Tem uma varanda que não bate Sol ou tem até só 3 horas de Sol por dia? Vc precisa conhecer 10 plantas fáceis de cuidar que precisam de sombra!

10 plantas fáceis de cuidar que precisam de sombra

Já falamos de 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol, mas agora é a vez das plantas que devem enfeitar a maioria das varandas dos apartamentos, aquelas que quase sempre sofrem com a falta de Sol.

E não esqueça que elas podem conviver também dentro de casa, perto das janelas para receber luminosidade. Nenhuma planta sobrevive sem ter por perto alguma luz natural. 

Uma dica para você: As plantas de sombra, em geral, tem belas folhas como seu principal ponto de interesse.

Plantas pendentes

Jiboia

Ela é simples, muito usada, facílima de manter e uma querida que ainda tem a característica de limpar o ar. É tóxica para animais e crianças, por isso sugiro colocar no alto, pendente. Ela só não tolera temperaturas muito baixas.

Para fazer mudas, corte a ponta de um ramo com 4 a 6 folhas, coloque na água e espere criar raízes.

10 plantas fáceis de cuidar que precisam de sombra
Foto: Decorfacil

Para plantar, use substrato rico em matéria orgânica, sem esquecer de colocar no fundo do vaso argila expandida ou cascalhos.Regue de 1 (no frio) a 3 vezes (no calor) por semana. A melhor medida é regar quando o solo estiver quase seco.

Adube com fertilizantes como humos de minhoca de 3 em 3 meses para que ela esteja sempre saudável. De vez em quando faça uma poda das folhas velhas e amareladas e uma limpeza do pó das demais folhas.

Peperômia

Ela parece um pouco e deve ter um tratamento parecido com o informado acima para a Jiboia. Mas veja o post sobre a Peperômia e a Rafis (outra ótima planta para sombra – essa de vaso e maior) para ter mais detalhes.

planta de sombra - peperômia
Foto: Selvvva

Existem diversos tipos de peperômias. Algumas não são pendentes, mas todas são bonitas e podem ser usadas em ambientes de sombra.

Corações emaranhados

Uma plantinha que parece super delicada, essa planta fácil de cuidar precisa de regas 2 vezes por semana ou quando o solo estiver já ficando seco. Molhe somente a terra. A falta ou excesso de água não é bom para ela, que precisa ficar perto da luminosidade. Plante misturando terra e areia para evitar encharcamento.

Planta de sombra - corações emaranhados
Foto: Selvvva

Você pode usar os tubérculos que saem nos caules ou folhas para fazer novas mudas.

No verão ela dá flores rosadas com pétalas tendendo para o roxo, que atraem beija flores estando ao ar livre.

Plantas que não são pendentes 

Costela de Adão

Outra planta super conhecida, fácil de cuidar, que apresenta folhas lindas e se adapta muito bem ao interior e áreas de sombra e meia sombra. Ela precisa de boa luminosidade e umidade.

Regue sempre que o solo estiver praticamente seco. Se as folhas ficarem amarronzadas pode ser sinal de pouca água. Se ficarem amareladas, diminua as regas um pouco.

planta de sombra - Costela de Adão
Foto:total construcao

O solo deve ser rico em matéria orgânica e adubado com composto orgânico. Ela também precisa de espaço pois suas belas folhas são grandes e ela se espalha bem pelo espaço. Retire as folhas mortas e secas e sempre as limpe.

Ela é muito parecida com o guaimbê também uma boa planta para sombra. A diferença é que ela possui furos nas folhas e o gaimbê tem as folhas rasgadas.

Árvore da Felicidade

Outra conhecidíssima (lembre-se que estamos falando de plantas fáceis de cuidar, logo, elas estão em muitas casas, mas isso não tira a sua beleza), vem em geral, em dupla, o que chamam de macho e fêmea – que dizem trazer sorte a quem as recebe de presente.  Na verdade, elas também vivem bem sozinhas, não dependem uma da outra de forma alguma.

planta de sombra - árvore da felicidade
Foto: maxres

A fêmea (esquerda) tem o nome técnico de Polyscias fruticosa e a macho, é a  Polyscias guilfoylei

Com uma delas ou as duas plantas, o tratamento é o mesmo: O vaso deve ter ótima drenagem (use substratos com casca de madeira na composição), regue 2 x por semana ou quando o solo estiver seco e borrife água em suas folhas de vez em quando.  Mantenha a planta em local que tenha muito boa luminosidade.  

A fêmea tem os caules mais fracos. Eventualmente pode ser necessário amarrar apoios para que eles não quebrem.

Lírio da Paz

Outra planta purificadora do ar, o Lírio da Paz prefere a sombra com alguma iluminação. Com a saúde perfeita suas folhas se tornam verde escuras e brilhantes. O solo deve ser rico em matéria orgânica e úmido. Ele gosta de água, mas o vaso deve ter boa drenagem.  Para saber que ele precisa de água repare se as folhas estão meio murchas.

planta de sombra - Lírio da paz
Foto: tuacasa

Nos dias mais quentes borrife suas folhas com água. Isso também ajuda a mantê-las limpas (você pode também, se necessário, usar um pano úmido para limpá-las). Ele prefere água filtrada ou da chuva. Retire folhas mortas, doentes ou amarelas sempre que aparecerem.

Ele floresce 2 vezes no ano, mas após a compra e mudança de vaso pode demorar um pouco para dar a primeira florada.

Pacová

Você deve ter cuidado com o excesso de água. Uma vez por semana é o bastante para ela em geral, mas molhe quando o solo estiver seco e plante em vaso com boa drenagem e grandes, pois ela ocupa um bom espaço com suas folhas.

planta de sombra - pacová
foto: Evelyn Muller

O solo deve ser rico em fertilizantes orgânicos e se manter bem adubado. Ela não gosta de ar-condicionado e frio.

Camedórea Elegante

Uma palmeira de tamanho pequeno (para palmeira, né?) que se dá muito bem em ambientes de sombra, sempre não esquecendo que todas precisam de luminosidade, mas a camedória suporta até ficar dentro de casa, até uns 2 a 3 metros da luz do Sol. Ela cresce devagar e é fácil de manter: É só deixar o solo úmido, mas não encharcado e rico em matéria orgânica. Se as folhas ou suas pontas ficarem amareladas será devido à falta de umidade. Gosta de calor e queima ao Sol. Ela também não gosta de ar-condicionado nem do frio.

Planta de sombra - Comedória
Foto: gazetadopovo

Deve ser fertilizada nos meses mais quentes com adubo para palmeiras. Borrife as folhas com água para limpá-las e faça podas eventuais das folhas secas e mortas.

Antúrio

Outra planta que gosta de sombra com boa luminosidade e umidade, sem encharcar. Se a luminosidade for baixa para ele, as partes coloridas ficam verdes. A terra deve ser bem rica de matéria orgânica misturada com casca de pinus para ficar mais “porosa” e o vaso deve ser bem drenado.

Planta de Sombra - antúrio
Foto: hometeka

Como muitas das plantas acima (o Pacová na parte do bulbo, todas as partes do lírio da paz e da jiboia e as folhas da costela de adão), o látex que sai do antúrio também é tóxico para crianças e animais.

É muito importante limpar as folhas e hastes secas para evitar pragas e doenças e evitar ter muitas touceiras no mesmo vaso.

Maranta bigode de gato

A Maranta e a Calathea são da mesma família e todas são lindas! Escolhi essa por suas folhas coloridas que chamam a atenção em qualquer lugar que estiver. E uma notícia boa para os que tem gatos – A maranta não oferece perigos para eles.

Planta de sombra : Maranta
Foto: umbotaniconoapa

Ela não tolera bem nem ar nem solo secos (novamente, não encharcado) e deve ser protegida do vento. A luz deve ser abundante, mas luz direta só de manhãzinha.

Planta de sombra - Maranta
Foto: raizes e folhas

E um bônus prá vc!

Veja neste post sobre plantas dentro de casa e neste, chamado plantas no interior inúmeras plantas de sombra, algumas também informadas aqui.

Acesse também a série plantas fáceis de cuidar! Já falamos sobre da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda ,  do Leocofilo , da Cica , da  Babosa ou Aloe , da Air Plant , do Abacaxi Roxo da Sapatinho de Judia.  do Capim do Texas e da Crássula. Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho pouco espaço para minhas plantas, mas eu vou acumulando porque eu amo e elas me fazem muito bem .

    .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui