Se você quer dar um up no seu banheiro ou planeja alugar ou vender sua casa, seguem 20 ideias para renovar o banheiro com economia.

Saiba que o que mais valoriza uma casa ou apartamento na hora de vender ou alugar são os banheiros e as cozinhas.

A simples pintura das paredes já dá uma sensação de ambiente renovado que faz bem a quem mora e aumenta o interesse dos pretendentes à venda ou locação.

Banheiro azul e branco - 20 Ideias para renovar o banheiro com economia
Foto:Freshome

Então, de acordo com o estado atual do seu banheiro, escolha alguma dessas 20 ideias para renovar o banheiro com economia.

Antes de fazer qualquer delas, observe se há pontos de mofo e vazamentos. Isso deve ser consertado antes de tudo!

20 Ideias para renovar o banheiro com economia

1) Mude as paredes

a) Pintar sobre os azulejos – Hoje temos uma grande variedade de tintas para cobrir cerâmica, mantendo ou não as marcas dos rejuntes.

Se seu banheiro tem pouca luminosidade, uma boa opção, principalmente para vender ou alugar, é pintar em cores claras, como brancos e off whites, que refletem bem a mínima luz, são neutros e dão impressão de espaço maior.

banheiro pequeno branco
Projeto: Pedro Terlizzi

Outras cores que agradam muito no banheiro são o verde e o azul, em tons claros.

Já se você quer renovar o banheiro para seu uso e de sua família, pode ser mais ousado(a) e acrescentar cores vivas ou até escuras em pequenas áreas. Dê preferência à parede que seja a mais vista na entrada do ambiente ou no box.

O box que fica no fundo do banheiro pode ter cores mais escuras. Muitas vezes isso aumenta visualmente a profundidade do banheiro.

banheiro branco com box azul
Foto: Home-designing

b) Colocar papel de parede – É possível encontrar papéis de parede para banheiros e principalmente lavabos (que tem menos umidade). É importante escolher papéis específicos para esse uso (vinílicos laváveis).

Para usá-los, a parede deve ser nivelada (se ela não tiver azulejos tudo é facilitado) e sugiro usar em uma pequena área longe do box. Além disso, alguns podem ser impermeabilizados, o que aumenta sua durabilidade. No caso de banheiros que não tem janelas ou basculantes a durabilidade desses papéis diminui.

Lavabo com papel de parede
Foto: Voceprecisadecor

Se o banheiro ou lavabo é pequeno e você pretende vender ou alugar o imóvel, use estampas discretas coerentes com o tamanho do espaço: Estampas muito grandes podem fazer o banheiro parecer menor.

Se o banheiro é estreito, listras horizontais em tom sobre tom neutros (para manter a descrição) o fazem parecer mais largo. Só não faça isso se o pé direito for muito baixo. Com pé direito alto e banheiro largo, escolha listra verticais.

2) Adicione vegetação

Plantas dão alegria a qualquer espaço e melhoram a qualidade do ar! Em banheiros que tenham iluminação natural é possível manter plantas de sombra que gostem de umidade (samambaias, violetas, lírios da paz, violetas, jiboia, etc).

Acrescente prateleiras para elas ou as pendure em vasos. Se houver espaço para um mini jardim vertical, aproveite.

Banheiro com prateleiras e planta
Projeto Julia Roth de Oliveira Foto: Tua Casa

Plantas de sombra também podem ser usadas em ambientes sem iluminação natural, mas será preciso levá-las para ambiente iluminado ao menos 2 vezes por semana.

Eventualmente, colocar vasos com flores ilumina o banheiro, mas elas devem ser trocadas com frequência.

3) Troque ou coloque acessórios e organizadores

Evite colocar muitos objetos decorativos, mas troque ou escolha novos acessórios, como saboneteiras, lixeira, porta shampoo e condicionador, cestos, toalhas de mão e banho, bandejas, revisteiros, porta lenço, e tapetes que combinem com as cores dos revestimentos, sejam pequenos e práticos.

Acessórios no banheiro
Fotos: Projeto Henrique Ramalho e Diyncrafts

Pequenas mudanças fazem muita diferença!

4) Se possível, coloque belas prateleiras e nichos

Prateleiras e nichos sempre chamam a atenção pois aumentam a área para armazenamento.

prateleira no banheiro
Foto: Tuacasa

Tendo um banheiro um pouco maior, é possível criar um ponto de atenção e organização com nichos ou prateleiras. Será uma economia para você esconder azulejos ultrapassados sem retirá-los.

Nichos no banheiro
Foto: Vivadecora

5) Trocar chuveiro

Faz muita diferença ter um chuveiro perfeito e com as tecnologias que os novos modelos apresentam.

Chuveiro novo no banheiro
Foto: Divulgação Hydra

6) Pintar ou trocar a porta

No mínimo, isso vai demonstrar os cuidados com os detalhes. Atrás dela podem ser colocados ganchos para armazenar roupas e toalhas.

7) Trocar puxadores

Puxadores novos melhoram a aparência um armário que esteja em boas condições.

8) Coloque quadros, posters ou fotos

Sempre evitando o excesso e usando molduras que suportem a umidade sem danificar esses elementos decorativos.

Banheiro azul e branco com quadros em detalhes rosa
Foto: Divulgação Celite

9) Pintar ou trocar armários ou até retirá-los

Armários de madeira podem ser pintados, retocados (retirando o verniz e colocando um novo, trocando ou retirando as portas. Outra opção é aderir ao minimalismo trocando-os por prateleiras abaixo da bancada, com caixas ou cestos ou até sem elas. É claro que isso depende do estilo do seu banheiro ou lavabo.

Banheiro sem armário
Foto: Keltainentalorannalla

10) Trocar torneiras, ducha higiénica, porta papel higiénico, porta toalha

Para dar uma renovada ou porque os atuais não estão em boas condições. Prefira torneiras com arejador ou, caso o orçamento permita, com sensores.

medidas torneira cuba banheiro
Desenho: SimplesDecoracao

Atenção para o modelo da torneira. Ela deve manter corretas a altura e saída da água.

11) Trocar espelhos

Caso tenha um espelho pequeno, que tal colocar um maior? Eles dão impressão de maior espaço e ajudam no reflexo da luz.

Espelhos específicos para banheiros não tem mercúrio na sua composição e tem resina epóxi na parte traseira. Isso previne o surgimento de manchas.

Eles podem ser colados na parede (procure profissionais experientes ou leia com atenção as informações dos selantes especiais para esse fim.

Iluminação no espelho do banheiro
Foto: Arquidicas

Um grande apelo que melhora muito o uso são os espelhos bem iluminados, que não lançam sombras sobre o rosto e cujas lâmpadas tem boa reprodução de cores.

Os espelhos também podem ficar nas portas do armário, outro item que valoriza o banheiro.

12) Iluminação

Se seu banheiro não vê uma renovação nos últimos 5 anos ou mais, é hora de chamar um profissional para acrescentar luminárias e lâmpadas atuais e apropriadas para uso em áreas úmidas.

Banheiro bem iluminado
Projeto: Julia Guadix Foto: Guilherme Pucci

Poucas coisas renovam tão rapidamente um banheiro que uma iluminação atual e bem planejada.

13) Instalar exaustores ou grelhas em banheiros sem janela

Exaustores elétricos que podem ser colocados no teto ou na parede eliminam rapidamente odores e renovam o ar. Podem ser um grande diferencial no seu banheiro ou lavabo sem janelas.

exaustor banheiro
Foto: habitissimo

Há também equipamentos que criam uma ventilação forçada que ficam bem em banheiros com forro no teto com passagem para o exterior.

Finalmente, as grelhas não usam ventilação forçada, mas são maiores, também instaladas na parede ou teto com forro com saída para fora.

14) Trocar ralo

Uma modificação que pode ser simples, quando você escolhe um ralo idêntico ao já existente. Mas também pode ser mais complicada se você tem um ralo comum e deseja trocar por um ralo linear, muito em moda atualmente. É preciso mão de obra especializada.

Ralo Linear no banheiro
Foto: Centsational

15) Trocar vaso sanitário

Os vasos sanitários também adquiriram muitas inovações nos últimos anos. Vale a pena dar uma olhada nos modelos existentes.

Mesmo que seu orçamento não caiba nessas inovações, trocar por um modelo com caixa acoplada e descargas separadas para o tipo de dejeto será uma economia de água no longo prazo.

16) Trocar cuba

Caso a troca seja feita por um modelo no mesmo estilo, ela é facilmente feita.

altura de bancada de banheiro
Desenho: Vidadeumaprojetista

Já se você quiser trocar uma cuba de embutir por outra de apoio é preciso observar que altura total que o conjunto tenha não seja modificada, o que implica em modificar o armário inferior.

17) Trocar bancada

Se sua bancada já mostra os sinais do tempo, muitos materiais podem ser usados: Granito, Mármore, alvenaria, cimento queimado, porcelanato (que está tendo um boom neste momento), quartzo, silestone, vidro (menos usada atualmente), nanograss, marmograss, pastilhas e até madeira, que necessita de tratamento e manutenção redobrada, mas fica linda em certos estilos de banheiro e lavabo.

18) Se for o caso, retirar ou mudar paredes internas no banheiro

Retirar ou trocar a parede por elementos vazados ou meia parede com vidro, por exemplo, sempre trás mais luz e aumenta o espaço útil.

19) trocar ou mandar fazer manutenção profissional no boxe

Eles são difíceis de limpar e acabam ficando com aspecto ruim, após alguns anos. Além disso, principalmente para banheiros pequenos, surgiram boxes com aberturas que permitem melhor movimentação.

box sanfona no banheiro
Foto: Decorfacil

Vale a pena dar uma olhada nesses novos boxes para saber se vale a pena o investimento.

Outra opção é contratar uma empresa para fazer uma limpeza profunda em todas as partes do seu box.

20) Mude o piso

Hoje você encontra porcelanatos que podem ser colocados sobre o piso antigo, diminuindo muito o gasto com mão de obra.

Para isso é necessário que o piso antigo não apresente desníveis ou peças quebradas, soltas, etc.

Sugiro evitar piso totalmente brancos ou pretos. Eles mostram qualquer resíduo e dão mais trabalho na manutenção.

Aí estão as 20 ideias para renovar o banheiro com economia. As últimas são as mais caras, mas dependendo do estado do seu banheiro, podem ser a solução para realmente fazer diferença!

Diga aí: Qual você vai fazer?



1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito da 4, com prateleiras, que realmente me fez dar uma cara nova ao banheiro e aproveitar muito melhor o espaço. Só não pode ser de material que estrague com o tempo devido à umidade, por isso escolhi de vidro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui