Dicas

Revestimentos para pisos e paredes (4) – Revestimentos Cerâmicos

No 1o. post desta série falei sobre algumas características dos revestimentos, como Coeficiente de atrito, Absorção de água, Resistência a cargas, Resistência à abrasão (PEI), e Resistência ao risco. Hoje quero acrescentar algumas informações gerais sobre os revestimentos cerâmicos em geral.

Revestimento Cerâmicos, em linhas gerais, são placas instaladas com rejuntamento e argamassa e tem em sua composição argila e outros minerais queimados em altas temperaturas, tais como azulejos, ladrilhos,  pastilhas, etc.  É um produto durável, de fácil manutenção, antialérgico, resistente, impermeável,  decorativo, não inflamável e acessível a todas as condições financeiras. E hoje existem revestimentos cerâmicos tão variados que a maior dificuldade é escolher.

Há uma característica além das comentadas acima, que influencia muito no preço: a Classe: Classe A indica produtos que não tem defeitos visíveis a 1 metro de distância; Classe B ou C  podem apresentar pequenos defeitos. A  classificação visual de qualidade é a classificação dos fornecedores em relação a defeitos no produto:  A ou Extra – Sem defeitos; B ou Standard – defeitos quase imperceptíveis; C ou Comercial – defeitos aparentes pequenos; D, Resíduo ou Defeituoso – Defeitos bem visíveis; E ou Caco.

Outra é a resistência à gretagem, isso é,  a fissuras e trincas na superfície.

Locais mais sujeitos a umidade (piscinas, saunas, etc) devem ser revestidos com materiais com baixo índice de absorção de água, porque quando a cerâmica absorve água, aumenta de volume e quanto menor o índice de absorção de água , menor a sua expansão por umidade.

Uma questão que vira e mexe respondo aqui: Posso usar revestimento para piso na parede e vice-versa? A resposta é: Revestimento de Piso na Parede sim, muitas vezes. Mas o contrário não, nunca! E minha sugestão é sempre seguir a recomendação do fabricante ou vendedor especializado.  Um piso usado em parede, por exemplo, pode descolar mais facilmente que o revestimento específico para parede.

Quando o revestimento será instalado como piso em ambiente onde há AREIA, deve ter a maior resistência ao RISCO.

Em áreas molhadas, outro cuidado a ser tomado é quanto à caída. A instalação do piso deve permitir que a água tenha escoamento correto, evitando poças pelo caminho que, além de danificar o material, podem causar acidentes.

Harmonia: Quanto mais padronizados os pisos e paredes, mais harmônico é o conjunto. Evite transições bruscas (cores e materiais totalmente diferentes, por exemplo) entre os revestimentos, isso compromete a beleza e o requinte dos espaços. Você pode manter o mesmo material ou a mesma cor no piso e na parede, por exemplo. E usar as combinações, com listelos e tozzetos criadas pelos fabricantes.

Quantidade: Normalmente calculados em metros quadrados, ao comprar os revestimentos cerâmicos, você deve acrescentar, no mínimo, 10% a mais que a metragem do espaço onde irá assentá-los.

E nunca é demais repetir: Consulte o fabricante, use o material como ele especifica, assim como as  argamassas e rejuntes especificados. Isso lhe dará muito mais segurança de um ótimo resultado.

As fotos aqui usadas foram retiradas do site e curso de decoração da Casa Abril. Ao passar o mouse sobre elas aparecerá o nome e fabricante do revestimento apresentado.

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

epoxi · 14 de agosto de 2010 às 14:45

Devemos sempre esolher o revestimento de acordo com o uso que faremos dele, isso é muito importante!

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 19:30

Com certeza!
abs
Rosana

BETH · 14 de agosto de 2010 às 18:40

EU QUERIA UMA DICA,MEU GUARDA ROUPA FOI FEITO COM TIJOLO A VISTA,FICARIA LEGAL EU REVESTI A PAREDE ONDE FICA A CAMA COM REVESTIMENTO,ME MANDE UMA IDEIA DE REVESTIMENTO,,,OBRIGADA

Rosana Silva · 14 de agosto de 2010 às 02:40

Beth,
Manda uma foto prá mim ? Rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Claudia · 14 de agosto de 2010 às 20:28

Rosana, Boa noite!! Primeiramente parabéns pelo belo trabalho, incluindo a organização do site e suas belas pinturas. Gostaria de saber se pode me ajudar com questão. Vou colocar Marmoglass branco na sala , hall, e espaço do lavabo.Mas tenho três ambientes com assoalho de madeira ( cumaru), que são um quarto, um escritório e um Home.Não gostaria de usar a soleira de granito branco Itaúnas que usei em alguns ambientes. Posso abrir mão da soleira, fazendo um òtimo corte/acabamento entre os dois pisos?Desde já agradeço. Claudia

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 11:28

OI, CLaudia,
Obrigada, viu ? Olha só, vc pode fazer o acabamento sem a soleira sim, mas atenção que realmente tem que ser muito bem feito, sem desníveis. Como as áreas são secas (não ha cozinha nem banheiro na sua lista) não vejo problemas.
bjos
RO

aureamoura · 14 de agosto de 2010 às 18:26

Pode me dar uma sugestão o que usar em pisos e paredes de cozinhas? Estou querendo um piso neutro porque os armários serão marfim. Agradecida. Pensei porcelanato bege mas estou indecisa quanto ao tamanho.
.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 19:31

Oi, AUREA MOURA,
Já lhe respondi anteriormente, veja abaixo.
bjos
RO

14/02/2011 às 14:11 | Em resposta a aureamoura.

OI, AUREAMOURA,
Quando o espaço é pequeno o ideal é que o piso seja compatível, isso é, porcelanato de 1m x 1m não vai ficar bom. Mas os de 60 já devem ficar bem.
bjos
RO

aureamoura · 14 de agosto de 2010 às 18:32

Não sei o que significa “aguardando em moderação”. Pode me explicar?
Agradecida
Áurea

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 19:30

Oi, AUREA MOURA,
Já lhe respondi anteriormente, veja abaixo.
Aguardando em moderação quer dizer que o seu comentário só aparecer no site quando eu aceito e respondo a ele.
bjos
RO

14/02/2011 às 14:11 | Em resposta a aureamoura.

OI, AUREAMOURA,
Quando o espaço é pequeno o ideal é que o piso seja compatível, isso é, porcelanato de 1m x 1m não vai ficar bom. Mas os de 60 já devem ficar bem.
bjos
RO

Rogéria Santos Lima · 14 de agosto de 2010 às 21:08

Quebrei uma parede de 2 quartos onde havia armários dos dois lados e não sei como integrar os pisos já que ambos são de táboa corrida e o espaço entre eles´ficou de 90 cm.Não acho que emendar com madeira possa ficar bom, mesmo que eu mande sintecar novamente, então pensei em colocar pastilha de vidro preta e combinar tudo com móveis brancos,o que vc acha? A possibilidade de trocar todo o piso está descartada já que ficaria muito caro.
Obrigada,
Rogéria

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 22:41

Olá. Rogéria Santos!
Acho que o ideal seria que vc me mandasse fotos do espaço. Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjop
ro

Léah Mormac Gonzalez · 14 de agosto de 2010 às 22:22

Gostaria de encontrar exemplo isto é fotos de paredes de cozinha decoradas com listelo ou filete ( uma das paredes somente)
Voces que são expert em decoração poderiam me indicar onde visualizar estas fotos?
Muito Obrigada,
Léah

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 19:38

Oi, Léah!
A melhor forma é fazer uma pesquisa no google, por exemplo:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1440&bih=730&tbm=isch&sa=1&q=cozinhas+com+listelo&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=
bjo
Ro

Benê · 14 de agosto de 2010 às 13:28

Gostaria de uma sugestão de revestimento de parede.
Trata-se de uma área lateral que dá acesso à entrada social.
A área é continuação dos muros laterais e parede da casa.
Tem 26 mts.2, é totalmente aberta (sem portas), e coberta por lage.
O motivo é que meu cachorro suja muito essas paredes.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 00:47

OI, Benê
Vc mandou (acho) umas fotos mas não entendi bem… Mas se o cachorro suja a parede vc poderia colocar revestimento cerâmico até a altura que ele alcança, de forma a facilitar a limpeza. Como é uma área aberta seria bom tbém para proteger as paredes da umidade. E acima desta altura, pintura em tinta acrílica para exterior se desejar que dure mais ainda.
abs
Rosana

Gabriela · 14 de agosto de 2010 às 10:18

Olá. As paredes de minha casa estão todas com bolhas até aproximadamente uma altura de uns 80cm. Já raspamos e refizemos o concreto, mas as bolhas aparecem novamente e muito rápido. Pensei em, de repente, revestir as paredes com cerâmica, porém não toda a parede, apenas cerca de 1m de altura, para tapar as bolhas. Entretanto, estou um pouco em dúvida, não sei se isso é possível, se é aceitável ou se fica muito estranho e feio. O que você acha?
Obrigada.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 12:42

Oi, Gabriela,
Vc está com umidade subindo do solo ou alguma infiltração. Não adianta fazer nada se vc não descobrir o que está realmente acontecendo. A cerâmica, por exemplo, pode cair. Então sugiro que contrate um profissional para descobrir o que está acontecendo e só depois dê uma solução. Muitas vezes, na construção, não há preocupação com impermeabilização do solo, mas hoje há produtos que vc pode colocar para evitar isso.
bjos
Rosana

Gabriela · 14 de agosto de 2010 às 10:25

Olá. Mais uma dúvida! Minha casa possui o piso todo revestido de cerâmica acetinada, sem brilho nenhum. Gostaria de saber se tem algum produto que posso passar para dar brilho. Fiz um teste com impermeabilizante e não deu certo, não teve aderência suficiente. Teria alguma sugestão de produto?
Abraço e obrigada.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 12:50

Oi, Gabriela,
Talvez cera acrílica, mas não sei se é aconselhável ou vai resolver para o tipo de cerâmica que vc possui. Além disso, se resolver a questão do brilho, pode ficar escorregadio e perigoso. Sugiro que procure boas lojas e saiba como retirar se não ficar bom sem danificar o piso e teste o produto em uma pequena área.
bjos
Rosana

Gabriela · 14 de agosto de 2010 às 14:04

OLá Rosana! Muito obrigada pelas dicas.
Abraço.

Responder

sonia · 14 de agosto de 2010 às 17:54

stou querendo reformar minha casa,o dinheiro e pouco mas quero dar um jeito pois na minha casa tem muita umidade e minhas paredes estão todas descascando na parte de baixo.vi na internet que posso botar piso parede no quarto e sala o que você acha? fica legal? você poderia me dar uma luz no que posso fazer.pois todo ano tenho que rebocar e pintar.ja estou cansada disso.grato sonia

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 12:53

Oi, Sonia,
Enquanto vc não descobrir e resolver a umidade (que deve estar subindo do solo) sugiro que não coloque piso. Ele vai soltar. Procure um profissional para descobrir de onde vem o problema e impermeabilizar a área. Neste caso, talvez nem precise colocar cerâmica nas paredes (que não seria legal não. ficaria estranho) e no piso (no piso vc pode colocar).
abs
Rosana

Patricia Kubo · 14 de agosto de 2010 às 16:42

Bom dia, sou a Patrícia Kubo, arquiteta responsável pela Empresa KF Empreendimentos Imobiliários e Residencial Ilha Bela de Carlópolis-PR (CNPJ 01390135/0001-73), gostaria de atualizar nosso acervo de catálogos e manter contato para possíveis serviços e parcerias. Desde já agradeço a atenção.

Arquiteta Patrícia Kubo
KF Empreendimentos Imobiliários
Rua Benedito Salles, 572
CEP 86.420-000
Carlópolis-PR

ATT. Arq. Patrícia Kubo.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 10:49

Oi, Patrícia,
Pf, envie e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br, terei prazer em enviar as informações que desejar.
abs
rosana

tarciza maria figueredo · 14 de agosto de 2010 às 18:27

olá PATRICIA QUERO FAZER UMA REFORMA NA MINHA COZINHA MAS ESTOU CHEIA DE DÚVIDAS NÃO SEI SE FAÇO O REVESTIMENTO NA PAREDE LISO OU DECORADO PODE ME AJUDAR?

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 23:22

Oi, Tarciza!
O revestimento liso fará a parede mais leve visualmente. O Decorado, para não cansar, deve ser bem leve ou só usado como detalhe, em pequenas áreas.
bjos
ROsana

Leni · 14 de agosto de 2010 às 14:18

Olá, gostaria de sua ajuda, pois estou pretendendo revestir uma parede da sala de jantar, mas estou preocupada com o acabamento, se eu optar por um revestimento ceramico, como posso fazer o acabamento que vai ficar entre as duas paredes? e na outra ponta posso colocar uma cantoneira?

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 18:41

Oi, Leni!
Com certeza um bom profissional para realizar este trabalho vai ter todas as respostas que podem ser especificas para vc. Procure pessoas de confiança e que possa ver trabalhos anteriores.
bjo
rosana

luciana santanna · 14 de agosto de 2010 às 18:41

ola, preciso de ajuda. A parede principal da minha sala de jantar `malha no inverno qual o melhor revestimento para disfaçar esse defeito.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 23:26

Luciana
Pode ser umidade. Sugiro não disfarçar mas sim chamar um profissional que quebre até o tijolo e aplique um impermeabilizante, espero secar e refaça o revestimento.
Assim provavelmente vc resolverá o problema de vez.
bjo
rosana

mari · 14 de agosto de 2010 às 14:31

quero revestir as colunas da area externa , estou tendo dificuldades em escolher pq é redonda.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 11:38

Oi, Mari,
Revestimentos em tamanhos pequenos acompanham melhor superficies arrendondadas.Pedras ou tijolos em formato arrendondado (coluna redonda) são boas pedidas.
bjo
Rosana

Marla Marcondes · 14 de agosto de 2010 às 20:45

Ola estou construindo uma varanda grande com churrasquiera, balcao e ao inves de torneira bica dágua mas estou com duvida em relacao ao piso que é um porcelanato claro com tom da ceramica se combinara com churrasqueira que sera revestida de ceramica que parece um tijolinho e na parede do balcao revestida um piso que parece tijolo onde é citado na foto acima. Por favor me ajude nesta dificil decisao, obrigada.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 12:43

Oi, Marla,
Vc deve ver para comprar os revestimentos todos juntos para ter uma ideía se as cores combinam entre si. Me parece que vai combinar, mas não tenho como lhe dizer sem ver.
bjos
rosana

Adriano · 14 de agosto de 2010 às 09:44

Bom dia!!
Gostaria de saber se é adequado e qual o tipo de revestimento que posso usar no quarto?
Um abraço.
Adriano.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 16:35

Oi, Adriano,
No quarto é sempre bom revestimento “quente”, como madeira, piso laminado ou vinílico. Os frios como porcelanato tbém podem ser usados mas necessitam de um tapete nas laterais da cama ao menos para evitar o contato frio dos pés ao acordar.
abs
Rosana

Marta · 14 de agosto de 2010 às 12:38

Boa tarde, estou precisando de uma ajuda, o meu quintal esta com um piso que está muito claro, gostaria de veficar qual piso seria mais indicado, é um espaço grande, e detalhe tenho 2 cachorros. Aguardo obrigada

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 16:51

Oi, Marta,
Em quintal eu gosto de pedras como a São tomé, que não esquenta. Uma ótima solução é o piso drenante, que deixa passar a água da chuva, uma solução ecológica e que diminui a possibilidade de formação de poças.
bjo
Rosana

Fernando · 14 de agosto de 2010 às 06:29

Olá, no seu post vc diz que não há problema em se usar revestimento para piso nas paredes. Como o post é de 2010 e tudo muda rapidamente, gostaria de saber se isto não caiu de moda, se vc continuaria recomendando, grato.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 15:35

Oi, Fernando,
A questão não é moda, é característica do material. O revestimento para piso tem características mais “robustas” que os para parede, pq precisam suportar mais “ataques”: pisadas, coisas que caem, etc. Por isso os de piso sempre poderão ser usados nas paredes.
abs
Rosana

Fernando · 14 de agosto de 2010 às 20:58

Agradeço a sua atenção. A minha dúvida está relacionada à estética mesmo. Usar o piso como revestimento pode não passar uma boa impressão, ficar estranho, feio? Vc costuma fazer uso dessa opção ou acha que o revestimento é uma opção melhor, mais refinada? Grato.

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 19:36

Oi, Fernando,
Esteticamente, em geral , vc não vai notar que o piso está sendo usado na parede.
abs
Rosana

filipe · 14 de agosto de 2010 às 11:10

vimos por este meio solicitar catalogo de vossos produtos

Responder

rosanafe · 14 de agosto de 2010 às 12:56

Felipe,
Eu não vendo qquer produto.
abs
Rosana

rinaldo · 14 de agosto de 2010 às 21:32

obs estou procurando revestimento delta referencia dc52670

Responder

rosana · 14 de agosto de 2010 às 22:36

Sugiro entrar em contato com a Delta (http://www.grupodelta.com.br/index.php) ou, se o modelo for antigo, em lojas tipo museu dos azulejos (http://www.antigopisoseazulejos.com.br/catalogo/?gclid=CIGX-ZqflrQCFQ3nnAodm20AMA
ab
Rosana

dinalva vaz · 14 de agosto de 2010 às 05:39

Desejaria me informar como decorar uma das paredes do meu rol sendo um espaço pequeno. gostaria de revestií-la com ceramica e estou em dúvida como fazer esta decoração;

Responder

Rosana Silva · 14 de agosto de 2010 às 23:09

Oi, Dinalva!
Bem, não estou vendo seu espaço nem o estilo de sua casa, mas uma sugestão que fica mais barata e é bem mais rápida é um papel de parede que, inclusive, pode imitar cerâmica. Pense nesta ideia.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!