Simples Decoração - Porque o bom é simples

Guia Cozinha

Por ser uma área de trabalho, a preocupação com a localização, tamanho, forma, ventilação,  funcionalidade, circulação, segurança, manutenção, elétrica, hidráulica, conforto para quem trabalha  e iluminação tem que ser muito maior.

Localização: O ideal é que a cozinha esteja perto da área social (área de jantar) e tenha fácil acesso para a área externa (para a chegada com compras). A cozinha pode ser ou não aberta para a sala. Neste caso é muito mais importante dar continuidade ao estilo da sala. Se esta for fechada, é bom que tenha também acesso à área íntima (quartos)  sem passar pela área social.

Forma e tamanho: As mais fáceis de organizar são as quadrada e retangular. Pense, no planejamento, na quantidade de pessoas que usarão a cozinha ao mesmo tempo;

MintyInspirations+10

Ventilação: Pense na ventilação (criando ventilação cruzada com as janelas – prefira as que possuam algumas venezianas fixas ou não na parte superior – e portas e, principalmente se a cozinha for aberta para a sala ou não tiver uma boa ventilação, em uma ótima  exaustão.  O fogão deve ser posicionado fora de correntes de ar.

Circulação e funcionalidade : A melhor forma de organizar a cozinha  é formando um triângulo cujos vértices são a geladeira, a pia e o fogão, nesta ordem e de forma que a soma das distâncias, em linha reta,  para ir de um ao outro não seja maior que 6 a 7 metros . Se for possível, a distância da pia à geladeira deve ser a menor (Veja a figura abaixo). Assim, vc pega o alimento na geladeira, leva à pia,  prepara e leva ao fogão para cozinhar.  Se isso não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. A geladeira deve ser acessada sem ter que passar pelo fogão, principalmente em casas com crianças.  Prateleiras de altura regulável são muito interessantes. Prateleiras estreitas acima do fogão também. Bancos, mesas  e cadeiras dobráveis são ótimos para cozinhas pequenas.

comprandomeuape cozinhas-compactas-coloridas-05

O fogão deve ter o exaustor acima e se possível, bancadas laterais com 30 cm (mínimo) de cada lado. Perto dele devem ficar  recipientes com temperos, lugar para as panelas e gavetas. Se houver um forno separado ele deve ficar perto do fogão e também o forno de micro ondas. Uma bancada pequena próxima (resistente ao calor) é importante para apoiar os alimentos que saem do forno.

Entre o fogão e a pia devem estar os liquidificador, batedeira, processador, etc , assim como os produtos usados nestes serviços, como açúcar, farinha, etc.



É ideal que a pia fique perto da janela, tenha 2 cubas e suas áreas de serviço (bancadas), 60 cm de cada lado (se possível). Perto da pia deve haver lugar para escorrer louça, máquina de lavar pratos (se houver), gaveteiros, lixeira.

Perto da geladeira devem ficar a dispensa, o freezer, enfim  as áreas de armazenamento.  Bancada ao lado da geladeira ajuda na hora de organizar as compras.

comprandomeuape cozinhas-compactas-coloridas-04

Segurança: A cozinha deve ter o mínimo de ventilação permanente, que não possa ser fechada; Evite degraus entre a cozinha e a sala;  Ela deve se posicionar de forma que não seja um ambiente de passagem para outros muito usados;  Pense no uso quando estipular para que lado as portas e janelas devem abrir;

Atualmente há um sem número de revestimentos para o piso, tampo, pia e paredes mas deve-se levar em conta a segurança (pisos devem ser antiderrapantes), a facilidade de limpeza, o coeficiente de atrito (o quanto o revestimento “aguenta” de atrito sem riscar), a porosidade (que deve ser baixa, para evitar “entranhar” sujeira. Quanto mais liso, mais fácil de manter), a resistência e os cuidados de manutenção.  Pense que pisos e rejuntes brancos exigem maior frequência de limpeza.

Os revestimentos de armários devem também ser escolhidos observando a facilidade de limpeza, cuidados de manutenção e resistência. O ideal é que sejam elevados do chão, para facilitar a limpeza e manutenção.

PERFEITAORDEM 4aaf2be040eCozinha com Ilha Central

A iluminação é outro ponto importante: As bancadas e fogão devem ser bem iluminados. Luz incandescente não altera a cor dos alimentos, o que não ocorre com as fluorescentes comuns.  Atualmente já há fluorescentes com luz amarela que imitam o efeito das incandescentes, mas são mais caras.  Em contrapartida, lâmpadas incandescentes esquentam o ambiente, logo, tudo deve  ser bem dosado. Busque  ter o máximo de luz natural, com janelas grandes, por exemplo. As luminárias centralizadas no teto fazem sombra e por isso o ideal é usar iluminação sobre as bancadas, iluminação difusa no teto (tipo rasgos no forro com acrílico leitoso ou vidro fosco tampando). Pode ser usado também trilho de iluminação, caso não seja possível colocar forro. Spots nos armários altos são uma boa opção.



Elétrica: Coloque um bom número de  tomadas nas áreas de trabalho, pensando nos eletrodomésticos que serão usados e tenha interruptores na entrada da cozinha e nos pontos de trabalho. Não esqueça das tomadas específicas de alguns eletrodomésticos. Alguns equipamentos exigem circuitos separados. Em geral, umas 4 tomadas sobre a bancada (10 cm do tampo) são o bastante.

dressing-theroomDISEnO+ESCALERAS_THEROOM6

Hidráulica: Ao menos um ralo é essencial na cozinha. Máquinas de lavar pratos tem que ter pontos de água e esgoto. Algumas geladeiras hoje precisam de pontos de água. Os registros devem ser posicionados em locais de fácil acesso.  A melhor posição para a máquina de lavar louças é embaixo da bancada, usando o encanamento da pia. Um item de grande importância na cozinha é a impermeabilização. E uma boa dica é: Ao reformar, na fase antes da colocação dos revestimentos, fotografe e meça as distâncias da instalação hidráulica. Assim, no futuro, quando quiser colocar um quadro, por exemplo, não terá a surpresa de romper uma tubulação.

Separe  a cozinha da área de serviço com uma porta de correr ou uma meia parede com vidro opaco. Não use lixeiras na pia. Lixeiras devem permitir abrir e fechar sem o uso das mãos.

sfgirlbybayJANET7

Materiais: Piso e paredes: Cerâmicas são ótimas para a limpeza. Mas atualmente muitos outros materiais são usados (madeira, tinta, cimento, etc) ; Bancadas: Granito é melhor que mármore, muito porosa; Madeira só bem impermeabilizada, laminados atuais competem com as cerâmicas. Pastilhas cansam se usadas em todo o ambiente. Tampos e Pias: Corian (limpeza somente com água e detergente), Aço inox (higiênico); Granito (os mais claros demoram mais a perder o brilho e resistem melhor às manchas. O inconveniente é que a cuba é embutida no tampo, criando áreas em que a sujeira pode se acumular) ; Madeira (mais sensível à água, tem que ser impermeabilizada de tempos em tempos, acumula sujeira difícil de ser retirada), etc.

cepaynasicDDD8

 Formas de distribuição:

Para o bom funcionamento de uma cozinha deve-se distribuir os seus elementos formando o que se chama Triângulo de trabalho, cujos 3 vértices são a pia, a geladeira e o fogão, como visto no desenho abaixo, de preferência. Esta é a forma que permite que pessoa trabalhe com o menor número de movimentos de um ponto à outro quando está preparando as refeições.

triangulo11-300x170

Na vida real nem sempre o ambiente permite esta distribuição. Por isso, consideramos a forma do ambiente e  distribuímos, tentando preservar esta ideia, da melhor maneira possível. Abaixo alguns exemplos de formatos de cozinha:

Cozinha com Ilha Central – Para ambientes grandes, quadrados ou retangulares. Ótimos mas na maioria das vezes inviáveis devido ao tamanho cada vez menor das cozinhas atuais.

cozinha-em-ilha  cozinha-ilha-1a

COZINHAEMUCOMILHA1

chictipScreen-Shot-2013

Cozinha em U , Cozinha Paralela , Cozinha em Linha – Ideais para ambientes pequenos. A paralela é perfeita para cozinhas compridas que tem portas nas 2 paredes menores (o corredor livre deve ter 1,20m no mínimo). A em linha é a mais usadas em apartamentos pequenos atualmente – o corredor livre pode ter 80 cm no mínimo.

cozinha-americana-1a 

cozinha-pullman-1a

cozinha-em-U  cozinha-galeria-1a

cozinha-peninsula-1a

Cozinha em L – Ideal para ambientes abertos para a sala por exemplo.

cozinha-canto-1a  cozinha-forma-L

cozinha-peninsula  cozinha-L-1a

cozinha-triangulo-1a

Estas diversas disposições na cozinha em formato de planta baixa se adequam da melhor forma ao espaço existente: (dos sites: Interiores-pt e rocelirapiniarqdecor ):

Medidas:

Veja as medidas abaixo (do site fazfacil) sobre as alturas na cozinha:

cozinha-alturas

Armários Baixos: 60cm de profundidade (com base de alvenaria de 5 a 7 cm de altura ou suspensos a 15 /20 cm do piso).

Armários Altos: de 50 a 60cm da bancada, profundidade de 30 a 40 cm. Altura máxima: 1,80m.

Nichos de 35 cm de altura x 8 de largura servem para pratos rasos. Para os fundos, 20 cm de altura.



Prateleiras para copos e xícaras : 20 a 25 cm de altura.Panelas e travessas, 32 cm de altura. Gavetas com 20 a 30 de altura são o bastante  para panos de prato e toalhas e para os talheres, 15cm.

Fogão: Em geral 80 cm altura

pia/ bancada: 80 cm altura a 1,10 (depende de quem vai usá-la); Profundidade mínima: 60 cm

Frontão (revestimento do tampo- ou outro- que se prolonga na parede á frente da pia,  para proteger a parede da umidade) : 10 cm ou mais

Exemplos:

Abaixo uma pequena cozinha muito bem resolvida e outra,bem maior, mas não tão bem resolvida assim: A geladeira está longe da pia, a mesa e cadeiras atrapalham a circulação de trabalho, há tecidos perto do fogão… Enfim, não é necessário que a cozinha seja enorme para que seja funcional. Inclusive, às vezes por ser muito grande a funcionalidade fica dificultada se não houver um bom planejamento do espaço.

exemplocozinhapequena 

cozinhaexemplo1

Comentários:

Henio e jéssica · 13 de Maio de 2009 às 00:04

Olá, tudo bem??
Adorei o site!!! E se possível queria umas dicas de como melhor posicionar nossa cozinha!
Tem um bom espaço, janela, saída para sala do tamanho que desejar(casa em construção), saida pra lavanderia, janela pra frente, (1 andar com varanda), tenho duvidas de como distribuir tudo….
se puder ajudar

Responder

Rosana Silva · 13 de Maio de 2009 às 19:24

Oi, Henio / Jéssica.
Respondo gratuitamente dúvidas específicas de decoração. Para analisar um ambiente inteiro e dar solução para ele, isso seria um projeto. Caso tenha interesse em um orçamento, envie fotos e descreva as suas necessidades neste ambiente. Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
aguardo
abs
ROsana

Rosana Silva · 13 de Maio de 2009 às 19:18

Olá, Hilton,
Respondo gratuitamente dúvidas específicas de decoração. Para analisar um ambiente inteiro e dar solução para ele, isso seria um projeto. Caso tenha interesse em um orçamento, envie fotos e descreva as suas necessidades neste ambiente. Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br.
aguardo
bjo
Rosana

Responder

carlos · 13 de Maio de 2009 às 14:14

show de bola!!

Responder

lauro · 13 de Maio de 2009 às 21:03

parabens pelas dicas é muito dificil encontra pessoas que ajudam outras com dicas simples porem essenciais sou marceneiro e sei que essas dicas são decisivas na hora do projeto

Responder

Rosana Silva · 13 de Maio de 2009 às 21:33

Oi, Lauro!
Muito obrigada por seu feedback! Vindo de um profissional me dá muita alegria por saber que estou no caminho certo!
abs
Rosana

Edileusa Borel Dias Moreia · 13 de Maio de 2009 às 11:51

Bom dia!

Estive visitando mo seu blog e observei que você auxilia em alguns detalhes. O projeto de móveis da minha cozinha está pronto, feito por meu marceneiro. Porém estou com uma grande dúvida em relação ao balcão de alimentação, que é sequencia do fogão, formando uma pequena ilha.
Gostaria que a pedra ou madeira contornasse a “ilha”, deixando um espaço para fora, onde seriam feitas as refeições.
Posso enviar uma foto do projeto?
Edileusa Borel

Responder

Rosana Silva · 13 de Maio de 2009 às 17:57

Oi, Edileusa.
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br.
bjo
ROsana

FABRINNE APOLONIO · 13 de Maio de 2009 às 15:16

Minha cozinha é retangular comprida e estreita, quero transforma-la em cozinha americana e estou pensando em posicionar fogão, pia e geladeira nesta ordem de forma que o fogão vai ficar de frente para o balcão, ou seja, quem estiver na sala de jantar me verá em pé cozinhando. Assim fica legal?

Responder

Rosana Silva · 13 de Maio de 2009 às 18:48

Oi, Fabrinne,
O que acho importante é: 1) A geladeira ser acessível sem ser necessário passar pelo fogão (isso faz com que quem está cozinhando não seja atrapalhado e diminui o risco de acidentes) 2) Que o fogão esteja posicionado de uma forma que seja a mais segura e confortável para quem está trabalhando nele. 3) Nesta posição específica, é importante mais ainda pensar na exaustão, em resolver a questão do calor gerado pelo fogão e como levar o gás de uma forma segura.
Atendendo a estas questões, eu acho que tudo bem!
bj
Rosana

Elaine Pinheiro · 13 de Maio de 2009 às 23:13

Olá adorei os posts parabéns me ajudou muito.
Gostaria de saber sua opinião quero fazer um armário de cozinha mas não quero contratar um marceneiro pelo custo elevado estou pesquisando linhas de cortes pois já sei como quero meu armário de cozinha quero um armário de cozinha Onde eu posso embutir geladeira freezer fogão máquina de lavar louça não sou muito boa dona de casa Porém gosto de organização não de arrumar e limpar tendo organização ficará fácil manter a limpeza a minha dúvida é como posicionar pia máquina de lavar louça gavetas balcão minhas medidas são 3,50 comprimento,60 cm fundo, 90 cm de altura essa medida e do balcão da pia minha dificuldade é em posicionar as coisas por exemplo eu que por a lixeira,um porta pano,e a máquina de lavar mais 2 gavetões e uma fruteira gostaria de por uma foto assim ficaria fácil de entender espero que tenha entendido e possa me ajudar com sua opinião obrigada

Responder

Rosana Silva · 13 de Maio de 2009 às 20:59

Oi, Elaine,
É importante, ao fazer um móvel que vai embutir eletrodomésticos, que vc leia o que os manuais deles falam sobre a forma de instalá-los, espaço necessário para que funcionem bem, com segurança e não aqueçam muito, o q pode diminuir a vida útil deles.
O que vc pode não é uma pequena dúvida, seria um pequeno projeto. Caso esteja interessada em um orçamento, envie fotos e a planta da sua cozinha para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
ROsana

Rosana Silva · 13 de Maio de 2009 às 20:25

Oi, Elisângela,
Seu caso me parece, já que não há uma questão específica, mas sim todo o ambiente, que para lhe atender é necessário um projeto. Faço projetos on line e para orçar preciso da planta (medidas e posicionamento de janelas e portas) da cozinha e fotos do que vc tem hoje (se tem), além de uma descrição do que esta cozinha precisa ter, na sua opinião (tipo:precisa de mesa de refeições? Nela haverá tbém área de serviço? quais são os eletrodomésticos que possui? etc ) . Caso tenha interesse, envie estas informações para rosana@simplesdecoracao.com.br

Responder

Beatriz · 13 de Maio de 2009 às 15:34

Estou construindo minha casa e gostaria que vc me ajudasse a posicionar a mobília da cozinha. Posso te mandar o projeto que tenho, para vc opinar? Preciso resolver logo isso, para deixar os pontos de água e energia (tomadas e iluminação). Grata!

Responder

Rosana Silva · 13 de Maio de 2009 às 15:28

Oi, Beatriz,
Posso dar uma olhada. Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
abs
ROsana

Deixe o seu comentário!