Um quintal, jardim e até uma varanda pequena ou um cantinho mais iluminado na sua casa pode ser fonte de tranquilidade e paz.Cuidar das plantas ou planejar, pesquisar e escolher as que vai plantar faz bem à nossa mente.E nesse momento precisamos muito cuidar da nossa mente.

E nada melhor para embelezar uma área verde e acalmar nossa alma que trepadeiras floridas, não é mesmo? Por isso selecionei 8 daquelas que se enchem de flores e deixam todos apaixonados, para ter em pequenos e grandes espaços. Vamos ver?

Trepadeiras floridas para grandes áreas – A Trombeta-Dourada

Ela lembra a popular Alamanda, só que tem as flores bem maiores (até 20 cm).Nativa da América tropical, prefere sob sol pleno, com solo arenoso enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Se ficar na meia sombra ela vai ter menos flores. Ela cresce rápido se estiver em um bom lugar.

trepadeiras floridas Trombeta dourada
Foto: blog multi vasos

Tolera um pouco de meia sombra, mas isso pode fazer com que apresente menos flores. Plante em local protegido de ventos fortes, e que não haja geada no inverno, que é quando mais floresce. Ela precisa de espaço em caramanchões, pergolados e cercas. Suas flores tem um perfume suave.

Sua propagação acontece por meio de estaquia (Estaquia: Pegue um ponteiro de uns 10 cm e espete-o em um substrato ou em areia grossa e, em poucos dias,  terá uma nova muda).

Trepadeiras floridas para grandes áreas – A Primavera

Super popular, a bougainvillea spectabilis, pode encobrir cercas, muros, caramanchões. Tem exuberantes florações (na verdade, folhas modificadas) em cachos nas cores vermelhos, rosa, amarelo, laranja,etc. no fim do outono até o verão.

planta primavera pink
Foto: mondiniplantas

É rústica, não exige solo rico nem rega frequente (só no período de estiagem). Você pode plantá-la em vasos.

Para plantar escolha mudas de 1 metro e conduza como trepadeira (na verdade, é um arbusto e não uma trepadeira, por isso precisa ser conduzida, prendendo seus ramos e depois direcione seus galhos como quiser).

Molhe a muda dia sim, dia não por 2 meses e pronto! Ela cresce bem e para ficar bonita mesmo deve ser podada sempre após a floração: Duas vezes no ano para limpeza de galhos mortos, e uma para contenção (no inverno). Após a poda, adube com humos de minhoca.

Trepadeiras floridas para grandes ou pequenas áreas  – A Sapatinho de Judia

falamos da sapatinho de Judia. Como dissemos pode ser plantada em uma pequena varanda, mas sempre controlada. Sua multiplicação pode ser feita por estacas de mais ou menos 30 cm retiradas depois da florada.

trepadeira sapatinho de judia
Foto: Cristina Braga

Nos 2 primeiros meses mantenha as estacas protegidas e faça regas diárias. Depois, leve-as para o local definitivo.

Ela cresce rápido, mas não precisa de muitos cuidados estando no local correto. Em 5 a 6 meses ela já terá 1 metro de altura.

Trepadeiras floridas que se adaptam em áreas menores – Rosa trepadeira

A Rosa trepadeira exige cuidados, mas o resultado é maravilhoso!  Ele pode ser tutorada em treliças, cercas ou pequenos arcos. Se dão bem em regiões de clima ameno.

É preciso, na preparação do solo, colocar, 15 dias antes, 200 g de calcário dolomítico para cada metro quadrado de terra, para equilibrar o ph do solo, pois ela não tolera solo ácido, muito comum no Brasil.

trepadeira rosa chinenses
Foto: culturamix

Depois dos 15 dias, prepare a terra com uma mistura de 50 g de farinha de osso (se tiver cães é melhor não colocar), 50 de NPK 4-14-8 e 15 kg de humos de minhoca ou esterco. Plante as mudas em seguida e faça uma cobertura do solo com folhas. Regue diariamente no primeiro mês.

Anualmente, no inverno, pode um terço das pontas dos ramos. Assim você estimula novas brotações. Adube a cada 2 meses com humos de minhoca.

Trepadeiras floridas para áreas menores – Lanterninha japonesa

Uma planta delicada, com lindas flores em formato de sinos e lanternas japonesas. Seus ramos chegam a 3 metros e é também um arbusto, por isso precisa ser conduzida por amarrilhos (amarrações) em treliças, arcos ou muros.

Ela atrai beija flores e borboletas e dá flores o ano todo, principalmente na primavera e verão.

Lanterninha Japonesa
Foto: plantashi

É de clima tropical de altitude, Sol pleno em regiões de temperatura amena e meia sombra em regiões mais quentes, o que a torna interessante para varandas com boa luminosidade. Podas anuais nas pontas dos ramos são bem vindas.

Ela se multiplica por estaquia. O solo deve ser rico em matéria orgânica e mantido úmido (regue de 2 a 3 vezes por semana).

Trepadeiras floridas para áreas menores – Lágrima de Cristo

Ela é ideal para bordar varandas, cercas e treliças. Suas flores de cálice branco com corola vermelha surgem na primavera e verão.

É de clima tropical, mas pode viver em áreas subtropicais com mais cuidado nas regas e adubações – só que perde as folhas no inverno nesse ambiente mais frio.

lagrima de cristo
Foto: Jardinagem e paisagismo

Para estimular mais flores, pode as pontas dos ramos quando ficarem ralos.

Ela é realmente uma trepadeira, por isso, solta gavinhas (veja foto abaixo) que se agarram  no que estiver perto para subir. Cresce lentamente, precisa de Sol, regas regulares e solo fértil com material orgânico e bem drenado.

gavinha de trepadeira
Foto: brasil escola

A adubação deve ser feita com composto orgânico animal e vegetal e farinha de ossos (se tiver cães é melhor não colocar)) misturados.

Na primavera você pode fazer mudas por estaquia, retirando ramos sem flores e colocando em areia. Ela tolera a seca e aceita terrenos no litoral.

Trepadeiras floridas para grandes e médias áreas – Madressilva

É uma trepadeira  fácil de cultivar e pouco exigente (regas periódicas e podas eventuais). Pode revestir cercas, muros, pérgolas, treliças e caramanchões.

trepadeira madressilva
Foto: plantasonya

Pode ser plantada em vasos ou no chão, com uma mistura de terra, areia e composto orgânico. Os vasos devem ser bem drenados.

Ela gosta de Sol pleno. Suas flores são grandes, belas e ainda tem perfume (cuidado com alérgicos). As flores são brancas ao aparecer e vão ser tornando amareladas. Ela cresce rápido, então deve ser sempre controlada.

Trepadeiras floridas para áreas menores – Jasmim de Madagascar

Pode ser cultivado em regiões de clima quente e ameno. Não tolera geadas. Prefere locais ensolarados (sem Sol direto) e aceita meia-sombra. Prepare o solo com substrato com húmus de minhoca e areia, bem drenado.

jasmim de madagascar
Foto: serafinaporto

Não suporta umidade em excesso.

Suas flores brancas duram muito e são perfumadas (cuidado com alérgicos). Anualmente você faça a reposição dos nutrientes acrescentando torta de mamona, cinzas e húmus.

E não se esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui