Jardim

Decoração – Plantas na sua casa

Pessoal reclamou que falo pouco sobre plantas. Então, vou melhorar isso! Vou falar sobre como escolher e que cuidados ter com as plantas que embelezam sua casa.

As plantas ideais para o interior são as chamadas plantas de sombra ou até meia sombra. Nem adianta vc querer colocar aquele lindo bambu mosso em uma área que não tenha sol direto ao menos 4 horas/dia, pq ele vai viver muito pouco.

As plantas de meia-sombra precisam de 2 a 4 horas de sol na manhã ou tarde e não suportam o sol do meio-dia. São apropriadas para ficar até 1 metro de distância daquela janela que recebe sol direto nestas partes do dia. Algumas espécies: Árvore da Felicidade, Lírio da Paz, Cheflera, Areca Bambu, Nandina, dinheiro em penca.

 

As plantas de sombra não toleram sol direto, mas não toleram tbém locais sem alguma luz natural (na verdade, nenhuma planta tolera falta de luz natural por muito tempo). Elas devem ficar de 1 a 2 metros das janelas. Algumas suportam ficar a 3 metros de uma janela bem ensolarada.

(na 2a foto a horta pode estar bonitinha, mas não funciona: Estas plantas precisam de sol pleno e muuuuita água)

Uma característica das plantas de sombra é que suas folhas são, em geral, belas.Algumas tem folhas recortadas e outras precisam de alguma umidade. Algumas espécies: Costela de Adão, Violeta, Comigo ninguém pode, Samambaia, Planta Mosaico (Fittonia), Antúrio, Filodrendo, Maranta, espada de são jorge.

Existem plantas que são mais ou menos tolerantes a um ambiente que não seja o ideal para elas e outras são intolerantes mesmo: A primavera planta de pleno sol, é intolerante a sombra; A violeta e a orquídea são intolerantes ao sol. Se vc resolver colocar uma planta de sol em casa deve levá-la para tomar sol de tempos em tempos e não deve esperar que ela fique tão bonita quanto no sol. O Ficus, por exemplo, é uma árvore, mas muito usada em vasos pequenos e no interior. Neste caso ele vai precisar de sol e mesmo assim, um momento vai começar a perder as folhas e definhar (pq vai crescer mais que o vaso suporta e não tem sol o bastante).As palmeiras (como a rápis)  tbém são muito usadas no interior, mas não duram muito.

(Na 2a.foto, o Ficus, “forçado” a ser o que não é! Ele é uma árvore!)

É importante manter a hidratação das plantas de interior tanto regando como fazendo pulverização em suas folhas: orquídea, bromélia, samambaia.. (não para a violeta, que não suporta água nas folhas). Isso é mais importante ainda nos dias muito quentes.  Além disso,aplicar adubos diluídos em água de tempos em tempos nos vasos é essencial.

(2 situações que não funcionam a longo prazo: Planta em área sem luz natural e bambu mosso dentro de casa)

Em banheiros é preciso que as plantas gostem de umidade: orquidea, samambaia, lirio da paz, jibóia, mini-hera; mas o ambiente deve ter um minimo de luminosidade natural ou vc terá que levá-la para outro lugar de vez em quando.

Plantas facílimas de conviver são os cactos e suculentas. Se vc não tem tempo ou não deseja trabalho mas quer algum verde dentro de casa, opte por elas.

Outra coisa importante: Quando vc tem criança pequena ou animais em casa, cuidado com as plantas tóxicas (ou quando suas folhas são mastigadas ou que liberam seiva irritante quando seus galhos são quebrados) tais como: comigo ninguém pode, copo de leite, bico de papagaio, etc. Certifique-se sempre disso.

Outro ponto: Cuidado com a iluminação: Algumas lâmpadas podem emitir calor demais e “fritar” as plantas.

Para maiores informações leia tbém:

20 plantas para ambientes fechados

Plantas tóxicas

Fotos dos sites e blogs: Casa Abril, AcasaOsCasos, Apartment Therapy, CasaeJardim, BlogdaReforma, Freshome, AnIndianSummer, MHG, HouseBeautiful, Bloesem, flores.CulturaMix, JardimdeFlores, NoPaisdasminhascoisas, Wikipedia, MagnoliaGardensNursery, Floratateno, Decoracaodeapartamento, Floresonline, AmbienteInovacao, Vivaterra, Florstock, e terradeflores

Posts relacionados

Comentários:

Tereza Ramos · 20 de março de 2012 às 10:25

Bom dia Rosana!
Amei o post sobre plantas…adoro ter plantas dentro de casa, e sua matéria me ajudou e muito, obrigada!!!
Uma ótima quarta pra você
bjOo
Tereza

Responder

rosanafe · 20 de março de 2012 às 15:12

Por nada, Tereza, obrigada a vc por nos visitar e comentar!
bjo
Rosana

[…] As plantas ideais para o interior são as chamadas plantas de sombra ou até meia sombra. Nem adianta vc querer colocar aquele lindo bambu mosso em uma área que não tenha sol direto ao menos 4 horas/dia, pq ele vai viver muito pouco. LEIA+ […]

regina rocha · 20 de março de 2012 às 15:49

adorei tudo principalmente, plantas dentro de casa ,traz energia para as pessoas.grata

Responder

Elineide Wanderley · 20 de março de 2012 às 08:02

Adorei as dicas de como ter plantas bonitas
em apto, aliás todo o site, as plantas dentro do apto dar aquela sensação de natureza e tam
bém passa uma boas energia.

Responder

Mayumi · 20 de março de 2012 às 23:49

Ótimo post. Bem explicado, respeitoso à natureza das plantas (não é tão fácil assim de achar, juro), completo de imagens mostrando as plantas e exemplos. Um dos melhores que encontrei procurando na internet sobre tipos de plantas. Gostaria de saber mais!
Obrigada pelas dicas!

Responder

rosana · 20 de março de 2012 às 12:48

Olá, Mayumi! Obrigada!
Pode deixar, vou falar mais sobre isso
beijoca
rosana

Deixe o seu comentário!