaixo da terra) ou coloque uma folha em água e aguarde. Use 1/3 de areia peneirada, composto orgânico, com humos de minhoca e terra.

Mantenha longe de crianças pequenas e animais pois ela tem toxidade.

  • Lantana

Eu adoro as lantanas. Elas são das minhas preferidas nessa lista das 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol. Coloridas, tem um perfume sutil e chamam a atenção de abelhas, beija flores e borboletas. Como não amar?

planta de sol - Lantana

Resistentes, praticamente não precisam de cuidados – você acredita que aqui, no Rio de Janeiro, elas crescem espontaneamente em diversos locais?

Suportam também a meia sombra, bem iluminada. Dão flores o tempo todo e muitas são multicoloridas.

Lantana
Foto: sitio da mata

Para plantar misture terra vegetal, areia e humos de minhoca em partes iguais e coloque as mudas em covas grandes. Molhe todo dia por 2 semanas e depois só quando o solo estiver seco. Pode os ramos secos.

  • Hibisco

Outra bela das 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol e calor, o hibisco não é exigente em relação ao solo e água (só não suporta geadas) e está sempre cheio de flores que atraem beija flores e borboletas. Não necessita de podas, fora a limpeza de galhos secos no outono.

planta de sol - hibisco
Foto: mercadolivre

Para plantar você só precisa fincar na terra – que pode ser mais argilosa – um galho mais ou menos grosso e molhar. O ideal é manter o solo umidificado (mas não encharcado), e molhar com água que não muito fria.

Em vasos, mantenha uma boa drenagem. Em lugares de meia sombra ele vai se manter, mas não vai dar tantas flores. Cuidado: O hibisco pode ser tóxico para animais.

hibisco dobrado
Foto: pinterest Ieda Moraes

Há muitas cores e tipos de hibiscos. O acima chamam de hibisco dobrado, devido ao número de pétalas.

  • Moreia

Essa planta vigorosa, também chamada de dietes, fica bonita plantada em grupos nos canteiros. Suporta frio e calor, Sol pleno ou meia-sobra (neste caso, vai dar menos flores).

Moreia ou dietes
Foto: Etsy

O substrato ideal para ela tem bastante adubo orgânico e ela precisa de boa drenagem (adicione areia se o solo tiver tendência a encharcar)  e regas frequentes.

moreia planta de sol
Foto: Mercadolivre

Para manter a floração, a cada 2 anos você pode plantar novas mudas. Para consegui-las divida algumas touceiras, levando também os rizomas e plante afastadas mais ou menos meio metro uma das outras. Elas vão preencher os espaços.

  • Rabo de gato

É uma bela rasteira que tem flores peludas que lembram o rabo de um gato (nunca vi gato vermelho, mas tudo bem! 😊 ) Fica ótima em forrações de canteiros e vasos (inclusive pendentes) e podem forrar vasos com outras plantas, ajudando a manter úmida a terra.

planta de sol - rabo de gato
Foto: mudasherculandia

Quanto mais Sol, mais rabinhos surgem. Ela é muito resistente, mas não a geadas e suas raízes são pequenas, o vaso não precisa ser muito profundo.

A terra para plantio pode ser misturada com areia de jardim para melhorar a drenagem. A mistura ideal é terra de canteiro, areia e adubo animal na proporção de 5:1:1, A terra deve ser mantida úmida, sem excesso.

planta rabo de gato

Para fazer mudas é só quebrar um galhinho, colocar na terra e regar todo dia, até enraizar. Para plantar, espace as mudas 15cm uma das outras, Ele vai preencher o espaço em pouco tempo.

  • Agapanto

Uma das 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol com as flores mais bonitas, que formam um buquê e aparecem entre a primavera e o verão, ainda mais quando as touceiras estão em vasos ou são podadas antes.

planta de sol - agapanto
Foto: plantaseflor

Ele não precisa de muita manutenção, são belas para canteiros altos ou bordas de muro. O ideal é cultivá-lo em terra com boa quantidade de composto orgânico e em Pleno Sol.

A reprodução é por divisão das touceiras ou sementes, mas pequenas demoram uns 2 anos para florescer pela primeira vez. A terra deve estar sempre úmida sem exagero. Em vaso, a drenagem tem que ser ótima, não deixe água parada! Quando ela estiver amadurecida vai suportar mais tempo sem água.

planta agapanto
Foto: mundo ecologia

Para ela ficar sempre linda, de 4 em 4 anos divida os maços e replante.

  • Strelitzia

A popular ave-do-paraíso é também uma das minhas preferidas entre as 10 plantas fáceis de de cuidar que gostam de Sol. Suas duráveis flores com formato bem original são a razão de serem chamadas de Ave do Paraíso.

Ela é da família da banana, sabia? Gosta de umidade (solo úmido, não encharcado) e boa drenagem.

strelitzia ou ave do paraíso planta
Foto: meudedoverd

Se reproduz por divisão de touceiras e por sementes (mas assim demoram muito a florescer). Não se sustenta bem em terrenos com declive.

Com uma só touceira ela pode produzir umas 20 hastes com flores.  Por isso, plante as mudas com separação de 1 metro. Misture ao solo areia grossa e fertilizante orgânico para que ela cresça com saúde. Regue regularmente e retire os ramos mortos eventualmente.

strelitzia - ave do paraíso - planta
Foto: foreverneoqeav

A parte inferior é uma folha modificada que protege as flores de verdade. Por ser tão bonita é considerada uma flor de corte e você já deve tê-la visto em lindos arranjos.

  • Alpínia

Outra planta da família das bananeiras, que não precisa de muitos cuidados a não ser solo rico (esterco animal curtido misturado na terra), sempre ligeiramente úmido (se as folhas aparecerem amarelas é porque você está colocando água demais) e clima quente. Ela não suporta o frio.

alpínia planta
Foto: Cristina Braga

A alpínia tem belas folhas e suas flores são pequenas, brancas ou amarelas, mas possuem as brácteas (essas folhas que protegem as flores e a gente pensa que faz parte delas) em vermelho que fazem toda a diferença e também são muito usadas como flores de corte para arranjos.

alpínia planta de Sol
Foto: Rosalba paisagismo

Ela é da família do gengibre, sabia? E se propaga por divisão de touceiras com rizoma, sementes ou somente os rizomas que não devem ser plantados muito fundo em vasos. A terra deve ser rica em matéria orgânica, enriquecida com farinha de osso.Regue após o plantio e quando o solo estiver seco e é só aguardar.

Depois que as folhas aparecerem você pode levá-la para seu espaço no canteiro, que não deve receber ventos fortes para não rasgar as folhas.

E então, já tá procurando um espaço cheio de Sol para colocar essas belezuras???

E não esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, o post me ajudou muito! Uma dúvida: qual é a planta que está forrando a base das alpínias na última foto? Seria uma “barba-de-serpente”?

    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui