As áreas de serviço são um grande problema, geralmente, quando você pensa em tudo que deveríamos guardar lá e o espaço que temos para isso. Vou mostrar aqui 40 pequenas áreas de serviço para lhe inspirar na hora de construir ou reformar.

Para ver mais dicas sobre armazenamento e organização das áreas de serviço, clique nos links que aparecem nesse texto.

40 Pequenas áreas de serviço

40 Pequenas áreas de serviço
Foto Decorfacil e Projeto de Mary Ferreira

Na esquerda – Azulejos brancos, armário superior que aproveita bem o recuo da parede, com nichos em branco e cestas que ajudam a organizar e embelezar, bancada em granito preto, armário inferior em mdf padrão madeira, com puxadores simples.

Um bom aproveitamento do espaço, que poderia até ter outro armário superior acima do tanque/pia, mas talvez não seja possível dependendo do tipo de varal.

Na direita, mais simples e econômica, sem bancada nem armário inferior. O básico funcional. Havendo espaço para a guarda de todas aquelas coisas que você sabe, em outro espaço, tá tudo bem.

Veja aqui ideias para criar espaços para guardar tudo na área de serviço

areas de serviço pequenas em cores neutras
Foto Minha casa e Projeto de Eduardo Muzzi

Na esquerda – A parede verde e os quadrinhos dão alegria, os nichos superiores não são sob medida, o que diminui o gasto. Eles poderiam subir ao teto aumentando o espaço para guardar coisas menos usadas no dia a dia.

A lavadora com abertura superior dispensa uma bancada no pequeno espaço.

Na direita – a área de serviço se mistura com a cozinha, com o tanque e máquina de lavar de frente um ao outro. É uma solução para uma ou duas pessoas. Com família grande, muita roupa para lavar e comida para fazer pode ficar complicada.

areas de servico pequenas
Projeto Joia Bergamo e foto arkpad

Áreas de serviço com móveis planejados têm a vantagem de aproveitar melhor os espaços e a desvantagem de serem mais caras. As duas acima são bons exemplos de aproveitamento.

Veja aqui mais 12 ideias para áreas de serviço pequenas – com dicas importantes!

A bancada em 2 níveis se deve, provavelmente, à altura da máquina e sua necessidade de espaço livre. Na esquerda, acima da máquina, a bancada é em mdf, que diminui o custo e facilita instalação, mas precisa ser protegida do excesso de água.

áreas de serviço pequenas em cores neutras
Projetos de Bruno Moraes e Camila Sousa

Na esquerda, parece que houve preocupação maior em esconder a área de serviço do que criar área para guarda de materiais, etc. Repare na porta de correr que fecha o ambiente. Tudo é uma questão de prioridades e do que é possível fazer.

Na direita, uma área simples e bonita com a estampa na parede. A máquina de lavar coube tão certinho que penso se não seria melhor um espaço maior nas laterais para seu funcionamento.

áreas de serviço pequenas
Projetos de Marialia Ragnane e Fernanda Marques

Na esquerda, a iluminação e o belo revestimento da parede são o diferencial. Havendo um pouco de luz natural uma planta jiboia sobrevive bem.

Na direita a solução já consagrada, com o diferencial do cabideiro que dá uma ajuda, tanto na secagem como após passar as roupas. Prateleiras são sempre valorosas.

áreas de serviço pequenas em cores neutras
Projetos de Aline Queiroz e Livenza Móveis

Na esquerda, a luz é ótima! Sendo difusa, não produz sombra na área de trabalho.

A bancada, o armário superior e o revestimento com padrão madeira na parede ficam acima do espaço da máquina de lavar e gavetas, usando bem o recuo.

O “gavetão” abaixo do tanque deixa exposto o sifão e acho que dificulta o manuseio, além do espaço ser muito sujeito a água que pode danificá-lo.

Na direita, novamente essa distribuição conhecida. A funcionalidade do cabideiro é diminuída por sua baixa altura e o sóculo é bem alto, diminuindo o espaço do armário inferior.

O varal funciona apenas para pequenas peças.

áreas de serviço pequenas em cores neutras
Projetos Ornare e Melissa Kelly

Duas soluções muito parecidas, com prateleiras acima da bancada, solução mais econômica que armários aéreos.

áreas de serviço pequenas sofisticada e econômica
Projeto Sabrina Berno e Foto Arkpad

Duas áreas que tiveram orçamento bem diferente: Na da esquerda, a pedra, a madeira e o revestimento de parede de primeira linha. Já na direita, o faça você mesmo trouxe aconchego e alegria: Adesivos e placas, armário aéreo simples, ferramentas na parede e plantas.

áreas de serviço pequenas em cores neutras
Projeto Christiane Schiavoni e foto Voceprecisadecor

Na esquerda, uma área bem maior, com móveis planejados e porta de correr em vidro que a separa da cozinha. Uma beleza de área com uma grande janela.

Na direita, o que estamos mais acostumados é decorar apartamento pequeno com pouco dinheiro, com a separação entre cozinha e área feita por uma parede entre o fogão e o tanque/pia.

Se o ambiente só possui essa janela, como é habitual, colocar meia parede e fechar a parte superior com vidro leva mais luz para a cozinha.

Clique aqui para saber mais sobre formas de separar a cozinha da área de serviço.

áreas de serviço pequenas em azul
Projeto Marina Carvalho e foto Dicasdemulher, Nosso Ap236a

Na esquerda, uma bela área, separada por porta de correr com vidro mini boreal, azulejos atuais, móvel inferior em azul, porcelanato imitando madeira no piso e cores claras na parte superior, refletindo a luz que vem da grande janela.

Veja aqui 10 dicas para ter mais funcionalidade na área de serviço

Na direita, novamente a solução clássica em preto e branco, simples e mais econômica.

As outras vinte áreas de serviço para lhe inspirar estão abaixo.

Diz pra mim nos comentários se gostou da seleção e se tem dúvidas em relação a este ambiente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui