Simples Decoração - Porque o bom é simples

Jardim Quintal

Plantas fáceis de cuidar – a Cica

(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

Mais uma para série Plantas Fáceis de Cuidar, porém, esta é para quem tem espaço no jardim.

(e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

20171030_155512

(Cica Fêmea)

A Cycas revoluta é popularmente conhecida por Cica e é vista por todas as partes. Confesso que já torci o nariz pra ela justamente por este motivo: uso excessivo e sem criatividade. Mas a culpa não é dela! Aliás essa espécie chamada de pré-histórica por ter exemplares machos e fêmeas separados (dioica), é uma das mais antigas que se tem notícia (sendo até conhecida como fóssil vivo). Originária da Ásia, Indonésia e Japão, se adaptou muito bem em nosso clima.

Ela também nos surpreende com características peculiares: Suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, A Cica macho possuí um cone cilíndrico alongado cheio de pólen e muito visitado por abelhas (veja o vídeo)E a Cica fêmea produz no seu miolo dezenas ou centenas de sementes. A fecundação via sementes é muito difícil, em geral obtêm-se novos exemplares por brotações junto a planta mãe.

20171016_133834

(Cica Fêmea detalhe do Miolo)

Eu já observo as Cicas por alguns anos mas nunca tinha visto um exemplar macho, que é muito mais raro. Este ano pude ver dois deles e observar a formação do cone de pólen que é uma coisa fantástica. Um deles, de tão pesado, caiu e tivemos a ideia de cortar para ver seu interior. Fiz umas fotos para vocês também apreciarem.

20171106_171016

(Cica Macho)

 A beleza estética do cone é maravilhosa. Quem estudou Proporção Áurea vai se lembrar. E as abelhas entrando e saindo… coisa mais linda! Assim como eu, acredito que vocês começarão a ver as Cicas de outra forma…Mas vamos as dicas de como cuidar:

20171106_115041

(Cone Cica Macho cortado)

Ela é de pleno sol ou meia sombra; jamais tente cultivá-la na sombra. Ela gosta de local ventilado.

O solo de plantio deve ser uma mistura do solo do local, substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa em partes iguais.

As regas devem ser espaçadas, e o solo não deve ficar encharcado. Evite regar as folhas com água tratada com cloro; nesse caso regue apenas a base ou tronco.

20171106_115127

(Detalhe do cone da Cica Macho)

Tomando esses cuidados você evitará que a Cica adoeça, ou seja atacada por pragas.

A Cica tem crescimento bastante lento; são cerca de 3 cm por ano, mas é longeva e fica gigante. Ah! Ela não é uma Palmeira como alguns pensam.

E, como menciono no vídeo, as sementes da Cica são tóxicas, portanto, cuidado redobrado com crianças e animais; porém, a própria Cica tem seu jeito de afastar esses seres curiosos pois sua folhas levemente duras e pontiagudas causam um certo desconforto para chegar até as sementes. Não é à toa  que alguns pássaros fazem ninho no meio da Cica.

20171016_134016

(Detalhe do miolo da Cica Macho)

Espero que tenham gostado.

Já falei da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda e do Leocofilo . Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

Se puder, curta, comente e compartilhe! Beijos e sucesso com a sua Cyca revoluta!

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Posts relacionados

Comentários:

Romulo · 07 de dezembro de 2017 às 20:48

Gostaria de saber que planta posso plantar em um jardim na lateral de uma varanda

Rosana Silva · 07 de dezembro de 2017 às 11:43

Oi, Romulo!
Depende das condições do ambiente (quantidade de sol, vento, espaço para crescimento, se na terra ou vaso, se praia, campo, cidade..) , da sua necessidade (aumentar a privacidade ou planta baixa, por exemplo) e do quanto quer se dedicar a mante-la, pois há plantas que precisam de mais cuidado e outras q “se viram” sozinhas.
Então, é difícil dizer. Se quiser, mande estas informações e se possível uma foto do ambiente para rosana@simplesdecoracao.com.br que a gente responde.
abs
Rosana

[…] Se quiser saber mais sobre as cicas achei esse artigo bem legal, Clique aqui. […]

Deixe o seu comentário!