Nesta série de postagens com plantas fáceis de cuidar chegou a vez de mais uma lindinha – A conhecida como Falsa Érica (maldade isso….kkkk!). Vamos ver o que a Márcia Nassrallah, nossa editora de Jardinagem e Paisagismo fala sobre ela (e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

20170325_145120_Richtone

A oitava planta que apresento fácil de cuidar que apresento a você é mais uma nativa do Brasil ! E por falar nisso, as nativas sempre serão mais fáceis de cuidar – afinal estão em sua terra – não é mesmo?

pinterest 62e68f214af6e7cc9b10a10325eee26b

Agora é a vez da Érica, também conhecida como Cuféia e Falsa Érica (tadinha!). Pitaco da Rosana: Depois de conhecer o outro nome, acho que ela prefere Falsa Érica mesmo…kkkk). 

20170325_145157_Richtone

Pra não ter erro, o nome científico da belezinha é: Cuphea gracilis e é da família Lithraceae enquanto que a Érica (a verdadeira) é da família Ericaceae.

cuphea em vaso

Trata-se de uma forração de porte baixo, chegando a uns 30cm no máximo. Fica linda em vasos, bacias, em canteiros rústicos de pedras e dando um ar campestre na formação de maciços ou em caminhos.

Ela pode ficar a pleno sol ou meia sombra e produz delicadas flores brancas ou lilás o ano inteiro, a folhagem também é um mimo.

20170325_145144_Richtone

O solo pode ser composto daquela mistura que sempre indico: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de substrato para jardim e 1 parte de areia grossa lavada (de construção).

As regas podem ser espaçadas, ou sempre que o solo estiver seco.

euamoflores25112011075

(foto:euamoflores)

Adube com matéria orgânica, ou npk-4-14-8, ou outro para floríferas. Sempre siga a BULA pois adubo em excesso mata as plantas.

Com essa queridinha não tem erro: Mãos a obra! Se tiver um jardim na frente de sua casa, experimente; se tiver uma pequena varanda, plante em vasos e tenha flores o ano todo!

floresefolhagens Erica

(foto: floresefolhagens)

Se gostar, curta, comente e compartilhe. Faça-nos perguntas. Mande-nos fotos de suas criações!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Marcia Nassrallah​, já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya e do Tapete Inglês Não deixe de ver!!!

66 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde! Minhas eriçass ficam no sol e faço a rega diariamente …… adquiri-las há pouco tempo….. mas elas estão ficando secas me disseram que elas voltam ! O q eu faço?

  2. Oi, Regina!
    Eu não sei onde vc mora, mas por aqui, no RJ praticamente qquer lugar que vende plantas vc encontra mudas.
    bjo
    Ro

  3. A minha erica está toda morta, mas notei embaixo que está nascendo umas folhinhas verdes no próprio caule? O que devo fazer?

  4. Olá Maria.
    Obrigada por comentar.
    Se você seguiu todas as dicas do Post é sinal que a planta que você comprou não era de boa procedência. Sugiro substituir por uma nova muda.

    Bjooooo

  5. Oi, Dani!
    Não há problema em molhar toda a planta na rega. Mas faça isso quando o sol não estiver forte sobre a planta (com sol forte evite, mas se não tiver jeito, molhe só a terra).
    bjo
    ROsana

  6. Bom dia
    Como faço a rega? Jogo água na planta toda ou somente na terra? E a quantidade?
    Vejo muitos artigos sobre ela mas nada falando sobre isso.
    Obrigada

  7. oi , Luana!
    Vc pode fazer por estaquia, isto é, retire ramo de plantas sadias e coloque em um saco plástico com substrato com terra e areia.
    Pode também colher as sementes e plantar em um caixote para sementeiras, com substrato de terra de canteiro e areia.
    Mantenha o substrato um pouco úmido e na sombra.
    Quando tiver ao menos 10cm transfira para o vaso ou canteiro.
    bjo
    RO

  8. Olá, eu tenho uma falsa Érica, ela já está bem grande no vaso, e eu gostaria de plantar no quintal também, para fazer mudas tenho apenas que podar os galhos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui