Já postei aqui muitas plantas que gostam de Sol. E esses posts são sempre um sucesso. Portanto, acredito que acrescentar mais 12 plantas que gostam de Sol é uma boa ideia.

Plantas que gostam de Sol também gostam de muito calor?

Um fato que alguns esquecem é que, para as plantas (e muitas pessoas também), gostar de Sol não é o mesmo que gostar de calor. Há plantas que gostam de Sol, mas não suportam calor excessivo, como o que temos aqui onde moro, na cidade do RJ, quase todo o tempo.

A Azaleia e o Álisso por exemplo, são plantas que gostam de Sol, mas dificilmente você verá jardins com essas plantas na cidade do Rio de Janeiro. Mas poderá encontrá-las em Petrópolis ou Teresópolis que são cidades serranas do estado, com clima mais ameno.

Então, vou dividir essa seleção em plantas que gostam de Sol com temperatura amena e plantas que gostam de Sol e toleram altas temperaturas, ok? E não esqueça de ver o post – 10 plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol, pois não vou repeti-las aqui. Vamos lá:

Mais 12 plantas que gostam de Sol

As plantas que gostam de sol direto têm proteções como folhas mais resistentes,  folhas acinzentadas, com pelos ou grossas, o que as ajudam a diminuir a perda de água.

Plantas que gostam de Sol com temperatura amena:

  • Petúnia (Petunia sp.)

plantas que gostam de Sol - petúnia

A florida petúnia é originária da América do Sul.  Esse gênero compreende cerca de 20 espécies, sendo a Petúnia Juss, criada em Holambra, a mais popular no Brasil.

Ela é muito usada em jardineiras, vasos pendentes e canteiros. Tem inúmeras cores e floresce o ano todo. Dependendo do clima, pode ser perene ou anual (que precisa ser replantada anualmente).

Solo – Bem drenado e rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,5. Misture adubo orgânico com terra e areia.

Clima – Ameno. Não tolera calor nem frio demais, com ao menos 6 horas de exposição ao Sol.

Rega – Quando o solo estiver seco. Evite molhar diretamente folhas e flores.

Adubação – Mensal, com fertilizante balanceado químico ou orgânico, rico em fósforo.

Poda – Retire flores murchas e galhos secos ou muito grandes.

  • Azaleia (Rhododendron)

plantas que gostam de Sol -azeleia

Ela é de origem asiática e ama um solzinho direto, principalmente quando tem cores escuras e em climas amenos. Afaste-a de animais e crianças, pois é tóxica.

Solo – Bem drenado, leve e rico em matéria orgânica. Misture uma parte de terra argilosa, uma parte de areia e outra parte de composto orgânico.

Clima – Ameno. Ela não gosta de temperaturas extremas.

Rega – Em jardins, regue quando o solo estiver seco. Nos vasos, mantenha o solo úmido sem encharcar. Evite molhar diretamente folhas e flores.

Adubação – Trimestral, com adubo orgânico.

Poda – Retire flores murchas e galhos secos após a floração.

  • Alisso (lobularia marítima)

plantas que gostam de Sol -alisso

Esta plantinha pequena (20 centímetros), anual e delicada, com perfume de mel, produz flores bem pequenas em branco, alaranjado, rosa e roxo. Tem origem europeia, no entorno do Mar Mediterrâneo.

Em jardineiras fica pendente. Plantada no espaço entre os degraus das escadas ou pedras no exterior, ou bordadoras, forrações e maciços no jardim, cobrem e romantizam os caminhos. Tem flores praticamente o ano inteiro e exige poucos cuidados.

Solo – Aprecia uma mistura de terra do jardim com terra vegetal.

Clima – Ela gosta de Sol em clima ameno e tolera frio ou geadas.

Rega – Mantenha o solo úmido, mas não encharcado.

Adubação – Adubo orgânico ou específico para flores, de 15 em 15 dias.

Poda – Não são necessárias em geral, mas se a quantidade de flores diminuir, faça um poda que deixe a planta bem baixa. Ela vai florir novamente.

  • Sálvia azul (Salvia azurea) e Sálvia Farinacea

plantas que gostam de Sol -salvia

São herbáceas perenes ou bienais (dependendo do clima, deve ser replantada de 2 em 2 anos), nativas do México e EUA, com belas flores em violeta e azul vibrantes em espiral, que aparecem quase todo o ano. São usadas em vasos, maciços e bordaduras e podem chegar a 1,5m de altura, atraindo borboletas e beija flores.

Solo – Bem drenado, arenoso e leve. Elas toleram bem solos pobres.

Clima – Sol pleno em ou meia sombra em clima ameno. Suportam geadas leves.

Rega – Plantas que necessitam de pouca rega, mas regular. Deixe o solo secar totalmente entre uma rega e outra. Elas resistem bem à seca.

Adubação – Não exigem adubações frequentes. Um fertilizante lento 2 vezes ao ano é o bastante.

Poda – Retire galhos mortos e flores murchas e, a cada 2 anos, no final do inverno, faça uma poda drástica, cortando cerca de 1/3 da planta.

  • Dália (Dahlia)

plantas que gostam de Sol -dália

As Dálias têm origem mexicana, mas foi na Europa, no século XVIII, que se popularizaram. As plantas que gostam de Sol e tem origem ou se adequam ao clima da Europa, em geral, não gostam de calor.

O gênero Dahlia é composto por espécies muito variadas, desde pequenas plantas até outras que podem chegar a 2 metros de altura. Suas flores, que aparecem entre o verão e o outono, também têm vários formatos e cores, como visto na foto acima. 

A Dália, além de embelezar os jardins, atrai beija flores, abelhas e borboletas.

Entre as variedades da planta temos as Dálias cacto, anêmona, bola, pompom, anã, de bordadura, fimbriata, decorativa, simples, semi-dupla, etc.  Pesquise-as para encontrar as que mais lhe atraem, pois o cuidado é, basicamente, o mesmo para todas. Todas elas, exceto as anãs, precisam de estacas para apoiá-las.

Solo – Bem drenado, mas capaz de manter alguma umidade, rico em matéria orgânica. Mistura adubo orgânico (como farinha de ossos ou húmus de minhoca) na terra durante o plantio. Misture areia, terra vegetal e terra comum em partes iguais caso o solo seja muito compactado. Caso não, diminua a porção de areia.

Clima – Dálias não gostam de extremos: Frio ou calor demais prejudicam seu desenvolvimento. Não suportam geadas. Deve ter até 6 horas de Sol direto em temperaturas amenas.

Rega – Regue quando o solo quase secar e evite encharcar. Evite molhar as flores.

Adubação – Evite adubar em excesso e prefira os orgânicos.

Poda – Retire folhas mortas e flores murchas. Ao final da florada corte suas hastes uns 5 cm acima do solo.

  • lanterninha-japonesa (Abutilon megapotamicum)

plantas que gostam de Sol -lanterna japonesa

Essa linda trepadeira possui belas flores (das mais lindas entre as plantas que gostam de Sol) originais e é fácil de cuidar. Em temperaturas amenas floresce quase o ano inteiro.

Apesar do nome, é nativa do Sul do Brasil. O nome tem a ver com o formato das flores, que lembram as lanternas orientais e atraem polinizadores.

Versátil, além de trepadeira em arcos, cercas e treliças, onde deve ser conduzida, ela pode ser colocada pendente em jardineiras, plantada como arbusto e como cobertura do solo.

Também existe a lanterna-chinesa (Abutilon striatum), que é da mesma família, possuindo flores em formato diferente e um pouco maior.

Solo – Fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Faça uma mistura de terra vegetal, húmus e areia ao plantar.

Clima – Com temperaturas amenas, no Sol pleno. Não suporta calor demais, mas tolera frio um pouco mais intenso.

Rega –Mantenha o solo levemente úmido, mas não encharque. Evite molhar as flores.

Adubação – Semestral, com adubos orgânicos.

Poda – Após a floração retire os galhos mais velhos e dê uma aparada nos mais longos para incentivar o crescimento. Continuamente faça podas de limpeza.

Obs: Quer sugestões de livros e produtos para jardinagem? Acesse minha página de sugestões na Amazon! Isso ajuda a manter meu trabalho sem nenhum custo extra para você caso compre ou não. Obrigado por seu apoio!

Plantas que gostam de Sol e toleram altas temperaturas:

  • Camarão Amarelo (Justicia brandegeeana)

plantas que gostam de Sol - camarão amarelo

O camarão amarelo, uma das plantas que gostam de Sol que mais gosto, sempre ilumina o jardim ou varanda com suas brácteas em amarelo e que parecem camarões, por isso o nome popular.

Ela é nativa da América Central e do Sul – rústica e perene, quase não precisa de cuidados e quando deseja água você logo vê por que suas folhas murcham. Cresce até uns 90 centímetros, formando touceiras.

Ficam ótimas em vasos e maciços, nas bases de paredes e muros ou no centro ou formando bordaduras em canteiros ensolarados. Atraem beija-flores e borboletas.

Solo – Bem drenado, leve e rico em matéria orgânica, uma mistura de terra vegetal com areia grossa e húmus de minhoca. Garanta que o solo tenha uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água nas raízes.

Clima – Quentes e úmidos. Não suporta muito frio ou geadas nem muito vento.

Rega – Regue quando o solo estiver começando a secar. Evite encharcar e molhar as folhas.

Adubação – Acrescente adubos orgânicos ao plantar e aplique farinha de ossos antes da primavera. Durante a primavera e o verão coloque, a cada 30 dias, fertilizantes ricos em fósforo.

Poda – Remova sempre as folhas e brácteas secas. Pode as pontas antes da primavera.

  • Rosa do Deserto (Adenium obesum)

plantas que gostam de Sol - rosa do deserto

A Rosa do deserto é uma suculenta originária da África e da Península Arábica (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Iêmen, Kuwait e Omã). Seu diferencial é o caule grosso (caudex) que dá um formato escultural à planta, aumenta sua resistência ao vento e armazena água.

Na versão Adenium socotranum, existente somente na ilha de Socotra no Iêmen, esta espécie chega até a 5 metros de altura.

A planta inteira é tóxica, portanto, cuidado com animais e crianças e ao manuseá-la. Suas flores se apresentam em cores variadas, inclusive a exótica preta.

Solo – Muito bem drenado, leve e pobre em matéria orgânica. Misture, ao plantar, areia grossa, perlita, carvão vegetal triturado e terra vegetal em menor quantidade. Evite plantar no inverno, pois ela entra em dormência e não deve ser mexida ou plantada.

Clima – Quente e seco. Resiste bem à falta de água ou chuva. Não tolera frio ou geadas. Gosta de 6 ou mais horas de Sol direto diariamente.

Rega – Regas espaçadas, quando o solo estiver completamente seco. Se as folhas amarelarem provavelmente está recebendo água demais.

Adubação – Mensal, com adubo para cactos e suculentas. Para aumentar a floração use adubo rico em fósforo na primavera e verão.

Poda – Deve ser feita no final do inverno para manter o formato, conter o crescimento e estimular brotações.

  • Bela Emília (Plumbago auriculata)

plantas que gostam de Sol - bela emília

Cultivada como trepadeira tutorada, bordadura, maciços, cerca-viva ou em vasos, a rústica Bela Emília, original da África, tem uma floração exuberante que vai da primavera até início do inverno. As flores delicadas formando buquês são comuns na cor azul, um diferencial importante.

Das plantas que gostam de Sol é uma das mais delicadas.

Solo – Bem drenado e fértil, com bom teor de matéria orgânica. Plante usando mistura de composto orgânico com adubo de gado ou aves e areia em partes iguais.

Clima – Ela se adapta bem ao calor e também ao frio.

Rega – Regar quando o substrato começar a secar.

Adubação – Anual para manter uma boa floração

Poda – É importante fazer podas de limpeza e, a cada 2 anos, fora do período de floração, uma poda drástica, controlando o tamanho e para que ela continue sempre florindo bastante.

  • Ipoméia Purpura (Ipomoea purpurea)

plantas que gostam de Sol - ipomeia

Outra trepadeira originária da América Central, rústica e que cresce rapidamente, florescendo todo o tempo. Ela é muito usada para cobrir muros, cercas e treliças. Pode ser usada em vasos como pendente.

Infelizmente, tem a tendência a crescer muito (ela tem tendência invasora) e ficar feia após um ou 2 anos, quando pode ser replantada.

As flores abrem e fecham diariamente e são um grande atrativo para borboletas e beija-flores. Suas sementes são tóxicas se ingeridas em grande quantidade e se espalham, dando origem a novas plantas. Cuidado com animais e crianças.

Solo – A ipomeia não exige solo rico, mas ele deve ser bem drenado

Clima – Temperaturas amenas a quentes. Não tolera o frio intenso.

Rega – Resiste a estiagem, mas deve ser bem regada diariamente logo após o plantio. Ao se desenvolver, regue quando o solo estiver seco.

Adubação – Adubo orgânico, que pode ser aplicado mensalmente para estimular a floração. 

Poda – Execute sempre que considerar que ela está crescendo demais. Não esqueça que ela é considerada invasora no Brasil.

  • Helicônia (Heliconia psittacorum)

plantas que gostam de Sol - helicônia

Originária das América Central e do Sul, a perene Helicônia é da família das bananeiras. Existem mais de 200 espécies que se diferenciam bastante em relação às flores (na verdade, brácteas). A da foto acima é a Heliconia psittacorum ou papagaio, nativa da mata Atlântica, no Brasil.

Suas folhas nascem, como a bananeira, enroladas, formando um canudo e chegam a 1,20 m de comprimento. Seu crescimento é vigoroso, criando touceiras com o tempo e suas flores e brácteas são duráveis e atraem polinizadores. 

È uma das plantas que gostam de Sol com as “flores” mais bonitas!

Solo – Bem drenado e rico em matéria orgânica.

Clima – Temperaturas médias a quentes com alta umidade. Suas folhas não suportam ventos fortes. Ela não gosta de frio ou geadas.

Rega – Solo sempre úmido, mas sem encharcar.

Adubação – Depois de cada florada adube com esterco de galinha e farinha de ossos.

Poda – Também após a florada, efetue uma poda para que haja mais novas brotações e floração intensa.

  • Russelia (Russelia equisetiformis)

plantas que gostam de Sol - russelia

A Russelia, a última da nossa seleção de plantas que gostam de Sol, é uma planta pendente com ramos longos que, da primavera ao outono, apresenta muitas flores vermelhas, amarelas ou brancas com formato tubular.

Ela se destaca em maciços, em muros e declives, cobrindo-os, mas com pouca densidade, com sua vigorosa florada. É muito usada em jardins verticais. Pode também estar em vasos e floreiras suspensas.

Atrai beija-flores e borboletas e tem uma tendência invasora, por isso deve ser controlada.

Solo – Fértil, bem drenável e rico em húmus.

Clima – Não tolera estiagens longas. Tolera um pouco de frio e vento e gosta das regiões litorâneas. Com calor, sua floração é praticamente permanente e no frio ela diminui.

Rega – Diariamente nos períodos mais quentes e reduza no inverno, mantendo o solo úmido.

Adubação – Deve ser rica em fósforo e potássio. A sugestão é usar farinha de ossos bimestralmente.

Poda – A poda pode ser feita no final do inverno ou início da primavera, após a floração principal: Corte os ramos em cerca de um terço para estimular o crescimento e controlar o tamanho da planta. Além da poda, remova folhas e flores secas regularmente.

Gostou da seleção de plantas que gostam de Sol? Quer que eu fale sobre os cuidados para mais alguma? Comente!

Se você chegou até aqui é porque gosta de plantas como eu. Portanto, vai ter interesse em ver nossa série Plantas fáceis de cuidar.

Parceria do banco de fotos : br.depositphotos.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui