Mais uma da série Plantas Fáceis de Cuidar, é a Tradescantia zebrina com os nomes populares de Lambari, Judeu errante e Trapoeraba zebra, dentre outros  (e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Plantas fáceis de cuidar – Lambari

Plantas fáceis de cuidar - lambari
Foto: PlantaSonya

Marcia Nassrallah​, já falou sobre diversas plantas fáceis de cuidar : Da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica e da Dinheiro em Penca! Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes! 

lambari planta

A espécie de hoje vai agradar muito quem só tem espaços com sombra e meia sombra, mesmo que seja um pequeno espaço. 

Ela pode ser usada no canteiro sob a copa de árvores onde a grama não vai bem; Pode ser usada para formar lindos desenhos no jardim e faz um belo contraste com folhagens ou flores amareladas. Também pode ser usada em jardineiras e cuias como planta pendente e fica linda em jardins verticais!

jardim vertical com lambari
foto:Casapro

É uma espécie encantadora, pois as folhas parecem pintadas à mão,  sendo que a parte de baixo é roxa e a de cima tem a borda e o centro arroxeados com umas pinceladas de verde claro, que em alguns momentos parece prata.

Ela produz uma flor miudinha entre lilás e rosado o ano todo, tem crescimento rápido e vigoroso. Multiplica-se por estaquia ou divisão da ramagem enraizada.

planta Lambari-Tradescantia-zebrina-1-2
foto:Flores e Folhagens

Do que ela gosta? Solo úmido e fértil, que pode ser uma mistura de substrato para jardins, areia grossa e terra vegetal em partes iguais. Adube periodicamente com húmus de minhoca.

Planta lambari 3

Do que ela não gosta? Encharcamento, frio muito rigoroso e geada!

Que tal? Gostou? Invista nela!

planta lambari 4

A próxima das Plantas fáceis de cuidar é a Lavanda! Vem ver!

Se gostou, por favor, curta, comente e compartilhe. Faça perguntas. Será um prazer atendê-los! Bjos e até a próxima!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

30 COMENTÁRIOS

  1. Pode ser que ela seja assim mesmo, pois há diversos tipos de lambari, alguns que tem a parte de baixo mais ou menos roxa. Caso ela já seja adulta, pode ser que o local tenha muito Sol. Tente mudar de lugar.
    bjo
    RO

  2. Olá a minha está ficando verde na parte de baixo mais nas pontas as que estão mais próximo da raiz ainda está roxa. O que pode ser . ?

  3. OI, Mo!
    A Lambari não gosta de frio rigoroso nem geada. Se na sua localidade isso acontece, talvez seja preciso sim. O importante é ter atenção… Ela vai mostrar prá vc que não está bem, de alguma forma. Se isso acontecer, leve para dentro de casa, mas perto de uma janela pois ela gosta de luminosidade.
    abs
    Rosana

  4. Oi,
    Minha planta está no green house está multiplicar rapidamente mas mais duas semanas começa frio.. será preciso trazer dentro da casa ???

  5. Boa tarde
    A minha planta está com as pontinhas todas queimada,s, os brotinhos estão todos queimados, pegaram um pouquinho de sol, de final de tarde, como tratá-la para q se recupere?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui