Quando pensamos em jardim, lembramos de flores. E na primavera, flores também vêm à mente. Você gosta de flores? Conheça estas 8 plantas nativas que florescem o ano inteiro e são fáceis de cuidar. Márcia Nassrallah selecionou especialmente para você!
8 plantas que dão flores o ano inteiro
É claro que um jardim não é composto apenas por flores, mas elas são o desejo da maioria das pessoas. Quando alguém solicita um projeto, o pedido é quase sempre: “Eu quero flores o ano inteiro!”.
Embora pareça um pedido simples, na verdade, é bem complexo. Vários fatores precisam ser considerados: quantidade de sol ou luz, ventos, água ou chuvas, solo, e o investimento em tempo e recursos para que o jardim seja um sucesso.
Considerações Importantes
Além disso, as plantas possuem ciclos e dificilmente uma espécie produzirá flores o ano inteiro. Para conseguir flores o ano todo, selecione plantas que florescem na primavera, outras no verão, algumas no inverno e as que florescem no outono.
Existem também algumas plantas que dão flores quase o ano inteiro. Selecionei estas 8 abaixo.
Uma sugestão que sempre faço a meus clientes é optar por espécies nativas. Elas são mais adaptadas ao nosso clima e solo, facilitando o cuidado e garantindo um jardim sempre florido.
Vantagens das Plantas Nativas
As plantas nativas da região têm mais chances de serem um sucesso no seu jardim. Elas conseguem se defender melhor de pragas e doenças, são próprias para o solo e o clima do lugar e favorecem o equilíbrio ecológico.
Atração de Polinizadores
As espécies nativas atraem polinizadores nativos como abelhas e borboletas, além de pássaros e outros animais da nossa fauna. Isso, por si só, já é um motivo especial para optarmos por elas.
Nosso país tem proporções continentais, então uma espécie pode ser nativa de uma região ou bioma, mas não do país inteiro. Algumas plantas são nativas das Américas, por exemplo, e podem ser apropriadas para qualquer região do país, desde que se leve em conta as necessidades específicas da espécie.
Vamos as minhas sugestões?
Estas espécies, se bem cuidadas, produzirão flores na maior parte do ano.
O primeiro nome é o popular. O segundo é o nome científico.
1. Lantana. Lantana camara
O arbusto muito florido forma lindos buquês coloridos e é perene, ou seja, dura muito tempo. Ele deve ser cultivado em sol pleno para florescer bem.
O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, como húmus de minhoca, e a rega pode ser espaçada. Falamos mais sobre ele no post “10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol“.
Espaçamento entre mudas: 40 cm.
2. Camarão amarelo. Pachystachys lutea
Este arbusto é muito florido. Suas flores são brancas e minúsculas, mas o destaque fica por conta das folhas modificadas na cor amarela nos ponteiros. Essa planta atrai beija-flores, tornando seu jardim ainda mais encantador.
Ele é perene e pode ser cultivado em sol pleno ou meia sombra. O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, como húmus de minhoca, e necessita de regas regulares.
Originário da América do Sul e Peru, o espaçamento entre mudas deve ser de 25 cm para garantir um bom desenvolvimento.
3. Sálvia vermelha. Salvia splendens.
Esta planta possui flores bem chamativas de um vermelho intenso e é conhecida como Alegria dos Jardins, e não é à toa. Ela atrai beija-flores e borboletas, trazendo vida e cor ao seu jardim.
Ela é perene e deve ser cultivada em sol pleno. O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, como húmus de minhoca, e necessita de regas regulares. Além disso, tem um aroma delicioso de abacaxi.
Originária da América do Sul e Brasil, tolera baixas temperaturas. Assim que terminar a floração, faça a poda de revigoramento. O espaçamento entre mudas deve ser de 15 cm para garantir um desenvolvimento saudável.
4. Azulzinha. Evolvulus glometarus.
Esta linda forração possui flores de um azul encantador. É uma planta perene que pode ser cultivada em sol pleno ou meia sombra.
O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, como húmus de minhoca, e areia grossa, necessitando de regas espaçadas, pois não tolera encharcamento.
Originária da América do Sul, Brasil e Paraguai, ela não tolera baixas temperaturas, mas é resistente à salinidade. O espaçamento entre mudas deve ser de 15 cm, pois ela fecha rápido, cobrindo bem o solo.
5. Primavera. Bouganvillea spectabiis e Bouganvillea glabra.
Este arbusto, que também pode ser conduzido como trepadeira, é perene e deve ser cultivado em sol pleno.
Amado no mundo inteiro pelas cores vibrantes de suas folhas modificadas, ele é realmente um espetáculo. O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, como húmus de minhoca, e fertilizante que favoreça a floração. Necessita de regas regulares e poda de formação sempre após a florada.
Originário da América do Sul, Brasil, este arbusto tolera o frio e até geadas. Pode ser conduzido em pergolados bem resistentes, como cerca viva, em vaso como arbusto ou como arvoreta.
É uma das opções que mencionamos no post “8 trepadeiras floridas para alegrar seu jardim“.
6. Onze horas. Portulaca umbraticola.
Esta forração é muito colorida, com várias cores, e é anual. Deve ser cultivada em sol pleno para florescer bem.
O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, como húmus de minhoca, e areia grossa. Sendo uma suculenta, requer regas espaçadas. Ela é encontrada em todas as Américas, mas não tolera geada.
Além de sua beleza, é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional).
Veja aqui mais detalhes para plantar e manter a Onze-horas.
7. Falsa Érica. Cuphea hyssopifolia.
A Falsa Érica é uma planta de baixa manutenção, com flores delicadas que embelezam o jardim o ano inteiro. É perene e deve ser cultivada em sol pleno.
O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, como húmus de minhoca, e areia grossa. Ela fica ótima em jardins de pedras.
Originária da América Central e do Sul, não tolera frio extremo, mas aceita podas. As regas devem ser regulares, sem encharcamento.
Veja aqui mais detalhes para plantar e manter a Falsa Érica.
O espaçamento entre mudas deve ser de 25 cm para garantir um bom desenvolvimento.
8. Antúrio. Anthurium andraeanum.
Essa planta de “vó” está em alta novamente. Linda, brilhante e diferentona, a parte colorida é uma folha modificada e na espiga estão as minúsculas flores.
Originária das florestas da América Central e do Sul, especialmente da região Amazônica, ela necessita de umidade para vicejar. É perene e prefere meia sombra ou luz filtrada.
O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, fibra de coco, terra vegetal e cascas de pínus. O espaçamento entre as plantas depende do porte.
E aí? Gostou das 8 plantas que dão flores o ano inteiro? Então comenta!
Renove seu jardim com essas nativas maravilhosas!
Estamos nas redes sociais. Nos siga por lá e leia mais artigos no nosso site para continuar se inspirando!
Marcia Nassrallah – Designer de Ambientes
www.studiomsdesign.com.br (Estúdio de Design de Interiores e Paisagismo)
Olá, Beatriz
Obrigada pelo comentário. A Azulzinha pode ser perene, mas depende do lugar.
Um abraço
ROsana
La Azulzhina es preciosa cuando florea pero las florecillas duran abiertas 3 a 4 horas en la mañana . La planta en sí no es muy perenne, cuando mucho su periodo de vida es de 1 a 2 años, desapareciendo totalmente, teniendo que comprarla de nuevo en los viveros..