(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

Mais uma da nossa série de sucesso… Plantas Fáceis de Cuidar! É a vez da popularmente conhecida BABOSA!

Plantas fáceis de cuidar – Babosa

(e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube)

Plantas fáceis de cuidar - Babosa

Embora conheçamos poucas no Brasil, existem mais de 450 espécies de Alóes, sendo que as mais populares por aqui são: Aloe vera, Aloe barbadensis Miller, Aloe arborescens, Aloe ferox, Aloe saponaria. De origem africana, é conhecida e cultivada por suas propriedades medicinais e cosméticas há milhares de anos. Além disso é xerófita (Ela gosta de clima quente e seco).

babosa ou aloe vera 2

Ela está na lista de plantas despoluidoras, lembram-se? Clica aqui para saber mais Plantas para melhorar a saúde da sua casa. E ela é ótima para o quarto pois também libera oxigênio durante a noite.

babosa ou aloe vera 3

Precisa ficar próxima a uma janela pois necessita de luz solar direta. Ela limpa o ar filtra o formaldeído que está presente em tintas, solventes, adesivos, móveis e vernizes, por exemplo. Do conjunto das Plantas fáceis de cuidar – Babosa é uma das que traz mais saúde!

babosa ou aloe vera 4

Bom, pra quem não sabe, trata-se de uma suculenta e fica maravilhosa no jardim ou em vasos. Com formato escultórico muito elegante e diversos cultivares cria um estilo dramático e vigoroso.

babosa ou aloe vera 5

Outra curiosidade: ela produz um inflorescência exótica muito visitada por beija-flores. Veja na foto acima!

O solo de cultivo pode ser pobre, mas deve ser bem drenado. Eu costumo fazer assim: Misturo solo do local com substrato e areia grossa de construção. Como suculenta, a rega deve ser espaçada ou quando chover. Ela suporta períodos de seca

babosa ou aloe vera 6

O crescimento é relativamente rápido. Eu só não aconselho plantar em canteiros nas calçadas. Consegue imaginar o por que? É a frustração de sempre ter alguém roubando suas folhas gordinhas provavelmente para hidratar os cabelos ou sabe-se lá para mais o que. Essa atitude acaba destruindo a beleza da planta… Mas se não acontece na sua calçada, plante no meio do canteiro para evitar que as pessoas se arranhem com suas folhas…

babosa ou aloe vera 7

Algumas pessoas são incapazes de pedir uma muda ou permissão… vão simplesmente destruindo suas plantas sem piedade. Eu tenho uma linda Aloe Vera na calçada e ela estava enorme, cheia de folhas gordinhas e com um monte de mudas em volta… mas há um preguiçoso(a) que em vez de cultivar uma muda ou ao menos pedir, prefere roubar as folhas maiores! Que raiva!

babosa ou aloe vera 8

No jardim podem formar lindas composições com outros cultivares. Ficam lindas em Jardins de estilo árido, com pedras e troncos ou raízes secas, imitando um deserto. Eu amooo! E se você tiver uma pequena varanda ou sacada ensolarada onde caiba um vaso, invista na Babosa pois terá uma espécie com vários atributos: é despoluidora, produz flor que atrai beija-flores, marca presença e você pode viajar sem medo pois ela não vai morrer seca.

babosa ou aloe vera 9

Então, já sabe… se gostou… por favor nos ajude: curta, comente e compartilhe.

babosa ou aloe vera 10

Todas as fotos são minhas com exceção da Aloe ferox que é da Tropical Plantas.

Já falei da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda ,  do Leocofilo  e da Cica. Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes! 

E veja a próxima das Plantas Fáceis de Cuidar: A Air Plant

Nos visitem também no Instagram, Pinterest e Facebook .Estamos em todas essas Redes Sociais, com matérias diferentes em cada uma delas!

Bjos!

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Pinterest  —  Instagram

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui