(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

Uma tendência que já está em todo lugar e é uma das melhores tendências que já vi: Imagina ter uma sala que parece um jardim? Pois é disso que trata o termo Urban Jungle – Floresta Urbana ao pé da letra – Um jardim dentro da sua casa, misturando Decoração com Paisagismo, quer coisa melhor??? 

Um jardim dentro da sua casa

Um jardim dentro da sua casa

(Foto: 1-Kindesign)

Já falei por aqui sobre o bem físico e psicológico que ter plantas por perto podem fazer a você  e sua família e também como até a produtividade melhora no ambiente de trabalho se a gente tem o verde por perto. Então, aí vão as dicas para você entrar de cabeça nesta tendência tudo de bom! Vamos lá criar um jardim dentro da sua casa!

(e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

1 – Compre muuuuitas plantas !

É claro que se você vai ter uma mini floresta, este é o ponto principal! Mas preste atenção na escolha: Folhagens são melhores para dar o ar de floresta. E diversas espécies, mas que se adaptem ao local onde vai colocar: Se você tem local com sol direto por muitas horas escolha para eles plantas de sol.

thestylefiles barcelona1

foto:thestylefiles)

Para local com pouco sol, escolha plantas de sombra ou meia sombra. Veja tbém as condições de vento e umidade. Algumas plantas não suportam muito frio, ar condicionado ou muito vento.  E umas plantas precisam de mais cuidados, regas e atenção que outras. Escolhendo bem você não vai perder dinheiro para ter um jardim dentro da sua casa

habitissimo lagom-1612338

(foto: habitissimo)

Pergunte tudo isso ao vendedor, em geral eles sabem exatamente do que as plantas precisam! Mas também sempre pense no espaço inteiro (nas suas dimensões – não extrapole!) , no espaço livre  e no seu gosto pessoal : Muitas plantas pode ser uma coisa relativa, não é mesmo?  O que precisa é que elas marquem Presença!

habitissimolagom-1612277

(foto:habitissimo)

Você pode diversificar usando Terrários e Kokedamas. As FitôniasLambari,Ráfis e Peperômia, entre outras, são ótimas plantas para interior. Um jardim dentro da sua casa não precisa de plantas enormes!!

2 – Não espalhe plantas por toda casa! 

Vai ser muito mais fácil dar aquela impressão de “florestinha”, você vai economizar na quantidade de plantas, você vai poder comprar plantas que suportam as mesmas condições (como é uma floresta, afinal!) e isso vai facilitar a sua vida!

20171221_163521

(foto: Marcia Nassrallah)

Então, escolha um canto da sala, por exemplo. E coloque as plantas de diversas formas, no chão, sobre móveis (protegendo-os de água e umidade) na parede, penduradas, em suportes como telas (para as trepadeiras) e sempre perto de janelas. Mas sempre de forma que não lhe dê trabalho demais cuidar.  Vale inclusive usar plantas permanentes (de ótima qualidade, que pareçam naturais) nos lugares mais altos. 

livingly6Jawx4lMD9ml

(foto: livingly)

3 – Represente a Natureza nas cores e estampas do entorno

Cores quentes, marrons e cinzas existem naturalmente nas matas. Mas você pode escolher pintar a parede de fundo da sua “floresta particular” em uma cor diferente destas. Afinal, a floresta é sua!

SFGirlByBay_Blockshop_AroundLA02-575x863

(foto:SFGirlByBay)

(Vc pode trocar “muitas plantas” por “plantas grandes” – se tiver pé direito para isso ! Não “aperte” as pobrezinhas!)

plantas1

(fotos: happyinteriorblog)

E vale, por exemplo,  papel de parede com estampa floral ou de folhagens, assim como tecidos de poltronas, sofás e almofadas.  Só tenha atenção para não exagerar demais… principalmente se o ambiente é pequeno .

plantas2

(fotos: trendir e bonjourbibiche)

4 – Acrescente objetos para adornar

Além de vasos, que podem ter, tamanhos, materiais, cores e/ou formatos diferentes, acrescente objetos rústicos (cordas para pendurar, esculturas de barro ou em formatos de plantas, bancos para variar a altura das plantas, etc).  Novamente, observe sempre o conjunto dentro do ambiente para não pesar demais ou parecer extremamente forçado o resultado.

bonjourbibichecactus-collection

(foto:bonjourbibiche)

5 – ALERTA! 

Floresta chama animais…é certo! Mosquitos adoram. Então, principalmente se mora perto de áreas com matas, saiba que vai ter mais visitas! Portanto, não deixe a água acumular em pratinhos de forma alguma!!!

Com estas poucas dicas e inspirações o Urban Jungle vai fazer parte da sua casa em 2018 (e espero que por muitos anos, pq cuidar de plantas e tê-las por perto faz muito bem! Nada melhor que um jardim dentro da sua casa

plantas3

(fotos: thealleyex e Marcia Nassrallah)

Se precisar de mais dicas, pergunte nos comentários. Terei o maior prazer em retirar suas dúvidas!

thestylefiles outdoorkilim

(foto:thestylefiles)

Se desejar uma Consultoria Exclusiva estou à disposição e se gostou… por favor, curta, comente e compartilhe!

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui