Conceitos

Decoração em cores quentes – Sala

Selecionei aqui algumas salas decoradas com as cores quentes, que são estas aqui,  dentro das linhas vermelhas:

As cores amarelo e violeta são quentes, mas podem facilmente se tornar “mais frias” se acrescentarmos ao amarelo um pouco de verde e a violeta um pouco mais de azul , por isso elas ficam no “limbo”: estão próximas à área das cores frias.

Mas o que as cores quentes fazem no ambiente? Esquentam, né ? Trazem vida, dinamismo, alegria, tudo que vc pode pensar por “esquentar” um ambiente! Vamos ver ? (clica na foto para ver maior)

Observem nestas fotos que a “base” dos ambientes é neutra, quer dizer, para usar os fortes (e lindos) laranja/vermelho sem exagerar na dose, os designers colocaram  grandes elementos em cores neutras, como o cinza e o bege, que ficam fantásticos quando acompanhadas destas cores quentes. Então, se vc quer usar cor quente e/ou forte sem “cansar”, use estes neutros e terá um ambiente vivo e sofisticado!

Nestes outros ambientes a forte presença do branco dá espaço para o uso de cores fortes,que acrescentam vida e alegria aos ambientes. É uma boa opção para ambientes pequenos e não tão bem iluminados pela luz natural.

Opção para ambientes bem iluminados naturalmente ou onde é desejada uma ambientação aconchegante. O 1o. ambiente tem cores quentes escuras e é iluminado pelo lustre amarelo dourado, que combina com a moldura do espelho. No 2o. ambiente os cinzas e beges acentuam a presença da luminaria vermelha e no 3o. ambiente, uma combinação de amarelo com marrons quentes, um tom sobre tom sofisticado.

Veja nestas 2 salas o uso das paredes em vermelho: As cores dos demais elementos sã neutros e/ou brancos, para amenizar a cor forte das paredes. Observe que as 2 salas recebem bastante luz do exterior. Particularmente, acho o 1o. ambiente mais sofisticado em relação ao uso das cores. Considero o contraste do branco com o vermelho muito impactante e nada suave. Veja a diferença com  o sofá bege.

Fotos dos sites e blogs: decoratrix, fourwallsandaroof, thediversionproject, veneerdesigns, smallplacesstyle, omovel, nestinteriorsporterhousedesigns


Posts relacionados

Comentários:

[…] Fonte: SimplesdeDecoração […]

Anabela Martins · 09 de março de 2011 às 17:17

Boa tarde,

Adorei este blog, está muito bem organizado. As dicas de decoração são óptimas. A variedade de informação sobre arquitectura é grande. Gostaria de fazer troca de links?

http://www.ideiasdecoracao.net/

Cumprimentos

Responder

rosanafe · 09 de março de 2011 às 11:22

OI, ANABELA, Obrigada!
Visitei seu blog, bem legal!
Bjs e SUCESSO para vc!
Ro

Renata Reis · 09 de março de 2011 às 20:51

Adorei a opinião da parede vermelha… estava decidindo ela e meu sofá será bege.
abs!

Responder

joyce · 09 de março de 2011 às 17:33

ola boa tarde eu quero uma opiniao sua pintei uma parede da minha sala de vermelho eas oultras de branco eu queria saber que cor que combina com vermelho muito obigado aguardo resposta ansiosa bjs

Responder

rosanafe · 09 de março de 2011 às 19:44

Oi, Joyce,
Eu adoro vermelho com cinza e alguns detalhes em verde (tipo oliva, nada forte ou vibrante demais).
O vermelho tbém combina com os amarelos e laranjas (neste caso, tbém use cores atenuadas, fracas). E não há problema em acrescentar o cinza nesta lista. E não exagere, ok ?
bjos
Rosana

Jane Cardim · 09 de março de 2011 às 18:24

Olá Rosana,

As cores escolhidas não sairam como o previsto. Agora tenho uma sala em amarelo bem clarinho (quase bege) “dentro da sala” tem uma escada que dar acesso ao primeiro andar e as três paredes da escada ficaram com tom rosa bebê. Até que não ficou horrível, ficou “meiguinho”. O problema eh, como harmonizar o ambiente deixando romântico mas sem ser muito feminino afinal meu marido tb mora na casa rsrsrs. O Teto é branco e o piso porcelanato bege, portas e janelas de madeira cor imbuia. Aguardo suas sugestões. Bjooo

Responder

rosanafe · 09 de março de 2011 às 11:43

Oi, Jane,
Sugiro que vc pinte novamente o rosa bebe com um rosa mais acinzentado, tipo as cores Camafeu , Ouro Rosa ou Argila, que são rosados mais masculinos.
bjos
Rosana

marcia · 09 de março de 2011 às 22:16

Oi Rosana,

Decorei minha sala de estar, de forma quase aleatória, com a predominância do verde e do vermelho nos estofados,usando tecido liso verde no sofá que tem linhas retas e xadrez(gelo, verde, vermelho ou bordô) no outro sofá que é um móvel de Gramado. Tenho ainda uma poltrona toda em vermelho liso e outra menor com tecido floral(hibiscos). Ficou aconchegante, mas às vezes acho meio “natalina”. A sala tem um estilo rústico. O que devo mudar, em termos de cores? Abraço.

Responder

rosanafe · 09 de março de 2011 às 18:47

Oi, Marcia,
O verde combina com o vermelho (e tbém com o laranja, nesta mesma linha), mas muitas vezes se usa esta combinação nos tons “natalinos”… Para quebrar, vc pode trocar o verde por um verde oliva OU o vermelho por um vermelho atenuado, mais sofisticado que o vermelho aberto. A questão é de tons, não de cores.. Mas se quiser mudar a cor, teste o verde com laranja no lugar de vermelho. Se quiser mudar totalmente, use verdes variados com azuis variados. Fica muito bonito.
bjos
rosana

Wilton Honorato · 09 de março de 2011 às 19:21

Oi,gostaria de algumas dicas sobre decoração e cores para minha sala. Ela é pequena,mas bem aconchegante,mas to meio perdido quanto a decoração.

Responder

rosanafe · 09 de março de 2011 às 13:23

Oi, wilton,
Caso esteja interessado em um orçamento para decoração de sua sala, envie a planta baixa, se possível fotos e descrição do que deseja / precisa ter na sala, para rosana@simplesdecoracao.com.br. Em 4 a 6 dias envio o orçamento sem compromisso.
bjos
Rosana

Nanda · 09 de março de 2011 às 16:34

Olá, adorei as sugestões, gostaria de uma opinião, meu sofá é vermelho( me arrependi de comprá-lo) mas…meu marido quis pintar uma parede de grafiato cinza..que cores posso usar nas almofadas e na cortina..sou um horror em decorar minha sala , nunca sei o que combinar…obrigada!

Responder

rosanafe · 09 de março de 2011 às 10:55

Oi, Nanda,
Desculpe a demora na resposta. vermelho com cinza é lindo. As almofadas podem ser em cinza, um pouco de verde (que não seja vivo demais) e bege. As cortinas em bege ou cinza, mais claro que a parede.
bjos
Rosana

Corine · 09 de março de 2011 às 03:21

Ola,gostari de saber se combina sofa verde escuro,cortina e poltronas bege,e papel de parede na parede principal estampado com flores pequenas no tom de laranjado?que cor de tapete coloco?posso trocar as cores das poltronas por qual outra cor?Obrigado,pois estou um pouco perdida na decoraçao.

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 00:07

Oi, Corine,
As cores combinam, mas o conjunto pode ficar pesado. E neste caso, use tapete objetos almofadas, em tons neutros e claros (marrons claros, beges, brancos, cinzas, amarelos leves). Não vejo necessidade de mudar a cor das poltronas, que são os elementos mais neutros entre os que vc falou. Talvez , se necessário, diminuir a área com o papel de parede.
abs
rosana

Natalia · 09 de março de 2011 às 21:19

Adorei o blog!!! Muitas dúvidas que eu tinha com relação a decoração foram sanadas! Mas gostaria de um conselho.. To de mudança e a sala é totalmente nova: Comprei um sofá bege gigante e um rack e uma estante que se completam vermelhos. To na dúvida de que cores usar para almofadas, tapete e a mesa de jantar. Gosto muito de preto e queria colocar um puff, ou um quadro com moldura preta. Será que combina?? Ahhh, tb adoro parede colorida, dá pra pintar de vermelho tb ou vai ficar exagerado???

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 02:48

Oi, Natália,
Acho que vc não deve pintar a parede de vermelho. O ideal é uma cor neutra, de forma que vc possa ter os beges, pretos e vermelhos sem exageros. Uma boa cor para as paredes seria um cinza bem clarinho.
As almofadas podem ser em cinza e/ou vermelho
Sugiro que o tapete tenha uma cor neutra, pode ser um bege mais escuro ou mais claro que o sofá; A mesa de jantar, sugiro madeira clara.
bjo
rosana

Corine · 09 de março de 2011 às 13:10

E se eu colocar sofa verde escuro,poltronas laranja ou ferrugem,cortina bege,papel de parede com funo bege e florzinhas laranja na parede principal e tapete um tom de bege um pouvo mais escuro,fica legal?obrigada.

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 22:35

Oi, Corine,
Acredito que fique sim. Verde escuro combina bem com laranja, bege é neutro. O papel vai combinar com as poltronas e o tapete é neutro. Perfeito.
bjo
Rosana

suzi · 09 de março de 2011 às 20:09

ola querida amiga preciso de uma opinião para decoração de minha sala pintei minha sala de branco so em uma parede fiz uma faixa de vermelho só que o meu sofá é veludo amassado bege com almofadas listradas de canto e o piso e porcelanato bege claro com uma tabeira nos canto mais escuras sera que combina me de uma dica pois vou me mudar para minha casa nova a semana que vem

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 23:45

Oi, Suzi,
Não sei se a faixa é na horizontal ou vertical, se ela está onde está o sofá, que vermelho é esse (fechado ? aberto?), como é a sala, o q mais tem nela… Entáo, fica difícil! se desejar envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br e vendo o ambiente posso lhe dar algumas dicas.
bjo
Rosana

Kelly · 09 de março de 2011 às 21:35

ola Rosana, tudo bem?

Bom, estou comecando a decorar minha casa e gostaria de sugestoes em relacao as cores. A minha sala e divida em dois ambientes, sendo o da sala de tv menor que a sala de estar. Eu comprei um jogo de sofa cinza com encosto listrado de cinza e preto que deu pra dividir entre as duad salas, mas para completar um dos sofas eu preciso comprar tres almofadas para servir de encosto. O meu rack e cinza claro e preto. Toda a minha casa esta pintada de branco ( justamente para decorar depois). As cortinas e cinza com branco ja que nem uma parede e colorida. Estou qurendo comprar almofadas coloridas, um tapete redondo fofinho da cor das almofados, um belo quadro que siga essas cores uma mesa de centro pequena preta e para a sala de tv um tapete preto fofinho. Gostaria de saber como posso inserir um pouco de cor nesse ambiente praticamente branco e cinza. Estou pensa do em vermelho, amarelo, azul. O meu quarto tambempossui um leve toque de cinza, mas e bem mais claro, mas nesse cado uso cores na roupa de cama. Obrigada desde ja

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 20:07

Oi, Kelly,
Vc tem uma base neutra e apropriada para colocar itens coloridos com facilidade. Escolha 3 cores que goste (por ex.: amarelo, vermelho, azul. como vc pensou OU bege, azul e verde… vc tem grande liberdade mesmo) e use-as em diversos tons, em estampas, listras, etc. Por toda a sala.Acrescente alguns objetos em cinza, preto e branco. E não precisa ficar tudo certinho, cor igual… pense em tons diferentes das cores escolhidas.
abs
Rosana

Vinicius · 09 de março de 2011 às 13:22

Boa Tarde ..tenhu uma dulvida gostaria de estar pintando meu apartamento uma parede a (menor da sala) foi pintada de vermelho quimado queria uma sugestão tenho uma tinta amarela bem clarinha sera que iria ficar legal com o vermelho ..me ajudem obrigado

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 20:33

Oi, Vinicius,
Tanto o vermelho como o amarelo são cores quentes e tem a tendência de fazer o ambiente ficar menor. Portanto sugiro que ao invés de amarelo use cinza bem claro mesmo, quase branco, que fica mais sofisticado que com o amarelo e não dá esta impressão de espaço menor.
bjo
Rosana

katia rabelo · 09 de março de 2011 às 09:41

quero decorar minha cozinha usando os tons vermelho e preto e branco, o branco ja esta no reventimento da parede e chão. gostaria de saber se vai ficar muito pesado?

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 11:14

Oi, Katia,
Sugiro, para evitar a possibilidade de ficar pesado, que coloque uma quantidade menor de preto e um pouco maior de vermelho, vc já tem a maior parte do espaço em branco e isso é muito bom.Outra opção é, ao invés de colocar preto, colocar cinza, que fica mais leve que o preto misturado ao vermelho, além de que eu, particularmente, acho uma combinação mais sofisticada.
bjos
Rosana

valeria · 09 de março de 2011 às 23:05

A minha sala e bem neutra, os moveis são em tons de marrons e pretos o chão e as cortinas são os dois da cor bege, as paredes rosa bem clarinho a unica coisa colorida e o sofá vermelho, mas está velho e quero trocar junto com as cortinas. Adorei um sofá beije que achei mas acho que vai ficar tudo muito apagado ou talvez melhore colocando cortinas e quadros coloridos?

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 23:54

Oi, Valeria,
Os tons rosa das paredes é que me parece o mais difícil nesta paleta. Mas se vc considera que está harmónico com o restante das cores, coloque um tecido bege sobre o sofá vermelho e veja se ainda vai ficar legal, pois talvez esteja bom devido à harmonia entre o rosa e o vermelho. E talvez se vc colocar o sofá bege acabe percebendo que o rosa está destoando (existem milhões de rosa, logo, posso estar errada). Se acontecer isso e vc quiser manter o sofá bege sugiro pintar as paredes de gelo ou areia e acrescentar cores nas almofadas e detalhes, usando marrons e vermelhos em diversos tons, além de alguns toques de verde.
bjo
rosana

Dayane · 09 de março de 2011 às 08:54

Olá! Estou com muitas dúvidas em como combinar minha sala de visita. Comprei um sofá marrom escuro em tecido chenile com listras cinzas no encosto, em que cor devo comprar o tapete, a cortina e as almofadas? Gosto de cores neutras e que o ambiente fique bem harmônico. Minha sala é bem pequena. Desde já agradeço!!!!

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 12:24

Oi, Dayane,
O tapete pode ser cinza como as listras, as cortinas, sugiro que sigam a cor das paredes (q vc não falou, mas acredito que sejam brancas ou neutras), podem ser mais claras ou escuras, não precisa ser idêntico. Já nas almofadas, use bege, cinza e marrom, já que gosta de cores neutras. Alguma coisa em terracota e amarelo tipo outro velho (objetos pequenos) deverá ficar bem tbém
bjo
Rosana

Sua casa mais Cereja | Brastemp · 09 de março de 2011 às 17:58

[…] e ser combinado com outras cores quentes, mas sempre com cuidado para não ficar “over”.FonteCom mais cor, a nossa vida fica assiiim… uma Brastemp! tags:  brastemp   brastemp […]

Edite · 09 de março de 2011 às 09:26

Olá, eu queria umas dicas para a minha sala de jantar e estar.É um apartamento pequeno. Na sala de janta a minha mesa é de madeira com tampo de vidro preto, as cadeiras de tecido cinza tem umas de cinza lizo e outras com estampa bem discreta com algum tom de preto e bege.Tem uma estante tipo aparador de madeira com detalhes em preto,como as portas e tampo de gaveta na parte de baixo e portas de vidro fosco meio prata na parte de cima, as paredes são de cor gelo.Gostaria de saber quais as cores que devo usar no sofá, cortina, tapete e na decoração como vasos e outros.Desde já agradeço.

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 23:25

Oi, Edite,
Sua decoração é toda neutra. Então, como sempre digo, tem grande liberdade para usar cores. Mas sugiro (pois provavelmente vc deve gostar de neutros) que o sofá seje em bege como a estampa das cadeiras, as cortinas podem ser em cinza médio, assim como o tapete e na decoração acrescente cores que vc goste, umas 2 que combinem entre si (por exemplo: dourado e prata se quiser manter a neutralidade, mas trazer mais alegria OU tons terrosos + azul , por exemplo.
abs
rosana

samara · 09 de março de 2011 às 17:48

eu quero decorar minha casa assim!!kkk

Responder

Adriana · 09 de março de 2011 às 22:14

Olá Rosana, sou fã das suas dicas de decoração… Estou de mudança para o meu apto e gostaria de decorar a minha sala que que pequena. irei levar os meu sofá de 3 lugares bege e um rack branco e gostaria de saber que cor posso utilizar nas paredes, a cor do tapete e cortinas. as almofadas são marrons. tenho um certo receio de utilizar cores, por isso acabo ficando sempre com cores básicas. Abçs. Adriana.

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 19:25

Oi, Adriana,
Se vc tem receio de usar as cores, use-as em detalhes, pequenos objetos… Todos os itens que mencionou tem cores neutras, portanto pode fazer isso devagar até onde achar que está legal. Normalmente pessoas que tem medo de usar cores se sentem bem com tons de azul e como tem marrom, esta é um boa cor para tentar usar. Tapetes e cortinas mantenha em tons neutros (beges, cru ou areia) e coloque colorido nos itens pequenos.
bjo
rosana

Tatiana · 09 de março de 2011 às 13:27

Olá,Boa tarde!
Gostaria de uma ajuda pra decorar minha sala.Tenho um sofá marrom e cadeiras decorativas nas cores bege e gostaria uma sugestão para objetos de decoração com aparador,almofadas e rack e quais as cores que posso usar sem medo de errar.

Agradeço atenção!

Tatiana

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 12:19

Oi, Tatiana,
Boas cores são: laranja, verde, azul, vermelho, amarelo. Se quiser um ambiente equilibrado, escolha uma cor quente e outra fria, como laranja e azul por exemplo. Para móveis escolha madeira clara ou branco ou, se quiser algo impactante um aparador em azul turquesa por exemplo.
bjo
Rosana

taissa · 09 de março de 2011 às 16:17

oi valeria achei mto legal as combinacoes….

Responder

josy · 09 de março de 2011 às 22:43

Oi SERA Q VC PODE ME AJUDAR? EU TENHO UM SOFA CINZA GRAFITE E UM TAPETE PRETO E UMA POLTRONA DE DESIGN VERMELHA MARAVILHOSA Q ACABEI DE COMPRAR POR FAVOR QUAL COR COMPRO O QUADRO E QUAL COR PINTO AS PAREDES, AH MINHA MESA DE JANTAR TEM CADEIRAS CINZAS E TAMPO DE VIDRO E A CORTINA TBEM É CINZA

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 23:14

Oi, Josy,
Os quadros, preferencialmente, devem ter as cores que já existem na sala, acrescidos de tons neutros. Qto às paredes, como vc usou cores fortes nos móveis, sugiro um cinza claro e objetos e almofadas em vermelho/cinza ou vermelho/cinza/azul bic (que fica super bem com cinza e vermelho)
bjo
Rosana

josy · 09 de março de 2011 às 11:10

OI novamente Rosana, muito obrigada pela dica, estava perdida em relação as cores, entao sera que voçê faria o projeto para minha sala do apartamento novo que irei receber as chaves em breve? Sera uma sala integrada(sala de estar e jantar) com cozinha americana, ja tenho algumas ideias mais não queria errar. Muito obrigada!!!

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 12:39

Oi, JOsy!
Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br, informando ou enviando: fotos, planta baixa, lugar onde mora (estado/bairro) e descreva um pouco mais o que necessita.
aguardo
bjo
Rosana

alexandre · 09 de março de 2011 às 12:19

Olá. parabéns pelo site, muito útil e eficiente para os leigos em decoração como eu.
Bem, comprei um sofá bege quase marrom para minha sala de star, minhas paredes são brancas com excessão da parede onde está o sofá que está original. Comprei uma tinta coral de cor chá dançante, que é quase um vermelho, porém não sei se vai ficar legal. Poderia me dar algumas dicas nesta decoração.

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 19:17

Oi, Alexandre,
Em relação às cores bege/chá dançante é, provavelmente, uma boa combinação, mas o ideal é q vc pinte uma parte desta parede e coloque o sofá perto para ver por si mesmo. Existem milhões de beges diferente e a incidência da luz tbém faz diferença.
bjo
Rosana

érica · 09 de março de 2011 às 21:53

OLÁ,
Lindo seu site…
Será que vc poderia me dar uma ajudinha? kkkk
Gostaria de inovar minha sala… meu sofá é marrom, meu rack também, minha cortina é cru, parede é palha…
Gostaria de uma ideia bem legal, pensei no amarelo e cinza!Mas não sei muito o que fazer onde pintar e de que cor… almofadas…
SOS
abraço
Érica

Responder

rosana · 09 de março de 2011 às 14:43

Oi, Érica,
Todas as cores que vc falou são basicamente neutras e tendendo para o amarelo (não sei o quanto). Então, amarelo e cinza pode funcionar sim, mas eu sugiro que acrescente tbém uma cor fria, como o azul por exemplo, em objetos e almofadas. Vc pode ter itens em tons diferentes de azul,amarelo, marrom, bege e cinza. Almofadas estampadas e lisas com estas tonalidades, tapete em cinza médio… E já teria uma sala nova sem precisar mexer nas cores das paredes.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!