Uma das plantas mais queridas e utilizadas nos interiores é o Lírio da Paz! Mais uma das plantas fáceis de cuidar!

Plantas fáceis de cuidar – O Lírio da Paz

O nome científico dele é Spathiphyllum wallisii. É da mesma família do Antúrio, do Copo de Leite e da Comigo ninguém pode. E ele é também conhecido como bandeira-branca e espatifilo.

Plantas fáceis de cuidar – O Lírio da Paz
Foto: arkpad

Na verdade, existem mais de 100 variedades do lírio da paz, todas muito parecidas. O que as diferencia é o tamanho: Por exemplo: O Spathiphyllum Cannifolium é maior e tem flores perfumadas e existe até o gigante Spathiphyllum ortgiesii que chega a mais de 1,80m de altura. O tamanho das flores também varia entre elas. As menores florescem em maior quantidade.

Original de regiões tropicais da América do Sul (Venezuela, Colômbia, Brasil), ele gosta de climas quentes e úmidos.

lírio da paz - folhas queimadas pelo Sol
Lírio da paz – folhas queimadas pelo Sol – Foto: casaeconstrucao

Não tolera o frio em excesso nem Sol direto. Por isso se dá tão bem dentro de casa, mas não esqueça: Para ter bastante flores, deixe-a em ambientes bem iluminados, de preferência perto de janelas.  Com pouca luminosidade ela não fica tão bonita e dá poucas flores que podem ficar esverdeadas.

Falar em flores, a flor do Lírio da Paz é somente a espiga alongada, responsável pela reprodução da planta. O que a gente pensa que é a flor é uma folha diferenciada – a bráctea – que tem a função de proteger a flor.

Lírio da Paz - Flor e bractea
Lírio da Paz – Flor e bractea – Foto: blog-flores

Você pode ter o Lírio da Paz em vasos, canteiros como forração ou embaixo de árvores que lhe dê uma sombra.

Estudos informam que essa bela planta purifica o ar contaminado com benzeno, formaldeído, monóxido de carbono etc.

Uma preocupação é com crianças e pets: O Lírio da Paz tem oxalato de cálcio, que causa irritação nas mucosas, se ingerida.

Propagação

O lírio da paz se propaga por divisão de touceiras – retire as mudas que se formarem em torno da planta principal com cuidado para não danificar as raízes – ou sementes e floresce 2 vezes por ano, no verão e início da primavera, tendo um maior crescimento no verão.

Lírio da paz na sala
Foto: arkpad

O Solo

A planta gosta de solo bem drenado, com uma mistura porosa, composto orgânico com humos de minhoca e areia em partes iguais.

Plante preferencialmente no outono ou inverno e na hora de plantar, escolha um vaso que seja bem maior que o torrão, para que a planta tenha espaço para crescer. Coloque cascalho ou argila expandida no fundo para que ele drene bem. Regue bastante após plantar e só adube após uns 30 dias.

Lírio da paz dentro de casa
Foto: arkpad

Você pode colocar casca de pinus na superfície do vaso para manter a umidade.

Regas

Regue de forma a manter o solo úmido, mas não encharcado – encharcar pode apodrecer as raízes da planta. É só colocar a mão no solo e ver se está começando a secar. Prefira regar sem molhar as flores.

Lírio da paz precisando de rega
Quando o lírio da Paz precisa de rega suas folhas ficam caídas. Foto: decorfacil

Você vai perceber que enquanto ela estiver em crescimento vai precisar de mais água.

Como ela gosta de umidade no ar, evite que fique sempre em ambientes com ar-condicionado e borrife água nas folhas sempre que perceber que elas perderam seu brilho. Pode passar pano úmido também.

Adubo

Excesso de adubo pode fazer com que o Lírio da Paz produza menos flores e suas folhas apresentem pontos marrons. Adubar 3 vezes por ano é o bastante ou quando perceber que a planta não está dando mais flores. Use adubo orgânico para flores.

Luz

Como já disse, evite a luz direta do Sol. Ela é uma planta de meia sombra ou luz difusa (como embaixo de árvores).  Excesso de Sol amarela, queima e pode até matar a planta.

Lírio de Paz com pouca luz
Lírio de Paz com pouca luz. Foto: casaeconstrucao

Com pouca luz suas folhas se alongam e ficam mais finas, além de diminuir a produção de flores.

Vento

As folhas do Lírio da Paz são sensíveis ao vento. Proteja-o.

Lírio da Paz em jardim de inverno
Foto: Casaeconstrução

Podas

Faça podas de manutenção de 3 em 3 meses ou quando perceber que há muitas folhas secas, velhas ou amareladas.

Pragas

O Lírio da Paz é bastante resistente a pragas.

O que pode dar errado

Falta ou excesso de água – Na falta você logo percebe: as folhas ficam caídas e murchas. É só colocar água que ela logo volta a ficar bonita. O excesso é mais perigoso, pois pode matar as raízes e ser menos visível, mas as folhas ficam amareladas e podem aparecer cochonilhas e pulgões, que adoram umidade.

Lírio da paz em jardim vertical
Foto: CasaTresChic

Falta de flores – Assim a planta demonstra que está com falta de nutrientes. Faça uma boa adubação.

Raiz sem espaço para crescer – É bom trocar o vaso para um maior sempre que perceber que a planta está grande demais ou parou de crescer e começa a definhar.

Lírio da Paz embaixo de árvore
Um lugar que o Lírio da Paz adora – Embaixo de árvores! – Foto: blog-flores

Pontas queimadas ou marrons – Pode ser falta de nutrientes também ou falta de umidade no ambiente. Adube com composto orgânico e borrife água nas folhas.

Então? Gostou de saber mais sobre o Lírio da Paz? Comente!

Mas veja plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol se você quer resolver um cantinho ensolarado na sua varanda, jardim ou quintal.

Aproveita e dá uma olhada em toda a série Plantas fáceis de cuidar: Já falamos sobre da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda ,  do Leocofilo , da Cica , da  Babosa ou Aloe , da Air Plant , do Abacaxi Roxo da Sapatinho de Judia. e do Capim do Texas. Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

Visite nossas redes sociais e conheça nossos serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui