Depois de ler este post é claro que você não vai mais repetir estes erros comuns na hora de colocar quadros decorativos e outras coisas nas paredes. Ou vai tornar alguns destes “erros” pontos de atenção ou beleza, pq erro é uma coisa relativa em decoração a não ser que estejamos falando de medidas para o seu conforto ou coisas mal feitas, é claro!  Vamos a eles:

5 Erros que você não vai mais repetir quando colocar quadros

Primeiro erro ( o mais comum): Altura errada!

Este é o mais comentado erro da internet, provavelmente. A “regra” é simples, mas na verdade não é simples segui-la algumas vezes.

5 Erros que você não vai mais repetir quando colocar quadros

A “regra” é: Coloque o centro do quadro na altura média do olhar (considerando o ponto e posição onde estará o observador do quadro – se ele estará de pé, o centro do quadro fica por volta de 1,60 do piso para uma pessoa com mais ou menos 1,70 de altura).  Na situação acima, com um pé direito baixo,  você pode também deixar um espaço mais ou menos igual entre as duas áreas acima e abaixo do quadro.

quadros na parede 2

Se você quer colocar um conjunto de quadros considere-os como se fosse um quadro só, medindo desta forma.

Atenção que se você não consegue colocar um quadro (ou mais) de acordo com esta regra é porque o quadro ou conjunto não se ajusta ao espaço que vc tem! 

quadros na parede 3

Neste exemplo, o quadro está bem perto do sofá. Se houver o perigo de alguém, sentado, bater a cabeça no quadro é pq ele é grande demais para o espaço, entende? 

E algumas vezes tbém não seguir esta regra pode dar certo, sabia? Só que para não seguir uma regra é bom antes conhece-la e testá-la até vc ter certeza que pode “descumpri-la” : Que vai ficar bonito para você e não vai atrapalhar nada.

quadros na parede 4

Os 2 quadros neste quarto não respeitam a “regra” e ficaram muito bem no espaço., chamando a atenção para a parte inferior do quarto, o que tem todo sentido, pois chama mais atenção para a parte de baixo, já que em cima é branco, não há nada…

Segundo erro :Escala errada!

É quando vc coloca quadros decorativos grandes ou pequenos demais para a área e isso fica estranho:

quadros na parede 5

Como nesta foto, por exemplo. Na verdade, a foto original é a abaixo. Veja que (mesmo que vc não goste do resultado) a junção de outros elementos fez o conjunto parecer uma coisa só, mais coerente com o espaço.

Quadros para sala, acima do sofá devem cobrir uma área de, no mínimo, por volta de 2/3 da largura do sofá.

quadros na parede 6

Uma forma bonita que achei de quebrar esta regra (e a que falei acima tbém) foi essa: 

quarto simples com pintura na parede

Sem a pintura em diagonal, que ocupa o espaço vazio e chama a atenção para o conjunto de quadrinhos, esta parece seria bem estranha. Com a pintura ficou original e perfeita esteticamente. 

E estes conjuntos das 2 últimas fotos são uma solução para o próximo erro :

Terceiro erro : Tente variar para tornar o grupo de quadros mais interessante ainda

quadros na parede 7

Não é que esta organização não seja bonita. Mas tudo combinandinho, sem variedade, na casa toda, pode deixar de ser atrativo ao olhar mais rapidamente. É claro que se vc colecionar ou for artista pode não ter muito jeito. Você também pode ter um estilo mais formal. Mesmo assim, sugiro que tente dar uma variada em algum lugar, colocar um quadro ou elemento diferente, misturar os quadros com os demais objetos da casa, enfim, criar VARIEDADE:

quadros na parede 8

Olhe que interessante: Os quadros foram posicionados para serem vistos na linha do olhar de quem está sentado nesta cadeira, vc percebe? Por isso estão “mais baixos”. E veja como se misturam materiais e estilos diferentes.

Quarto erro : Fixe direito os seus quadros!

Como eu tenho um pouco de TOC fico doida quando vejo isso, que de qualquer jeito, não é legal ver, muito menos ter que ficar ajeitando todo o tempo:

quadros na parede 9

Tenho quase a certeza que quem organizou este bonito arranjo de quadros não colocou alguns tortos como estão. O problema é que mal fixados eles acabam ficando tortos! Evite isso fixando-os bem!

Quinto erro :  Escolher quadros que não tem qualquer relação com o ambiente

Eu não estou falando de ter as cores do ambiente no quadro (se bem que ajuda ter algumas e não precisam ser iguais), mas de não usar quadros que pareçam ET´s no espaço. As cores podem não ser as mesmas mas o estilo, o “clima”, a luminosidade das cores, algo tem que trazer harmonia. Senão fica estranho mesmo:

achados decoracao-salas-pequenas-achadosdedecoracao-2

Tentaram colocar uma almofada repetindo as cores do quadro. Mas não é o bastante. As cores vivas do quadro “gritam” neste ambiente com cores atenuadas e sendo um painel, sem moldura, o afasta muito do estilo mais sério, apesar de descontraído do ambiente. Uma moldura que conectasse o quadro ao ambiente poderia melhorar isso:

achados decoracao-salas-pequenas-achadosdedecoracao-2A

A moldura mais formal e na cor do tijolo faz a conexão com o ambiente, percebe? Ficou bem melhor!

Então: Existem poucas regras que não devem ser quebradas: São aquelas que lhe trazem desconforto (físico, visual, auditivo, enfim, qquer desconforto). O resto, sabendo fazer, pode se transformar em um ponto de atração do ambiente. 

E não se esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades e fazemos isso ON LINE!!!

Fotos dos sites e blogs: achadosdedecoracao,  habitissimo,  thinkdecor,  desiretoinspire, arquiteturadoimovel , stylefiles,  Mrsboho,  rsvalente, casavogue  e decorhappy

30 COMENTÁRIOS

  1. Olá
    Rosana
    Eu tenho muita dúvida com as 4 paredes da sala ,posso por uma decoração em cada ima ?
    O que fica estranho ao decorar as 4 ?
    Por favor me ajude ,estou muito em dúvida…

  2. Oi, Solange!
    Se forem fotos que não são de família, vc pode colocar em qquer lugar. Atualmente é normal mistura quadros com fotos… mesmo neste post vc pode ver. Agora, se são fotos de família, o corredor e os quartos são ótimos locais.
    bjo
    Rosana

  3. Olá! Queria tapar, heheh o furo do ar condicionado do meu quarto, com quadros. Mas não consigo achar uma disposição legal, já que a cama não fica no centro. Há uma janela. Poderia me ajudar?

  4. oi, Marilia!
    Pode ser que fiquem bem ou não. Depende muito do pé direito e tamanho dos quadros (será possível ve-los corretamente?) , da decoração e cores do entorno, do uso das cores dos quadros (ou de algumas delas) no ambiente para harmonizar…. Enfim. Acho que o melhor que vc tem a fazer é colocá-los onde deseja e ver se gosta. Quadros são coisas muito pessoais e você deve seguir seu gosto pessoal. Se não gostar tente colocar um na sala e outro no quarto, por exemplo.
    abs
    Rosana

  5. Olá! Gostei muito de seus dicas.Tenho 2 quadros grandes e moro em apto.pequeno sendo que uma parede é grande outra pequena.Posso usar os dois quadros grandes em um mesmo ambiente.sendo sala de estar e jantar.

  6. Everton. Meu cunhado tem um quadro parecido, e comprou em uma molduraria de Curitiba chamada Quadroshop. Eles têm site, entra em contato com eles. Abraço.

  7. OI, Everton! Obrigada.
    Infelizmente pesquisei mas não consegui encontrar qquer informação sobre o quadro.
    Desculpe.
    abs
    ROsana

  8. Excelentes dicas!!!!
    Se possível pode me dizer quem é o artista do quadro da prancha da primeira imagem ou onde encontro pra comprar.

  9. Se eu tenho um sofá que tem os braços largos, o espaço disponível para eu colocar meu conjunto de quadros é a largura total do sofá (contando com os braços dele) ou apenas largura das almofadas do sofá (o topo)?

  10. Oi, Maristela!
    Obrigada! Realmente é complicado misturar gostos diferentes. Pense em ou crie pontos em comum (estilos, cores, molduras, assuntos…) . Se não for possível, crie mesmo espaços separados com as coleções de cada um , enfatizando a diferença…
    bjo
    Rosana

  11. Amei as suas dicas! Eu mudei a pouco tempo e estou fazendo uma fusão dos meus quadros com os do meu namorado. Estou ficando louca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui