Chamam uma parede fora de esquadro aquela que não faz um ângulo de 90 graus com as paredes a que se conecta. Isso pode acontecer devido a um erro de construção/alterações pós construção ou às características arquitetônicas do imóvel.

Quando o problema existe devido a erro durante a construção, em geral, é questão de alguns centímetros e só se percebe quando, por exemplo, vai ser colocado um armário embutido, painel, piso:

parede fora de esquadro

Quando é uma questão de característica arquitetônica não é erro e é, em geral, bem perceptível, como na planta humanizada abaixo:

planta humanizada de sala com parede fora de esquadro

(Colocar um mini office assim na entrada da casa não seria minha primeira ideia, mas, tudo depende do cliente, é claro! Abaixo vou mostrar outras ideias para essa parede).

O exemplo acima não causa muito problema na hora de decorar pois, além do ambiente ser grande, só uma parede tem essa situação. Mas imagine a dificuldade que pode ser decorar um ambiente pequeno, com muitas portas e janelas e ainda com paredes em ângulos diferentes de 90 graus?

projeto sala irregular antes e depois

Como a do projeto que fiz para a cliente Célia, que eu já mostrei aqui.

Pois vou mostrar as soluções mais comuns para os diversos ambientes:

Parede fora de esquadro na sala

sala com parede fora de esquadro parede irregular

O que considero a melhor solução para uma sala, principalmente se possui TV, é criar 2 paralelas (seja parede ou não) onde fiquem, de frente, o sofá e o móvel da TV, como na foto acima.

É interessante também que a TV não fique nem de frente nem à frente da janela do ambiente. Assim, a luz natural não atrapalhe a visão da imagem. É claro que nem sempre isso é possível.

sala com algumas paredes fora de esquadro

Nessa sala, a maior parede, onde daria para colocar o sofá, fica de frente para a porta e janelas. O único lugar possível para a TV é na parede da janela. Não é ótimo, mas é o possível. Cortinas e persianas ajudam.

plantas com opção de distribuição de móveis em sala com parede fora de esquadro

Na sala acima, 2 soluções. A primeira, foto original, não me agrada porque o sofá não está em frente da TV, fica visível da porta de entrada e há uma área de circulação muito usada entre os 2 móveis.

Na 2a., criada por mim, uma estante contem a TV e fica em frente ao sofá e a mesa (que pode ser retrátil) fica na parede fora de esquadro.

sala grande com paredes fora de esquadro

Como pode ser visualizado na foto acima, quanto maior a sala, mais fácil é lidar com as paredes fora de esquadro. Perceba que os sofás estão de frente um para o outro, formando um retângulo na sala “torta”.

opção para aproveitar parede fora de esquadro na sala

Aqui outra solução para a planta mostrada no início do post: É possível colocar um móvel ou parede de drywall com prateleiras que aumente a privacidade da área de estar e possa servir como um pequeno hall de entrada. Ele pode ter, na parte de trás um mini bar ou lugar para alguns livros e assim, com uma poltrona, temos uma pequena área de leitura ou bar que atenda a área social.

opções para decorar parede fora de esquadro

Inspirações (é claro que se deve considerar e adequar ao espaço existente) para atrás da parede criada na área onde está a parede fora de esquadro.

inspirações para entrada de casa

Mais 2 inspirações para a mesma área: A primeira, de frente para a porta de entrada. A segunda opção seria uma parede de cobogós e a poltrona no outro lado.

planta humanizada de sala com parede fora de esquadro

Outra situação muitas vezes encontrada é a parede que “abre” em uma certa direção, como a superior dessa planta acima. Nesse caso, os móveis encostados nela devem seguir sua irregularidade e, ao mesmo tempo, manter-se retos no lado contrário, como as mesas.

Os sofás podem receber uma base irregular na parte de trás (veja na imagem, mais escuro) que pode ser usada como apoio ou simplesmente, serem afastados da parede.

Parede fora de esquadro no quarto

A solução sempre passa por pensar primeiro no item mais importante ou maior antes.

Decorando ambientes com parede fora de esquadro 1

No caso do quarto, posiciona-se a cama no melhor local possível: Que tenha espaço para boa circulação no seu entorno, atenda à preferência do casal em relação à janela e onde a cabeceira, ponto focal por excelência, seja bem vista da porta. Se possível.

quarto com paredes fora de esquadro

Quando há TV no quarto é bem difícil conseguir que ela fique de frente para a cabeceira, o melhor lugar, mas isso deve ser considerado.

Guarda-roupas embutidos têm a instalação dificultada com as paredes fora de esquadro, principalmente quando há erro na construção, mas os profissionais da marcenaria estão acostumados a esse tipo de problema e os resolvem normalmente sem que apareçam essas irregularidades.

O importante, no caso de móveis embutidos, é que as medições sejam feitas detalhadamente. Como sempre deve ser.

quarto com paredes fora de esquadro

Há maior facilidade em conseguir uma boa circulação quando o guarda-roupa fica em paralelo com a cama.

Parede fora de esquadro na cozinha

mesa na cozinha em parede fora de esquadro

Solução simples, havendo somente uma parede fora de esquadro e sendo possível, é colocar uma mesa que acompanhe, no lado que encosta na parede, a sua irregularidade, como acima.

É claro que muitas vezes não é possível:

cozinha com parede fora de esquadro

Aqui, o armário acompanha a parede. É importante, quando a geladeira está envolvida, confirmar que sua abertura não será prejudicada.

cozinha com paredes irregulares fora de esquadro

Nesse projeto toda a marcenaria foi pensada para aproveitar da melhor forma as paredes irregulares. Quando a cozinha tem paredes fora de esquadro dessa forma, o ideal é contar com um ótimo projeto, muito detalhado.

cozinha com paredes fora de esquadro

Muitos apartamentos têm configuração arquitetônica similar à da imagem acima. A solução envolve criar, da melhor forma possível, o triângulo de trabalho e certificar-se que será possível usar os equipamentos sem prejuízo, além de manter uma boa circulação.

Resta dizer que uma casa que não tenha uma parede, piso ou teto irregular é muito mais difícil de achar do que pensamos. Ela pode ter irregularidades na vertical, horizontal, no teto e até no piso.

irregularidades nas paredes da casa

Estes são problemas de construção, alguns que podem existir após a construção, que podem ser uma grande dor de cabeça: Paredes que não fazem 90 graus com o piso, parede que não tem 90 graus entre si em ambiente projetado para ter e parede com o piso desnivelado.

Fora isso, ainda podemos ter o teto desnivelado (sem razão arquitetural para isso), paredes com ondulações e paredes que mudam seu ângulo “no meio do caminho” sem razão.

Não sou especialista em arquitetura, fiz uma pequena pesquisa achei pouco material falando sobre isso de forma não técnica demais e tentei usar uma linguagem que todos possam compreender e posso ter errado em alguma coisa. Portanto, peço aqueles que detêm o conhecimento sobre esse assunto, complementem nos comentários. Agradeço muito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui