Sabemos como é importante uma casa organizada para nosso conforto, produtividade e equilíbrio emocional. Se você está com tempo e precisa organizar a casa, que tal, junto com os demais moradores, fazer isso? Veja 8 passos para organizar a casa neste post.

casa bagunçada - vamos organizar a casa
Foto: Follow the colours – Mundo estranho

Vou passar para vocês uma lista ordenada de atividades que podem ser feitas ambiente por ambiente, no tempo de cada um: Não é necessário fazer tudo de uma vez, podemos fazer ambiente por ambiente!

E podem ter certeza: Isso é um bom exercício físico, afasta a mente de pensamentos nocivos e ainda tem um ótimo resultado: Uma casa em que todos vão se sentir e conviver melhor.

Lista para organizar a casa

  • 1 – Selecione, em cada ambiente e separadamente: O que pode ser doado, consertado, mantido, jogado fora, o que não deveria estar no ambiente (por exemplo: Não é muito bom deixar perfume no banheiro) e o que não está devidamente guardado (por exemplo: ter mais que 2 papéis higiênicos sem proteção no banheiro, meias misturadas com roupa de baixo, etc).

frase da organização da casa

  • 2 – Se for possível, já destine as doações, jogue fora o que tiver que ir para o lixo e mande consertar tudo que puder agora. Caso não seja possível, mantenha separadas essas coisas e prontas para enviar para onde for quando puder. E leve para os ambientes corretos todos os itens que não são daquele espaço.
  • 3 – Defina os locais para tudo que deve ser mantido. É nesta hora que você talvez precise usar muita criatividade: Será preciso pensar em funcionalidade, setorizar, e até criar espaço onde não tem para organizar a casa.
cantinho organizado
Foto: Apartment therapy
  • 4 – Neste momento aproveite para também dar uma olhada na pintura, lâmpadas, luminárias, tomadas, interruptores, torneiras, fechaduras, puxadores – quem sabe há algo que não está funcionando bem e você nem percebeu? Ter tudo funcionando faz parte da tarefa de organizar a casa.
  • 5- Separe o que é de uso frequente para colocar à mão e o que se usa pouco em locais mais difíceis de alcançar. Depois, encontre espaço para tudo…
guardando bolsas roupas em espaço pequeno
Foto: Vmdesignblog
  • 6 – Se não houver espaço, pense em soluções para criar espaço (prateleiras, suportes de parede, organizadores, divisórias nas gavetas, potes, cestos, formas de guardar que economizem espaços etc.)
  • 7 – Pense em formas de facilitar a visualização (rótulos, potes transparentes, etiquetas). Nos armários e nichos: Objetos maiores atrás, menores na frente.
armário organizado
Foto: Arquitrecos
  • 8 – Não adianta arrumar de forma que dê trabalho manter arrumado. Faz parte da ideia de organizar a casa a exigência de soluções que facilitem que ela continue organizada por bastante tempo e seja mais fácil de organizar daqui para frente.

Lista de itens dos cômodos, com certeza, incompleta 🙁 , e dicas

  • Na cozinha/área de serviço: Eletrodomésticos, vassouras, panelas, assadeiras, formas, travessas, latas de mantimentos, talheres, louças, temperos, tábua de passar roupa, produtos de limpeza, acessórios de limpeza, cestos de roupa, pá de lixo, baldes, bacias, prendedores de roupa, alimentos (dispensa e geladeira), panos de prato e limpeza, aventais, toalhas de mesa, copos, luvas, rolos e demais acessórios de cozinha, lata de lixo, acessórios da pia, e do tanque, garrafa térmica, tábuas de carne e etc, bandejas, jogos de café, almoço, jantar, fundue , tapetes, etc. Guarde o que for possível na geladeira em potes.
geladeira organizada
Foto: Arquitrecos
  • No banheiro: Produtos que devem ficar no banheiro de uso geral e pessoal (sabonetes, shampoos, creme dental, papel higiênico, toalhas, etc) , lixeira, cotonetes, algodão, caixa de primeiros socorros (veja a validade), aparelho de barbear, secador, tapetes
  • Nos quartos/escritório: Sapatos, acessórios, joias e bijuterias, maquiagem e seus acessórios (veja a validade), roupa de cama, mesa e banho, remédios (veja validade), roupas mais e menos usadas em locais diferentes; Gavetas diferentes para lingerie, blusas, calças, shorts etc.  Além disso, roupas de casa e roupas de sair, almofadas, livros, brinquedos (peça as crianças para selecionarem o que pode ser doado, por exemplo), revistas, material de escritório, material escolar, documentos (selecione, organize, jogue fora o que não for mais necessário).
ideias organização
Foto: Decoradornet Coisas de Mulher
  • Na sala: Organize cds, jogos, controles, fios elétricos, livros, revistas, objetos de decoração (retirar os excessos é sempre interessante).
  • No jardim, quintal ou varanda: Trate das plantas, troque vasos, dê uma geral nas ferramentas.

Realmente, organizar a casa não é fácil, dá trabalho, mas facilita muito a vida, tenha certeza disso!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes! NO INSTAGRAM E FACEBOOK ESTAMOS COLOCANDO MUITA INFORMAÇÃO QUE PODE AJUDAR NESSE PERÍODO.

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui