Realmente fico empolgada falando de estantes, por isso depois da primeira parte, onde mostrei alguns lugares onde uma estante pode existir em uma casa ( Estantes – Onde colocar ? Em tudo qto é lugar, não é mesmo?) e as funções que pode ter, agora vou dar algumas dicas para que você decore sua estante sem que ela fique “pesada” no ambiente – uma coisa que pode sempre acontecer se não tivermos cuidado – e acrescente beleza à decoração.

Estantes – Onde colocar e como decorar

estantes - onde colocar e como decorar

(foto: athomeinlove)

Se a estante não é estreitinha toda vida, dá para fazer um arranjo com profundidade e interesse, como este: parte tem livros – estes organizados em escadinha – e parte um quadrinho e na frente objetos de decoração bonitos e leves, que chamam a atenção . Só não exagere.

Estantes – Onde colocar e decorar

(foto: desiretoinspire) 

Repare na diversidade neste detalhe da estante: Alguns nichos com poucos objetos decorativos, outros cheios de livros, outros com um livro só e outros ainda sem nada, mas com desenhos no fundo (você pode colocar papel de parede, tecido, adesivos…) Isso faz com que a estante seja interessante e nada chatinha. Funciona muito para estantes com nichos em tamanhos diferentes como esta.

Estantes – Onde colocar

(foto: ap903)

Tem muitos livros mesmo ? Uma possibilidade é escolher (ou mandar fazer) uma estante que fuja do normal, como esta, toda “torta”. O interesse fica no formato e diminui a sensação de peso dos livros.

Uma dica para estudantes: Se você está estudando para o Enem ou tentando entrar em Facul de Medicina, tem um curso on line legal aqui que está oferecendo cupons de Desconto! Não perca esta oportunidade que pode ser aquela força que falta para seu sucesso!

estante divisória

(foto: casaefesta)

Se a estante é do tipo estreita, decorativa e divisória, coloque objetos decorativos bonitos, em cores que harmonizem ou contrastem com a decoração do ambiente – no caso acima, os objetos são todos escuros para chamarem atenção no ambiente clarinho. Novamente, deixe espaços vazios para não “poluir”. Se a intenção for aumentar a privacidade da sala em um hall por exemplo, coloque os objetos de forma estratégica – Mais objetos ou objetos mais altos naquela área que vc quer proteger da visão alheia, entende?

detalhes de decoração de estantes

(foto: Bonde)

Se a ideia é chamar atenção para a estante em si, como nestes 2 casos acima, escolha objetos discretos para não dividir a atenção.

detalhes de decoração de estantes

(foto: casaejardim)

Veja aqui a mesma situação: A estante, seu formato e cor,  é o ponto focal. Então, deixe-a brilhar!

detalhe na decoração de estante

(foto: decoradornet)

E sempre temos que prestar atenção quando estantes ficam em locais de passagem (ou ao alcance de crianças): Evite objetos que podem causar acidentes, cair, quebrar, enfim.

detalhe organização de estantes

(foto: CasaAbril)

Eu sugiro que estantes finas e que suportam muito peso, como estas, não tenham muitos e grandes objetos. As áreas livres são importantes para dar harmonia, mantendo a leveza do conjunto.

detalhe organização de estante

(Foto: oldbrandnew )

Nesta estante, a mesma situação, além do fato do material parecer não suportar muito peso: Estante leve, seja leve com o conteúdo tbém!

organização estante

(Foto: Casa Vogue -Triplex Arquitetura)

Agora, se vc tem muita coisa para guardar e/ou quer diminuir o trabalho de manter limpo cada objeto da estante ou não suporta ver tanta coisa exposta, nada melhor que escolher ou mandar fazer estantes com alguns nichos fechados, que podem permitir ou não que as coisas sejam vistas.

Então, escolha a estante e sua organização e decoração de acordo com seu objetivo, a função, posição e modelo do móvel, o que vc tem para guardar e o seu gosto pessoal. Pensando um pouco vc encontrará a forma ideal. E é claro, pode testar e mudar o quanto quiser!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui