Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas

Revestimentos para pisos e paredes (4) – Revestimentos Cerâmicos

No 1o. post desta série falei sobre algumas características dos revestimentos, como Coeficiente de atrito, Absorção de água, Resistência a cargas, Resistência à abrasão (PEI), e Resistência ao risco. Hoje quero acrescentar algumas informações gerais sobre os revestimentos cerâmicos em geral.

Revestimento Cerâmicos, em linhas gerais, são placas instaladas com rejuntamento e argamassa e tem em sua composição argila e outros minerais queimados em altas temperaturas, tais como azulejos, ladrilhos,  pastilhas, etc.  É um produto durável, de fácil manutenção, antialérgico, resistente, impermeável,  decorativo, não inflamável e acessível a todas as condições financeiras. E hoje existem revestimentos cerâmicos tão variados que a maior dificuldade é escolher.

ceramica extrudada Wood e azulejos Retro Eliane

    

ceramica Ecco Nature Porto ferreira e ceramica retificada Batistella

ceramica esmaltada Incefra

Há uma característica além das comentadas acima, que influencia muito no preço: a Classe: Classe A indica produtos que não tem defeitos visíveis a 1 metro de distância; Classe B ou C  podem apresentar pequenos defeitos.

terramurata Portinari

classificação visual de qualidade é a classificação dos fornecedores em relação a defeitos no produto:  A ou Extra – Sem defeitos; B ou Standard – defeitos quase imperceptíveis; C ou Comercial – defeitos aparentes pequenos; D, Resíduo ou Defeituoso – Defeitos bem visíveis; E ou Caco.

listelocristalRomantic

Outra é a resistência à gretagem, isso é,  a fissuras e trincas na superfície.

Locais mais sujeitos a umidade (piscinas, saunas, etc) devem ser revestidos com materiais com baixo índice de absorção de água, porque quando a cerâmica absorve água, aumenta de volume e quanto menor o índice de absorção de água , menor a sua expansão por umidade.

Uma questão que vira e mexe respondo aqui: Posso usar revestimento para piso na parede e vice-versa? A resposta é: Revestimento de Piso na Parede sim, muitas vezes. Mas o contrário não, nunca! E minha sugestão é sempre seguir a recomendação do fabricante ou vendedor especializado.  Um piso usado em parede, por exemplo, pode descolar mais facilmente que o revestimento específico para parede.

  

Quando o revestimento será instalado como piso em ambiente onde há AREIA, deve ter a maior resistência ao RISCO.

Em áreas molhadas, outro cuidado a ser tomado é quanto à caída. A instalação do piso deve permitir que a água tenha escoamento correto, evitando poças pelo caminho que, além de danificar o material, podem causar acidentes.

Harmonia: Quanto mais padronizados os pisos e paredes, mais harmônico é o conjunto. Evite transições bruscas (cores e materiais totalmente diferentes, por exemplo) entre os revestimentos, isso compromete a beleza e o requinte dos espaços. Você pode manter o mesmo material ou a mesma cor no piso e na parede, por exemplo. E usar as combinações, com listelos e tozzetos criadas pelos fabricantes.

Quantidade: Normalmente calculados em metros quadrados, ao comprar os revestimentos cerâmicos, você deve acrescentar, no mínimo, 10% a mais que a metragem do espaço onde irá assentá-los.

E nunca é demais repetir: Consulte o fabricante, use o material como ele especifica, assim como as  argamassas e rejuntes especificados. Isso lhe dará muito mais segurança de um ótimo resultado.

As fotos aqui usadas foram retiradas do site e curso de decoração da Casa Abril.

Veja aqui o quinto post desta série

Posts relacionados

Comentários:

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 19:36

Oi, Fernando,
Esteticamente, em geral , vc não vai notar que o piso está sendo usado na parede.
abs
Rosana

Responder

filipe · 14 de agosto de 2010 às 11:10

vimos por este meio solicitar catalogo de vossos produtos

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 12:56

Felipe,
Eu não vendo qquer produto.
abs
Rosana

rinaldo · 14 de agosto de 2010 às 21:32

obs estou procurando revestimento delta referencia dc52670

Responder

rosana · 14 de agosto de 2010 às 22:36

Sugiro entrar em contato com a Delta (http://www.grupodelta.com.br/index.php) ou, se o modelo for antigo, em lojas tipo museu dos azulejos (http://www.antigopisoseazulejos.com.br/catalogo/?gclid=CIGX-ZqflrQCFQ3nnAodm20AMA
ab
Rosana

dinalva vaz · 14 de agosto de 2010 às 05:39

Desejaria me informar como decorar uma das paredes do meu rol sendo um espaço pequeno. gostaria de revestií-la com ceramica e estou em dúvida como fazer esta decoração;

Responder

Rosana Silva · 14 de agosto de 2010 às 23:09

Oi, Dinalva!
Bem, não estou vendo seu espaço nem o estilo de sua casa, mas uma sugestão que fica mais barata e é bem mais rápida é um papel de parede que, inclusive, pode imitar cerâmica. Pense nesta ideia.
bjo
Rosana

BETH · 14 de agosto de 2010 às 18:40

EU QUERIA UMA DICA,MEU GUARDA ROUPA FOI FEITO COM TIJOLO A VISTA,FICARIA LEGAL EU REVESTI A PAREDE ONDE FICA A CAMA COM REVESTIMENTO,ME MANDE UMA IDEIA DE REVESTIMENTO,,,OBRIGADA

Responder

Rosana Silva · 14 de agosto de 2010 às 02:40

Beth,
Manda uma foto prá mim ? Rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Thamara · 14 de agosto de 2010 às 16:42

Boa tarde, gostaria de saber se você pode me ajudar, estou fazendo uma área goumert e estou em duvida no revestimento, quero revestir as paredes a churrasqueira e a bancada mas nao sei combinar, gostaria de marrom imitando madeira e um patwork.

Responder

DATA PISO · 14 de agosto de 2010 às 09:04

Realmente resistente

Responder

Deixe o seu comentário!