Quando temos um quarto pequeno estamos sempre procurando um jeito de guardar coisas que nunca cabem no espaço existente. Roupa de cama, roupa da pessoa ou do casal, sapatos, bolsas, acessórios,  produtos de maquiagem, perfumes, lingerie….Uau! Por isso vamos ver 10 ideias para criar espaço no quarto pequeno: 

10 ideias para criar espaço no quarto pequeno

Cama com Baú – ótima para quarto pequeno!

cama box bau para quarto pequeno
Foto: Casa veneza

Se você pode trocar sua cama comum ou box por uma com baú vai descobrir um mundo de espaço para guardar roupas de cama. Prefira guardar as da estação contrária seguinte (por exemplo: Se está no inverno, guarde as de verão) para evitar ficar sempre levantando a cama para pegar a roupa.

Use o espaço embaixo da cama

gavetas embaixo da cama
Foto:homedit

Mas, se você não gosta da ideia da cama com baú, mesmo assim pode usar o espaço embaixo da cama para guardar sapatos e até mesmo roupas ou objetos se mandar fazer móveis com rodinhas (para acessar com mais facilidade) abertos ou fechados.

gavetas embaixo da cama
Foto: The Holknichos

Evite camas queen ou king

Não adianta: Quarto pequeno perde muito espaço com camas maiores que a padrão. A não ser que seja extremamente necessário, evite. Você vai perder muito espaço de circulação e talvez até precise encostar uma lateral da cama na parede e muitas pessoas se sentem desconfortáveis com essa organização.

cama tamanho padrão
Foto: Arquiteturadoimovel

Escolha cabeceiras que ocupem pouco espaço

Uma cama box com cabeceira de madeira acolchoada presa à parede é uma das melhores opções para o quarto pequeno. (Veja 12 ótimas cabeceiras aqui).

cabeceira para quarto pequeno
Projeto: andrademelloarquitetura1

Pense em mesas de cabeceira que ocupem pouco espaço

criado mudo pequeno
Foto: originalhome

(Nossa, esse é absurdamente pequeno, mas veja o espaço que deixa para a roupa de cama

Sim, eles são super necessários, mas com um quarto pequeno é preciso pensar em centímetros. Não esqueça de deixar espaço para que a roupa de cama fique à vontade nas laterais.

mesa de cabeceira pequena
Projeto: Bruno Moraes

Use pendentes ou luminárias de parede

Você vai economizar espaço precioso da mesa de cabeceira. As luminárias de parede cujo foco pode ser movido são ainda mais funcionais.

pendente na cama
Foto: metropoles

(Esse pendente não é dos melhores porque pode ofuscar)

Use cortinas que ocupem pouco espaço

Cortinas volumosas podem fazer você perder 10, até 15 cm do espaço do seu quarto pequeno. Escolha cortinas em tecidos leves e com menor diferença entre a sua largura e a largura da janela, de forma que elas fiquem mais “esticadas”. Outra ideia é usar persianas OU persianas e cortinas translúcidas. Assim você controla melhor a luminosidade

cortina eve no quarto
Projeto: Andrade & Mello Arquitetura. Foto: Luis Gomes

Use as paredes

Para pendurar roupas, echarpes, bolsas, colocar estantes onde você pode guardar seus livros e objetos de decoração. Móveis aéreos também são uma boa ideia porque dão uma impressão que há mais espaço e não ocupam o chão. 

quarto pequeno pendurar roupas
Foto:Decorevoce

Outra ideia que alguns não gostam mas é muito boa para conseguir mais espaço para guardar roupas (de preferência as menos usadas) é colocar armários acima da cama. Um bom projeto pode desfazer a sensação de clausura que alguns reclamam.

armario acima da cama
Foto: JeitodeCasa

Ainda pensando nas paredes, evite pintá-las com cores quentes (vermelho, laranja, amarelo), principalmente muito vivos. Isso porque, além de dar a sensação que o quarto é menor elas são excitantes e podem dificultar o relaxamento dos mais sensíveis. 

armario acima da cama
Projeto: Cristina Barbara

Se possível, aproveite o espaço abaixo da janela com móveis estreitos

Mesmo estreitos eles podem guardar muita coisa! Para sapatos são ótimos! Nesse caso, você pode optar por persianas ou cortinas curtas na janela.

movel estreito abaixo da janela do quarto
Projeto: Designer Thaissa Reis

Aproveite a área acima da mesinha de cabeceira para o espelho de corpo inteiro

Na minha opinião o melhor lugar para um espelho no quarto é na parede atrás da mesa de cabeceira. Além de ser ótimo para você se ver inteira(o) ainda dá impressão de que o quarto é maior e, se você tem o pé direito baixo, ainda vai fazer parecer que ele é mais alto. 

spelhos acima das mesas de cabeceira
Foto: mintyinspirations

Dica Bônus: Pense em usar guarda-roupas sem portas 

É uma ótima ideia para quartos realmente pequenos que não tem espaço de circulação suficiente para portas comuns ou portas de correr (que necessitam que o guarda roupas seja um pouco mais profundo.

guarda-roupa sem portas
Foto: Decorology

Siga as dicas possíveis para você  e seu quarto pequeno vai parecer dobrar de tamanho de tanto espaço útil que você vai ter! 🙂 

E não se esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades. 

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui