Chamamos “cores fortes” aquelas bem saturadas (ao contrário dos tons pastéis, que tem muito branco em sua composição). Elas podem ser vibrantes ou mais atenuadas – quando são misturadas ao cinza – ou bem escuras.

cores fortes

Exemplos de algumas cores fortes de bem vibrantes, passando por atenuadas até bem escuras

E muita gente tem medo de usar essas cores fortes na decoração e, no máximo, as usam em pequena quantidade. O que é uma pena, porque uma cor forte bem escolhida em uma parede pode transformar totalmente um espaço, tornando-o mesmo especial.

Cores fortes e escuras

Esta semana encontrei um belo exemplo do poder desta transformação, usando uma cor forte e escura, no site da ótima Emily Henderson. Vem ver:

Antes:

salas de estar e jantar em cores muito claras
Foto: stylebyemilyhenderson

Sala de estar e jantar – essa muito bem iluminada por uma grande janela – divididas por um belo arco. As paredes estão em tons bem claros e não há contraste entre elas (tem a mesma luminosidade).

Agora, veja o depois nesse mesmo ângulo, praticamente:

sala de jantar e estar em cores escuras
Foto: stylebyemilyhenderson

Nem pense agora nas muitas modificações da decoração. O que mais chama atenção, sem dúvida, é esse azul escuro, que não é vibrante, mas é forte e super contrastante com o branco da parede da sala de estar. Então, a primeira dica: Se você tem uma passagem similar a essa para um outro ambiente, de preferência, bem iluminado, crie um contraste forte entre as paredes dos 2 ambientes. Sendo escura, ela dá profundidade e sofisticação automaticamente!

Antes:

sala de jantar em cores claras antes
Foto: stylebyemilyhenderson

Depois:

sala de jantar em cores escuras
Foto: stylebyemilyhenderson

As cadeiras foram trocadas por modelos também claros e mais modernos e foi acrescentado um sofá com fundo branco e estampa em azuis. Repare também que porta e rodapé se mantiveram brancos e que o tapete é cinza claro. E a segunda dica:  Para “clarear” um ambiente com paredes em cor escura, acrescente cores claras.

sala de jantar em cores escuras
Foto: stylebyemilyhenderson

A parede de frente para a janela foi tomada por quadros que tem muito branco. Repare que o reflexo da luz da janela que o branco produz ilumina toda a área e o fundo em cor escura enfatiza lindamente os próprios quadros. E essa é a terceira dica: Uma galeria de quadros em fundo escuro é sempre valorizada esteticamente e diminui o peso da cor escura (ainda mais se eles tiverem cores claras).

sala de jantar em cores escuras
Foto: stylebyemilyhenderson

Na parede da janela foi colocado um móvel baixo em cinza clarinho. Isso também diminui a área escura que é vista. Quarta dica: Preencha paredes em cores escuras com cores claras em móveis e objetos de decoração.

Você já deve ter percebido que as dicas para cores escuras em ambientes giram em torno de manter o impacto diminuindo os danos, isso é, evitar que a cor escura deixe o ambiente triste, escuro e sem contrastes (e esta é a quinta dica!)

Para ver todo o post, detalhes e fotos dessa sala acesse aqui.

Mas e as cores fortes que não são escuras?

Usando cores fortes, vivas e claras você não precisa se preocupar com a questão que o ambiente pode ficar escuro (o que sempre vai necessitar de mais luz, natural ou artificial) ou triste. Muito pelo contrário, sua preocupação deve ser com não exagerar na vibração (Sexta dica!)  Vamos ver:

sala marrom e mostarda
Foto:Arquitetura do Imóvel

O amarelo saturado é uma cor que deve ser dosada: ou em pequenas quantidades ou atenuada (menos vibrante, mais acinzentada) se a área a cobrir é grande (sétima dica: quanto mais vibrante, menos quantidade da cor!) ou se as outras cores são atenuadas tbém (oitava dica: Evite misturar cores acinzentadas com cores vibrantes demais)  . Imagine o ambiente acima com o amarelo forte e vibrante do ambiente abaixo:

cozinha branca e amarela
Foto: ApartmentTherapy

Nesta cozinha o amarelo super vibrante dá alegria a uma cozinha toda branca, mas “gritaria” demais na sala da foto anterior, que perderia toda sua sofisticação.

quarto com parede vemelha
Foto:terra

Todas as cores quentes (amarelo, vermelho, laranja… devem ser muito bem escolhidas para evitar o excesso de contrastes que pode causar agitação e ansiedade. Neste quarto, por exemplo, se esse vermelho vivo estiver somente na cabeceira está perfeito – porque você não vê a cabeceira quando vai dormir (Nona dica: Evite cores fortes, quentes e vivas no quarto, principalmente nas áreas que serão vistas quando estiver na cama para dormir).

cozinha em vermelho
Foto: CasaeJardim

Particularmente, acho que a sofisticação aumenta quando você usa cores fortes quentes e menos vibrantes, como o belo tom de vermelho dessa cozinha…

quarto de bebe amarelo e cinza
Foto: Limaonaagua

… Comparando com o estridente amarelo usado neste quarto de bebê, um dos ambientes que menos precisam de uma cor tão vibrante assim… (10ª. Dica: Evite cores muito excitantes em quartos de bebê, principalmente se deitados no berço eles conseguem vê-las).

banheiro parede amarela
Foto: OldBrandNew

11ª. Dica: Cores fortes, quentes, claras e vibrantes ficam ótimas em pequenos banheiros ou lavabos (e ainda mais, mal iluminados). Afinal, você não fica tanto tempo neles para ficar irritado(a).

quarto de bebe branco e verde
Foto: projectnursery

12ª. Dica: Quer usar cores fortes no quarto do bebê? Prefira as frias atenuadas. Elas tranquilizam, fazem dormir e não cansam os olhinhos do seu bebê.

quarto de adolescente cinza e vermelho
Projeto: Claudia Albertini arquitetura

13ª. Dica: Usou cinza (ou qquer cor escura) em todo o ambiente e se preocupa que fique meio “baixo astral”? Acrescente uma cor forte quente e um pouco atenuada para manter a harmonia, iluminar e sofisticar.

sala com cor escura na parede
Foto: ApartamentTherapy

Acha que não vai suportar toda(s) a(s) parede(s) com uma cor forte? 14ª. Dica: Deixe a parte superior em cor clara!

quarto de crianca parede cor escura
Foto: inandout

15ª. Dica: Você pode usar uma cor forte e o branco ou um neutro desta forma, fazendo desenhos na parede. Fica ótimo em quartos infantis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui