Continuando a minha pesquisa sobre as tendências da decoração em 2019 (já falei sobre cores e papéis de parede) agora vamos aos lavabos, banheiros e cozinhas? É claro que muito do que aparece nestas áreas também aparece nos outros ambientes da casa. Assim como as cores e também os papéis de parede nos lavabos (aqui vemos muitos florais grandes!)…Casa bem decorada tem unidade e harmonia, não esqueça!

A) De novo, o Estilo Industrial ” chic” – Como eu sempre venho dizendo, as coisas não mudam totalmente de um ano para outro… Muito do que se viu nos anos anteriores vai continuar sendo visto (veja o post sobre 2018).

thedecojournaldesenho pieza-invitados-16

(foto:thedecojournaldesenho)

Por isso, o estilo industrial ainda é quente, mas o chamado industrial chic é o que vejo mais se firmando.

desvinterInterior-by-Artpartner-5

(prestem tbém atenção nestes tons de verde e azuis acinzentados nos armários de cozinha) – Foto:desvinter

Aquele industrial pesadão e super “faça vc mesmo” (ainda mais o com acabamento pobre) acho que vai ter cada vez menos espaço. Estruturas, elétrica e hidráulica aparentes ainda temos, mas bem organizadas e leves. Qualidade, alguma leveza e bom acabamento dão o tom.

CASA TRÈS CHIC9

(foto:Casatreschic)

Nos banheiros, os metais em preto e com linhas retas e simples parecem estar sendo mais usados que os “Gold” e tem gente apostando no latão e bronze e dizendo que o Red Gold não está tendo tanto sucesso assim… Vamos ver.

thedesignfilesHuntingtower-workroom-tdf-32-1000x1290

(foto:thedesignfiles)

O concreto continua forte e também bem acabado,  trabalhado e claro. Ou sendo cada vez mais bem imitado nos porcelanatos.

Très Arquitetura projeta Casa Menir FOTOS Evelyn Muller_MG_1812instaa

(Foto: Evelyn Muller/Projeto Très Arquitetura)

B) Art Deco, Vintage, Minimalista, japonês, escandinavo – São estes 4 estilos que, aqui e ali, dão uns toques (ou um clima, como algumas das fotos acima tbém)  nas cozinhas e banheiros, além de toda a casa.

HomeditGeometric-wallpaper-for-powder-room

(foto:Homedit)

Keltainen talo rannallad3ec01f

(foto: Keltainen talo rannalla)

C) Terrazo, Marmorite, Granilite – Eles reapareceram por aqui mais agora no finzinho de 2018 e estão com a corda toda, nos banheiros, cozinhas, nas paredes pela casa e até em móveis, papéis de parede e estampas.

soodeco_5_utilisations_du_terrazzo_a_reproduire_durgence_10

(foto:soodeco)

Feitos com a mistura de fragmentos de mármore, granito , pedras, quartzo ou vidro em base de cimento ou concreto ou resina epóxi, podem ser bem discretos (com pequenos fragmentos) ou daqueles para exagerados mesmo. É esperar para ver que materiais e usos vão se firmar (ou não).

behanced25b60143

(foto: behance)

Na verdade, este tipo de material tem uma história antiga, vindo lá de Veneza (no séc. XV) a ideia de usar materiais residuais para fazer pisos em forma de mosaico. Na década de 40 o granilite fez muito sucesso por aqui e agora aparece de novo, renovado nos materiais e aspectos.

bovary d2867b113e

(foto:bovary )

Existem tipos e acabamentos diferentes, desde o polido até o lavado, que tem usos diferenciados. Os lavados são usados em áreas molhadas.

D) Uso de Preto e Madeira Clara- Talvez uma consequência do Estilo Industrial, a questão é o que a cor  preta (principalmente o fosco) está muito presente em detalhes ou grandes áreas de cozinhas, lavabos e banheiros.

thedecojournaldesenho 4-1-600x520

(foto:thedecojournaldesenho)

Como nos novos apartamentos, principalmente da classe média, banheiros e cozinhas tem pouca luz natural, só vejo a possibilidade do preto emplacar em detalhes ou acompanhado (como também temos visto) de muita madeira (ou imitação) clara e com aspecto natural.

Keltainen talo rannallaispanskoe-shale-posredi-lesa-pufikhomes-11

(foto:Keltainen talo rannalla)

Australian Homes binary-house-tdf-2-1000x562

(foto:Australian Homes)

E) E continuam os revestimentos 3D e geométricos – Os padrões leves e delicados provavelmente serão os mais vistos, além das paginações criativas e com grande possibilidade de variações. O padrão espinha de peixe por exemplo, tem aparecido nos revestimentos cerâmicos, vc já percebeu?

OLD BRAND NEW8459064

(foto:Oldbrandnew)

Home-designingHexagonal-tiles-600x800

(foto:Home-designing)

F) Curvas – A tendência das formas orgânicas que já vem desde o início de 2018 se apresenta nos banheiros nos formatos de espelhos, banheiras e cubas.

Daily Dream Decorfarmhouse-vibe-533x800

(foto:Daily Dream Decor)

G) Um trato na iluminação – Cada vez mais, tanto por questões funcionais como decorativas, vamos ver projetos tratando de forma mais séria e/ou ostensiva a iluminação dos banheiros e cozinhas, o que é uma benção, pois precisamos mesmo (só espero pouco exagero e muita técnica)!

Home-designingmodern-bathroom-vanity-2-600x857

(foto:Home-designing)

H) Plantas  – Os banheiros e cozinhas não vão conseguir fugir da ideia de trazer o verde para casa. Hortinhas nas cozinhas, assim como cactos e suculentas (os 2 últimos não se dão muito bem em banheiros) vão continuar.

decordemon charming-attic-apartment-in-sweden-pufikhomes-4

(foto:decordemon)

I) Vidro e transparências em geral – Uma tendência que é tudo de bom para os ambientes minúsculos com aos quais convivemos, os materiais transparentes dão leveza  aos móveis e ambientes. Estão aparecendo devagar mas pode ser que “vinguem”.

color_block_na_cozinha_designinnova_(11)

(foto:designinnova)

J) Esquadrias em preto e vidro nas divisórias e boxes – Esta é outra tendência também ligada ao Estilo Industrial que tenho visto nos banheiros e também em outros ambientes. É bonito e diferente. Vamos ver o que acontece nos próximos meses com ela.

Gazeta do Povo home-bunch-reproducao-box-esquadria-preta-elegante-ideias-banheiro-mudanca-decoracao

(foto:Gazeta do Povo)

Como você pode ver, dá para seguir as tendências sem abrir mão do seu estilo, pq sempre há algo que pode se encaixar. E, usando ou não as tendências o importante mesmo é que sua casa seja repleta de amor, alegria e união neste novo ano!

FELIZ 2019 prá gente!!!

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Fernanda,
    Olha, Fernanda, há granitos bem baratos e os mais caros e o granilite é feito no local e precisa de mão de obra especializada para fazer direito. O material do granilite pode ser mais barato, mas o preço da mão de obra provavelmente acabará fazendo com que o gasto total seja maior.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui