Mais uma da série Plantas Fáceis de Cuidar, criada pela Márcia Nassrallah e sei que vocês vão amar: É o Leocofilo. 

Marcia  já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari e da Lavanda . Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

(e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

20170313_163725

Desta vez vamos falar de uma espécie arbustiva muito versátil e de excelente contraste no jardim. É o Leucofilo mais conhecido como Folha de Prata ou Chuva de Prata obviamente por causa da cor de suas folhas. 

20161219_115425

Ela poderia ser deslumbrante simplesmente pela bela e contrastante cor de suas folhas mas ela consegue ser mais linda ainda por seu exagero de flores rosas levemente arroxeadas. ​Existem também cultivares na cor roxa, branca e azul, embora só tenha visto a rosa aqui no Brasil. 

20170313_163807_Richtone

Minha experiência com ela é de pouco mais de 3 anos quando plantei as primeiras mudas. Um total de 9. Todas estão vivas​ e lindas​, portanto ​estamos falando de uma espécie perene. Desenvolveu-se melhor as que foram plantadas sob sol pleno, onde cresceram mais e produziram mais flores. A única que foi plantada em vaso não se desenvolveu  ​tão bem.

20170429_160455

Esta espécie pode ser podada ou topiada, mas também pode crescer livre chegando a uns 2 metros de altura.Ela produz mais flores na Primavera e Verão. No inverno perde algumas folhas.

20170313_163857_Richtone(HDR)

Pode-se multiplicá-las pelo método de estaquia que já ensinamos aqui e que tbém tem vídeo.  O solo pode ser pobre e para melhorar a drenagem incorpore areia grossa. Regue apenas quando o solo estiver seco ou 1 vez na semana. 

20170313_163747

Ela é originária da América do Norte, México e Estados Unidos, mais especificamente do deserto do Chihuahua. Seu nome científico para não haver erro na hora da compra é: Leucophyllum frutescens.

20161219_111346

Ela fica muito linda em jardins de estilo rochoso ou desértico, mas cria belos contrastes em jardins verdinhos desde que você a mantenha longe da umidade. 

Alguma dúvida? Pergunte! Se gostou, curta, comente e compartilhe!

Sucesso com seu Leucofilo!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

50 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!
    Plantei faz 3 meses, está sem folhas..
    será q estou cuidando errado, Rego 2 vzs por semana e está pegando sol pleno!?

  2. Oi, Thiago,
    Não precisa colocar na água não. Espere acabar o período da florada e faça estacas de 10 cm mais ou menos dos ramos novos. Use uma mistura com 1/2 areia mais partes iguais de vermiculita e fibra de coco. Molhe sempre, mas sem encharcar. Espere algumas semanas para elas criarem raízes.
    abs
    Rosana

  3. Boa tarde! Como fazer pra que a muda por estaquia pegue ? Já planta direto na terra ou coloca na água pra dar raiz ? Obrigado

  4. Oi, Célia!
    Como a Márcia disse, de acordo com a experiência dela: “as plantadas sob sol pleno, cresceram mais e produziram mais flores. A que foi plantada em vaso não se desenvolveu ​tão bem.”
    Então dentro de casa, em vaso, ela pode se manter se houver sol direto ao menos por algumas horas por dia, mas não vai se desenvolver tanto…
    bjo
    Ro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui