Resolvi falar deste assunto – Como decorar com sofás coloridos – porque é impressionante olharmos sites com milhares de fotos de salas com sofás em cores neutras, bege e cinza principalmente.

Parece até que não existem outras cores, gente! Como pode?

Há tantas cores lindas que podem dar um super up na sua sala, por que não tentar? E como os tapetes por aqui também acabam sendo em tons de bege ou cinza, é possível que nem ele precise ser mudado!

Vamos ver cores lindas e umas dicas para saber como decorar com sofás coloridos?

Como decorar com sofás coloridos

Os tons quentes

Amarelos, laranjas, vermelhos, os tons quentes vão desde a vibração de alegria até o aconchego dos terrosos. Dependendo do tom e das cores ao seu redor, vão chamar muita atenção ou até funcionar como os neutros, deixando o destaque para outros elementos.

sofás amarelos - Como decorar com sofás coloridos
Fotos: Casa Vogue e Casaedecor

Amarelo mostarda (os amarelos queimados ou escuros, em geral) é uma ótima cor para quem não ousa um amarelo vivo e quer dar mais seriedade ao ambiente. Já o amarelo claro ilumina a parede escura, abrindo o espaço para mais alegria.

Os amarelos combinam muito bem com os azuis e cinzas (que já são clássicos), marrom e preto para ambientes mais tranquilos e com rosa, roxo, vermelho e laranja se você gosta de ousar nas cores (em menor quantidade e usando cores neutras para harmonizar), além da madeira em cores médias e escuras.

sofás amarelos
Fotos: Demotivateur e Encadreeposters

Não são todos os tons de verde e bege que combinam com os amarelos. É preciso testar a combinação.

sofás amarelos
Fotos: Decorfacil e Desvinter

Em ambientes com muito preto ou cinza o sofá amarelo se destaca bastante. Já se ele está na frente de uma parede em um tom mais fechado de amarelo em uma sala com cores claras (como na foto), o destaque é dividido entre os 2 elementos e menos potente.

sofás laranja
Fotos: casaedecor e casatreschic

O laranja vivo é como o amarelo – Ilumina, anima, alegra! E esse efeito, dependendo das cores que há em volta, pode se espalhar pela sala (usando cores quentes e vivas) ou ser contido com cores neutras ao seu redor.

Sofás laranja
Fotos: Decorfacil

Já o laranja em tons mais fechados ou acinzentados, tendendo para o terracota, tem uma sofisticação que pode ser enfatizada por cores neutras como beges, cinzas e off whites.

Sofás em laranja combinam com verdes, azuis, cinzas, beges e preto para ambientes mais tranquilos e vermelhos, rosas, lilás, roxo, se você quer muita vibração na sua sala, mas use sem exageros e misturando muitas cores neutras.

(É claro que, para qualquer cor, o tom das cores que você usar em volta pode modificar os efeitos tranquilizadores ou vibrantes).

Sofás Rosa
Fotos: Decorfacil e keltainentalorannalla

E o sofá de cor da moda é o rosa, mas quantos estão usando mesmo? Aliás, esse negócio de escolher cor de sofá porque está na moda só funciona se você realmente gostar da tal cor da moda, sabe? Afinal, sofá é um móvel que deve durar muito tempo.

E ele pode ter tons que trazem sensações bem diferentes: O rosa bebê, bem juvenil, o quase salmão, mais sério…

Sofás Rosa
Fotos: Openhouse e Decorfacil

Até o rosa escuro, quase vermelho que traz um que de sensualidade sofisticada, ele funciona bem com muitas cores: beges, cinzas, azuis, verdes, brancos ,off whites e até o preto em paletas mais sóbrias e lilás, roxo, vermelho, laranja, amarelo para salas mais vibrantes. Também não exagere e teste os tons que vão ser usados com o tom de rosa escolhido.

Os “masculinos” cinzas, marrons e o preto contrastam belamente com a “feminilidade” do rosa.

Sofás vermelhos
Fotos: Decorfacil e arquiteturadoimovel

O vermelho, quando se apresenta em tons vivos e claros excita e alegra. Já em tons escuros ou acinzentados toma um ar mais comportado e sofisticado.

Sofás vermelhos
Fotos: Decorfacil

Ele também combina com muitas cores e, como em todos os casos acima, combine com neutros para um ambiente onde ele será o ponto focal, cores frias (azul, verde) para equilibrar a temperatura de cor da sala e cores quentes (amarelo, laranja, lilás, roxo) se você deseja uma sala jovial e alegre – em pequenas doses e misturadas aos neutros.

Sofás Roxos
Fotos: Decorfacil

O Roxo é a mistura de azul com vermelho e quanto mais “puxar” para o vermelho, mais vibrante, jovial e quente.

Sendo uma cor escura, é bom que haja na decoração da sala cores mais claras. Ele “aparece” com branco, cinzas claros e médios e off whites, é “iluminado” pelo amarelo ou laranja (em pequena quantidade) e fica bem com azuis, rosas e lilás claros a médios.

Sofás roxos
Fotos: Decorfacil e vmdesignblogg

Os tons frios

Os azuis e verdes, em geral, tranquilizam e dão uma sensação de frescor. Também podem ser o ponto focal de uma sala ou funcionar como mais um elemento que compõe o ambiente. Tudo, novamente, vai depender das cores ao redor deles.

É difícil encontrar quem não goste do azul, mas eu particularmente prefiro os sofás em azul ou clarinho ou acinzentado ou escuro. Os azuis muito vivos não são meus prediletos, pois acho que há poucas opções de cores para combinar bem além dos neutros e verdes.

Sofás azuis
Fotos: Decordemon e totalconstrução

Para os azuis, além dos neutros (com tons de cinza ou marrom claro a médio o azul fica super elegante!) os tons terrosos leves e o verde ficam ótimos, assim como, em pouca quantidade, o amarelo, laranja, vermelho e lilás.

Sofás azuis
Fotos: CháArquitetura e decorfacil

O azul e branco é um clássico e uma sala com sofá azul, paredes brancas e elementos em cinza ou marrom médio não tem erro.

Sofás verdes
Fotos: Housetohome e arquiteturadoimovel

O verde claro, assim como o verde musgo são os mais fáceis de combinar – cinzas, azuis, terrosos, marrons, beges, laranja e vermelho em pouca quantidade ou atenuado são bons companheiros desses verdes.

Sofás verdes
Fotos: Decorfacil e casaabril

Já os verde-bandeira ou folha precisam de mais cuidado na escolha dos tons das cores que os acompanharem. Os beges, branco e cinzas claros a médios e muitos tons terrosos tendendo para o laranja, marrom e terracota em geral ficam bem.

Enfim, voltando à questão por onde comecei: Considerando tantas opções e combinações possíveis, porque se usa tanto sofá cinza e bege?

E o pior é que, com tanta gente escolhendo cinza e bege, a quantidade de sofás nessas cores para vender é realmente maior que a quantidade de qualquer outra das cores, o que é uma pena.

Mas há sempre aquela hora de reformar e bem que você pode pensar em uma cor diferente, não é mesmo? 

Outra questão é que muita gente pensa que uma cor diferente não vai combinar com o restante da decoração atual.

Mas posso lhe dizer: Se sua decoração atual for em cores neutras, a possibilidade de só precisar trocar umas almofadas ou até nem isso é grande! Mais ainda se você escolher uma tonalidade da cor escolhida mais acinzentada, menos viva ou gritante.

Qual a cor de sofá que mais lhe agrada? Qual sua dúvida em relação a como decorar com sofás coloridos ? Escreva nos comentários que eu respondo!

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui