Simples Decoração - Porque o bom é simples

Jardim

Plantas fáceis de cuidar – Lambari

Mais uma da série Plantas Fáceis de Cuidar, é a Tradescantia zebrina com os nomes populares de Lambari, Judeu errante e Trapoeraba zebra, dentre outros  (e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

PlantaSonya Lambari-Tradescantia-zebrina1

(foto:PlantaSonya)

Marcia Nassrallah​, já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica e da Dinheiro em Penca! Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes! 

20170501_125306

A espécie de hoje vai agradar muito quem só tem espaços com sombra e meia sombra, mesmo que seja um pequeno espaço. 

Ela pode ser usada no canteiro sob a copa de árvores onde a grama não vai bem; Pode ser usada para formar lindos desenhos no jardim e faz um belo contraste com folhagens ou flores amareladas. Também pode ser usada em jardineiras e cuias como planta pendente e fica linda em jardins verticais!

CASAPRO jardim_vertical_flora4elementos1-720x410

(foto:Casapro)

É uma espécie encantadora, pois as folhas parecem pintadas à mão,  sendo que a parte de baixo é roxa e a de cima tem a borda e o centro arroxeados com umas pinceladas de verde claro, que em alguns momentos parece prata.

Ela produz uma flor miudinha entre lilás e rosado o ano todo, tem crescimento rápido e vigoroso. Multiplica-se por estaquia ou divisão da ramagem enraizada.

Flores e Folhagens Lambari-Tradescantia-zebrina-1-2

(foto:Flores e Folhagens)

Do que ela gosta? Solo úmido e fértil, que pode ser uma mistura de substrato para jardins, areia grossa e terra vegetal em partes iguais. Adube periodicamente com húmus de minhoca.

20170501_125409_Richtone(HDR)

Do que ela não gosta? Encharcamento, frio muito rigoroso e geada!

Que tal? Gostou? Invista nela!

20170501_125316

Se gostou, por favor, curta, comente e compartilhe. Faça perguntas. Será um prazer atendê-los! Bjos e até a próxima!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Posts relacionados

Comentários:

Carolina Veiga · 19 de maio de 2017 às 14:45

Adorei as dicas, moro em apartamento e trabalho muito, é difícil de cuidar. 🙂

Débora – Casa e Cores · 19 de maio de 2017 às 23:06

Muito interessante o artigo! Outra planta que eu gosto bastante, pois também é fácil de cuidar, é a suculenta. Que tal falar sobre ela em um artigo futuro?

Marcia Nassrallah · 19 de maio de 2017 às 12:17

Vc vai amar essa belezura Carolina. Bjo.

Rosana Silva · 19 de maio de 2017 às 07:29

OI, Débora!
Já falamos sobre elas aqui:
https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/03/ter-e-manter-suculentas-no-jardim-ou-varanda/
bjo
ROsana

Adriana Ferraz · 19 de maio de 2017 às 22:51

Que mimosa esta planta!!Fácil manuseio e ainda é resistente!

Marcela · 19 de maio de 2017 às 17:18

Olá!! Preciso de ajuda com a minha plantinha. Ela estava muito bonita e saudável, sendo regada todos os dias uma unica vez, e num lugar de sombra, pendurada, local arejado. Inventei de trocar ela de lugar e oa raminhos ficaram proximos ao chão e num local que bate sol diretamente, agora ela esta murchando, perdendo a cor, as folhas estao com as pontas marrons e murchas 🙁 matei minha planta! :'( tem como reverter isso?

Obrigada desde já.

Rosana Silva · 19 de maio de 2017 às 19:01

Marcela,
Retorne ela para o lugar original, pode um pouco e regue bem todo dia…
bjo
Rosana

Danielle · 19 de maio de 2017 às 19:23

Ajuda! Troquei minha plantinha de vaso por um vaso maior. Coloquei-as mais separadas umas das outras, pois estavam muito espremidas. Uma das plantas parece que ficou mais forte que as outras – ficou até mais forte que antes, e umas ficaram bem fraquinhas. Não as troquei de lugar. Estão a meia-sombra. Grata

Rosana Silva · 19 de maio de 2017 às 23:53

Oi, Danielle!
As plantas são Lambari ? Não ficou claro!

Danielle · 19 de maio de 2017 às 08:36

sim, são lambaris roxos. grata 🙂

Marcia Nassrallah · 19 de maio de 2017 às 10:32

Danielle, é assim mesmo.
Tenha paciência que elas se recuperam. Mas se alguma morrer, basta cortar uma haste de uns 10 cm e plantar sem raiz mesmo, que elas enraizam de novo.

Bjo.

Adeli · 19 de maio de 2017 às 22:36

Márcia, amei esse seu site! muito boas dicas!quanto a lambari, gosto muito mas queria saber se ela aguenta calor, pois tenho um canto meia sombra mas próximo a beirada da piscina e é bem quente.Bjo

Marcia · 19 de maio de 2017 às 13:33

Oi Adeli. Tudo bom?
Que bom que vc gosta das matérias.
Este Blog é na verdade da Rosana é maravilhoso né? Eu apenas escrevo sobre Jardinagem e Paisagismo.
Bom, voltando a sua pergunta… Esta planta prefere sombra e meia sombra. Excesso de sol vai queimá-lá. Mas tenho uma sugestão. Tente o abacaxi roxo. Logo falarei sobre ele.

Bjos.

Edilamar · 19 de maio de 2017 às 13:12

Oi. Vc sabia q a Tradescantia zebrinha(vulgo Lambari) é um remédio poderoso? Minha prima tinha vitiligo e ensinaram p ela uma receita fácil .Ela era toda manchada e hj está toda branquinha. Ganhou um galhinho de um desconhecido e fez uso, ou melhor, ainda faz. Então, além de enfeitar, tb é curativo.

Rosana Silva · 19 de maio de 2017 às 20:23

Oi, Edilamar,
Não eu (rosana) não sabia…
Obrigada pela informação.
bjo
Rosana

Gildelene · 19 de maio de 2017 às 10:15

Olá. Essa planta é anti inflamatória . Se houver feridas, inflamadas ou não, a pessoa pode beber e pode banhar, rapidinho sara, basta ferver a planta com raiz e tudo e deixar tampada para abafar. Ela cura, até feridas contagiosas. Em crianças menores de 4,5 anos,sei que pode banhar, só não sei se pode beber. Ela serve praticamente pra tudo. Pode ser usado o sumo em unhas encravadas e até inflamadas. Já me relataram que foi bom pra problemas de coluna e ajudou na recuperação de perna quebrada. Combate coceiras , inflamação nos olhos, etc, etc. Aqui em casa, fazemos uso dela pra tudo.

Rosana Silva · 19 de maio de 2017 às 21:23

Oi, Gildelene,
Será que vc não está falando da Peixinho da horta que também é conhecida por lambari? Essa eu sei que é comestível e tem propriedades emolientes e anti irritantes… Veja aqui: https://www.greenme.com.br/receitas-saudaveis/5365-peixinho-da-horta-lambari-folha-deliciosa-e-nutritiva
bjo
Rosana

Gildelene · 19 de maio de 2017 às 23:46

Olá Rosana!
Recebi seu email, a planta que mencionei, é esta mesma. Nunca soube o nome dela ,mas temos aqui. De tanto ensinarmos as pessoas, temos dificuldades de encontrar dela onde moro. A Peixinho, eu nem conheço, más, é bom saber. Obrigada pela informação. Beijos.

Gildelene · 19 de maio de 2017 às 23:57

Olá Rosana!
A planta que mencionei, é esta mesma, aqui temos dela. De tanto ensinarmos as pessoas, dificilmente , se encontra dela aqui. A Peixinho, eu nem conheço, obrigada pela informação. Beijos.

Deixe o seu comentário!