Guia Cozinha

Por ser uma área de trabalho, a preocupação com a localização, tamanho, forma, ventilação,  funcionalidade, circulação, segurança, manutenção, elétrica, hidráulica, conforto para quem trabalha  e iluminação tem que ser muito maior.

Localização: O ideal é que a cozinha esteja perto da área social (área de jantar) e tenha fácil acesso para a área externa (para a chegada com compras). A cozinha pode ser ou não aberta para a sala. Neste caso é muito mais importante dar continuidade ao estilo da sala. Se esta for fechada, é bom que tenha também acesso à área íntima (quartos)  sem passar pela área social.

Forma e tamanho: As mais fáceis de organizar são as quadrada e retangular. Pense, no planejamento, na quantidade de pessoas que usarão a cozinha ao mesmo tempo;

Ventilação: Pense na ventilação (criando ventilação cruzada com as janelas – prefira as que possuam algumas venezianas fixas ou não na parte superior – e portas e, principalmente se a cozinha for aberta para a sala ou não tiver uma boa ventilação, em uma ótima  exaustão.  O fogão deve ser posicionado fora de correntes de ar.

Circulação e funcionalidade : A melhor forma de organizar a cozinha  é formando um triângulo cujos vértices são a geladeira, a pia e o fogão, nesta ordem e de forma que a soma das distâncias, em linha reta,  para ir de um ao outro não seja maior que 6 a 7 metros. Se for possível, a distância da pia à geladeira deve ser a menor.  Assim, vc pega o alimento na geladeira, leva à pia,  prepara e leva ao fogão para cozinhar.  Se isso não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. A geladeira deve ser acessada sem ter que passar pelo fogão, principamente em casas com crianças.  Prateleiras de altura regulável são muito interessantes. Prateleiras estreitas acima do fogão também. Bancos, mesas  e cadeiras dobráveis são ótimos para cozinhas pequenas.

O fogão deve ter o exaustor acima e se possível, bancadas laterais com 30 cm (mínimo) de cada lado. Perto dele devem ficar  recipientes com temperos, lugar para as panelas e gavetas. Se houver um forno separado ele deve ficar perto do fogão e também o forno de microondas. Uma bancada pequena próxima (resistente ao calor) é importante para apoiar os alimentos que saem do forno.

Entre o fogão e a pia devem estar os liquidificador, batedeira, processador, etc , assim como os produtos usados nestes serviços, como açucar, farinha, etc.

É ideal que a pia fique perto da janela, tenha 2 cubas e suas áreas de serviço (bancadas), 60 cm de cada lado (se possível). Perto da pia deve haver lugar para escorrer louça, máquina de lavar pratos (se houver), gaveteiros, lixeira.

Perto da geladeira devem ficar a dispensa, o freezer, enfim  as áreas de armazenamento.  Bancada ao lado da geladeira ajuda na hora de organizar as compras.

 

Formas de distribuição:

Para o bom funcionamento de uma cozinha deve-se distribuir os seus elementos formando o que se chama Triângulo de trabalho, cujos 3 vértices são a pia, a geladeira e o fogão, como visto no desenho abaixo, de preferência. Esta é a forma que permite que pessoa trabalhe com o menor número de movimentos de um ponto à outro quando está preparando as refeições.

triangulo1

Na vida real nem sempre o ambiente permite esta distribuição. Por isso, consideramos a forma do ambiente e  distribuímos, tentando preservar esta idéia, da melhor maneira possível. Abaixo alguns exemplos de formatos de cozinha:

Cozinha com península, tbém para ambientes grandes, quadrados ou  retângularescasaejardim1
Cozinha com península,  Cozinha com Ilha Central - Para ambientes grandes, quadrados ou retangulares. Ótimos mas na maioria das vezes inviáveis devido ao tamanho cada vez menor das cozinhas atuais.(camillaathome,   Casa e Jardim)

Cozinha em U, boa para ambientes quadrados ou retângulares apartment4 linha

Cozinha em U , Cozinha Paralela (apartmenttherapy), Cozinha em Linha (euroferragens) – Ideais para ambientes pequenos. A paralela é perfeita para cozinhas compridas com portas nos 2 lados menores (o corredor livre deve ter 1,20m no mínimo)

habituallychicblogspotcom11 houzzdotcom92]
Cozinha em L habituallychic e houzz) – Ideal para ambientes abertos para a sala por exemplo.

 Veja mais informações sobre distribuição dos itens na cozinha e detalhes da decoração em :

Dicas para apartamentos pequenos                                                     Cozinhas abertas (ou integradas)

Cozinhas Quentes                                                                                      Cor Na Cozinha

Soluções para cozinhas pequenas                                                         Detalhes na decoração – cozinha   

Cozinhas Funcionais                                                                                 Cozinha – Decoração para facilitar

Pequenas cozinhas – boas soluções                                                         Cozinhas integradas

Veja as disposições na cozinha em formato de planta baixa: (dos sites: Interiores-pt e rocelirapiniarqdecor ):

Em Linha:

Retangulares em L e com ilha:

Com 2 portas:

 

Segurança: A cozinha deve ter o mínimo de ventilação permanente, que não possa ser fechada; Evite degraus entre a cozinha e a sala;  Ela deve se posicionar de forma que não seja um ambiente de passagem para outros muito usados;  Pense no uso quando estipular para que lado as portas e janelas devem abrir;

Atualmente há um sem número de revestimentos para o piso, tampo, pia e paredes mas deve-se levar em conta a segurança (pisos devem ser antiderrapantes), a facilidade de limpeza, o coeficiente de atrito (o quanto o revestimento “aguenta” de atrito sem riscar), a porosidade (que deve ser baixa, para evitar “entranhar” sujeira. Quanto mais liso, mais fácil de manter), a resistência e os cuidados de manutenção.  Pense que pisos e rejuntes brancos exigem maior frequência de limpeza.

Os revestimentos de armários devem também ser escolhidos observando a facilidade de limpeza, cuidados de manutenção e resistência. O ideal é que sejam elevados do chão, para facilitar a limpeza e manutenção.

A iluminação é outro ponto importante: As bancadas e fogão devem ser bem iluminados. Luz incandescente não altera a cor dos alimentos, o que não ocorre com as fluorescentes comuns.  Atualmente já há fluorescentes com luz amarela que imitam o efeito das incandescentes, mas são mais caras.  Em contrapartida, lâmpadas incandescentes esquentam o ambiente, logo, tudo deve  ser bem dosado. Busque  ter o máximo de luz natural, com janelas grandes, por exemplo. As luminárias centralizadas no teto fazem sombra e por isso o ideal é usar iluminação sobre as bancadas, iluminação difusa no teto (tipo rasgos no forro com acrílico leitoso ou vidro fosco tampando). Pode ser usado também trilho de iluminação, caso não seja possível colocar forro. Spots nos armários altos são uma boa opção.

Elétrica: Coloque um bom número de  tomadas nas áreas de trabalho, pensando nos eletrodomésticos que serão usados e tenha interruptores na entrada da cozinha e nos pontos de trabalho. Não esqueça das tomadas específicas de alguns eletrodomésticos. Alguns equipamentos exigem circuitos separados. Em geral, umas 4 tomadas sobre a bancada (10 cm do tampo) são o bastante.

Hidráulica: Ao menos um ralo é essencial na cozinha. Máquinas de lavar pratos tem que ter pontos de água e esgoto. Algumas geladeiras hoje precisam de pontos de água. Os registros devem ser posicionados em locais de fácil acesso.  A melhor posição para a máquina de lavar louças é embaixo da bancada, usando o encanamento da pia. Um item de grande importância na cozinha é a impermeabilização. E uma boa dica é: Ao reformar, na fase antes da colocação dos revestimentos, fotografe e meça as distâncias da instalação hidráulica. Assim, no futuro, quando quiser colocar um quadro, por exemplo, não terá a surpresa de romper uma tubulação.

Separe  a cozinha da área de serviço com uma porta de correr ou uma meia parede com vidro opaco. Não use lixeiras na pia. Lixeiras devem permitir abrir e fechar sem o uso das mãos.

Materiais: Piso e paredes: Cerâmicas são ótimas para a limpeza. Mas atualmente muitos outros materiais são usados (madeira, tinta, cimento, etc) ; Bancadas: Granito é melhor que mármore, muito porosa; Madeira só bem impermeabilizada, laminados atuais competem com as cerâmicas. Pastilhas cansam se usadas em todo o ambiente. Tampos e Pias: Corian (limpeza somente com água e detergente), Aço inox (higiênico); Granito (os mais claros demoram mais a perder o brilho e resistem melhor às manchas. O inconveniente é que a cuba é embutida no tampo, criando áreas em que a sujeira pode se acumular) ; Madeira (mais sensível à água, tem que ser impermeabilizada de tempos em tempos, acumula sujeira difícil de ser retirada), etc.

Medidas:

Veja as medidas abaixo (do site fazfacil) sobre as alturas na cozinha:

Armários Baixos: 60cm de profundidade (com base de alvenaria de 5 a 7 cm de altura ou suspensos a 15 /20 cm do piso).

Armários Altos: de 50 a 60cm da bancada, profundidade de 30 a 40 cm. Altura máxima: 1,80m.

Nichos de 35 cm de altura x 8 de largura servem para pratos rasos. Para os fundos, 20 cm de altura.

Prateleiras para copos e xícaras : 20 a 25 cm de altura.Panelas e travessas, 32 cm de altura. Gavetas com 20 a 30 de altura são o bastante  para panos de prato e toalhas e para os talheres, 15cm.

Fogão: Em geral 80 cm altura

pia/ bancada: 80 cm altura a 1,10 (depende de quem vai usá-la); Profundidade mínima: 60 cm

Frontão (revestimento do tampo- ou outro- que se prolonga na parede á frente da pia,  para proteger a parede da umidade) : 10 cm ou mais

Exemplos:

Abaixo uma pequena cozinha muito bem resolvida e outra,bem maior, mas não tão bem resolvida assim: A geladeira está longe da pia, a mesa e cadeiras atrapalham a circulação de trabalho, há tecidos perto do fogão… Enfim, não é necessário que a cozinha seja enorme para que seja funcional. Inclusive, às vezes por ser muito grande a funcionalidade fica dificultada se não houver um bom planejamento do espaço.

exemplocozinhapequena

Mais sobre cozinhas:

Cozinhas pequenas, funcionais, charmosas                                       Como economizar na construção/reforma da cozinha

Idéias para cozinhas pequenas                                                                Cozinhas compridas e estreitas

Comentários:

Dina · 13 de maio de 2009 às 11:49

Bom dia gostaria de susgestao pra minha cozinha voce pode me ajudar ? se sim eu mandarei a foto da minha cozinha
abraço

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 11:52

Oi, Dina!
Sim, será um prazer. Mande a foto para mim. Pf, fotografe de forma que eu possa ver todo o ambiente (diversos angulos) e me informe tamanho (não precisa ser exato), cores que vc gosta e o que mais achar que pode ajudar eu a te ajudar…
abs
ROsana

Responder

Rosilene · 13 de maio de 2009 às 11:24

ola vc poderia mejudar tambem? meu fogão eu acho que esta nun lugar errado. pois fica entre a pia ea geladeira é isso engrdura tudo em volta. poço manda uma foto pra vc me dar uma dica?obrigada.

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 19:56

Oi, Rosilene,
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Maria Alice Dantas da Silva · 13 de maio de 2009 às 16:59

Eu tenho uma cuba de cozinha da marca strike, a valvula que tampa a pia se perdeu, como posso comprar outra.
Vou ficar muito agradecida.

Sds,
Alice Dantas

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:53

Maria Alice,
Infelizmente, pesquisei na internet e não consegui descobrir o que vc deseja. Será que não ajuda vc procurar a loja onde comprou a cuba ?
Desculpe por não poder ajudá-la
abs
ROsana

Responder

Rachel · 13 de maio de 2009 às 21:05

Olá, boa noite, gostei muito da cozinha acima (esquerda), estou reformando minha casa e gostaria de saber se poderia me ajudar na arrumação da cozinha pois estou completamente “perdida” … desde já agradeço
Se tiver fotos ou algum desenho … qq coisa que me ajude!!!
Tenho a idéia de fazer uma cozinha americana mas a minha cozinha atual é muito pequena e seria esse o espaço utilizado sendo que de maneira diferente, que eu ainda não sei como … a passagem da sala para a cozinha, onde ficaria aberto possui 1,90 m e as paredes laterais 3,10 (ou 3,20 m) m, sendo que na parede direita, de quem sai da sala para a cozinha tem uma porta de correr com 80 cm depois de 60 cm da abertura que terá da sala para a cozinha (tb poderia retirar essa porta)
) )
) )
) )3,10
) )
) )porta de correr com 80 cm, após 60 cm de baixo p/ cima
__________
1,90 ABERTURA DA SLA P/ COZINHA
) )SALA )
TENHO UM ARMÁRIO COM 1,70 ONDE TENHO ESPAÇO PARA MICROONDAS E COM 80 CM DE ALTURA, OUTRO COM 60 CM DE ALTURA E 80 CM DE LARGURA, UMA PIA COM 1,20 QUE PODERIA AUMENTAR, GOSTARIA DE COMPRAR UM COOKTOP E TENHO UMA BANCADA DE MADEIRA COM 1,20 DE COMPRIMENTO E 40 CM DE LARGURA COM UMA PARTE SUPERIOR ONDE COLOCO TAÇAS. POR FAVOR ME DÊ UMA LUZ POIS ESTOU PERDIDA … OBRIGADA

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 21:18

Oi, Rachel!
Como disse à Sueli, abaixo, a quantidade de pedidos que estou recebendo para dar esta ajuda está tão grande e tem me tomado tanto tempo que desisti de atender os pedidos pois me preocupo em ser superficial demais e dar soluções que não sejam as melhores. O ideal seria uma consultoria, onde vc me enviaria mais informações e eu lhe daria uma consultoria profissional. No seu caso então, que é uma cozinha, seria irresponsável de minha parte de dar uma resposta superficial. A página Decoração na Cozinha pode lhe dar informações bastante importantes para a sua cozinha ser funcional e segura. Se desejar conversar mais profundamente comigo sobre isso mande um mail para mim, ok ? (Rosanafe@gmail.com).
abs
ROsana

Responder

Rachel · 13 de maio de 2009 às 21:41

Vc teria as medidas dessa cozinha da esquerda? Ou pelo menos o vão de circulação (espaço onde tem essa “janela”)?

Obrigada,

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:21

Rachel,
Estou lhe respondendo por e-mail, mas minha internet está lenta de matar (rsrsrs).
De qualquer forma, adiantando, acredito que esta cozinha tem, no máximo, 2 m de largura. Estou considerando cada peça do piso com 40 cm e que a pia deve ter no máximo 60 de largura.
Aguarde meu e-mail.
abs
Rosana

Responder

Tereza Reis · 13 de maio de 2009 às 02:07

Coloquei 2 cubas na cozinha e queria uma “tampa” p/ uma,onde poderia conseguir?
Antecipadamente, agradeco
Tereza

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 22:47

Tereza,
Acho que a melhor coisa a fazer é procurar a empresa que lhe vendeu ou o fabricante da cuba. Com certeza eles poderão lhe informar as especificações corretas para a tampa.
abs
ROsana

Responder

claudia · 13 de maio de 2009 às 17:37

Olá, gostaria de colocar uma janela em cima da minha pia que tem aproximadamente 1,80m de comprimento. Qual o tamanho ideal? Qual a distância deve ter da pia para o inicio da janela? Qual o melhor tipo de janela: basculhante ou de correr?
Agradeço desde já a atenção.
Um abraço, claudia

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:56

Claudia,
A altura da janela depende da altura da torneira, se vc deseja colocar prateleiras na parede antes do início da janela, da altura da janela e do seu pé direito. Normalmente uma janela fica a altura maior ou igual a 1 metro do chão. Desta altura vc tem uma boa visibilidade para fora. Mas se vc quiser uma visibilidade somente à altura do seu olhar e aproveitar o espaço acima da torneira para colocar prateleiras pequenas, uma altura boa é de 1.50m. A basculhante vc pode direcionar o vento, sem necessitar fechar. Se o fogão estiver à frente da janela é uma boa opção pq vc coloca o vento prá cima e evitar corrente de ar sobre o fogão. A de correr, voce teria que até fechar totalmente, neste caso. Uma boa largura de janela seria de 1,50 centralizada na pia.
abs
Rosana

Responder

Anna · 13 de maio de 2009 às 15:50

Oi
Vou fazer obra para ampliar minha cozinha, estou pensando em colocar uma grande janela de correr(tipo blindex ou não sei ainda) ficaria em cima do fogão(cooktop) e uma grande pia(bem extensa).
Assim eu estaria na pia e poderia ver a aréa de lazer(churrasqueira etc…)ficará legal?
Beijos

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 21:39

Acredito que sim, Anna, mas se preocupe se o vento não vai atrapalhar o fogo do fogão e se haverá sol batendo no fogão ou pia, esquentando demais o ambiente. As vezes é melhor diminuir a janela ou colocar parte como basculhante para poder direcionar melhor o vento.
abs
Rosana

Responder

Daiane · 13 de maio de 2009 às 15:28

Olá…
Estou na fase de projeto da minha casa, e estou com dúvidas na posição dos móveis na cozinha, você poderia me dar algumas dicas? Poderia te passar um desenho das medidas da cozinha?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:23

Oi, Daiane,
Entre na promoção dos 100 mil. Quem sabe vc ganha ? Veja no Blog.
abs
ROsana

Responder

FABIANA · 13 de maio de 2009 às 21:58

Oi Ro,
Tenho frequentado bastante seu Blog, que para mim é o melhor e mais completo Blog de decoração que já visitei. Parabéns mesmo pelo seu empenho e dedicação.
Comprei uma casa do tipo sobrado de dois andares, só com 60m2. Meu problema é que o engenheiro botou a cozinha e a área de serviço no mesmo ambiente, um de frente um pro outro, sem ter como separar.
Te peço que caso vc entre alguma imagem de cozinha/área de serviço desse tipo, que me indique ou mesmo bote no teu site, ok ?! Já procurei por tudo e não encontrei nada assim.
Boa noite e parabéns novamente.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:41

Oi, Fabiana!
Obrigada pelos elogios, fico muito feliz!
Engraçado que esta semana vi um ambiente assim com a área e a cozinha juntas, em um só ambiente comprido e até estreito.E achei muito diferente.. O problema é que não sei onde foi… Ando tanto pela internet prá pesquisar coisas legais pro blog … Esta solução que vi tinha uma mesa estreita no meio do ambiente. Interessante que ela só tinha cadeiras de um lado… Não sei se a sua dá para fazer isso. Ou colocar um tipo biombo, uma meia parede indo até uma certa altura, de alvenaria, ou daqueles tijolos transparentes, mas nada que feche os ambientes… Talvez dê até para colocar mesas dobráveos presas à parede dos 2 lados, para apoio ou passar roupa no lado da área e para apoio ou mesa de lanche rápido no lado da cozinha. Quando não estiver usando, ela não ocupa espaço. Sei lá, só estou pensando. Sem ver o ambiente é difícil.
Se vc quiser, pode participar da promoção (veja lá no site, promoção dos 100 mil) me mandar as fotos e quem sabe, vc é sorteada ?
Um beijo e obrigada!
ROsana

Responder

FABIANA · 13 de maio de 2009 às 21:54

OI Ro,
Vou te deixar o site pra acessar a planta da minha casa pra você poder desenvolver a sua criatividade, caso alguma cliente peça algo assim, já que as casas estão cada vez menores, né ?! Sem contar que decorar espaços amplos é simples. rsrsr
Fiz Decoração de Interiores, mas não me formei, então tenho alguma noção do que posso fazer, e como aproveitar espaços, mas esse recorte de cozinha é realmente novo e chato de arrumar. Queria ver se tinha alguma boa idéia na internet…vou acabar mesmo com modulados, e mesa tenho espaço na sala.
http://imovelnaplantaweb.com/ O meu é: Residencial Beija Flor/casa
Beijo e sucesso.
Fabi

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 03:42

Oi , Fabiana, não entendi muito bem, mas achei uma planta de uma casa de 2 andares. Com uma cozinha que é tbém área de serviço. Se for esta a área, amiga, a única coisa a se fazer para melhorar o espaço é acabar com o lavabo.. Não sei se esta é uma boa idéia, já que vai acabar com só um banheiro na casa e no 2o. andar…
O que posso lhe dizer é que ambientes pequenos precisam de cores claras, móveis pequenos tbém e muuuuito uso das paredes, com prateleiras, armários altos, estas coisas.
Mais detalhes, entre na promoção dos 100 mil e me mande uma planta mais detalhada, ok ?
bjos
RO

Responder

fernanda · 13 de maio de 2009 às 14:35

Olá Rosana….Tenho uma cozinha meio complica e ate hoje não sei como decora-la, pois ela tem a forma de L, não sei como harmonizar os armários,eletrodomésticos e a mesa, vc poderia me ajudar nessa causa? Desde já agradeço muito!!!!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:19

Oi, Fernanda! Vou procurar algumas fotos prá te ajudar e te mando por mail. Mas vc não quer participar da promoção dos 100mil ? Procure no blog, é até o dia 15.
bjos
RO

Responder

Marília · 13 de maio de 2009 às 22:45

Oi, Rosana! Descobri o seu site hoje. Adorei! Vou reformar minha cozinha e tenho algumas dúvidas. Minha cozinha é quadrada mas ficará em formato de L. Posso te mandar algumas fotos?? Também estou com dúvidas em relação a disposição dos móveis e eletrodomésticos, como a Fernanda. Outra coisa, ainda usa listel nas paredes? Aquele com desenhos de frutas, pratos, etc.
Agradeço desde já!!
:):)
Bjo

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:33

OI, Marília,
Seja bem vinda e continue a visitar o blog!
Participe da promoção dos 100 mil (veja no blog). Como hoje é 15/9, dia do final da promoção, se vc mandar até sexta eu aceito, ok ?
Mandei para a Fernanda algumas cozinhas que achei na madeirol. Como não tinha medidas nem do ambiente nem dos móveis fica difícil mas pode ajudar. Vou mandar para vc tbém.
Os filetes com desenhos de frutas, etc na cozinha estão em baixa na decoração, Marília. Veja que tenho muitas fotos de cozinhas e em nenhuma delas é usado este ornamento.
Aliás, hoje até os azulejos estão sendo cada vez menos usados, não é verdade ?
Aguardo sua participaçao, vou mandar as cozinhas da Madeirol. AH , e leia as dicas sobre disposição dos móveis na página de decoração cozinhas do blog.
bjos
RO

Responder

miriam reni fernandez bonfiglio · 13 de maio de 2009 às 16:24

Olá, gostei muito de seu blog, meu nome eh Miriam sou de Getulio vargas rs, gostaria de uma sugestão sua, estou para iniciar uma reforma quero integrar sala e cozinha 4,50 x 4,50, estou derrubando uma parede, e consequentemente vou transferir pia, etc para abaixio da janela existente, queria uma dica de porcellanato qual o melhor gostei do portinari mais oumenos tom palha eh o porelanato LINHO, QUAL A DIFERENÇA ENTRE CLASSE A E CLASSE C, O QUE VC ME INDICA QUE CORES USAR, ESTOU FAZENDO UM ORÇAMENTE DE COZINAH NOVA INDIQUE CORES QUE COMBINEM, AGUARDO SEU RETORNO,ATENCIOSAMENTE, mIRIAM

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:33

Miriam, Vou passar as sugestões e resposta às suas duvidas por mail, provavelmente hoje ainda, ok ? Aguarde.
abs
Rosana

Responder

Marília Lucena · 13 de maio de 2009 às 01:38

Oi Rosana. Agradeço a atenção e a gentileza por ter mandado o email!! Grande ajuda!! Deixa eu perguntar mais uma coisa. Na parede da cozinha, eu coloco a mesma cerâmica do chão ou outra, por exemplo aquelas retangulares???
Beijo

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 03:14

Marília,
Vc pode usar a mesma, mas tbém pode usar outra. O importante é que haja harmonia entre as 2, coisas em comum (material, tamanho, textura ou cor). E o mais importante: Se uma é colorida, tem detalhes, a outra deve ser lisa, com uma das cores da colorida, ou um tom acima ou abaixo, entende ? Uma deve ser a protagonista e a outra deve acompanhá-la, sem chamar atenção. Para cozinhas pequenas o ideal é o que chão tenha mais detalhes e a parede seja neutra, clara. Ambientes pequenos pedem cerâmica pequena, pois dá a impressão de que o ambiente é maior. Quando vc usa tudo igual, deve colorir mais com detalhes prá não ficar monótono.
Espero ter ajudado
bjo
RO

Responder

Marília Lucena · 13 de maio de 2009 às 12:47

Oi Ro, obrigada pelas dicas!!
:)
:*

Responder

Cristiane · 13 de maio de 2009 às 16:23

Olá…
Gostaria de saber qual o material ideal para revestimento do teto da cozinha… seria gesso ou pvc? Tanto esteticamente como para limpeza e manutenção.. qual seria o ideal?
abraço

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:33

Oi, Cristiane!
O forro deve ser planejado durante o projeto para evitar erros. O tipo mais adequado leva em conta se a iluminação será embutida, direta ou difusa. Também devem ser avaliadas as exigências de isolamento termo acústico do cômodo.
Não existe opção que, sozinha, barre o som e o calor: o forro deve ser acompanhado por uma manta de lã de rocha ou de vidro.
Entre as versões mais conhecidas temos madeira, gesso, PVC e as fibras sintéticas e naturais, como o bambu. Todos devem ser instalados por mão de obra especializada em cada material.
O Forro de gesso tem menos peso, mais flexibilidade (pode ter desenhos, sancas e permite embutir luminárias ou iluminaçao direta através de vidro fosco. Frisos, sancas e molduras podem ser encontradas prontas. Teto rebaixado em gesso, com 10 centímetros pode receber spots embutidos.Existem também forros em gesso acústico.) são algumas das vantagens desse forro, em forma de gesso artesanal, em placa ou drywall – acartonado.
A diferença principal entre eles está na colocação, pois a segunda opção oferece obra limpa e rápida. Um forro de 50 m² de drywall fica pronto em um dia, enquanto o de gesso comum leva cerca de quatro dias, ambos com duas pessoas trabalhando.
O inconveniente é a sujeira na colocação, que deve ser feita antes da colocação de pisos, pintura e móveis.
O gesso dilata-se com o calor e retrai-se com o frio, podendo trincar se não for bem instalado ou sofrer muitas variações de temperatura quando preenche todo o ambiente.
Com ele é possível corrigir imperfeições, como um teto mais baixo ou uma viga em lugar impróprio.
Antigamente, quanto mais rebuscado fosse o gesso, mais chique. Já agora a tendência mudou. Ele deve ser leve, clean.
Instalação: as chapas de gesso são parafusadas numa estrutura de aço. Para a iluminação embutida, preparar antes parte elétrica, deixando os conduítes com os fios, isolados, nos pontos certos das luminárias. Manutenção: limpeza com pano úmido e repintura com tintas látex ou acrílica.
Forro de PVC
A nova geração de PVC reproduz cor e textura de madeira. Custa de R$ 38 a R$ 45 por m² de forro colocado. É muito usado na linha comercial. Fácil de limpar e tem diversas cores, mas não é tão diversificado quanto o gesso.
Instalação: as réguas de 200 x 8 mm, com encaixe macho-e-fêmea, são parafusadas em estruturas de aço, PVC rígido ou madeira. O processo é simples, mas as medidas devem ser corretas e as estruturas com bom nivelamento. Manutenção: imune a cupins, fungos e corrosão, esse material pode ser limpo com álcool etílico, água e sabão neutro.
Espero que com estas informações vc consiga escolher o que é melhor para vc.
Abs
Rosana

Responder

Olena · 13 de maio de 2009 às 18:28

Olá Rosana,

Belo trabalho o seu blog.
Estou planejando uma reforma de cozinha, minha planta retangular, você teria alguma dica para me enviar?
Ab
Olena

Responder

janaina · 13 de maio de 2009 às 11:03

Olá, bom dia! Gostaria de dicas para as paredes da minha cozinha.O que usar,que tipo de revestimento,se coloco nas paredes todas ou ñ , que cores são mais indicadasetc…Ah minha cozinha ñ sera muito grande ( 5×3 ) acho que essa sera a medida. Obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 14:48

Janaína, a quantidade de opções hoje é enorme! Cerâmica, pintura epoxi, papel de parede, madeira, laminado, pastilhas, tecido, chapas de aço inox, etc. E tudo depende muito dos móveis que vc tem, do seu gosto pessoal, da quantidade de luz natural que o ambiente possui, do clima que deseja dar a cozinha, etc.
Atente que as exigências principais para o revestimento na cozinha são durabilidade e resistência à umidade.
Veja alguns exemplos aqui , aqui e veja todas as cozinhas do blog (escolha cozinhas em categoria.

Algumas dicas: Cozinha pequena, cores + claras na maioria das paredes, principalmente as que ficam de frente para as janelas pois a luz faz a claridade se espalhar pelo ambiente; Madeira deve ser bem impermeabilizada e de tempos em tempos renovar a impermeabilização; Pintura a base de epóxi resiste bem; Excesso de informação dá impressão de ambiente menor e bagunça: As cores devem ser harmônicas e um elemento deve se destacar, os outros devem ser mais neutros; Hoje em dia há a tendência de não colocar cerâmica ou azulejos em todas as paredes, mas continuo achando que revestimento cerâmico ao menos atrás da pia e do fogão facilitam a vida; Não esqueça que o revestimento deve tbém ser harmônico com os móveis e bancadas; Pense em 2 ou 3 cores, uma delas sendo a principal (que pode ser uma neutra ou branco), outra da mesma família ou neutra e uma outra para detalhes que contraste com as demais (tipo: azul, branco e laranja – o laranja alegra); Pense que viverá muito tempo com esta decisão, então pense em cores e detalhes que não cansem.
Espero ter ajudado
abs
ROsana

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 15:01

Oi, Olena!
Obrigada!
Veja as respostas que estou dando aqui na página sobre cozinhas, acho que vão lhe ajudar. E veja tbém as fotos de cozinhas no blog (escolha cozinhas em categorias).
Quanto à planta retangular, é uma boa planta para organização dos espaços. Veja os esquemas que coloquei nesta página. Pense em como será o trabalho na cozinha, isso ajuda a definir a colocação dos móveis, bancadas, etc. Esta regra do triângulo é muito legal: Geladeira em um ponto perto da entrada da cozinha – para que uma pessoa que vai simplesmente pegar um copo dágua não atrapalhe quem está cozinhando; espaço para apoio ao lado da geladeira – para colocar o que se retira da geladeira – depois a pia e espaço para apoio e depois o fogão. Quer dizer, a pia no meio do triângulo. Se não for possível o triângulo devido ao espaço, a pia deve ficar no meio, entre a geladeira e o fogão , com espaços para apoio dos 2 lados. Pia na parede da janela é legal, dá luz e vc pode ter um visual bonito para ver enquanto trabalha.
Espero ter ajudado
bjos
RO

Responder

sarah · 13 de maio de 2009 às 20:03

Adorei o seu blog e em especial estas dicas para a cozinha.
Estou decidindo onde colocar as tomadas da minha; caso possa me dar umas dicas, agradeço!!
Um beijo!!!

Sarah

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:48

Sarah,
Obrigada!
Antes de decidir onde vão ficar as tomadas, vc tem que planejar onde ficarão os móveis, bancadas e eletrodomésticos. Daí, naturamente vai saber onde as tomadas devem estar para facilitar seu uso. E não se esqueça que existem aparelhos que funcionam em 220v, outros que exigem muita energia e precisam de circuitos separados, alguns 3 pinos, outros não, outros requisitam fio terra para maior segurança (o que quase nunca é seguido no Brasil, é verdade..) Então, com o projeto da cozinha (móveis, bancadas e eletrodomésticos) vc pode pedir ajuda a um especialista, para evitar problemas de carga e aumentar sua segurança.
Espero ter ajudado
abs
Rosana

Responder

Juliana · 13 de maio de 2009 às 00:32

Oi Rosana,

Preciso saber qual são as medidas ideais de cuba para uma pia de 1,20. Na verdade quero saber se os tampos de granito (com cuba de 11cm de altura) comprados prontos são bons para o dia a dia na cozinha.

Obrigada,
Juliana

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:41

Juliana,
Granito é um ótimo material para a cozinha. É menos poroso que o mármore. Outro ótimo material é o aço inox.
A cuba com 11 cm é pouco profunda , vc vai precisar prestar atenção na escolha e altura da torneira. Eu particularmente prefiro as mais profundas (14cm para cima). Uma cuba de 40 a 48 cm lhe dá um bom espaço de apoio em um tampo de 1,20. Outra boa idéia são 2 pias, uma maior e outra pequena de apoio. Há ótimas no mercado. Procure marcas conhecidas e grandes lojas.
abs
ROsana

Responder

Aniella · 13 de maio de 2009 às 18:09

Olá, Rosana!
Acabei de comprar meu primeiro apto, e a cozinha é pequena estilo corredor sabe, que imenda a cozinha com a lavanderia, ela é estilo amaericana, e estava pensandoo em fechar a parede e deixar uma cozinha normal para colocar mais armários, pq este tipo de cozinha não cabe muitos armárias, gostaria de uma ajuda. Muito obrigada. beijos

Responder

Aniella · 13 de maio de 2009 às 18:14

Ah mais uma coisinha q esqueci, as paredes da cosinha virão revestidas de papel de parede, sinceramente para mim foi uma novidade, estou na duvida se deixo com o papel mesmo q aliás ficou super bacana ou coloco ceramica para facilitar a limpeza. Obrigada novamente. beijos

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:25

Aniella,
Parabéns pelo seu novo ap!!! Isso é uma grande conquista! Quanto ao estilo americana, vc tem que observar se fechar a parede não vai acabar com a ventilação do apto. Digo isso pq o meu ap é deste estilo e descobri que o vento vem das janelas da cozinha e ventilam toda a sala, varanda e um dos quartos. Já estive em outros aps do mesmo prédio e são super mais quentes que o meu. Por outro lado, se vc faz muita fritura, ela se espalha pela casa se não houver uma boa exaustão. Uma idéia é deixar a abertura mas colocar uma tipo “janela” para abrir e fechar quando vc quiser. Há as que são embutidas e há tbém as tipo sanfona. Se vc perceber que não vai haver interferência na ventilação e iluminação do seu ap e preferir mais armários na cozinha, feche então. Mas veja bem isso para não se arrepender depois.
EM relação ao papel de parede, sugiro que vc deixe, ao menos por enquanto, o que está, já que gostou e deve estar precisando dar um fôlego na grana…. Se ele ficar sujo ou engordurado e vc não conseguir limpar (descubra como deve ser mantido com o empreendedor ou o fabricante) é porque é de baixa qualidade. E aí, então, coloque a cerâmica, ok ?
bjos
ROsana

Aniella · 13 de maio de 2009 às 09:09

Rosana muuuuuuito obrigada pelas dicas, vou ter q esperar mesmo o apto ficar pronto para resolver esta questão da cozinha, apesar q a parte melhor depois de comprar é ficar sonhando como ficará sua casa depois de tudo pronto….rsrs

beijos

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 09:23

Oi, ANiella,
Ah! o ap não ficou pronto ainda ! Não sabia disso. Mas se vc tem a opção de recebe-lo com a cozinha fechada ou não, pode conversar, se possível, com o arquiteto responsável sobre estas questões de ventilação e iluminação e qualidade do papel de parede, que deve ser específico para o ambiente da cozinha, sujeito a umidade e gordura. É possível que ele saiba o que pode acarretar o fechamento da cozinha, conhecendo o movimento dos ventos e posicionamento do apto em relação aos pontos cardeais para lhe informar sobre a iluminação. Na planta tbém deve haver a informação do norte. Sabendo o norte, vc sabe o leste, que é onde o sol se levanta, logo, luz do sol de manhã e oeste, luz do sol à tarde (se não tiver algum obstáculo entre a luz do sol e a sua janela..).
bjos
RO

Thatiani · 13 de maio de 2009 às 19:23

Oi Rosana!
Para duas cubas em uma pia, é necessário uma torneira em cada cuba?
Já vi em fotos uma única torneira no centro de duas cubas, nesse caso, como ela funciona?É realmente funcional?
Por falar em funcionalidade, acredito que o uso de duas cubas seja para este fim, mas o que realmente devo observar ao escolher as cubas da cozinha?
Parabéns pelo site! Muito útil e super bem elaborado!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:15

Oi, Thatiani!
Não, não é necessário 2 torneiras. Aliás, o normal é uma só torneira que tem movimento para os lados. E é funcional sim.
As 2 cubas podem ser usadas, uma para lavagem de louça, normal. A outra para lavagem de folhas, legumes, muitas vezes é menor.
Há diversas coisas a considerar na escolha das cubas: O revestimento a ser usado (tem muito a ver com o gosto, mas há materiais que são mais fáceis de manter, como as cubas de aço), se é um só elemento ou se as “pias” estão separadas (eu particularmente prefiro as inteiriças sem emendas – são mais fáceis de limpar, não acumulam sujeira), a distância da torneira para o fundo da pia – a profundidade da pia (a pior coisa que tem é uma torneira alta que respinga para fora todo o tempo, né ?), vc tem que decidir se vai acoplar filtro (torneira com filtro ou torneira e filtro separados ou filtro embaixo da pia – isso depende do seu gosto, mas tem que ser pensado antes). Se vc cozinha pouco, a cuba pode ser pequena e pode até ser uma só.. Uma das coisas mais importantes é que, seja o que vc decidir comprar, compre de bons fabricantes, em boas lojas. Não compre marcas desconhecidas. Um aço inox, por exemplo, pode ter diversas espessuras. É claro que quando mais fino, mais barato e mais fácil vc ter problemas. E outra coisa é a colocação, principalmente se vc escolher aquelas em que a “pia” é colocada no vão do acrílico, por exemplo.. tem que ser bem colocada, com uma “caída” correta, etc. (já viu aquelas pias que a água acumula em um canto e não vai pro ralo de jeito algum ? É disso que estou falando). Então: Bons fabricantes, bons profissionais: Mais da metade dos problemas resolvidos.
Espero ter ajudado
Beijos
ROsana

Thatiani · 13 de maio de 2009 às 22:20

Nossa… super ajudou!
Muitíssimo obrigada pela pronta resposta e pelas explicações muito úteis que foram além das minhas expectativas.Tão além que eu nem imaginava um filtro embaixo da pia (na verdade ainda estou tentando imaginar…rs)
Amanhã cedo darei um pulo na obra e já acertarei essa parte que estava pendente…
Mais uma vez agradeço!!
Sucesso!!
Abraço

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:44

Que bom que ajudei.
AH, e olhando o texto que escrevi abaixo, coloquei acrílico quando queria dizer granito, mas acho que deu prá entender mesmo assim, certo. Aliás, falando nisso, se ficar em dúvida entre granito e mármore, escolha o granito, ele é mais fácil de manter e dura mais.
beijos
RO

Renata · 13 de maio de 2009 às 16:08

Estou construindo um cantinho na casa de minha mae,estava pensando em fazer a cozinha junto com a sala separa por um balcão.
Mas pensando melhor achei q ganharia mais espaço se ao inves de balcão fizesse uma mesa de granito em cima de onde seria um balcão,pois economizaria espaço e dinheiro , pq eu iria ter q comprar uma mesa com seis cadeiras entao so irei investir nas cadeiras e um pouco a mais no granito. Sera q fica feio….

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 10:23

Que nada, Renata!
Sua idéia é ótima e vai ficar bonito sim. No meu site procure cozinhas (http://www.simplesdecoracao.com.br/category/cozinha/) e veja que há algumas fotos com esta solução.
O importante é:
1) que os revestimentos de sala e cozinha tenham algo em comum, já que agora os 2 ambiente são praticamente 1 só;
2) Se vcs tem o (péssimo -rsrs-) hábito de fazer muita fritura na cozinha e não quiserem mudar para uma alimentação mais saudável (rsrs) tem que ter uma boa solução de exaustão da fumaça e gordura prá não se espalharem pela casa.
3) se a cozinha é iluminada por fluorescentes, coloque uma iluminação mais quente (incandescente) sobre a mesa, tipo uma luminária bem bonita, ok ?
Um beijo e sucesso na sua reforma
RO

Rubia · 13 de maio de 2009 às 20:15

Gostaria de uma opinião sobre a sala de jantar… Como é apartamento a cozinha é separa da sala de jantar apenas por uma bancada…tem problema de a cozinha ter tons de creme com marrom escuro (café) e as cadeiras brancas com preto ou café? A mesa é de vidro temperado de 8 lugares (1.60 por 1,60). Desde já obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 21:25

Oi, Rubia,
Obrigada por me visitar!
Quanto a sua pergunta: Todas as cores que vc me informou são neutras e, se vc pensar bem, branco, creme, marrom escuro, café, preto formam um tom sobre tom, concorda ? Então, não há problema, a não ser que sinto falta de uma cor que aqueça o espaço, entende ? (eu sinto!) E vc poderia fazer isso com os utensílios, uma parede, detalhes de decoração, etc. Estas cores permitem que vc escolha muitas cores para aquecer, tais como o vermelho ou laranja, por exemplo. Se desejar um clima mais clássico, use o verde puxando para musgo, ok ?
De qualquer forma, vc pode usar os sites da coral e/ou da suvinil, que tem simuladores de ambientes, que podem lhe ajudar tbém, ok ?
Espero ter ajudado
um beijo
ROsana

jessica · 13 de maio de 2009 às 12:01

olá, estou tentando concluir a construção d minha casa, mas ainda não resolvi oque fazer com minha cozinha,ela e tipo americana, junto a sala d estar e jantar, ñ sei se faço o balção quadrado ou arredendado, de alvenaria ou granito, ou as duas coisas,a base de alvenaria e a maior parte d granito,ñ sei, pois tenho vontado de revestir a alvenaria com pedras,dando continuidade a decoração das salas,ñ sei se estou ultrapassada, por isso t peço opinião sobre a alvenaria,me ajuda!
um abraço!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 08:44

Oi, Jessica,
Fica meio difícil dar sugestão pq não estou vendo o ambiente. Mas, vamos lá: Se vc fizer o balcão em círculo vai ocupar mais espaço que o quadrado, provavelmente. Vc pode fazer o tampo em granito e as paredes laterais em alvenaria, fica mais leve. Não precisa necessariamente ter pedras, vc pode colocar uma cor que se harmonize com as pedras, simplesmente. Pense que o revestimento é como uma roupa: Vc quer que lhe embeleze, mas não quer que a roupa chame mais atenção do que vc mesma, certo ? Quanto mais detalhes diferentes, mais pesado e mais difícil compor bem. Se o ambiente for pequeno então, é impossível.
Espero ter ajudado
Abs
Rosana

Ly · 13 de maio de 2009 às 14:31

Qual a distancia ideal da torneira pra pia de forma que não fique respingando água?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:57

Ly,
Esta é uma questão complicada pq depende da vazão e força da água que passa pela torneira e da profundidade da pia. Para Cozinha, com a pia (cuba) com profundidade de 15 cm, na maoria da vezes (se a água não for extremamente forte), uma distância de 45 a 50 cm, em linha reta, da ponta da torneira (onde sai a água) até o fundo da pia é o bastante para não respingar.
abs
ROsana

Wanessa · 13 de maio de 2009 às 01:42

Olá! Visito sempre seu site para ver as novidades e tirar novas idéias.. Gostaria de saber se pode me ajudar..
Comprei um apto na planta e desejo fazer algumas alterações na cozinha. Uma delas é colocar uma pia/bancada com fogão embutido. Tenho que escolher o modelo do fogão (tamanho) e pedir a pia, ou há a possibilidade de colcoar um tamanhho “aproximado” e depois fazer uma adequação, por exemplo…?
Obrigada

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 09:25

Wanessa,
Estou entendendo que vc vai pedir à construtora a alteração na cozinha, certo?
Neste caso, sugiro a vc que tenha certeza absoluta do que deseja e passe para a construtora dados exatos e documentados. Escolha exatamente o que deseja e passe todas as informações para eles. Se vc tiver a consultoria de um arquiteto é o ideal.
Não adianta vc pedir mais ou menos isso ou aquilo. Depois quem vai ter que conviver com um ambiente ruim ou quebrar tudo é vc.
Perca tempo agora e não tenha dor de cabeça depois, ok ?
Um beijo e parabéns pelo ap!
Ro

Eva Oliveira · 13 de maio de 2009 às 11:03

Olá Rosana, parabéns pelo trabalho, estou com uma grande duvida e gostaria da sua ajudinha, é que estou construindo minha casa e para a cozinha penso em fazer o seguinte: revestir o piso de porcelanato bege, tres parades de ceramica branca e uma de ceramica que imita madeira (imitando um painel), porem esta última tem uma porta que entra na dispensa, estou em duvida em qual tipo de porta usar para ficar um ambiente bonito, pensei em porta deslizante de vidro, já que as janelas e a porta principal da cozinha tambem serão de vidro.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:53

Eva,
Com certeza, vai ficar bom sim! E vai levar luz para a dispensa, o que é ótimo. Só faça com que esta porta funcione muito bem e não seja muito estreita, para q/ vc possa passar com compras nas mãos sem se atrapalhar, ok ?
abs
Rosana

andresa · 13 de maio de 2009 às 10:43

ola… gostaria de saber se ainda usa listelo na cozinha??? porque eu estava pensando em colocar apena na pia…e nao na cozinha toda

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 14:44

Oi! Obrigada por visitar meu site.
Quanto à sua pergunta: Listelo ainda se usa sim, mas o que faz um listelo ficar legal e atual em uma cozinha é a escolha do desenho e o uso do listelo. Listelos cheios de cores diferentes, com aqueles bules, xícaras, enfim desenhos antiquados e dando a volta no ambiente inteiro, que não combinam com as demais cores do ambiente, que chamam a atenção demais , isso tudo, dá um ar antigo, pesa demais no ambiente, são um problema pq é difícil harmonizar.
Então, escolha listelos simples, com poucas cores, preferencialmente desenhos gráficos e cores neutras ou as mesmas cores (podem ser mais fortes ou mais fracas, mas as mesmas cores) do revestimento da cozinha, com fundo branco ou outro neutro e sem rebuscado demais. Assim é fácil vc acertar e complementar de forma sofisticada e moderna a decoração, ok ?
abs
ROsana

mary · 13 de maio de 2009 às 00:13

estou querendo decorar minha estante em preto e branco,tabaco é grande.posso mandar uma foto p/vcs me dar uma ideias?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 00:40

Oi, Mary!
Manda!
abs
Ro

Heghys · 13 de maio de 2009 às 13:51

Parabéns pelo site Ro

Peguei algumas dicas suas para decorar meu apartamento, e fiquei muito feliz.

Agora eu e minha esposa estamos com um problema a Cozinha!!!!!

A metregem mais ou menos é 4 x 3.

Nosso apto é pequeno, tu podeira passar sites com esse conteúdo se possível.

Atenciosamente

Heghys

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 14:21

Oi, Heghys!
Obrigada!
Olha só, no próprio simplesdecoracao existem muitas fotos de cozinha (escolha, do lado esquerdo a categoria COZINHA) e tenho tmbém a página sobre cozinhas, com dicas interessantes (escolha tbém do lado esquerdo a página DECORAÇÂO COZINHA). Agora, se mesmo assim não encontrar resposta a suas dúvidas, vá no site da abril http://casa.abril.com.br/index.shtml, no da casa e jardim (http://revistacasaejardim.globo.com/) e dê uma olhada tbém nos sites da minha lista (do Lado direito, DECORAÇÃO/DESIGN DE INTERIORES). Acredito que vc vai ver muita coisa legal nestes lugares tbém.
Um beijo
Rosana

Debora · 13 de maio de 2009 às 15:05

Olá, adorei o seu blog tem dicas muito interessantes!!!
estou construindo e o pedreiro falou que na cozinha usa tomadas baixas a 50cm e altas a 1,10 1,20,
mas nao sei se as baixas vou usar porque essa altura acho que fica atras de balcão ou armario, qual a dica que voçe me dá?
Obrigada

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:07

Oi, Débora,
O padrão é que as tomadas, quando baixas , devem ficar a 30 cm do chão e quando altas, a 1,10 / 1,20. Se não há espaço livre algum para tomadas baixas, faça somente as altas a 1,10 que é uma boa altura para ligar equipamentos que funcionam sobre as bancadas. Mas atente para geladeira, fogão e outros equipamentos , que podem necessitar tomadas em alturas diferentes. O padrão é uma norma a seguir, mas podemos ter exceções.
bjos
ROsana

Eva Oliveira · 13 de maio de 2009 às 20:02

Oi Rosana, apareceram mais duvidas e queria contar contigo para saná-las, é o seguinte, comprei os revestimentos para cozinha e banheiro da minha casa, na cozinha para o piso comprei porcelanto 60×60 e para a parede ceramica retificada 31×58, para o banheiro, piso: ceramica retificada 40×40 e parede: ceramica retificada 34×49, fiquei na duvida se coloco as ceramicas da parede na horizontal ou vertical, o banheiro é pequeno, medindo 1.33×1.70 (uma suite americana) e a cozinha mede 4.00×5.00.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:00

Eva, estou enviando um mail para vc, ok?
bjos
ROsana

Luciana · 13 de maio de 2009 às 18:29

Olá Rosana,

Fiz a minha cozinha e devido a disposição das janelas, o meu fogao acabou ficando em um canto. Agora nao sei como fixar a coifa que teria tambem que ficar de canto. Tens alguma ideia de suporte que possa ser utilizado? Grata! Luciana

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:44

Oi, Luciana,
Acho que a melhor forma de resolver o seu problema é entrar em contato com o fabricante ou vendedor da coifa.É difícil dar idéias sem ver nem os objetos nem suas disposições no ambiente.
Desculpe não poder ajudar mais. Mas, veja a promoção na 1a. página do site, prá vc ficar mais satisfeita comigo, ok ?
bjos
Rosana

Marcia · 13 de maio de 2009 às 16:30

Ola, comprei um aptº muito bom, porém as medidas da cozinha são reduzidas, pois no mesmo espoço terei q por maáuina de lavar e tanquinho, me ajude por favor. As medidas totatis são 3,85 de comp e 1,6 de largura.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:16

Márcia,
Infelizmente este tipo de serviço não se encaixa nos que faço aqui gratuitamente, pois trata-se do projeto de um espaço inteiro. Eu teria que saber todos os detalhes de todos os móveis e equipamentos que vc terá na sua cozinha, a sua disposição (desenho da planta baixa, para saber onde fica a porta, instalações de água e gás, etc), se vc deseja ou não especificação técnica de materiais, elétrica, hidráulica, iluminação e marcenaria, etc. Se vc estiver interessada em que eu faça esse projeto mande os detalhes para o meu e-mail (rosanafe@gmail.com) e lhe enviarei um orçamento.
aguardo
abs
Rosana

Diva · 13 de maio de 2009 às 20:13

Minha cozinha é pequena, e fiz o arranjo dos móveis em paralelo de um lado fica fogão, pia e geladeira e do outro fiz um balcão de vidro para pequenas refeições com 40cm de profundidade, 140cm de comprimento e altura de 85cm. A distância da pia para o balcão (Circulação)é de 90cm. Quero colocar dois bancos ou cadeira. A minha dúvida é: qual a altura do assento do banco. E o que é melhor banco ou cadeira.

Desde já agradeço os esclarecimentos,

Diva

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:30

Oi, Diva,
Pelo que entendi vc quer colocar estes bancos ou cadeiras no espaço de circulação de 90 cm, é isso?
Não sei se o balcão possui espaço livre embaixo. Se possuir, sugiro bancos que entrem embaixo do balcao quando não estiverem sendo usados, mantendo a área livre.
O assento do banco deve ser tal que permita que vc sentada, ao dobrar os braços, seu cotovelo fique em linha com a mesa, (braço dobrado à 90 graus). Isso deve acontecer a mais ou menos 55 cm. Mas o ideal é que vc faça esta cálculo usando vc mesma como exemplo. Se houver criança, ela deve ter o assento ajustado para cima, para tbém ficar assim. Se vc não tiver espaço livre embaixo do balcão, sugiro que use assentos tipo puff, ou bancos/cadeiras leves e pequenas que vc possa usar em outra parte da casa, onde devem ficar quando não estiverem sendo usados.
Se não entendi corretamente, envie fotos para rosanafe@gmail.com.
bjos
ROsana

ANDREIA · 13 de maio de 2009 às 13:12

Por favor, gostaria de saber se ainda usa listelo na cozinha??? Eu comprei um apartamento tem 2 anos e vc já é obrigado a escolher o kit acabamento. Eu nem me lembrava mais do que havia escolhido…bem hoje estive na obra e iria ser colocado em toda a cozinha um listelo bonito, mas a quantidade não deu e agora o produto esta fora de linha. Perguntaram se não gostaria de colocar a mesma pedra da Aqualux como listelo, isto ficaria bom??????? minha cozinha é toda branca.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:37

Andreia,
Oi! Obrigada por visitar meu site.
Para saber se ficaria legal o que estão lhe propondo o ideal seria que vc me enviasse fotos e os tamanhos dos revestimentos.
De qualquer forma, vou repassar para vc a mesma resposta que dei tempos atrás a outra leitora:

Listelo ainda se usa sim, mas o que faz um listelo ficar legal e atual em uma cozinha é a escolha do desenho e o uso do listelo. Listelos cheios de cores diferentes, com aqueles bules, xícaras, enfim desenhos antiquados e dando a volta no ambiente inteiro, que não combinam com as demais cores do ambiente, que chamam a atenção demais , isso tudo, dá um ar antigo, pesa demais no ambiente, são um problema pq é difícil harmonizar.
Então, escolha listelos simples, com poucas cores, preferencialmente desenhos gráficos e cores neutras ou as mesmas cores (podem ser mais fortes ou mais fracas, mas as mesmas cores) do revestimento da cozinha, com fundo branco ou outro neutro e sem rebuscado demais. Assim é fácil vc acertar e complementar de forma sofisticada e moderna a decoração, ok ?
abs
ROsana

Eva Oliveira · 13 de maio de 2009 às 13:10

Rosana, meu projeto de cozinha ficou pronto, restou uma dúvida que o projetista não optou e deixou por minha conta, foi quanto as cristaleiras, bem a cozinha formada na parte de baixo por seis gavetões horizontais (sendo tres blocos de dois gavetões cada), duas portas verticais e uma torre para os eletrodomésticos, na parte de cima tenho duas portas basculantes sobre a torre e duas cristaleiras com portas verticais. Será que ficaria melhor estas cristaleiras com portas basculantes, tenho receio desta mistura ficar estranha..

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:53

Eva,
Vc poderia me mandar algum desenho do projeto? (rosanafe@gmail.com)
Aguardo
abs
Rosana

Patricia · 13 de maio de 2009 às 21:10

Olá, estamos construindo nossa casa e a cozinha ficou bem comprida… tenho visto muito em revistas cozinhas pintadas, com pastilhas e bem poucas com azulejos… eu gosto muito do que vejo em revistas mas será que a durabilidade e manutenção(limpeza) valem a pena? O azulejo eu acho prático mas tão normal e antigo… podem me dar algumas sugetões?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 14:02

Patrícia,
Eu continuo achando que para a área do fogão e pia nada melhor do que cerâmica (azulejos ou pastilhas é o que gosto mais). Mas no restante da cozinha vc pode colocar tinta acrílica específica (suvinil ou sherwin williams são boas marcas). Elas dão bastante duradouras e se limpa com esponja quase seca com sabão de coco facilmente. É claro que repintar de 3 ou 4 em 4 anos é ótimo, mas quem aguenta não dar uma modificada de vez em quando ? E pintar não é caro, concorda?
abs
Rosana

Karen · 13 de maio de 2009 às 22:22

Olá,

Gostaria de saber se tem algum tipo de material (ex: adesivo) que eu possa forrar meus armários de cozinha que são em fórmica (“horrorosa”)….rs
E aonde posso adquiri-lo.

Obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:24

Karen,
Adesivos podem ser colados em formica sim (se ela não for texturizada), mas sugiro mão de obra especializada, quer dizer, aplicação pelo proprio fornecedor do adesivo. Há diversos fornecedores de adesivos que fazem no tamanho que vc desejar, inclusive. Procure no google fabricantes de adesivo em sua cidade, ok?
abs
ROsana

gleici · 13 de maio de 2009 às 20:41

oi rosana, tudo bem….moro em salvador, estou construindo uma casa, ela tem cinco comodos.vou te explicar direitinho como ela esta e espero que vc possa me ajudar.imaginemos a entrada da casa, tenho uma sala comprida com 2.20 x 5.0, a minha esquerda tem meu quarto com 3.0 x 4.0, apos meu quarto tem o do meu filho que tem 3 anos medindo 3.0 x 3.0, as portas dos quartos ficaram de frente para sala, saindo da sala a direita tem a cozinha que ficou pequena ela tem 2.20 x 3.0 e a esquerda o banheiro com 3.0 x 2.0, nao sei nem por onde começar, gostaria muito que vc me auxilie, vamos dar inicio ao reboco, ah ela tem 2.80 de altura,meu marido se encanta com gesso nos tetos, mas nao si devido ao clima aqui em salvador, esqueci da lavanderia, estamos pensando numa churrasqueira algo bem familia, por favor me ajude.e sinta-se a vontade para depois nos fazer uma visita para ver se nos aprova, que deus a abencoe, se puder mande as dicas pro meu email. beijos e desde ja obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:31

Oi, Gleici. Vou lhe responder por mail, ok?
abs
Rosana

Carmen Vital · 13 de maio de 2009 às 21:13

oi Rosana eu estava procurando como montar um jardim mas me deparei com estas dicas de cozinha e gostaria que vc me tirasse uma duvida minha cozinha mede 4,00comp/3,60larg e ela esta disposta como a foto da apartmenttherapy – PARALELA só que um das portas tem dois degraus e sai p/ o corredor enquanto a outra sai p/ o quintal e as janelas uma sai para o quintal e a outra p/ a claraboia de 5,00m2 ficam na mesma posição das portas e ganhei uma mesa de vidro com seis cadeir. e agora não sei como fazer p/ que a cozinha não fique tão estranha vc pode me ajudar por favor obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 22:33

Oi, Carmem,
Sinceramente, não consegui entender, apesar da sua dedicada explicação, como é mesmo sua cozinha. Vc poderia tirar fotos da cozinha, se for possível da mesa e me dizer as medidas ? Só assim poderei lhe dar uma resposta satisfatória.
Estou aguardando
bjos e obrigada pela visita!
Ro

Lara · 13 de maio de 2009 às 09:50

Oi Rosana,

A minha cozinha esta sendo feita em um ambiente em comum com a sala de jantar, separada somente por um balcão de tijolinho de vidro… Eu optei por não colocar azuleijo em tudo, coloquei somente na parte da cozinha mas sem chegar até o teto com o ajuleijo, dando acabamento com granito… ficou legal, mas entrei num dilema… como vou fazer com o armario? pq se eu colocar na parede acho q vai ficar estranho pq vai esconder o acabamento do granito… vc tem alguma idéia? ou o ideal seria eu deixar armario somente em baixo do balcão???

abraços

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:28

Oi, Lara!
Vc pode mandar fotos para mim ? Assim fica mais fácil lhe ajudar.
aguardo
(rosana@simplesdecoracao.com.br)
bjos
Ro

sheila · 13 de maio de 2009 às 00:17

Olá Rosana, moro em Itaboraí e estou construindo a minha casa, a minha cozinha tem 15m2(3L x 5C), e gostaria de fazê-la em L ou U,deixando um espaço para a bancada. Vc poderia me ajudar com essa cozinha? aguardo seu retorno. Obrigada,Bjus!!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:02

Oi, Sheila,
Provavelmente qualquer dos 2 vai dar certo, mas precisamos ver a posição de portas e janelas. E preciso saber se já foi feita a hidráulica e elétrica. O ideal seria uma planta. E preciso saber se vc deseja um projeto ou somente uma idéia geral. Me retorne pelo e-mail Rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjos
Rosana

Manuela · 13 de maio de 2009 às 15:02

Olá Rosana, gostaria da sua opinião em relação a minha cozinha, ela mede 3,60 largura por 2,70 e queria saber se é melhor colocar cerâmica completa ou em parte tipo L, já que o acesso da sala p ela é aberto, não tem porta, e para a área de serviço tem uma porta vou enviar a planta para vc entender melhor.
Beijos !

Responder

Renata · 13 de maio de 2009 às 05:56

Estou com um problema na minha cozinha (minúscula)… Ela é toda branca com detalhes em preto nos armários e o piso é terracota, cor que não me agrada nem um pouco. Gostaria de saber como posso fazer para dar mais cor a minha cozinha e deixar tudo em harmonia.

Obrigada!

Beijos

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 11:08

OI, Renata!
Poxa, Renata, olha como é o gosto pessoal: Eu adoro terracota! rsrs!Bem, não sei que material é este piso, mas já pensou em mudar? Hoje existem opções mais simples que permitem que vc coloque piso sobre piso, por exemplo. Mas será que a combinação branco+preto+terracota é que atrapalha? Existe forma de acabar com o preto, revestindo ou pintando ?
Agora, se vc não pretende fazer gdes intervenções, pode esconder o terracota com um revestimento vinílico (que pode cobrir tudo ou não) de uma cor que lhe agradar mais.
Para colorir sem mexer em nada e olhando para cima (para não ver o terracota, rsrs!) use objetos / detalhes decorativos em uma das seguintes combinações: (amarelo, laranja) ou (cinza, vermelho) ou (verde, azul). Todos vão combinar bem com o branco/preto.
bjos
ROsana

Deise · 13 de maio de 2009 às 22:39

Ola Rosana! gostei muito do seu blog,parabens! Gostaria muito de uma sugestão sua para minha cozinha que apesar da reforma recente deve ter sido mal planejada.O piso é xadrez na cor Granite Nero e Graniti Panna e na parede emcima da pia pastilhas em miscelanea nas cores vermelho escuro.laranja,bege e marrom escuro,os armarios brancos mas não aquele neve sabe! O granito marrom claro…enfim acho que tem muita informação…então adoraria sua opinião de como harmonizar mais o ambiente.Pensei em escurecer o granito da pia…que vc acha?Obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 00:30

Deise,
Vc pode mandar fotos ? Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
aguardo
bjo
RO

Rita sampaio · 13 de maio de 2009 às 15:04

Gostaria de dicas como decorar minha cozinha que é tipo kitnet,ela mede 4,5 largura 3,5 de comp. que tipo de moves devo comprar. A um pequeno detalhe ela é separada da sala apenas um balcão.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:36

Rita,
É bem difícil dar sugestões sem saber nada do espaço nem do resto da casa. O que posso lhe dizer é que a cozinha tem que combinar com a sala, seja em revestimentos , cor.. não pode ser pensada desconectada do resto da decoração, tem que combinar as cores, pisos e revestimentos que vc está usando na sala. Se vc tem móveis na sala de madeira, por exemplo, pode colocar móveis na cozinha com revestimento igual ao destes móveis. Como são praticamente o mesmo ambiente, deve manter na cozinha as cores das paredes da sala, enfim, a cozinha deve ser, no máximo possível, uma continuação da sala, já que estão integradas.
Espero ter ajudado
bjo
Ro

Ernesto Vicente · 13 de maio de 2009 às 15:44

Boa tarde você poederia me dar uma dica? estou reformando minha cozinha gostaria de saber se do jeito que vou fazer fica bom.
no piso vou colocar preto e branco como um xadrez e nas paredes branco em uma das paredes que mede
3.50 x 2.20 estou pensando em colocar pastilha de vidro braca e cinza os moveisr são preto e branco esta parede é onde fica a pia.
Oque vc pode me sugerir. Obrigado

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:31

oi, Ernesto!
Acho a sua idéia boa! preto, branco e cinza praticamente não tem como errar. Se quiser dar uma “aquecida ” neste ambiente coloque objetos de decoração em vinho ou vermelho, se vc for mais ousado. Vai ficar bacana!
Boa sorte
bjo
RO

vanessa · 13 de maio de 2009 às 21:29

SOCORRO Olá! eu tenho uma cozinha pequena conjugada com sala , a cozinha coloquei azulejo bege itagres e uma faixa da sul mosaicos, em tons beges, como sala e cozinha vão ficar juntos e o piso será um saara sand ( tons bege Itagres na casa toda )não sei a cor que vou pintar a sala se branco seria uma boa opção , minha cozinha e pequena 2,60×2,50×2,60.se puder me retonar em meu e-mail agradeço.
SOCORRO

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 22:53

Oi, Vanessa!
Calma, fique tranquila, para tudo há uma solução… e se não houver… solucionado está! (rsrs, assim dizia minha ex-sogra, muito sábia). Olha só: Vc não tem problema algum! o bege é neutro e claro, logo, ótimo para uma cozinha pequena e combina com praticamente tudo! Se vc tiver móveis escuros, eu sugiro deixar as paredes brancas mesmo e colorir com almofadas, cortinas, enfim, elementos que podem ser trocados de vez em quando para variar, nas cores que vc mais gostar, mas não use mais que 3 cores e que elas combinem (veja na página sugestões e dicas o que falo sobre cores). Já se os móveis forem claros ou a sala for bem iluminada e maior , pinte as paredes da sala (ou uma das paredes) com cores mais fortes. Vc pode deixar as paredes que chegam à cozinha no mesmo tom da cozinha e colocar uma cor mais forte em uma outra parede, por exemplo. Mas juro a vc, vc não tem problema, teste, use tecidos para ver as combinações possíveis, use o simulador da suvinil ou coral que são muito bons e use a sua imaginação e criatividade!
bjos
RO

ELAINE · 13 de maio de 2009 às 09:59

Tenho algumas concepções a respeito de cozinhas:
1 – Primeiro é a de que os arquitetos sobrecarregam demais as paredes do ambiente, sejam com armários, estantes, guarda-tudos e outras bugigangas, aumentando o trabalho de manutenção e limpeza, além principalmente de deixar a cozinha “pesada”.
2 – Se analisarmos profundamente,quase 40% dos objetos e acessórios que são guardados em uma cozinha poderiam perfeitamente estar num depósito, para uso eventual, o que poderia desafogar os espaços.
3 – Assim, acho que o projeto ideal seria aquele que contemplasse a reunião de muitas pessoas, com uma grande mesa e balcões bem distribuidos em paredes, pois de que adianta ter uma cozinha cheia de móveis para guardar coisas desnecessárias e, em contrapartida, ter uma mesa que acomode poucas pessoas?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 11:27

Oi, Elaine!
Eu tbém adoro as cozinhas como a que fui criada, que tinham espaço, mesa grande… é muito bom mesmo! Mas entendo que os arquitetos e designers infelizmente tem que se adequar à realidade do ambiente que possuem para trabalhar (além de atender os desejos do cliente). Atualmente, na maioria das vezes, o que se encontra são apartamentos cada vez menores , com cozinhas ínfimas e sem espaço algum fora dela para guardar as “bugigangas” e, o que é pior, as “bugigangas” aumentaram assustadoramente, as pessoas compram aparelhos e apetrechos mil que muitas vezes nem usam e querem que eles sejam guardados em algum lugar….. O lugar que existe são as paredes…
Quem pode ter uma despensa, em geral, tem também uma cozinha maior e, acho que para todos os arquitetos e designers, não só para mim, é um prazer fazer uma cozinha leve, livre e espaçosa, com uma mesa onde se possa fazer uma refeição com toda a família.
Seria bom se todos pudessem desfrutar deste sonho.
obrigada por suas considerações
bjo
RO

Vanessa · 13 de maio de 2009 às 20:31

Olá. Adorei as dicas e estou com um pequeno problema. Eu moro com os meus avós, estou começando a fazer um planejamento pra mudar radicalmente a decoração da minha casa. O problema, é que toda sas peças são muito pequenas, a casa é totalmente monocromática, e queria que, se não for pedir muito, alguém me passasse o site da suvinil pra eu poder fazer esse teste de cores *-* ainda incomodarei mais sobre minhas dúvidas. Obrigada :)

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:42

OI, Vanessa
O Site da Suvinil é http://www.suvinil.com.br/ . La vc vera o link para o simulador, ok ?
bjo
RO

Marcela · 13 de maio de 2009 às 18:18

Olá para quem for do Rio de Janeiro, aconselho a acessar este http://www.rcallmanndesign.com
É um ótimo referencial.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:03

Oi, Marcela,
Gostei do Site do RCallmann. Vc foi cliente dele ?
abs
RO

Josi · 13 de maio de 2009 às 15:04

Olá,
Vou me mudar para uma casa onde a cozinha e sala são juntos e bem pequenos, gostaria que me ajudasse ou desse opnião de que tipo de móveis e como posso colocar, pois as peças são tão pequenas que parece que não vai caber nada. Se eu te passar por email as fotos e detalher do local, vc me ajuda?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:15

OI, JOSI!
Pode mandar as fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br. Mas não esqueça – espaço pequeno, móveis pequenos, claros e multi-funcionais.
bjos
RO

Marcela · 13 de maio de 2009 às 10:49

Sim e ja indiquei também para algumas amigas minhas, é um exclente profissional e o mais importante com uma boa equipe, ou seja, Tem gente que o pintor além de ser pintor é eletricista, o predreiro além de pedreiro é pintor e por ai vai. A equipe dele é um profissional especializado para cada área. Para que é do Rio de Janeiro ou que não for também….http://www.rcallmanndesign.com

Responder

juliana · 13 de maio de 2009 às 13:21

pode mandar fotos de apartamento decoraçao em conts 48 metros quadrado com terraço

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:17

Juliana,
Não compreendi sua mensagem. Pf, vc explique melhor o que vc deseja, ok ?
bjo
RO

silmara · 13 de maio de 2009 às 11:12

ola. Estou com uma duvida, estou reformando minha cozinha e gostaria de saber se indicado por uma porta de correr de vidro ( externa com tranca) ou outra opção mas gosto de coisa pratica tipo jogar agua para lavar o espaço e bem pequeno nao da para por porta abre fecha
aguardo se possivel sua ajuda
Silmara

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:39

OI, SILMARA!
Vc disse que a porta é externa, isso quer dizer que é uma porta que dá para fora do seu apartamento ou casa, é isso? Caso sim, preocupe-se com a segurança (vidro não é tão seguro qto outros materiais…) e, se for apartamento, se o condomínio permite esta mudança (em geral, eles não permitem). Portas de correr, seja de que material forem, se recebem água (de chuva ou lavagem) tem que ser muito bem colocadas para que vc não tenha problemas de infiltração nas paredes. Procure um bom marceneiro se for possível fazer esta obra.
abs
ROsana

shelly · 13 de maio de 2009 às 07:12

nossa adorei e seu blog esta lindo….

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 08:14

Obrigada, Shelly!
bjo
ro

fernanda · 13 de maio de 2009 às 21:27

Olá…..derrubei uma parede da minha cozinha para integrar a cozinha com a sala de jantar, porém os moveis da cozinha são da cor mel com branco. Preciso comprar os moveis da sala de jantar igual a cor dos moveis da cozinha? Gosto muito da cor tabaco.
outra duvida é se devo deixar a geladeira e o fogão mais a mostra ou os armarios da cozinha?
obrigada

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 09:34

OI FERNANDA!,
Quando vc expõe a cozinha ela deve ter elementos em comum com a sala, para não destoar. Mas isso pode ser feito com o seguinte “truque”: Coloque na sala elementos com as cores da cozinha e vice-versa. Como todas as cores são neutras, vc pode, inclusive escolher outra cor, que combine com as cores dos 2 ambientes e colocar elementos nesta cor nos 2 ambientes, entende? Este é um modo fácil de fazer os ambientes ficarem mais harmoniosos.
O ideal é que vc mostre, através da abertura cozinha-sala, um bonito visual da cozinha. Normalmente expor os armários dá este efeito. Mas se não há como, mantenha o fogão e geladeira o mais leves possível (sem aqueles enfeites magnéticos, sem panelas sobre o fogão se não estiver usando-o). Assim vai diminuir a atenção para eles.
bjos
ROsana

Flavia · 13 de maio de 2009 às 15:29

Também adorei seu blog!

Vou aproveitar e fazer uma perguntinha: estou mudando para um novo apartamento com cozinha de azulejos brancos e piso bege. Coloquei uma armario branco com as detalhes em madeira imbuia. Eu gostaria de colocar uma daquelas mesas altas, tipo mesa bar, de madeira. Minha dúvida é se essas dovas banquetas de ação inoxidavel e plástico ficariam bem com a mesa de madeira.

Obrigada!

bjo,
Flávia

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 09:49

OI Flávia!
Acredito que as banquetas ficarão bem, sim, mas a cor do plástico deve combinar com ou ser uma das cores já usadas no ambiente. Com madeira, verde por exemplo, fica bem.
Mas escolha um verde que não seja chamativo demais e acrescente elementos em verde pela cozinha.
bjos
RO

Eliane · 13 de maio de 2009 às 10:08

Bom dia !!! Preciso de uma indicação de onde posso comprar, quero colocar um revestimento de aço inox escovado, p/ colocar na parede atras do fogão, agradeço desde ja. Eliane

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:02

Oi, Eliane,
Não tenho fornecedores deste material que conheça o trabalho. Então, sugiro continuar procurando pessoas que o tenham usado e , caso não encontre, procure no Google empresas mais conhecidas.
sorry
bjos
RO

Paula · 13 de maio de 2009 às 11:41

Bom dia! Preciso de um socorro…minha cozinha é muito pequena…gostaria de saber se é válido eu tirar uma parede e integrar ela a sala de jantar…vc não aconselha colocar o fogão na frente da geladeira?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:59

OI, Paula.
Sim, integrar a sala com a cozinha é uma forma de vc aumentar o espaço, mas:
1) Veja se vc realmente pode fazer isso. Se a parede for estrutural ou tiver uma coluna, vc terá problemas. Então, consulte um arquiteto para ter certeza ( se tiver uma planta da sua casa, veja se não há informação de onde estão as colunas e vigas).
2) Se não houver problemas em relação à estrutura da casa, mas vc, principalmente, tiver o hábito de fazer muitas frituras, é importante pensar em uma boa coifa e ventilação para que o odor da cozinha não se espalhe por toda a casa.
3) Não é a posição ideal o fogão na frente da geladeira pois pense em vc no meio ! Frio nas costas, quente na frente…. Dê uma olhada em http://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/ , formas de distribuição na cozinha e veja a que melhor se encaixa ao seu caso, ok ?
Um beijo
Rosana

Rita Ribeiro · 13 de maio de 2009 às 01:10

Amigos, boa noite,
Estou reformando um apartamento antigo, e gostaria que ele ficasse moderno e barato, entre outras mudanças, preciso de ideias para passar ventilação da cozinha (que é bastante ventilada) para a sala. Ambas são divididas por uma parede que eu gostaria de não perder, colocando lá pia,geladeira e fogão e se desse armários tbm. Será que essa passagem do vento dava p ser acima dos armarios da parte de cima?
agradeço antecipadamente a atenção.
atenciosamente ,
Rita Ribeiro

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 10:11

OI, Rita!
Para saber se vc pode fazer uma abertura na parte superior desta parede vc precisa ter certeza se não há uma viga passando por ela. Se tiver a planta baixa talvez isso esteja informado, se não, um arquiteto, engenheiro ou um mestre de obras experiente saberá lhe informar. Agora, a tendência é do ar quente subir, portanto, a passagem de ar será do ar mais quente da cozinha. Sugiro que vc pense na possibilidade de fazer rasgos verticais onde der e não atrapalhar a instalação da cozinha, que não precisam de de grande largura, ou fazer uma abertura acima da pia (entre ela e os armários superiores e, ou deixar aberto e fazer um passa-pratos ou colocar algum tipo de divisão vazada ou que possa fechar/abrir.
abs
Rosana

Rodrigo · 13 de maio de 2009 às 11:24

Olá, gostaria de saber se um armario de 30 cm de profundidade é de tamanho razoavel, que dê para guardar os pratos e outros utensílios. O armário ficara sobre a Pia, Fogão e Geladeira.

Grato,

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:13

OI, RODRIGO,
Veja que pratos de sobremesa tem em geral, um pouco menos que 30 cm. Então, meça seus pratos, considere que, se o armário tiver portas vc tem que considerá-las. A profundidade padrão para armários superiores é de 35 cm.
abs
Rosana

Ana Cristina · 13 de maio de 2009 às 21:03

Oi…

Gostaria de uma dica para cozinha integrada com a sala….A sala e azulejada da mesma cor da cozinha sera que posso colocar uma cortina, e qual tipo combinaria…

grata

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:49

OI, ANA CRISTINA!
Uma cortina entre a sala e a cozinha não sei se irá funcionar devido à gordura… Pense em uma divisória, um biombo, uma meia parede (ou inteira) de gesso, que pode ter tijolos de vidro por exemplo, enfim, algo que seja mais funcional e que tenha maior resistência, ok ?
bjos
RO

Ana Cristina · 13 de maio de 2009 às 19:49

A minha sala de jantar e toda de azulejada sera que posso colocar espelhos…

grata Ana

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 21:24

OI, ANA CRISTINA!
Mande fotos! Sem ver nada não consigo lhe responder. Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjos
RO

Fornos Jung · 13 de maio de 2009 às 13:43

Olá. Adoramos suas dicas de decoração. Se quiser fazer a de como aproveitar melhor o espaço do balcão com fogões menores e mais modernos, visite nosso site: http://www.jung.com.br e conheça nossa linha de fogões. Adoraríamos que você desse dicas de decoração com o uso deles.
Sucesso e Abração.

Responder

Ariana Tavares · 13 de maio de 2009 às 15:10

oi eu gostei muito da tua decoração… me manda foto de como decorar um quarto casal de branco e preto.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 15:34

Oi, ARIANA,
Obrigada!
Olha só, o que posso lhe mandar são fotos de pesquisas na Internet de quartos em branco e preto. Caso deseje sugestões ou um orçamento para projeto me escreva com mais detalhes (rosana@simplesdecoracao.com.br). Vou mandar algumas fotos por e-mail para vc, ok?
bjos
RO

livia · 13 de maio de 2009 às 12:13

Bom dia, pode ser usado o piso porcelanato na cozinha? obrigada

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:37

Oi, LIVIA!
Sim, o porcelanato pode ser usado na cozinha sim,claro. Veja o post: http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/11/revestimentos-para-pisos-e-paredes5-porcelanato/
bjos
RO

rosiane nogueira · 13 de maio de 2009 às 20:29

ola,posso por piso de madeira na cozinha?obrigada!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:47

OI, Rosiane,
Pode usar madeira sim, mas procure as madeiras que aguentem melhor o ambiente e saiba que vc terá que fazer tratamento para impermeabilizar e repetí-lo de tempos em tempos, ok?
bjo
Ro

carmen silvia · 13 de maio de 2009 às 12:10

Bom tarde Rosana gostaria de saber se é muito ruim ter uma mesa de 1mt por 2mt em uma cozinha que mede 3,45,larg. por 4,00mt somos em tres pessoas em casa mas sempre tem visitas; as vezes me sinto sufocada na cozinha porque parece que esta super lotada, será que vc poderia me dar alguma dica? Obrigada pela sua atenção.. Cá

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:57

Oi, Carmem!
Como vc tem a necessidade de uma mesa para muitas pessoas, acredito que a melhor opção é vc fazer a mesa ser do tipo que, quando não estiver sendo usada, possa ter sua largura ou profundidde ou os 2 serem dimnuidos (há diversas formas para fazer isso:mesa retrátil, tampo que fique preso à parede qdo nõa estiver sendo usado, etc-
Pense nisso
bjos
Ro

tatiane · 13 de maio de 2009 às 17:09

No meu caso minha cozinha é muito pequena. De um lado tem a pia e ao lado um espaço pequeno q penso em colocar o fogão. Já do outro lado uma mesa pequena e a geladeira. Os ármarios penso em coloca-los em cima da mesa, da pia e do fogão. A cozinha é retangular (2m x 2,40m).

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:21

OI, TATIANE!
Para ter idéias de qual a melhor organização da sua cozinha, veja em http://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/ , ok ?
Se tiver dúvidas, me informe!
bjos
RO

carmen silvia · 13 de maio de 2009 às 19:15

Oi Rô muito obrigada pela sujestão da mesa e também da sala vc tem sido uma benção para mim…bjs no seu coração….

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:18

Que bom, Carmem!
beijos
RO

rosangela soares · 13 de maio de 2009 às 12:48

Olá, estou construindo a minha casa, e sinceramente não gostaria de ter uma cozinha toda revestida de azulejos, gostaria de pinta-la, mas a mesma é separada da sala por uma porta grande tipo balcão, que ficará normalmente aberta, o que eu faço. Como posso pintá-la para que se integre a sala?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 15:45

OI, ROSANGELA,
A melhor forma de integrar a cozinha à sala no seu caso é manter a cor da sala na cozinha ou ao menos nas paredes que partem da sala e vão até a cozinha. Assim, não há divisão visível nas paredes.
Espero ter ajudado
bjo
RO

Rose Helena · 13 de maio de 2009 às 14:10

Olá, gostaria de uma dica.
Minha cozinha será do tipo americana, aberta e separada da sala de jantar e estar apenas por um balcão. A cor dos armários da cozinha precisa ser da mesma cor dos armários da sala, ou posso usar cores e tonalidades diferentes? E quanto ao aparador da sala de jantar?
Desde já agradeço, um abraço.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:00

OLÀ , ROSA!
Os móveis não precisam obrigatoriamente ter as mesmas cores. Mas é interessante que alguma cor que há na cozinha se repita na sala e vice-versa. E que as cores usadas combinem entre si. O aparador deve combinar com a mesa de jantar. E tbém não precisa ter a mesma cor. Evite usar mais que 3 tipos de madeira nos ambientes. Se desejar usar um estilo diferente, use-o em um elemento importante, mas com um toque do estilo principal (por exemplo: todos os móveis contemporâneos e cadeiras em estilo clássico , mas com revestimento contemporâneo ficam super bem).
Espero ter ajudado
bjos
RO

Patricia · 13 de maio de 2009 às 10:33

Oi Rosana,

Tem problema colocar o fogão de costas pra janela?
Ou colocar o fogão perto da geladeira mas com uma placa de granito separando os dois?

obrigada!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:18

OI, PATRíCIA!
o problema do fogão perto de janela é o vento. Se não há correntes de ar passando que possam apagar as chamas, ou há forma de vc evitar isso, tudo bem. Fogão perto de geladeira não é bom, quente e frio juntos, um atrapalha o funcionamento do outro e tem tbém o problema da circulação – pega coisa prá fazer na geladeira, leva até a pia, prepara e volta para o fogão, entende? – O granito melhora pois dificulta a passagem da temperatura de um para o outro.
bjos
Ro

Vanessa · 13 de maio de 2009 às 10:00

Bom dia
Por favor, me ajude com as dicas:
Pretendo reformar minha casa e fazer uma cozinha pequena aonde hoje se localiza a lavanderia, a mesma é retangular e possui 07 mt´s de comp e 03 de largura, necessito que uma mesa de 2,50mt´s de comprimento seja colocada no local, qual a melhor disposição para o fogão, pia, geladeira e e armários?
Por favor me ajude.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 11:46

Olá, Vanessa!
Vc leu direitinho o Guia Cozinha ? Sendo sua cozinha retângular, a melhor distribuição é a em linha (geladeira – mais perto da porta de entrada -, pia e depois fogão em sequência em uma das paredes de 7m). Na outra vc coloca a mesa, que deve ter largura de uns 80 cm. Mais que isso, vai atrapalhar a circulação. Se necessário, coloque a mesa encostada na parede e só a afaste quando for usar todos os assentos. Dê preferência a assentos que não ocupem espaço e possam ficar embaixo da mesa (como bancos).
abs
Rosana

Andreia · 13 de maio de 2009 às 20:24

Boa noite, Rosana!
Tudo bem? Estou fazendo a cozinha da minha casa e área da pia é bem pequena em granito verde ubatuba. O espaço da cozinha em sim é grande e o formato que mais se aproxima é o retangular em L dos seu desenhos acima. Minha dúvida está no tampo das bancadas. Eu não queria fazer todo o tampo no mesmo granito por causa do custo e vi uma fórmica de inox que achei bárbara. Ficará estranho o inox nas bancadas e o granito somente na pia? Eu li num outro blog que a fórmica se bem instalada tem boa duração e pode ser usada inclusive para colocação do cooktop. Qual sua opinião?

Obrigada
Andreia

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:35

Oi, Andreia!
A formica não aguenta muito calor, é uma madeira! Madeira pega fogo com calor, certo? então…. Não sei se é uma boa idéia … Pense que o granito pode ser caro, mas ele dura muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais que a fórimica. Entao vc acaba tendo economia gastando mais em um 1o momento.
bjo
Ro

Gerson · 13 de maio de 2009 às 22:06

Oi, gostaria de saber qual a pedra certa para ser colocada embaixo do cooktop? É verdade que a pedra de cor preta tende a rachar com o calor. Obrigado, Gerson.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 22:56

Oi, Gerson,
O importante não é a cor da pedra, mas o tipo de pedra. Vc deve usar material refratário, isso é, que aguente o calor. O granito é uma boa escolha. Ele é bastante resistente ao calor.
abs
Ro

Eddie · 13 de maio de 2009 às 12:36

Olá Rosana! Gosamos muito do seu site.

O nosso apartamente deve sair agora em março e estamos iniciando a fase de escolha de móveis para os cômodos.

Estamos com uma grande dúvida em relação à cozinha: os eletros serão de inox, então, qual a melhor combinação de cor e textura para esse ambiente? Pensamos colocar os frontais de algumas portes e gavetas em tons madeirados e o restante em fórmica branca. O que vc acha? Tem algum site para que possamos fazer esse teste?

Outra coisa: para os quartos temos que nos preocupar com a tonalidade/cor do piso com a cor dos móveis?

Grato pela atenção.

Eddie

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 22:51

Olá , EDDIE!
Acho ótima a mistura de aço inox com madeira, pois a madeira “quebra” a frieza do aço.
Não conheço site para vc testar não..
Em relação ao quarto não é necessário que a cor do piso seja igual a dos móveis, mas o equilíbrio é sempre bom, portanto se usar piso escuro, não use móveis escuros tbém pq provavelmente o ambiente vai ficar muito “pesado”.
abs
rosana

Renata · 13 de maio de 2009 às 15:56

Boa tarde,
Comprei um apartamento na planta, e como na maioria desses projetos novos, a cozinha é muito pequena. (1,57m x 4.98m) De uma lado colocarei a geladeira, a pia, o fogão, a M.L.R. e o tanque. Nesta ordem, pois a área é integrada com a cozinha. No lado inverso terei a passagem e uma bancada de aproximadamente 1,20m. Restando uma parede de aproximadamente 2,50 de largura. Estava pensando em encher de armários aéreos na parede da pia e no espaço da parede inversa ao lado da bancada. Estes menores, de 30cm de profundidade. Se eles forem bem no alto, só para guardar aquelas coisas que quase não usamos, você acha que atrapalhará a passagem?
Estou quebrando a cabeça para conseguir um lay out bom para esta cozinha. poderia me ajudar? Obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 22:57

Oi, RENATA!
Se for possível 35 cm de profundidade é melhor. Tenha cuidado pois vc precisa pensar tbém em proteger a cabeça, por exemplo. O espaço minimo de passagem deve ser de uns 80 cm, que é mais ou menos o vão de uma porta. Veja tbém a possíbidade de “escavar” as paredes para diminuir a profundidade externa dos armários, por exemplo. Outra questão é a luminosidade. Evite “fechar” muito o ambiente e, com isso, escurece-lo e coloque pequenos spots na parte inferior dos armários, se necessário. Veja se realmente tem tanta coisa que não usa muito… Se não usar nunca, ao invés de fazer armários, desfaça-se delas. É mais barato…
bjos
Ro

cristiliene · 13 de maio de 2009 às 12:29

estou trocando o piso da minha cozinha,estou com um problema muito grande,a minha cozinha tem 3,00 larg e 4,00 comp,eu não sei como vou colocar os móveis.Me ajuda por favor,obrigado.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 15:49

OI, CRISTILIENE!
Caso esteja interessada em um projeto para sua cozinha, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br. Mande fotos, planta baixa (ou um desenho com as medidas) e fale sobre suas necessidades e gostos, que lhe mando um orçamento, ok ?
bjos
RO

Caterina · 13 de maio de 2009 às 14:23

Olá!
Minha cozinha é integrada a área de serviço, separada por uma porta de vidro, ( área total 4,51 por 1,60)muito pequena…
os azulejos da parede são brancos, estou pensando em fazer os armários brancos tb , mas gosto muito da idéia de fazer o piso preto (azulejos ou pastilhas??…)mas a área de serviço tb ficaria com o mesmo piso, gostaria muito da sua opinião, ~
obrigada
Caterina

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:21

OI, CATERINA!
A idéia do piso preto é ótima! Não vai diminuir o espaço e vai lhe ajudar na limpeza. Faça a área de serviço igual, para dar mais unidade e uma impressão de ambiente maior. Sugiro cerâmica no piso, mas não pastilhas, pq a limpeza dos rejuntes é terrível.
bjos
Ro

Caterina · 13 de maio de 2009 às 21:12

Olá Ro

Obrigada pela dica
Parabéns pelo blog
bj
Caterina

Responder

Paula · 13 de maio de 2009 às 12:01

Renata

Minha cozinha é integrada a área de serviço, porem com uma porta de correr separando os ambientes. Vou colocar porcelanato preto polido no piso da cozinha, porém não quero colocar este piso na area de serviço, e pensei em colocar um piso claro, já q o ambiente sera dividio por uma porta de correr. O que vc acha?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:03

Olá, Paula!
Acho que já lhe respondi, mas vamos lá: Sugiro que na cozinha vc não use piso polido pois ele tem maior tendência para escorregar e manchar. Os ambientes com um mesmo piso parecem ficar maiores e tem maior harmonia, mas nada impede que coloque outro, ainda mais sendo neutro. Qto as cores acho que tanto branco como preto no piso, apesar de lindos, tem uma desvantagem: A sujeira aparece! Prefiro tons de cinza, que sempre ficam bons tanto em cozinhas brancas como pretas como em cozinhas em brco e preto.
bjos
Ro

tatiane · 13 de maio de 2009 às 10:57

por favor tenho uma cozinha de 2,77 x 4,0 e queria reforma-la mas nao sei como pois tem a janela e a porta na parede de 2,77 e na perede do lado da porta tem a outra porta e eu gostaria de que os armarios fossem continuos e o fogao ficasse no meio da cozinha mas ja quebrei a cabeça e nao consigo que fique de forma legal.voce poderia me ajudar, desde ja agrdeço.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:10

Olá, Tatiane!
Vc precisa de um projeto de decoração. Caso esteja interessada, envie fotos e descreva suas necessidades e desenhos para rosana@simplesdecoracao.com.br. Te envio o orçamento em 2 dias úteis, ok ?
bjs
Rosana

Bruna Santos · 13 de maio de 2009 às 11:43

Preciso de um fogão,chapa, fritadeira e forno planejado para um restaurante

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:02

Olá, Bruna,
Sugiro que vc procure diretamente fabricantes de equipamentos para cozinhas industriais. Além das questões técnicas, casa município tem leis diferenciadas em relação à vigilância sanitária, etc.
abs
Rosana

Gisele Lira · 13 de maio de 2009 às 20:55

Olá! Fiquei feliz pelas idéias que encontrei aqui. parabéns.
Vou reformar minha cozinha e banheiro. Na cozinha vou colocar azulejo ou pastilhas somente na parede que vai a pia e fogao. No banheiro somente dentro do box.
Vc recomenda alguma tinta para colbrir as paredes da cozinha? Há alguma tinta resistente a umidade para colocar no banheiro.
me ajude.
Gde bj
Gisele

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:06

Oi, Gisele,
Atualmente há tintas muito boas para áreas molhadas. As mais resistentes são a epoxi e e plástica. Sugiro usar a epoxi e por cima tinta acrílica. Um bom pintor tira isso de letra!
bjos
Rosana

Cristiane · 13 de maio de 2009 às 12:27

Bom dia!
estou reformando minha casa e retirei todas as paredes do 1º piso, agora a duvida de como projetar os movéis da cozinha, geladeira, fogão, pia…a cozinha está entre a sala, porta pra area de serviço e a subida da escada pro 2º piso, resumindo tenho uma parede livre com 3,10 q faz “L” com 1,50 q é a subida da escada de frente pra sala…

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:01

OI, Cristina,
Infelizmente não tenho como lhe ajudar sem ver a planta deste seu ambiente. Além disso, isso seria um projeto. Caso esteja interessada, envie a planta baixa e fotos para que eu possa lhe fazer um orçamento, ok ? (rosana@simplesdecoracao.com.br
bjos
Rosana

vanderlucio moreira · 13 de maio de 2009 às 19:13

tenho um fogao de bancada ele foi estalado bem de baixo da janela sera que encontro coifa para este tipo de local

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:42

Oi, Vanderlucio!
Veja aqui http://patylippi.blogspot.com/2010/07/coifinha-nova-e-cortina-no-banheiro.html a solução que paty encontrou para o problema igual ao seu.
bjos
ROsana

Carla · 13 de maio de 2009 às 09:43

Bom dia,
Gostei muito das ideias que vi por aqui… mas fiquei com uma dúvida, pois, algumas pessoas falam que ainda usa-se pastilhas ou faixas na cozinha, outras dizem que já está ultrapassado. Estou reformando minha cozinha, e gostaria que vc me tirasse essa dúvida.
Obrigada.
Bjsss,

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:39

Oi, Carla!
O que considero ultrapassado são aquelas faixas com bulezinhos, misturados com frutas e flores, sabe quais são? Mesmo assim, se estão, por exemplo,em uma cozinha rústica, tipo de campo, com móveis que combinem com esta idéia, podem ficar bem. Mas em uma cozinha com eletrodomésticos em inox, bancada em limestone, enfim, super moderna, este tipo de faixa fica deslocado,concorda? Combina mais uma faixa com desenhos geométricos, por exemplo. A questão é: o estilo que sua cozinha tem a ver, combina com o estilo da faixa? Agora , pastilhas estão super na moda, inclusive as que tem um certo ar retrô, pq retrô está na moda. Da mesma forma, uma cozinha toda retrô com uma pastilha imitando aço, imagina ? Os estilos são diferentes, não vai ficar bem.
Espero ter esclarecido
bjos
Ro

fabiane · 13 de maio de 2009 às 23:00

como decorar minha cozinha america que mede 5×5?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:48

Oi, Fabiene!
Sem ver o ambiente, onde estão as portas, janelas e instalações é impossível lhe dizer. Se desejar mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br.
bjos
Rosana

Karin Santos · 13 de maio de 2009 às 10:29

Gostaria de mudar a minha cozinha, quero comprar amarios novoa, fogão novo, geladeira, mas não quero quebrar na nada. O que devo fazer com as paredes que ja tem azulejos(antigos cinza) sem precisar quebrar ou ter que colar outro piso em cima. O que você acha de pintar?

Aguardo resposta

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:02

Oi, Karin!
Há atualmente no mercado tintas específicas para isso: Pintura sobre azulejos. E vc pode tbém passar massa específica para nivelar e pintar sobre, de forma que ninguém vai dizer que tem azulejo na parede.
Veja nos sites da suvinil e coral os produtos específicos para azulejos.
bjos
Rosana

isabela · 13 de maio de 2009 às 23:05

acho lindas essas cozinhas americanas, gostaria de saber qual o valor no maximo que se gasta pra fazer uma dessas. obrigada a quem responder pelo meu e-mail. beijos xxxxx

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:45

Olá, Isabela,
Infelizmente é impossivel lhe dizer o preço e ainda mais valor máximo pq , amiga, a imaginação é uma coisa sem fim né? Posso lhe dar uma dica: Na revista MINHA CASA sempre tem uma reforma com todos os preços e a revista Arquitetura e Construção sempre traz, lá no final , o preço médio de um monte de produtos. Dá para vc ter uma idéia básica, ok ?
Bjo e vote no Simples Decoração no TOP BLOG BRASIL aqui ó http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=3111710 é so clicar, clicar em votar e informar seu e-mail.
Obrigada
Ro

LUCILENE · 13 de maio de 2009 às 23:36

estou com um grande problema em montar minha cozinha; pois ela é pequena e é dividida por um murinho de tijolinho para sala de jantar e do outro lado esta a porta e a janela junto com a pia.O espaço que tenho é em forma de L ao contrario, me passe algumas dicas, desde já agradeço,bjs

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:32

Oi, Lucilene,
Mande fotos préu entender melhor ? Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br e não esqueça de votar no Simples Decoração para o TOP BLOG BRASIL: É só clicar aqui, votar e informar seu e-mail: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=3111710
Obrigada
bjos
RO

Ivna · 13 de maio de 2009 às 22:31

ótimas dicas!!!!!
vai ser muito útil pra reforma da minha cozinha!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:54

oi, IVNA!
Que bom!
bjos
RO

Vanessa · 13 de maio de 2009 às 21:34

Olá, estamos montando nossa cozinha e temos uma dúvida em relaçao a qual cuba escolher! Escolhemos um modelo (cuba + mini),mas nossa dúvida é em relaçao a escolha da cuba em alto brilho ou o modelo fosco! Também não sabemos se precisamos combinar, ou seja, se a cuba for alto brilho, os utensílios (barras, escorredor, lixo de bancada) também terão que ser?? Agradeço sua atenção desde já, Vanessa

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:52

Oi, Vanessa,
Em geral sim, mas se vc achar que os itens vão combinar (talvez deixando somente a cuba em alto brilho e o restante fosco) vc não é obrigada a seguir esta “regra”, ok?
bjos
ro

Bia · 13 de maio de 2009 às 18:47

Preciso de ajuda: estou me mudando para uma casa alugada pavorosa!! Tenho e vou melhora-la .

Mas a cozinha tem uma maldita parede de azulejos laranja e branco que são uma agressão visual.

Não posso arrancá-los e nem pinta-los, pois o proprietário não permite. Tem alguma sugestão ? please!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Obrigado pela atenção desde já

Beatriz

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:53

Oi, BIa,
Vc pode usar adesivos (tipo contact ou específicos, pois já existem adesivos para azulejos) que depois poderá retirar quando sair.
bjos
Rosana

vilma · 13 de maio de 2009 às 22:04

Estou tentando organizar minha cozinha, o espaço está integrado com a sala, mas não goaria de deixar tudo de um lado só e optei por colocar só a geladeira do outro lado agora to numa aflição pois acho que a geladeira vai ficar sozinha, me dá um help.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:37

Oi, Vilma,
Se vc tem espaço ao lado da geladeira, pq não colocar armários ou prateleiras, que, mesmo estreitos, possam ser usados para colocar objetos?
Caso queira, envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

Márcia do Socorro · 13 de maio de 2009 às 15:38

Gostaria de saber onde devem ficar os botijões de gás na cozinha, e se eles podem ficar dentro do balcão da pia?
Por favor respondam.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:15

Oi, Márcia,
O melhor lugar para botijão de gás é fora da casa, em área aberta e podem estar dentro de um armário que SEMPRE deve ter janelas com ventilação permanente, TIPO VENEZIANA por exemplo. Isso vale, mais ainda, para dentro de casa, ok ? NUNCA COLOQUE BOTIJÃO DE GÁS EM UM ESPAÇO FECHADO. É super perigoso em caso de escapamento de gás.
Beijos e cuidado
Rosana

sandra regina · 13 de maio de 2009 às 19:52

boa noite meu nome e sandra mais eu não tenho muita ideia para arrumar minha casa gostaria de algumas ideias para meu quarto ,cozinha, sala obrigado aguardo seu contato

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:41

Oi, Sandra Regina,
Caso vc tenha interesse, envie a planta baixa, ou um desenho e fotos para que eu tenha uma idéia de como é sua casa. Assim, sem saber como ela é, não há como.
Rosana@simplesdecoracao.com.br
bjos
ROsana

lucas · 13 de maio de 2009 às 10:55

Bom dia! tenho uma enorme duvida, posso colocar o fogão em baixo da janela??????desde ja agradeço.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 00:13

Oi, Lucas,
Há 2 questões em relação a fogão embaixo de janela: Sol e vento. Se o sol entra pela janela e bate no fogão, quem faz a comida lá morre de calor e além disso, dificulta ver a chama do fogão, o que pode ser perigoso. Em relação ao vento, ele pode apagar a chama. Se estas 2 condições não existem, vc pode sim, colocar o fogão embaixo da janela.Só veja se consegue abri-la e fechá-la sem tacar fogo na roupa, certo ? Rs!
bjos
Rosana

adriana · 13 de maio de 2009 às 22:03

Olá adoro suas dicas!Preciso de ajuda com a reforma da minha cozinha.Ela é revestida por azulejo até a metade com acabamento com faixa e gostaria de mudar todo o revestimento porém disponho de um orçamento apertado pois estou reformando toda a casa.Minha dúvida é:devo trocar o atual azulejo por outro com argamassa piso sobre piso ou cobrir tudo com cimento e pintar com tinta lavável e revestir somente ou redor da pia,o que costuma ficar mais barato?Grata

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:33

Oi, Adriana,
Hoje existem muitas opçoes para resolver o seu problema. E vc está certa em relação à 2a opção, só que não cubra com cimento e sim com massa e tinta específica para azulejos.
bjos
Rosana

Melanie Mendes · 13 de maio de 2009 às 23:04

Olá!Estou com um grande problema em minha cozinha pequena…rs Gostaria de ter uma pia em frente a janela …porém a minha cozinha e em u e muito pequena e estou quase abrindo mão da mesa para poder ter armários…o que faço?me ajudem!!!Obrigada

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:34

Oi, Melanie,
Sem fotos não consigo entender ou responder corretamente. Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Ro

erlano · 13 de maio de 2009 às 18:31

Minha cozinha tem ventilacao zero. A solucao he ventilador ds teto.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:52

Oi, Erlano,
Cozinha sem ventilação é péssimo e perigoso. Tem certeza que não dá para fazer aberturas, mesmo mínimas, de preferência mais próximas do teto, nem para outro cômodo? Mesmo um ventilador de teto (que provavelmente prejudicará o funcionamento do fogão, então deve ser posicionado bem longe dele) só funciona bem se tiver prá onde o vento ir, né ? Reveja as possibilidades com um arquiteto ou mestre de obras, viu?
bjo
Rosana

Rosangela · 13 de maio de 2009 às 13:03

Boa Tarde Rosana!

Estou construindo e gostaria de saber de você o seguinte, tenho num espaço de 6,20 de comprimento por 4,15 de largura, para acrescentar um sofá de canto 2 e 3 lugares, uma mesa retangular de 6 cadeiras e a cozinha ao fundo com uma janela na lateral de 2,20 mts. Pesquisei na net sobre cozinhas compactas e ambientes integrados, mas sinceramente não sei o que fazer com a mesa, pois penso em colocar o sofá na entrada após banquetas com o balcão de 3,70 mts. Você pode me ajudar?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 14:34

Oi, Rosangela,
Preciso da planta e fotos do ambiente e talvez o que vc necessite é de um projeto. Neste caso, envio o orçamento sem compromisso.
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
aguardo
abs
Rosana

adriana · 13 de maio de 2009 às 12:51

ola,gostaria de saber qual o comprinto e a altura de um balcao p/uma cozinha de 6,60comp e 4,75 de larg?Desde ja agradeço..

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:45

Oi, Adriana, o comprimento depende totalmente da disposição que vc deseja. Já a altura, fica entre 85 e 90 cm, e a profundidade entre 55 e 60cm

bjos
Ro

Clecia · 13 de maio de 2009 às 13:00

Boa tarde

amei o seu site, acabei de comprar um apartamento e estou com a seguinte duvida,se quebro a parede da cozinha ( que é maior que a sala) e faço uma cozinha americana ou se abro a parede toda ou se mantenho como esta fechada.para vc ter uma ideiao meu apto parece com a planta retangular em L, com a diferença que existe uma parede separando a sala.

obrigada e parabens pelo seu trabalho

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:40

Oi, Clecia!
Obrigada!
A 1a coisa que vc precisa saber é se pode quebrar a parede da cozinha onde vc pensa quebrar. Vc precisa saber se há vigas ou colunas nesta área. Tendo a certeza que pode quebrar vc deve pensar na sua rotina: Tem empregados sempre em casa ? Se sim, há problemas com a perda da privacidade ? Cozinha muito ? Faz muitas frituras ? Se sim, pense que tem que tem ter uma boa exaustão para que o cheiro de comida não se espalhe pela casa. Recebe formalmente ? Se sim, pense se é interessante o quanto as visitas mais formais devem ver da sua cozinha e o quanto terá que investir para mante-la sempre “decente”.
bjos
Rosana

Francisco · 13 de maio de 2009 às 18:53

Oi,gostaria de saber a altura ideal da minha cozinha, vou fazer um rebaixamento de teto, e tenho um forno industrial nela.
grato.

Francisco

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 02:42

Oi ,Francisco,
Se vc está se referindo à altura da bancada, em geral, ela tem de 80 a 90cm de altura (do piso). A variação é por conta da altura da pessoa.
abs
Rosana

Mariana · 13 de maio de 2009 às 14:12

Ola! Minha cozinha tem formato U e estou fazendo algumas alterações. Pensei em colocar a cuba (modelo morgana da tramontinha) no canto, por achar que vou ganhar espaço de bancada. Essa é uma boa opção?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:04

Oi, Mariana!
Mande a planta baixa da cozinha préu ver? Rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

Débora · 13 de maio de 2009 às 23:21

Olá, tudo bom? Tenho uma dúvida, gostaria muito de fazer uma ilha no centro da minha cozinha, ela mede 3,96×3,64, é um tamanho bom? como faço as instalações para fazê-la, em relação a eletricidade e gás? Desde já agradeço.Aguardo anciosa a sua resposta. Débora.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:55

Oi, Débora,
Sua cozinha é grande, mas a ilha ocupa muito espaço pq além dela vc tem que pensar em ao menos 60 cm em volta, vazios, para uma boa circulação. E as instalações tem que chegar até lá discretamente. É um projeto bem mais complicado e caro que para a cozinha sem ilha. Sugiro que realize um projeto com um bom designer de interiores que analise suas instalações e lhe proponha as soluções. In loco.
bjos e sucesso
ROsana

KELY · 13 de maio de 2009 às 10:36

ola
tira uma duvida, quando colocamos piso na parede da cozinha, ele tem que ser igual ao piso do chão, se nao me da uma dica de como combinar as cores.

abraço

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 21:20

Oi, Kely!
Não , ele não tem que ser igual ao do chão.O revestimento de piso pode ser usado na parede (o de parede nem sempre pode ser usado em piso) mas não é obrigatório. E para combinar, além da cor, não esqueça do formato, eles devem ficar bem juntos nos 2 aspectos. Em termos de cores, usar a mesma cor é claro que combina, né? Se um tem um desenho e o outro é liso, use para o liso a cor de fundo do desenhado. Se as cores não são iguais, que sejam bem diferentes, pq se forem meio parecidas vai parecer que vc tentou comprar igual e errou. Combinações clássicas que sempre ficam bem: Branco, preto, cinza. (as 3 ou bco/pto, bco/cinza) bco/bege – cuidado com beges e cinzas, se for comprar estas cores (boas cores) para piso e parede compre os 2 juntos para não comprar a cor errada. Bege/azul, Cinza/Azul, branco, Cinza/verde,branco; cinza, vermelho/brco (use vermelho nos detalhes da parede com branco no resto e cinza no chão por exemplo.
bjos e boa sorte

Waleria Gouveia · 13 de maio de 2009 às 01:02

Olá rosanef, boa noite!

Vou reformar a minha cozinha, porem como não sei se posso ou não mexer na estrutura a unica modificação para poder dar mais luminosidade e levar atualmente onde fica a porta para fora mais ou menos 1,20 x 1,20 e neste hall complementar a parede da frente será confeccionada com tijolos de vidros +/- 50 tijolos e de um dos lados lateral eu vou instalar uma porta de cozinha aluminio branca com basculas. Optei por me desfazer dos meus armarios planejados, que apesar de estarem em otimo estado e serem bonitos, eles não são funcionais e já estão um pouco ultrapassados, atualmente, serviços de marcenaria estão muito caros. Eu optei por fazer tudo em alvenaria e revestir com azulejos. Eu precisaria de alguma idéia para:

Na parede que tenho de 1,35 que fica o vitro, eu gostaria de estar instalando a pia e dando continuidade em “L” para parede maior que tem 3,33 m. Nesta maior eu gostaria de colocar embutido neste armario a geladeira, mais um armario de dois corpos inteiriço, mais o micro ondas suspenso, abaixo dele continuação da bancada da pia e abaixo o forno de embutir, ainda na bancada da pia um cooktop. Poderia me dar alguma idéia de medidas e material a ser usado para portas e prateleiras, alem das medidas ideias tais como altura, largura, profundidade.
Desde já te agradeço

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:17

Oi, Waleria,
Infelizmente é mais complicado. Para lhe dar informações que realmente servissem para vc eu precisaria saber as medidas de todos os eletrodomésticos, a planta baixa deste espaço (ou desenho bem explicadinho) e fotos. E isso seria um projeto.
Caso esteja interessada em um orçamento envie um e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br.
Mas sugiro uma coisa: Pq vc não contrata um arquiteto para lhe dizer se pode ou não mexer na estrutura e fazer algo mais funcional e que utilize melhor seu espaço? Uma consultoria para definir somente isso talvez não seja tão cara qto vc imagina.
Outra coisa: Cuidado com paredes com tijolo de vidro: Elas devem ser estruturadas , não é só colocar um tijolo em cima do outro com cimento não. Contrate uma pessoa que saiba fazer isso.
E outra ainda: Faça um orçamento com um bom marceneiro para reforma dos seus armários antes de jogá-los fora. Talvez valha a pena.
abs
Rosana

Claudia · 13 de maio de 2009 às 21:45

Gostaria de saber numa pia de 1,20m2 posso colocar a cuba mais próximo do fogão ou geladeira????? pensso que mais para o fogão :(
grata

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:28

Oi, Cláudia,
Na verdade, vc deve deixar um espaço entre os 2 mais ou menos igual se todos vão estar em linha reta.
bjo
ROsana

MARCELA · 13 de maio de 2009 às 16:05

OLÁ,
GOSTARIA MUITO DA AJUDA DE VOCÊS PRA FAZER A MINHA COZINHA.TENHO UMA PAREDE DE 2,80L Q O MEU SOGRO QUER Q FIQUE A PIA E OUTRA PAREDE 5 COMPRIMENTO SENDO Q NESSA PARREDE TEM UMA JANELA MEU SOGRO QUE FIQUE EM BAIXO DELA O FOGAO E PRIECISO DE COLOCAR UMA MESA TIPO AMERICA POR CAUSA DO OUTRO LADO DA PAREDE Q FICA A ENTRADA DO CORREDO VAI SOBRA UM ESPAÇO 1,60 GOSTARIA Q FICASSE UMA MESA AMERICA. COMO VOU FAZER? ME AJUDA?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 00:22

Oi, Marcela,
A única forma de lhe ajudar de verdade seria fazer um projeto de decoração da cozinha. Caso esteja interessada envie a planta da cozinha para rosana@simplesdecoracao.com.br
abs
Rosana

Sidineia · 13 de maio de 2009 às 18:11

gostaria de saber se é possivel vc me ajudar ou dar ideia sobre uma reforma na minha cozinha, pois tenho muita vontade de reformar – só não sei como colocar os moveis, sua disposição. Grata

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 10:19

Oi, Sidineia,
Isso seria um projeto de distribuição. Caso esteja interessada mande um e=mail para rosana@simplesdecoracao.com.br, com a planta e /ou fotos, ok ? Mando o orçamento em 2 a 3 dias úteis.
bjos
Rosana

sonia · 13 de maio de 2009 às 20:39

Oi tudo bem, gostaria de ajuda para a decoração da minha cozinha é uma cozinha em “L” na cor carvalho escuro gostaria de dicas para decorar o ambiente

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:42

Oi, Sonia,
Use revestimentos e objetos em tons claros, brancos e beges combinam bem. Acrescente objetos coloridos (amarelo, azul, por exemplo) para alegrar, mas sempre em tons leves.
bjos
Rosana

Klaus · 13 de maio de 2009 às 20:27

Olá! Gostei muito das dicas, ficaram só algumas dúvidas: para instalar um fogão tipo cooktop tenho de prever a furação da pedra com qual espaçamento frontal? Imagino que se o fogão ficar muito recuado da borda da bancada, isso pode gerar algum desconforto para o usuário na hora da cocção. Tem alguma medida ideal? E para as laterais da bancada de apoio ao cooktop, foi dito que a largura mínima deve ser de 30cm, mas há alguma medida ideal? Seria esta a medida padrão da bancada da pia de cozinha? Obrigado!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:19

Oi, Klaus,
Sugiro que sempre observe o manual do fogão que irá comprar. Cada equipamento tem suas medidas ideais e a própria loja que lhe vender deve informar todo o necessário para que vc tenha o seu fogão na melhor e mais segura condição. O ideal é que o fogão fique na mesma “linha” da bancada. A medida ideal é controversa, mas acho que 60 cm é muito bom.
abs
Rosana

MARCENARIA MIRAI · 13 de maio de 2009 às 11:51

Gostaria de saber o tamanho padrão de microondas, para a frabricação de um armario com nicho para microondas .

Att. Elô

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 22:33

Olá, Elo!
Infelizmente não há isso de tamanho padrão de microondas. Existem em diversos tamanhos…
abs
Rosana

Regiane · 13 de maio de 2009 às 00:49

Posso colocar uma bancada de marmore em baixo do vitro da cozinha, aquela que fica fixa?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 00:38

Oi, Regiane,
Não entendi a pergunta. Mande fotos . Rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Ro

maradona disadidi joão · 13 de maio de 2009 às 07:35

gostei das voças cozinha são bonitas e algomas cozinha são muito estreito será ha circulação.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 00:37

Oi, Maradona,
a cozinha”corredor” deve ter, no mínimo, 1.20 de espaço livre.
bjos
Rosana

FEFA · 13 de maio de 2009 às 16:05

Comprei um apartamento, e como sabe hj os apartamentos são minúsculos. Minha cozinha é muito pequena, por esse motivo estou pensando em fazer uma cozinha planejada, pois não entendo nada de decoração. Seu eu mandar a planta vc faz o planejamento e o orçamento? Grata

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 02:16

Oi, Fefa,
Envie a planta, se possível fotos e uma descrição dos espaços que precisa na cozinha (por exemplo: espaço para fogão ou coctop e forno ?) para rosana@simplesdecoracao.com.br. Em 4 a 5 dias lhe envio o orçamento.
bjos
Rosana

Neide · 13 de maio de 2009 às 20:48

Quero fazer uma cozinha e integrar na bancada a maquina de lavar roupas…ela pode ficar al lado do fogao ou da geladeira??

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:53

Oi, Neide,
Sugiro que ela não fique “colada” em nenhum outro eletrodoméstico, tem que ter um espaço pq máquina de lavar roupa se mexe toda, né ? E ela deve ficar o mais distante da entrada da cozinha.
bjos
Rosana

Marília Lucena · 13 de maio de 2009 às 22:59

oiii!! Me tira 3 dúvidas, please: qual a altura que a mesa da cozinha tem que estar em relação ao chão? E se for de vidro temperado, qual a espessura? Outra coisa: minha mesa vai ficar entre duas paredes. Qual a distância ideal que deve ter entre parede e a margem da mesa? Essas medidas ficam legais? A mesa com 80 cm de largura e 55 cm entre as laterais da mesa com as paredes!
Obrigadããaaaoooo

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 00:20

Oi, Marília,
A mesa em geral tem 75 a 80 cm de altura em relação ao chão, mas vc tem que ver tbém a altura do assento das cadeiras em relação à ela. Uma mesa com 75 cm de altura do chão ao tampo, tem cadeiras com mais ou menos 43/45 cm do piso ao assento. O Vidro temperado de 8 a 10 milimetros. Acho que 55 cm entre a parede e mesa é pouco. O tipo de assento que menos espaço precisa é um banco, com mesa com pés em X ou centralizado, de forma que a pessoa possa sentar sem precisar movimentar nem a mesa nem o banco. Mesmo assim, vc não teria espaço para circulação em volta da mesa, mas talvez seja a unica solução se o espaço é tão estreito assim. Neste caso, a mesa deve ser posicionada em um canto, que é a melhor forma da circulação só atrapalhar quem estiver sentado no canto.
bjos
Rosana

MEIRE · 13 de maio de 2009 às 12:07

MINHA COZINHA É DE COR BEGE….SERIA VERDADE QUE ELETRODOMESTICOS DE INOX NÃO COMBINANM COM A COR ESCOLHIDA???

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:19

oi, Meire,
Depende do Bege. Se ele for claro, fica bem. Se for escuro pode escurecer a cozinha. Se ele “puxar” para o verde ou para o rosa tbém não são combinações que me agradem. O que acho melhor é o bege que “puxa” para o amarelo ou para o azul. Há muitos beges…
bjos
ROsana

IZANFAR · 13 de maio de 2009 às 18:45

Oi, tudo bem? Vi no comentário anterior que vc se disponibilizou em fazer um projeto de cozinha planejada… se eu enviar a planta vc faz? qto custa? abraços..

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:26

Oi , Izanfar,
Envie a planta e descreva suas necessidades que em 3 a 4 dias lhe envio um orçamento. Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
Obrigada
Rosana

Carla · 13 de maio de 2009 às 16:24

Olá, vou me mudar dentro de alguns dias para um apartamento onde a cozinha é super pequena e não tem área de serviço. Pedi ao pedreiro, na reforma, que quebrasse o tanque e a mureta ao lado dele para que ali fosse colocada a máquina de lavar. Ela é quadrada, tem uma pia e um armário grande e ótimo, que não pretendo me desfazer, mas gostaria de uma opinião ou uma dica… para poder aproveitar melhor o espaço.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 00:51

Oi, carla,
só se vc me enviar uma foto. sem ver não tenho como lhe ajudar. O e mail é rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Marília Lucena · 13 de maio de 2009 às 18:57

oiii!! Me tira 3 dúvidas, please: qual a altura que a mesa da cozinha tem que estar em relação ao chão? E se for de vidro temperado, qual a espessura? Outra coisa: minha mesa vai ficar entre duas paredes. Qual a distância ideal que deve ter entre parede e a margem da mesa? Essas medidas ficam legais? A mesa com 80 cm de largura e 55 cm entre as laterais da mesa com as paredes!
Obrigadããaaaoooo

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:06

oi, Marilia,
Mesa de 75 a 80 do tampo ao chão (atenção na escolha das cadeiras). O ideal é 60 cm, mas 55 está ok.
bjos
Rosana

Marcia · 13 de maio de 2009 às 10:21

Olá!

Muito lindo seu site! ADOREI!

Pode me dar uma opinião?
Tenho uma cozinha relativamente grande, com granito preto na bancada e porcelanato quase branco no chão, meus eletrodomésticos serão de inox e pensei em colocar os armários com as portas em fórmica imitando inox tb, vc acha que vai ficar exagerado?!

Tentei procurar na net fotos de armários com forma inox mas não encontrei, pelo menos encontrei seu site e aprendi muita coisa ;)

Obrigada!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:58

Oi, Marcia,
Acho que não … porque vc ter um elemento e perto dele outro elemento imitando ele, em geral não é uma boa idéia. Sugiro que vc pense em formica imitando madeira clara, que fica super bem com inox e com o granito preto. OU formica em cor clara que pode ser branco ou cinza ou amarelo (se for ousada… está na moda estas cores fortes).
bjos
Rosana

CLELIA MARIA OLIVEIRA DA ROSA · 13 de maio de 2009 às 14:09

VOU ME MUDAR PARA UM KITINET MEUS MOVEIS SAO SIMPLES GOSTARIA DE SABER COMO ACOMODO O GUARDA ROUPA E A CAMA AO LADO DAS COISAS DA COZINHA OU NA ENTRADA COLOCO O QUARTO E DEIXO PARA FAZER YMA SALINHA LA NO FUNDO E COLOCO O QUARTO NA ENTRADA DA PORTA.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:51

Oi, Clelia,
Para entender o seu espaço e lhe ajudar realmente preciso que vc envie a planta do novo ap e dos móveis que possui. Somente com esta informação que vc me passou é impossívell… mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjos
Rosana

Christina · 13 de maio de 2009 às 17:22

Oi, estou fazendo uma reforma e “abri” a cozinha para a sala. Derrubei quase toda a parede divisória – de 90cm ao teto – e sobrou apenas uma coluna estrutural em um dos lados (e o outro lado é uma parede). A ideia é fazer a bancada da pia de forma que quem está lavando louça esteja de frente para a sala. Assim, precisa ser uma bancada em dois níveis: o nível mais baixo, com a cuba da cozinha, terá 90cm de altura. Qual altura deve ter o outro nível, sendo que não pretendo usá-la com banquinhos altos, ficará mais como um buffet. Obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:04

Oi, Christina,
Se o outro nível será como uma mesa ou aparador, a altura deve estar entre 75 e 80 cm (altura de uma mesa comum).
bjos
ROsana

Ana cláudia · 13 de maio de 2009 às 20:04

Olá, gostaria de uma opinião: estou construindo minha casa e não encontrei espaço para a dispensa, o que é muito necessário para mim… queria saber se fica legal ter um armário de alvenaria em um canto da cozinha com umas portas de correr ou fazer um armário improvisado embaixo do balcão, já que tenho meus móveis completos e não queria mandar fazer outro agora.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:12

Oi, Ana Claudia,
Não vejo qquer problema com a sua idéia. Se vc tem espaço para isso, faça o armario no canto da cozinha. Se não, faça embaixo do balcão.
bjo
Rosana

Jussara · 13 de maio de 2009 às 13:18

estou morando numa casa alugada e a cozinha é mal destribuida, tem espaço mas gostaria de deixar o fogão pximo a pia mas tem uma porta e acaba apagando o gaz. é quadrada e nao posso trocar a pia de lugar

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 15:36

Oi, Jussara,
Será que não há uma forma de vc colocar alguma pequena divisória, seja em vidro outro material translúcido de preferência para não diminuir a luminosidade, que não permita que o vento chegue até o fogão ?
abs
ROsana

Tati · 13 de maio de 2009 às 21:54

Olá!

Qual a melhor localização para o ralo da cozinha? Já me disseram que deve ser colocado no meio dela (área de circulação), porém, acho que quebra o efeito de continuidade e estética do piso. O que você aconselha? A cozinha será em linha com bancada oposta para refeições rápidas.

Desde já agradeço.
Tati

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:14

Oi, Tati,
O ralo deve ficar em uma área que não seja tão aparente assim, mas tbém que não seja tão escondido que vc não tenha acesso a ele. O importante é que o caimento para ele seja perfeito, de forma que naturalmente a água siga na sua direção.
bjos
ROsana

laura · 13 de maio de 2009 às 00:22

Prezada,
Cozinha com portas de armários em MDF quase branco (marfin tipo pátina) e a estrutura em MDF mais escuro, ficaria bem duas portas aéreas com vidro cor de chocolate?
Grata.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 11:31

Oi, Laura
Ficam sim, se a cor chocolate combinar com o MDF mais escuro. Atenção que as portas aéreas escuras vão escurecer mais o espaço do que se fossem mais claras.
bjo
Ro

Marcia · 13 de maio de 2009 às 14:47

Tenho muitas dúvidas, minha cozinha é retangular e mais ou menos no meio ela fica mais larga com uma viga no teto, vou refazê-la inteira e não sei como, penso em várias coisas e não consigo decidir nada.
Obrigada
Marcia

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:42

Márcia,
Caso tenha interesse em um orçamento para projetarmos sua cozinha envie a planta e fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

vanessa · 13 de maio de 2009 às 17:48

ola, primeiramente parabéns pelo seu trabalho maravilhoso e que inspira muita gente, vi que você sempre da dicas e sempre responde os comentários e estou começando o curso de design de interiores e gostaria de saber um pouco mais sobre você, o que por que que você escolheu esta profissão , quais os seus trabalhos mais importante , qual o seu estilo essas coisas sabe tipo perfil, pois o trabalho e sobre um profissional da areá e então escolhi você, se pode me ajuda ficarei muito grata
abraços
vanessa macedo

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:59

Oi, Vanessa,
Fico super feliz e agradecida! Obrigada!
Vc poderia mandar um tipo questionário com suas perguntas para ROSANA@SIMPLESDECORACAO.COM.BR ? Terei prazer em responder.
obrigada
bjo
Rosana

Fabiana · 13 de maio de 2009 às 19:33

Olá Rosana!
Estou conhecendo agora seu trabalho e fiquei encantada!
Pretendo enviar em breve a planta da minha pequena casa para quem sabe, poder fazer um projeto maravilhoso com você!
Enquanto isso, gostaria de uma dica.
Entre minha sala de jantar e a cozinha há um espaço de passagem sem porta, de forma que a cozinha fica visível para quem está na sala e o que é pior, a cozinha é toda refletida pelo espelho da sala de jantar, uma visão nada agradável….rs
O que me sugere para “separar” esses dois ambientes? Pensei em uma porta duas folhas do tipo “vai-e-vem”, o que acha?
Grande abraço
Fabiana

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:48

Oi, Fabiana,
Portas vai e vem nem sempre são uma boa idéia pq podem causar acidentes, principalmente em passagens muito usadas (um vai , outro vem, a porta bate nas pessoas…) Não há como mudar o espelho para outra posição ?
Sugiro que vc envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjos
Rosana

Roberto Reis · 13 de maio de 2009 às 09:36

Bom dia. Achei bem interessante seu blog. Podíamos trocar alguns links… Acesse meu blog: http://www.studiorobertoreis.com.br. Um abraço!

Responder

Lilian · 13 de maio de 2009 às 15:54

Oi! Eu vou morar num apartamento de cozinha americana mas quero fechar a parede. Qual material devo usar? Tijolo de vidro ta fora?
Obrigada

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:40

Oi, Lilian,
Na verdade depende muito da situação. O tijolo de vidro vai ficar como um retângulo translucido na sua parede. È isso que vc quer ? Por outro lado, para soluções em que vc deseja que a luz continue chegando ao outro espaço, o tijolo de vidro é uma boa solução. Mas analise bem a sua situação e como deseja que esta parede seja vista dos 2 lados, ok ?
bjo
Ro

Edilene · 13 de maio de 2009 às 23:34

Boa noite, comprei uns armarios de parede e dois balcões, eles tem as portas e gavetas brancas,mais os tampos são imbui, q eu sou apaixonada por imbuia, eles vão ficar de um lado da cozinha, do outro lado vou colocar o fogão e depois a pia e junto da pia queria fazer um balcão bem grande pegando o resto da cozinha, que daria uns 2metro, e em baixo vou colocar umas portas p ser um armario. Minha duvida é, se meu armario ja tem o tampo imbuia eu queria saber se posso colocar o tampo do balcao e da pia de um granito com uma cor proxima do madeira? Pois tenho medo de colocar madeira proximo da pia e estragar, apesar deu achar q iria ficar lindo!!! Qual a sua opinião? Grata.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:11

Oi, Edilene,
Coloque o granito, vc vai gastar menos e ter material para o resto da vida sem esquentar a cabeça.
bjo
Rosana

tania manickchand · 13 de maio de 2009 às 20:33

boa noite, e parabens pelo blog! adorei as dicas. Estamos mudando para um apto usado, que tem uma cozinha nova, com um cooktop de 5 bocas – porem, este cooktop vai ser levado pelos moradores atuais, e no lugar, gostaria de por um cooktop de 3 bocas, e um cooktop churrasqueira q. tem o tamanho de um modulo de 2 bocas. O problema è que o corte no granito ja foi feito para o cooktop de 5bocas, como posso aproveitar este corte para instalar esses duas peças domino? obrigada

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:32

Oi, tania,
Vc deve chamar um profissional (em marmoraria, um graniteiro) para resolver este problema. Não tente fazer nada sozinha e observe os manuais dos equipamentos para saber corretamente como instalá-los.
abs
ROsana

dener · 13 de maio de 2009 às 11:25

posso colocar um fogão encostando no balcão da pia ? ou o calor pode se r prejudicial a ele ?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:35

Oi, Dener!
Depende do material de que é feito o balcão. Se for granito, por exemplo, não tem qualquer problema. Se for outro material, consulte o fabricante do fogão ou do balcão.
Muito ruim é quando vc colocar juntos a geladeira e o fogão.
bjo

Edileusa · 13 de maio de 2009 às 18:29

Olá,
Estou começando a construção da minha casa e estou pensando em fazer uma bancada de madeira para dividir a cozinha da sala de jantar, pois o espaço da minha cozinha é muito pequeno e não caberá uma mesa com 4 cadeiras. Qual é o tamanho mínimo de uma bancana para 4 pessoas? Você poderia enviar sugestões de modelo?
Muito obrigada!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:22

Oi, Edileusa,
Considere um mínimo de 60 cm para cada pessoa.
Desculpe, mas como estou super enrolada e atrasada com projetos não vai dar para pesquisar, mas procure no site “salas” e vc verá muitas com bancadas.
sorry
bjo
Rosana

nadja · 13 de maio de 2009 às 21:40

minha cozinha tem trez porta como eu faço para aproveita mais os espaço

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:19

Oi, Nadja,
Faça um projeto de interiores com um arquiteto/designer de sua preferência. Este tipo de situação tem melhores soluções com um profissional.
Caso se interesse por referencias escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Rosana

Célio · 13 de maio de 2009 às 22:32

Boa Noite

Tenho uma cozinha 2,40×1.90 e tenho geladeira, maquina de lavar roupa e uma pia 1.20×0.50 e um fogão de 6 bocas. Como posso organizar a cozinha?.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:16

Célio,
O esquema é : da porta o elemento mais próximo deve ser a geladeira, depois a pia, depois o fogão e separado dele com folga a máquina de lavar. Se ela for de abertura frontal vc lpode puxar a bancada até o final (estou considerando uma cozinha daquelas tipo “corredor” que é o mais usual hoje. Se não for e vc quiser um projeto específico mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br
abs
Rosana

Mércia ConstruClick · 13 de maio de 2009 às 11:32

Suas dicas são excelentes, tem para todos os gostos e para todos os tamanhos de cozinha disponíveis no mercado. Parabéns

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:04

Obrigada, Mércia!
bjo
Ro

Cyro Schepis · 13 de maio de 2009 às 10:53

Rosana, bom dia.
Meu apartamento é pequeno, e consegui decorar a contento, porém retirei a porta comum que separava a sala da cozinha, e pretendo substitui-la por algo. Fui a Dicico e outras do gênero, e só encontro portas “camarão” (desajeitadas, grandes, e tomam muito espaço ainda que dobradas quando fechadas), e as famosas portas “sanfonas”, que combinam com cafonas e assemelhadas, e não colocaria na minha sala. Pensei em um painel de correr, ou uma persiana. Você que é craque, poderia por gentileza dar uma sugestão, e aonde poderia comprar e/ou mandar fazer?
Moro na Praia Grande, o prédio é bom, moderno, e gostaria de algo prático, que impedisse a visão da cozinha para quem está na sala. Muito grato e abraço. Cyro Schepis.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:19

Oi, Cyro,
Uma porta de correr provavelmente é o mais interessante. Ela pode ser ou não embutida na parede e precisa de espaço livre para onde correr, não sei se vc tem… Outra idéia seria (se sua decoração permitir) uma cortina de contas ou fitas, mas bem escolhida pq a maioria que se vê é bem feia. Cuidado com o material da porta de correr, principalmente na parte inferior, que deve ser resistente à água. Uma opção é o PVC que está sendo muito usado. http://www.clarisportasejanelas.com.br/produto_detalhe_2.php?id_produto=49
abs
Rosana

Cris · 13 de maio de 2009 às 15:44

Boa tarde!
Gostaria de uma opinião… Estou ampliando a cozinha e fiz um pré-projeto de cozinha planejada. Tenho uma cozinha com uma janela de 2,82 m, que ocupa praticamente todo o fundo da cozinha. Será de blindex, pois a vista é linda, para uma montanha com árvores. Por isso, quero poder ter acesso a essa janela. Pensando nisso, não coloquei nada embaixo da janela, a não ser o fogão que fica no canto da parede. Ao lado do fogão, um pouco de bancada e então, a pia, a qual decidi colocar no canto. A geladeira fica na outra parede, de frente para a bancada ao lado do fogão e da pia. Isso é funcional?
Grata,
Cris

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:32

Oi, Cris,
O posicionamento me parece correto, se a geladeira ficar próximo da entrada da cozinha, e se a área de circulação tem 1,20 mais ou menos, me parece bom sim.
Agora vc vai ficar sem armários superiores ? Ou eles estão do lado da geladeira ?
bjo
Rosana

Maria Aparecida · 13 de maio de 2009 às 13:01

Gostaria de uma ideia p decorar um apartamento de 42m² (2 quartos de 2,5×2,5 / sala 3,5×3,5/cozinha 3,8×1,8 ja conjugada com a area de serviço/banheiro 2×1. Ao abrir a porta da sala logo ha 1 porta que da p 1 sacada(porta de correr em aluminio)
Gostaria que me enviasse mais rapido possivel. Desde ja agradeço sua gentileza. Abraço .
Maria

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:47

Maria Aparecida,
Não tenho condições de lhe ajudar sem ver a planta e/ou fotos do ambiente. Gratuitamente respondo somente questões específicas. Se não as tem e quer sugestões para toda a casa, isso é um projeto. Caso esteja interessada em um orçamento envie planta/fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br.
bjos
ROsana

Rodrigo · 13 de maio de 2009 às 09:49

Bom dia!, meu fogao ficou a 1metro do chao, sera q vai ficar ruim? devo mandar diminuir a altura da pia? esta td instalado!!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 02:29

Um metro do chão ? Caramba! Vc pode mandar fotos ? Rosana@simplesdecoracao.com.br
Aguardo
abs
rosana

nadia · 13 de maio de 2009 às 23:46

Olá,
Adorei suas informações básicas do triangulo na cozinha…!
Gostaria de uma sugestão: estou reformando a cozinha (12m2),na sala/copa que antecede, tenho piso em granito corumbá cinza,não sei se uso granito são gabriel(fico com medo de escurecer tudo)ou se uso porcelanato cimentício ou Bauhaus Lime(+ claro)minha cozinha é tipo de vó,preciso de praticidade na manutenção.Obrigado e bju

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 02:17

Oi, Nadia,
vc nao falou a cor dos armários. Pq vc não quer o corumbá ? O piso em cinza é mais fácil de manter limpo que o branco e o preto. Porcelanato vai lhe dar mais trabalho para manter limpo que o granito.
bjo
Rosana

Christina · 13 de maio de 2009 às 12:41

Olá, já deixei uma pergunta antes, mas agora é outra coisa que me aflige. Escolhi uma bancada em granito café imperial na cozinha e bancadas em granito siena no banheiro. Cozinha e banheiro dão pro mesmo corredor, sendo que o piso no corredor é de taco peroba rosa e na cozinha e banheiro, um porcelanato clarinho, quase branco. A cozinha não tem porta. Estou em crise com a cor das soleiras. No banheiro, queria colocar soleira no branco siena, combinando com a bancada, mas será que vai combinar com a cozinha? Ou coloco uma soleira branquinha (mármore espírito santo) nos dois? Ou alguma outra ideia? Obrigada…

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 02:13

Oi, CHristina,
Fim de ano é difícil, estou super atrasada nas respostas… Então, se dão no mesmo corredor, o ideal é que as soleiras sejam iguais para todos os ambientes que chegam a ele. Siga o piso, que é igual nos dois cômodos.
bjo
rosana

nadia · 13 de maio de 2009 às 19:10

…o revestimento é branco e os armários também serão…
me dê uma luz…

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 01:59

oi, Nadia,
Não entendi bem… Mas se o piso e paredes são brancos (da sala, cozinha ???? ) e os armários tbém, coloque objetos coloridos para avivar o ambiente.
bjos
Rosana

nadia · 13 de maio de 2009 às 13:48

Oi Rosana,desculpe,não fui muito clara sobre a cozinha.
Tenho na sala e copa piso em granito corumbá cinza,na cozinha(estou praticamente construindo outra) estou na dúvida se uso São gabriel ou um porcelanato mais claro.Não gostaria de usar o mesmo da sala para dar uma nova leitura,e o corumbá já é meio manchado,acho que carega um pouco…o revestimento e os armários serão brancos, as bancadas são gabriel,a dúvida quanto ao piso são gabriel é ficar um pouco fechado, meio escuro o ambiente,entendeu?A área é de 12 metros e tenho uma janela de 200×1,20.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 22:57

Oi, Nadia,
Desculpe a demora de quase 1 mês. Estou tirando meias férias…
O granito corumbá realmente pesa. Mas acho que o piso em são grabriel tbém pesaria, devido a cor. Sugiro o percelanato em cinza médio a claro.
bjos e feliz ano novo
Rosana

Josélia · 13 de maio de 2009 às 19:05

Ola rosana!

A minha cozinha fica mesmo a entrada de casa, depois nao tem janelas grandes, tem pequenas janelas por onde entra pouquissima luz, a unica fonte de luz é da janela da sala mas não e suficiente para dar luz à cozinha, o que pensei foi a utilização de espelhos para reflectir a luz da sala para a cozinha, e por um biombo ou um pequeno movel para fazer a divisao da entrada do espaço da cozinha. Peço ajuda, beijo

Josélia

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:21

Oi, Josélia,
Espelhos só refletem luz se receberem luz. Quer dizer, se o espelho for colocado de forma a refletir a fonte de luz da sala para a cozinha, vc vai conseguir o que deseja. O biombo deve ser vazado para não piorar a situação da falta de luz.
bjo
Rosana

Tatiana Cantanhede · 13 de maio de 2009 às 20:00

Olá, Rosana!
Estou com um projeto para a minha cozinha em L, onde a geladeira fica do lado direito, encostada à parede. Neste projeto existe uma moldura para a geladeira devido ao armário que fica localizado acima dela, de mesma profundidade. Isso é ruim para o seu funcionamento? Obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:42

Oi, Tatiana,
Desculpe a demora na resposta.
Olha só, em geral as geladeiras precisam ficar afastadas das paredes uns 20cm e dos lados ter uma área livre de 10cm quando inseridas em móveis planejados. Mas veja no manual da geladeira (se não tiver mais procure no google que vc acha : Escreva a marca e o modelo e a palavra manual que provavelmente vc encontrará) e siga as instruções dele, ok?
bjo
Rosana

Karla · 13 de maio de 2009 às 14:03

Oi, rosana
Gostaria de saber se posso colocar o piso dos comodos (quartos e sala) da casa diferente da cozinha, e no corredor onde chegam todos qual piso devo seguir?
Bjos!!!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:39

Oi, Karla,
Normalmente seguirmos o da sala no corredor central.
bjo
Rosana

maria · 13 de maio de 2009 às 09:28

olá estou aumentando minha cozinha em 1,m e 80 gostaria que me desse dica de como distribuir os móveis, pia, etc. ao todo terá 4,m e 80 de comprimento por 3,m de largura com porta de saída para área do lado direito.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:39

Oi, Maria,
infelizmente é impossível lhe dar uma idéia de distribuiçaõ dos móveis sem ver o ambiente. Caso esteja interessada em um orçamento sem compromisso envie a planta baixa e fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br e cuidado com movimentaçao de paredes: Contrate sempre um engenheiro para avaliar se isso não lhe trará problemas na estrutura do imóvel.
abs
Rosana

Karina · 13 de maio de 2009 às 12:17

Ola Rosana,
Minha cozinha é bem pequena e é aberta, porém ela fica bem perto da sala e eu temo que o sofá fique com muito cheiro com o tempo, gostaria de saber se tem como fechar a cozinha com armários já que não vou ter muitos armários disponíveis para colocar em minha cozinha.
A planta está nesse site e é a de 2 dorm.
Obrigada e feliz 2012.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 23:59

OI, Karina,
Não acredito que seja possível colocar armários no lado da cozinha pois ela é estreita. E armários no lado da sala, acima do sofá, vai ficar estranho.
Então , talvez a saida seja parede de driwall ou até vidro.
abs
rosana

Sueli · 13 de maio de 2009 às 22:31

No caso de paredes úmidas que separa a sala da cozinha que solução vc sugere? pra que o ambiente fique agradável?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:36

oi, Sueli,
Não entendi bem, mas se as suas paredes estão com umidade vc deve resolver este problema e não revestir, pois ele vai voltar. Chame um profissional de sua confiança e peça para aplicar produtos impermeabilizantes nela, o que, provavelmente, vai resolver o problema.
bjo
Rosana

Carolina · 13 de maio de 2009 às 16:01

Oi Rosana,
É a primeira vez que visitei seu blog e adorei!Comprei um ap bem pequeno (50 m²), onde a sala e a cozinha são integradas, o que separa é a mesa de jantar. A minha dúvida é a seguinte: como devo mobiliar estes dois ambientes? Tudo tem que estar combinando ou não? Por exemplo, quero um sofá num tom nude e a estante numa madeira mais escura, posso fazer o armário da cozinha branco, ou devo fazer no tom da estante? E as cadeiras da mesa, devem ser parecidas com o sofá? Sinceramente não queria cadeiras de tecido e claras por ficarem muito p´roximas ao fogão…estou perdidinha!
Obrigada.
Carol

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 00:47

Oi ,Carolina,
Vc pode fazer o armário da cozinha branco e acrescentar objetos em branco na sala, de forma que crie uma continuidade entre os ambientes. Como os tons são claros e neutros, vc pode fazer as cadeiras em uma cor mais forte, como vermelho por exemplo e acrescentar objetos em vermelho tbém, alem dos brancos.
bjo
Rosana

Adriana · 13 de maio de 2009 às 14:41

Olá Rosana, gostaria de saber sobre a decoração da cozinha, minha cozinha está em construção, o piso é estampado em geometria floral na cor laranja, como devo decorar o restante do ambiente? estou em dúvida principalmente nas paredes. Desde já agradeço. Bjos

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:47

Oi,Adriana,
Sugiro que use cores leves e neutras, como o bege OU branco OU a cor de fundo do piso, se for uma cor neutra clara, como acho que deve ser. E acrescente objetos pequenos em laranja e amarelo OU vermelho OU verde.
bjos
Rosana

Junior · 13 de maio de 2009 às 00:39

Ola Rosana… gostaria de saber como faço para entrar em contato com voce… adorando o blog e gostaria de uma conversa com voce… Obrigado !!!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:54

Oi, Junior,
Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
obrigada
Rosana

jose gouvea · 13 de maio de 2009 às 08:32

Bom dia,
estou com uma dúvida. Minha cozinha é uma parede só. A bancada da pia que vai ficar no centro tem 1,60m. Do lado esquerdo vai ficar o fogão e do direito a geladeira. Pergunta: coloco a cuba mais para o lado da geladeira ou do fogão?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 11:56

Oi, JOsé Gouvea,
A cuba deve ficar entre a geladeira e o fogão, formando um triângulo, com algum espaço de bancada entre cada um dos elementos, para apoio. Se precisa que fique mais para um lado que para o outro, prefira que fique mais perto da geladeira.
abs
rosana

ana · 13 de maio de 2009 às 19:21

que beleza! não é sempre que se encontra pessoas com disponibilidade para dividir conhecimento, seu blog é muito rico, não é superficial como muitos outros que visitei, muito obrigada.

Responder

ana paula · 13 de maio de 2009 às 01:32

oi eu moro em um quarto,sala,banheiro mais divido minha sala com cozinha,mais minha casa e muito pequena eu queria fazer uma cozinha americana de bloco simples como faço nao sei como fazer afinal a minha sala e pequena mais queria botar um muro so pra poder dividir as coisa mim ajuda mim dando uma ideia pra minha casa …………..obrigado

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:17

Oi, Ana Paula,
Como sua saal é pequena, sugiro que vc faça uma divisória que seja tbém útil, como uma estante com aberturas vazadas ou que ocupe pouco espaço como um biombo. Não faça esta divisória até o teto para não perder luz.
bjo
Rosana

Priscilla · 13 de maio de 2009 às 18:45

Na minha cozinha coloquei revestimento bege, porem quero destacar uma parede, pensei em pastilhas. Mas não sei que cor colocar, que tamanho ficaria bonito até porque minha cozinha não é grande, preciso de resposta urgente.
obrigada….

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 15:49

Oi, Priscilla,
Como a cozinha é pequena, sugiro que não coloque cores quentes (como vermelho, amarelo ou laranja) pq vão diminuir o ambiente. Opte por azul ou verde. Mas se quiser fazer só detalhes coloridos (o que ficaria mais barato tbém). poderia usar estas cores tbém. O bege é neutro, combina com praticamente todas as cores. Se a cozinha for aberta para a sala sugiro usar alguma cor que já tenha na sala.
bjo
Rosana

SUELY FELIX · 13 de maio de 2009 às 14:42

Gostaria se possivel que alguem mim informasse como pintar ou adesivar uma luminária de teto que comprei e depois a achei mutio sem cor. detalhe a cor que desejo na referida luminária é o amarelo.
beijos e muito obrigado.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:50

Oi, Suely,
Sugiro que veja o site Vila do Artesão http://www.viladoartesao.com.br/blog/ que tem dicas demais sobre artesanato.
bjos
rosana

katia maria · 13 de maio de 2009 às 18:13

Olá tudo bem gostaria muito de uma decoração na minha cozinha, pois estou terminando de construir minha casa e infelizmente o projeto não saiu do jeito que eu queria a cozinha ficou sem ventilação nenhuma esta muito escura a medida é de 4 metros de comprimento por três de largura com duas janelas de um metro e vinte ela é tipo cozinha americana combinando com sala de jantar sei que esta um pouco enrolado mas da para analisar um pouco como vai ficar. Obrigado.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:17

Oi, Katia,
Cozinha sem ventilação é um problema, até devido ao gás. Será que não dá para melhorar isso ? Consulte alguém que possa ir a sua casa e ver a possibilidade de acrescentar alguma abertura, preferencialmente no alto, para o exterior ou outro ambiente ao menos (a sala, não para um quarto). Para clarear vc deve usar branco e amarelo beeeeeeeeeem claro, quase branco. E muita iluminação.
bjo
Rosana

flavia · 13 de maio de 2009 às 01:59

oi!me chamo flavia tenhor varias duvidas me ajuda! estou refomando minha casa e ela e muito pequena e eu nao sei como organiza tenho um armario de parede daquelis igual da itatiaia de parede com 3 pecas uma geladeira eletrolus peq um fogao e duas maquinas uma consul e a outra arno tanquinho e eu n tenhor area fora.no momemto eu quebreia parede q dividia a sala e fis um balcao com uma pedra de marmore. a porta entrava pela cozinha, e agora onde era a porta coloquei uma janela como posso emvia fotos pr vc ver ainda tenho que pinta e estava pencando no tom verde e perola porque eu tenho umas partilhas de cor verde e o que vc acha de pinta a sala de vermelho e perola. socorro!!!!!!!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:08

Oi, Flavia,
O que posso lhe dizer é que isso seria um projeto. Se vc mandar (rosana@simplesdecoracao.com.br) a planta e fotos, envio o orçamento em 4 dias. Em relação às cores verde e pérola ficam bem, mas sugiro que a sala seja tbém em verde (que pode ser mais claro ou mais escuro que a cozinha, em um ou 2 paredes e as demais pérola como a cozinha. O vermelho iria contrastar demais e como o espaço é pequeno iria ficar muito forte para o ambiente.
bjos
ROsana

Marisa · 13 de maio de 2009 às 11:25

Oi Rosana, adorei suas ideias
Estou em duvida qto ao granito que usarei na minha cozinha e na lareira.Cozinha americana em madeira embuia e passa prato em madeira com tampo de granito e tem um prolongamento para sala com lareira revestida da mesma madeira. Penso em granito ornamental na cozinha e tampo da bancada e na boca da lareira o preto sao gabriel ou uso o ms ornamental.Obrigada.Marisa.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 10:56

Oi, Marisa,
Prefira usar o mesmo granito. O preto é mais fácil de combinar, já que o ornamental tem muitas cores.
bjo
rosana

Mônica · 13 de maio de 2009 às 17:40

Olá Rosana. Estou querendo fazer uma cozinha integrada na minha casa. A parede onde vai a bancada tem 4 metros. Poderia me indicar o melhor tamanho de comprimento da bancada? Seria melhor faze-la em alvenaria ou planejada, como os balcoes da cozinha? Obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:54

Oi, Monica,
Depende do que vc quer fazer na bancada. Se for usa-la como mesa de jantar, pense em 60 cm para cada pessoa. A Alvenaria é mais barata que a planejada e todas duas, bem executadas, são boas opções. Se quiser um ambiente mais sofisticado, escolha o planejado.
bjo
Rosana

Amanda · 13 de maio de 2009 às 12:41

Como combinar os móveis da cozinha americana com os da sala? Eles precisam ter o mesmo tom de madeira?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 17:58

Oi, Amanda,
Não precisam, mas quando tem fica mais fácil decorar o restante. Se escolher que sejam diferentes, não use madeiras similares,mas bem diferentes mesmo. Outra idéia é por exemplo, na cozinha, colocar outra madeira mas com detalhes na madeira da sala.
bjo
Rosana

sonia · 13 de maio de 2009 às 22:13

eu ameiiiiiiiiiiiiiii

Responder

ana lucia · 13 de maio de 2009 às 15:22

Gostaria de saber se tem problema a geladeira e o fogao ficarem um do lado do outro,pq minha cozinha é muito pequena.
Obrigada

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 21:12

Oi, Ana,
É melhor ter algo entre os 2 pq a geladeira é fria e o fogão quente… um vai atrapalhar o funcionamento do outro. Mesmo que seja uma placa de granito, por exemplo, fazendo uma paredinha, ok ?
bjo
Rosana

elenilton cunha · 13 de maio de 2009 às 10:01

oi,meu nome é elenilton gostoria de saber. se vc poder min argunda com a minha decoração?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 15:36

Oi, Elenilton,
Envie fotos (em pequeno tamanho) para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Rosana

stewanyt · 13 de maio de 2009 às 06:57

minha pergunta é,
faria uma cozinha americana.posso repartir ela com parere bloco de vidros e o acabamento dou em cima com oque?ja que nao suporta marmore?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:13

Oi, Stewanyt,
Vc pode colocar os blocos de vidro reforçados e acima colocar cerâmica ou até granito. Converse com o profissional que irá realizar o serviço.

Vanessa · 13 de maio de 2009 às 13:03

Olá…..estou reformando uma cozinha de 3,00 x 4,75 e estou pensando em remover todo o revestimento e recolocar somente na parede da pia, fogão e geladeira e colocar um revestimento imitando pedra apenas em uma das paredes e a parede restante ficar pintada, será que ficará bom ?

Grata Vanessa

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 19:52

Oi, Vanessa,
A idéia de colocar o revestimento somente na parede da pia e fogão é uma tendencia atual. Agora não sei se o revestimento imitando pedra não ficará pesado. Escolha um revestimento que não seja pesado visualmente ou pinte todas as outras áreas.
bjo
ROsana

Suzi · 13 de maio de 2009 às 07:46

Olá Rosana

Estava procurando umas informações sobre cozinha e achei esse seu post que me ajudou muito, super completo!
Mandei fazer os móveis planejados da cozinha, mas ainda estou em dúvida a respeito da cor da bancada. Os móveis serão em um amadeirado mate, num tom médio. Os azulejos são brancos e o porcelanato é bege bem claro, quase off white. Os eletrodomèsticos, de inox. Não sei se faço a bancada no granito preto são gabriel ou em silestone off white. Me preocupo se vai ficar muito pesado no preto. Também pensei em fazer um detalhe de pastilhas apenas onde vai ficar a coifa e o cooktop, usando branco, preto e salmão. Vc pode me dar a sua opinião sobre a cor do granito e das pastilhas?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:32

Oi, Suzi,
Sugiro o branco para a bancada. A cor das pastilhas está boa na minha opinião. Mas não use um salmão muito rosado…Prefira um mais acinzentado.
bjo
Rosana

Esperança da Cunha · 13 de maio de 2009 às 08:22

oi boa tarde, gostaria de uns conselhos,

A minha casa tem o chao de cor preta e as paredes branca, os armarios da cosinha são tambem das mesmas cores (preto e Branco), mais gostaria de acrescentar uma cor que chame atenção, tipo o vermehho nos dois lados porque a cosinha e aberta para a sala, o que me aconselha fazer,

obrigada bjinhos

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:51

Oi, Esperança,
O vermelho é ótimo, mas não sei se dos 2 lados, acho que só 1 é o bastante. Não use um vermelho muito cheguei, mas um tom mais sofisticado e leve.
bjo
Rosana

Vera Lúcia · 13 de maio de 2009 às 23:55

Do lado oposto dos armários da cozinha,vai ter uma mesinha que abre e abaixa, acima 2 prateleiras.Fica melhor as prateleiras de madeira ou de vidro? Obriagada.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 21:27

Oi, Vera,
Depende do restante da cozinha, do tamanho das prateleiras, da posição delas e do que vc quer colocar sobre elas, na verdade. O vidro dá leveza, pesa menos no ambiente, mas não é bom colocá-lo em prateleiras muito extensas onde vc pode colocar coisas muito pesadas. Se quiser colocar a madeira siga a cor dos armários.
bjo
Rosana

Fernando · 13 de maio de 2009 às 12:33

Olá, gostaria de uma ajuda se possível. A minha cozinha tem as seguintes dimensões: 2,60×2,80 e uma porta de 1,20 de largura. Estou com problemas na distribuição dos moveis(pia, fogão, geladeira, armários…).
A parede com a porta fica ao lado da janela, onde eu queria colocar a pia. Você poderia me dar alguma dica?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 11:12

Oi, Fernando,
O que vc precisa é de um projeto, mas infelizmente não estou aceitando novos projetos no momento, por problemas pessoais.
Desculpe
abs
rosana

Doni · 13 de maio de 2009 às 08:32

Oi Ro,
Minha cozinha e banheiros são pequenos, e gostaria que vc me desse algumas dicas de como decorá-los para que o espaço venha ter um aspecto de espaço maior. Poderia me ajudar? Por favor gostaria o mais breve possível, ficaria muito agradecida.
Bjos.
Bom dia!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 11:05

Oi, Doni,
Cores claras (branco, cinza ou bege bem claros) nas grandes áreas deixando o colorido para os detalhes é sempre a melhor opção quando vc tem espaços muito pequenos.
bjo
Rosana

raquel suiene · 13 de maio de 2009 às 10:55

Estou fazendo uma reforma na cozinha e gostaria de dicas para melhor aproveita-la, posso te mandar uma foto pra vc ver o que posso fazer?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:44

Oi, Raquel,
Mande a planta e fotos (em formato pequeno) para rosana@simplesdecoracao.com.br. Em 4 dias lhe envio um orçamento para o serviço.
abs
ROsana

Fausto Mendanha · 13 de maio de 2009 às 19:55

Boa noite,
Estou precisando de uma idéia de como organizar minha cozinha.
Ela tem 3,30 X 2,40 mts sendo que um dos lados dá para a copa onde farei uma bancada separando o ambiente e o outro lado (em frente a bancada) tem uma porta (0,70cm) no meio da parede com acesso À dispensa.
Minha esposa está achando pequena, portanto precisamos de uma idéia de como dispor todos os eletrodomésticos sendo, fogão cooktop e exaustor, geladeira, forno elétrico e forno microondas, além da pia e armários (é óbvio,rs).
Conto com vcs.

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:25

Olá, Fausto
Mande a planta da cozinha e fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br. Em 4 dias lhe envio o orçamento para o serviço.
abs
ROsana

Luciana · 13 de maio de 2009 às 13:14

Boa Tarde.
A minha cozinha é muito pequena e ainda tem um armario de alvenária(embolcei e coloquei nele o mesmo piso que usei para decorar a cozinha. Os pisos são brancos).Pois o armario ocupa uma parede inteira e ao seu lado tem uma porta, do lado dessa porta fica a pia, que também ocupa uma parede inteira, as paredes tem + ou – 2 metros.
Onde coloco o fogão, uma mesa pequena e a geladeira?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 18:00

oi, Luciana,
Sem saber o tamanho e disposição do ambiente não tenho como lhe ajudar. Mande uma planta ou fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br. Em 4 dias lhe passo um orçamento para o trabalho.
bjo
ROsana

Isabel · 13 de maio de 2009 às 16:11

Olá, gostaria de uma orientação, é funcional, manter um forno de bancada abaixo de cooktop, prentendo deixar um nicho em baixo do fogão para encaixa-lo, minha preocupação é se o calor poderá estrgar a madeira.
O forno seria de 44 litros.

Aproveito para parabeniza-los pelo site, otimas dicas e sujestões.

Obrigada

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 21:15

Oi, Isabel,
Eu particularmente não gosto do forno abaixo do cooktop pq ele perde sua vantagem, que é ficar em uma altura que seja mais fácil de usar. Qto a prejudicar a madeira, depende do forno,da madeira e da distância entre elas. Então, sugiro que converse com o fabricante, vendedor e instalador, leia o manual e o siga.
bjo
Rosana

zuleide duarte farias · 13 de maio de 2009 às 12:23

Boa tarde;

Se eu enviar a planta da cozinha, você consegue me enviar um orçamento do projeto dela? Gostaria que fosse todo em alvenaria. É para casa de sitio.
Grata
Zuleide

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 10:53

Oi, Zuleide,
No momento não estou aceitando novos projetos, por problemas particulares. Desculpe.
abs
Rosana

cleonice · 13 de maio de 2009 às 21:27

eu quero decorar minha cozinha o modelo e cor 2012 quais são elas

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:56

Cleonice,
Não compreendi sua pergunta. Mas se vc está querendo saber quais são as “cores de 2012″ veja o que os “entendidos” dizem: (particularmente, isso muda todo ano, não dou muita importância…mas…)
http://www.suvinil.com.br/tendencias-2012.aspx/?Idioma=pt-BR
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/decoracao-do-seu-jeito/tendencias/tendencia-de-cores-para-2012/
bjo
Ro

Suzi · 13 de maio de 2009 às 06:12

Suzi
Seu comentário está aguardando moderação.
fevereiro 26th, 2012 at 7:46
Olá Rosana

Estava procurando umas informações sobre cozinha e achei esse seu post que me ajudou muito, super completo!
Mandei fazer os móveis planejados da cozinha, mas ainda estou em dúvida a respeito da cor da bancada. Os móveis serão em um amadeirado mate, num tom médio. Os azulejos são brancos e o porcelanato é bege bem claro, quase off white. Os eletrodomèsticos, de inox. Não sei se faço a bancada no granito preto são gabriel ou em silestone off white. Me preocupo se vai ficar muito pesado no preto. Também pensei em fazer um detalhe de pastilhas apenas onde vai ficar a coifa e o cooktop, usando branco, preto e salmão. Vc pode me dar a sua opinião sobre a cor do granito e das pastilhas?

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 21:07

Oi, Suzi,
Desculpe a demora na resposta…
Se vc fizer a bancada de granito preto (q não vai pesar, pq o restante é bem claro) deve acrescentar detalhes em preto ou cinza escuro ao menos, para que o preto “esteja” na cozinha, além de só no granito. Uma idéia é o que vc falou, pastilhas em detalhe, mas acho que poderia pensar em branco, preto e cinzas. Não acrescentaria outra cor.
bjo
Rosana

Cecília · 13 de maio de 2009 às 11:52

Oi,
Adorei suas dicas… Mas estou decorando minha “casinha” é bem pequena (sala copa e cozinha: integradas/separadas pelo balcão da cozinha). Gostaria de colocar um lustre pendente retrô vermelho (um na cozinha e um na copa/em cima da mesa da copa) combina???
Pra você visualizar mais ou menos lá vai(sala 2 sofá nos tons beje +/- rackc madeira escura com tv e no teto luminaria com ventilador cor branca/ na copa mesa (de pedra granito com cadieras pretas/ porém pretando por uma de madeira uma mesinha no canto(pé de máquina costura antiga/ porém pretendo por um armario pequeno tipo cirstaleira madeira) e na cozinha balcão que separa a cozinha da copa e sala com tijolo aparente esbranquiçado com coktop e pia no vitrô da cozinha e armário na cozinha de frente para a copoa (tipo balcão de madeira escura antigo com gavetas e duas portas e parte de cima do armário para expor peças: um luxo); tem também uma geladeira que pretendo customizar com etiquetas branco e preta de época ou colaocar uma geladeira vermelha/amarela/etc.
Por favor me ajude me de uma dica será que combina este lustre vermelho retrô?
Cecília!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:15

Oi, Cecília,
Na copa, sobre a mesa, a idéia é boa. Agora na cozinha eu me preocupo com a manutenção. Cozinha é uma área que sempre tem alguma gordura e ela se prende à tudo… Pense nisso.
bjo
Rosana

Tatiana · 13 de maio de 2009 às 14:31

Oi Ro….
Preciso de ajuda…. preciso colocar uma cortina na minha cozinha, só que não sei a medida correta que coloco o varão, gostaria de saber qual o espaço que devo deixar entre o teto e a janela para a instalação do varão, minha janela tem 1,20 de larg x 1,00 de altura, qual a medida que devo comprar a cortina…. me ajuda….. Obrigada

Tati
Bjs

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:11

Oi, Tatiana,
Em geral, vc deve colocar o varão no meio do espaço entre o teto e o início da janela. E ela deve ir até um pouco abaixo da janela e um pouco além das laterais (uns 15 cm mais ou menos). Mas algumas pessoas preferem o varão acima uns 15 a 20 cm da janela. Veja qual fica melhor no espaço.
bjo
ROsana

Cecília · 13 de maio de 2009 às 15:41

Oi Rosana…é Cecília novamente…agradeço a sua atenção…mas porém não me expressei direito, ainda sobre os lustres a minha duvida na verdade é saber se combina colocar lustres iguais (Lustre Retrô Vermelho) na copa e na cozinha já que os ambientes são integrados (sala/copa cozinha) separados apenas pelo balcão. Porque nesta cozinha apesar de ter Coktop não pretendo cozinhar (é só para uma emergência/cafezinho/inverno, etc), pois tenho uma cozinha na área externa e é nesta cozinha que fica o fogão. Desculpe não ter explicado direito… será que pode me ajudar visualizando se combina?? Obrigada novamente pela atenção e carinho, estarei aguardando. Bjos! Cecília!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 22:24

Oi, Cecília,
Combina sim,
bjo
Ro

Cecília · 13 de maio de 2009 às 15:13

Oi Rosana…é Cecília novamente…agradeço a sua atenção…mas porém não me expressei direito, ainda sobre os lustres a minha duvida na verdade é saber se combina colocar lustres iguais (Lustre Retrô Vermelho) na copa e na cozinha já que os ambientes são integrados (sala/copa cozinha) separados apenas pelo balcão. Porque nesta cozinha apesar de ter Coktop não pretendo cozinhar (é só para uma emergência/cafezinho/inverno, etc), pois tenho uma cozinha na área externa e é nesta cozinha que fica o fogão. Desculpe não ter explicado direito… será que pode me ajudar visualizando se combina?? Obrigada novamente pela atenção e carinho, estarei aguardando. Bjos! Cecília!

Responder

Cecília · 13 de maio de 2009 às 12:06

Oi
Rosana, muito obrigada! Adoro suas dicas, estou sempre acompanhando!!!!
Bjs!
Cecília!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 13:16

Obrigada, Cecília
bjo
Ro

FABIANE · 13 de maio de 2009 às 13:53

Oi, sou nova por aqui. Estou vendo orçamento para cozinha planejada, minha cozinha é pequena, estou na dúvida se faço os balcões aéreos até teto ou não. Se puder me dar uma dica. Obrigada! Adorei site!

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 12:58

Oi, Fabiane,
A não ser que vc tenha muita coisa para guardar e não tenha aonde, não faça os aéreos até o teto: A cozinha fica mais pesada e eles, como são de difícil acesso, acabam não sendo ou sendo pouco utilizados.
bjo
Rosana

rosane lopes · 13 de maio de 2009 às 00:55

oi…boa noite…
aqui estou como pinto no lixo, apaixonada por tudo que estou vendo aqui, eu no momento encontro-me desesperada de como decorar a minha casa, isto digo em todos os cômodos, já que a minha casa é muito grande, eu ate então tinha moveis o bastante pois morava com minha mãe, agora ela mudou-se e praticamente não tenho mais nada, doei as minhas coisas para morar com ela um ano traz…
eu rodo e rodo e não consigo deixar a minha casa bonita e aconchegante…
estou quase ficando lelé.
se vc puder me dar algumas dicas serão muito bem vindas, eu gosto muito de decoração de campo, embora eu more na cidade RJ, mas como não posso morar no campo eu trago o campo até mim…
ficarei no aguardo…SOS…
ROSANE/RJ
GRATA PELO CARINHO DESDE JÁ…
BJS NO CORAÇAO…

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 16:38

OI, Rosana,
Infelizmente não tenho muito como lhe ajudar pois não sei como é sua casa e idéias gerais provavelmente não vão lhe ajudar muito. Caso esteja interessada em um projeto e more na Zona Oeste ou Sul do RJ posso lhe recomendar arquitetas/designers que são parceiras do Simples Decoração. Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Adriana · 13 de maio de 2009 às 08:26

Oi Rosane
Estou decepcionada com o projeto já executado da minha cozinha, como era muito clara, recebe muito sol resolvi colocar os armario na cor preta,porém não gostei ficou escura, o que posso fazer para amenizar o preto, papel contact branco em algumas partes fica bom? preciso colocar uma mesa para lanches rápidos que cor eu coloco?

Responder

rosanafe · 13 de maio de 2009 às 20:36

Oi, Adriana,
Preto e branco são uma combinaçao clássica e vc pode escolher uma outra cor, como cinza, vermelho, amarelo, madeira clara ou prata para acrescentar em detalhes. Contact ou adesivos funcionam. E sugiro que a mesa seja branca ou de madeira clara.
bjo
Rosana

Jaira · 13 de maio de 2009 às 11:35

Coloquei cerâmica branco em uma parede da cozinha, nas outras será massa corrida, se pintar de cor palha fica bom? O chão é porcelanato bege. Obrigada!

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 23:59

Oi, Jaira,
Vai ficar, pq são cores neutras. Mas acrescente colorido nos objetos.
bjo
rosana

Fernanda Pavanelli · 13 de maio de 2009 às 02:04

Oiii! Tudo bom? Será que você consegue me ajudar?

Estou procurando uns últimos detalhes da minha cozinha (estou montando ela toda branquinha!) e gostaria de pedir uma sugestão de banquinho! :)

Eu mal compro na internet. Me acostumei a comprar em um site que conheci por meio de uma amiga. O link pros banquinhos é esse: http://www.mobly.com.br/moveis/bancos-cozinha

Você tem algum preferido para indicar? :)

Mto obrigada!

Bjss

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 12:05

Oi, Fernanda!
Não ouvi falar mal (ou bem) da Mobly. Se tem lhe atendido,otimo!
Outra que me parece com boa qualidade e preço é a Meu Móvel de Madeira
bjo
Rosana

ANDRESSA · 13 de maio de 2009 às 14:18

Boa tarde!
Bem eu vou me casar mes que vem e estou arrumando a decoração.
Só que na minha casa a cozinha não tem azulejo,na parede e pensei em pintar de verde
assim como a cozinha em cima.
Sera que fica bom e qual o tipo de tinta??

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 18:59

Oi, Andressa,
Agora vc já deve ter casado, né ? Desculpe a demora… Tinta epoxi ou acrílica específica para áreas molhadas. Use tons leves e abertos de verde.
bjo
Rosana

Mariana · 13 de maio de 2009 às 20:48

Rosana,

A minha cozinha é planeja e com armarios, mas nao tem revestimento nas paredes, mas eu queria colocar revestimento em toda cozinha, mas queria uma coisa alegre na parede.Logo, gostaria de mais uma de suas grandes ideias para deixar esse ambiente agradável e com pouco gasto.

bjos

mariana

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 23:30

Oi, Mariana,
Vc tem muitas opções.. Sugiro visitas á lojas de revestimentos para criar uma composição com a maior parte do revestimento liso e algumas áreas, como o frontão da pia, coloridos, por exemplo, com cerãmicas imitando pastilhas ou azulejo hidráulico.
bjo
Rosana

Rodrigues · 13 de maio de 2009 às 22:39

Oi, obrigado pelas ideias para o meu banheiro, ele ficou nota mil. Agora estou em em busca novas ideias para a minha cozinha planeja, pois ela nao tem nenhum revestimento nas paredes. Gostaria de uma cozinha aconchegante e alegre e sem gastar muito.

Abraços

Rodrigues

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 12:32

Oi, Rodrigues,
Para lhe responder preciso de uma questão específica…
bjo
Rosana

eliane · 13 de maio de 2009 às 10:34

Ola, estou fazendo uma bancada alta na cozinha porem estou com dificuldades de arrumar um pe de mesa de aluminio 90 cms para essa peca de granito, tipo passa pratos, vcs poderiam ajudar!!! Desde ja agradeco resposta, Eliane

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 20:08

Oi, Eliane,
Infelizmente não tenho referências a lhe dar. Procure uma empresa de esquadrias de alumínio, quem sabe?
abs
ROsana

Erica · 13 de maio de 2009 às 22:12

Rosana:

Tenho 1,64m de altura e adoro pia alta. Coloquei a pia da cozinha na alturao de 0,94 mas quando instalei o fogão de embutir. O fogão ficou com 1,05 de altura (muito alto…rs).
A minha idéia seria manter a pia na altura de 0,94 e colocar uma outra pedra para suporte do fogão embaixo da pedra da pia. Dessa forma a boca do fogão ficaria no mesmo nível da pia. Isso é possível?

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 00:21

Oi, Erica,
Naõ sei o que vc fez abaixo do fogão. Se foi alvenaria, vc pode chamar um profissional para diminuir a altura deste soco (é este o nome) onde está o fogão.
bjo
Rosana

Tatiana · 13 de maio de 2009 às 15:28

Boa tarde!

A minha cozinha é azulejada meia parede. Quero azulejar até o teto. Posso colocar uma faixa acima do azulejo branco e depois completar com um azulejo de outra cor?

Obrigada

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 13:54

Pode sim, Tatiana,
procure um bom profissional recomendado.
bjo
Rosana

Rodrigues · 13 de maio de 2009 às 13:04

Rosana,

Estou pensando em montar uma cozinha retro, com a geladeira na cor amarela e microondas na cor azul. Logo, na largura do meu fogao eu quero colocar uma faixa de 60 cm na vertical até o teto, mas nao sei que cor de pastilha usar? e tb gostaria de saber se eu colocar nesse espaço porcelanato que imita madeira iria ficar legal e armonizar com a linha retro?

Abraços

Rodrigues

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 13:44

Rodrigues,
Acho que vc deve se preocupar em não ficar nada “pesado” nem cheio de informação demais… O uso de cores fortes necessita de um descanso do olhar. Por exemplo: Ao invés do porcelanato q imita madeira, q tal um que imite cimento queimado ? É mais simples e leve ao olhar.Considerando isso sugiro que as pastilhas sejam em cinza, que combina e enfatiza tanto o amarelo como o azul. Não esqueça que a cozinha é um ambiente cheio de objetos coloridos tbém..
bjo
Rosana

Mariana · 13 de maio de 2009 às 14:47

Rosana,

Minha cozinha é pequena e tenho pouco espaço para armários. A solução para ganhar armários seria instalar por cima da janela da pia, mas tem um probleminha, pois acima da pia da minha cozinha eu tenho uma janela de blindex de correr de 1,50 de altura. Gostaria de uma dica, se eu posso passa os armários mesmo com a janela de blindex, tampando parte dela (40 cm)? pois nao tenho mais opçao.

Mariana

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 19:25

Oi, Mariana,
Vc perderia luz, que é muito bom em qquer lugar. Será que não é possível colocar prateleiras ao invés de armários fechados?
bjo
rosana

Jeffe · 13 de maio de 2009 às 10:14

Oi Rosana,
Moro em um bairro que tem muita umidade, pois os móveis q se encontram junto as paredes (cozinha, guarda roupa planejados)com o tempo apresenta mau cheiro e mofo. Mandei modeular um novo armários para a minha cozinha, mas ainda nao instalei. Minha cozinha nao tem nenhum revestimento nas paredes. Gostaria de uma dica sua, pois o meu bairro por ser muito úmido, o que devo fazer antes de mandar instalar a minha cozinha planejada nas paredes?

Beijos

Jeffe

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 20:00

Oi, Jeffe,
Se é uma questão do bairro inteiro, ela é muito difícil de resolver, mas para minimizar vc pode remover todo o revestimento, até os tijolos e olocar impermeabilizante (há diversos no mercado, procure boas lojas e fabricantes conhecidos). Depois, refaça o revestimento. Mantenha sempre ventilados os armários (prefira portas com aberturas, venezianas, este tipo de coisa), deixe sempre as janelas abertas, mesmo que seja em um mínimo. E deixe o sol entrar (se for possível).
abs
Rosana

Rosângela · 13 de maio de 2009 às 08:29

Bom dia!
Adquiri um apto. com passa prato, gostaria ter a opção de fechar esse espaço, quando necessário não ter visão da sala de jantar para cozinha.
Gostaria de algumas opções clássicas para esse fechamento.

Grata

Rosângela.

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 13:15

oi, Rosângela,
Uma solução é colocar uma, tipo “janela de correr” ou sem ser de correr se houver espaço, de forma que vc possa abrir e fechar quando quiser. Achei 2 idéias aqui: http://artesanatodecoreculinaria.blogspot.com.br/2012/01/ideias-para-cozinha-americana.html para vc se inspirar.
bjo
Rosana

Mariana · 13 de maio de 2009 às 13:28

Oi Rosana,

Meus armários da cozinha é na cor nogueira e minha cozinha não tem revestimento, logo, gostaria de revestir apenas a parte molhada da cozinha, e penso na cor branco. Será q tem uma outra cor para o revestimento q combine com a minha cozinha?

Bjo
Mariana

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 17:06

Oi, Mariana,
Não sei o tom de nogueira dos seus armários,mas em geral, seja claro ou escuro, fica bem com o branco, o bege claro tendendo para o amarelo, amarelo, laranja (se a cozinha for clara e a nogueira tbém).
bjo
rosana

hilda simone cardozo ginar · 13 de maio de 2009 às 17:31

gostaria de uma ajuda pra decorarar minha sla de janta moveis colonial escuro junto a sla de estofados marron com almofadas listradas e a cozinha notra peça. obrigado

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 11:02

Oi, Hilda,
Vc não disse de que cor são as listras, de que cor são as paredes, piso, cortinas… É muito pouca informação para eu conseguir lhe ajudar…
aguardo
bjo
Rosana

anderson de souza · 13 de maio de 2009 às 15:30

estou pensando em colocar o mesmo revestimento no banheiro e na cozinha apenas com mudança nos detalhes , quero saber e isso é usual

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 23:25

Oi, Anderson,
Vc pode fazer isso sim, sem problemas. O importante é usar revestimento apropriado para cozinha e banheiro. Confira com o fabricante ou vendedor.
abs
rosana

Januária · 13 de maio de 2009 às 17:56

Gostaria de saber se o listelo está em uso ou já em um material considerado fora de moda.

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 01:56

Oi, Januária,
Ainda está em uso, mas em desenhos mais simples, geométricos, retos e mais discretos.
bjo
rosana

Nathalia Almeida · 13 de maio de 2009 às 10:34

Oi Rosana,
Na minha cozinha vou revestir com pastilha de vidro apenas a área molhada, logo, será da bancada até o o inicio dos armários aéreos. Ao lado da pia tenho um fogao convencional e ao lado desse uma bancada de granito e depois uma geladeira, tudo numa mesma parede. Gostaria de saber se tenho que aplicar essa pastilha de vidro apenas na horizontal sem descer para o espaço do fogao. Há a minha cozinha não possui revestimneto nas paredes, apenas abraixo das bancadas de granitos.

bj

Nathalia

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 17:58

Oi, Nathalia,
Espero ter entendido sua questão: Vc quer saber se desce até o chão com a pastilha atrás do fogão, certo ? Para facilitar a limpeza esta é uma boa opção. E o acabamento fica mais bonito.
bjo
Rosana

luciana · 13 de maio de 2009 às 14:00

minha sala é verde primavera e a textura verde limao que cor posso comprar os moveis??bjos obrigado.

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 17:10

Oi, Luciana,
Sugiro que vc use branco e/ou madeira clara.
bjo
Rosana

Flavio · 13 de maio de 2009 às 16:10

um espaço de 3,50 x 2,50 é muito estreito para montar uma ilha? qual o espaço mínimo para circulação na cozinha?

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 19:34

Oi, Flávio,
Sim, infelizmente é. A circulação em volta da ilha deve ser de 1,20 m, 1m no mínimo
abs
Rosana

Neuda · 13 de maio de 2009 às 21:15

Oi
Minha cozinha mede 2,90 de altura por 9,60 de largura, gostaria de revestir com ceramica, atualmente esta usando listelo?
Obrigada!

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 00:11

Oi, Neuda,
Sim, mas os modelos são mais simples, menos rebuscados e muitas vezes mais finos.
bjo
rosana

Ronise Valadares · 13 de maio de 2009 às 19:41

Boa noite.

Quero fechar a minha cozinha Americana e preciso de uma porta que estará voltada para a sala de estar …
Estou pensando em optar por uma porta de correr 0,80 x 2,20 com roldanas aparentes que serão visíveis na sala (dentro da cozinha não tem espaço pra correr). Esta porta fica bem ao lado da porta de entrada do apartamento (1 metro aproximadamente)
A dúvida é: esse tipo de porta é o mais adequado para espaços pequenos? E a cor da porta deve ser a mesma da entrada do apartamento ou é melhor apostar no branco?
Desde já obrigada!

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 01:07

Oi, Ronise,
É super adequada e acho que o branco (considerando que as paredes são brancas) é o melhor, para não pesar no ambiente.
bjo
rosana

suely cortes · 13 de maio de 2009 às 20:12

como posso decorar ,a coizinha perto da area de lazer ,uma vez que elas ficam proximo a sauna ,dando de frente para a piscina;tenho duvida no azulejo ;pois quero diferenciar o azulejo da parede da pia ;estou eu mesma decorando pois nâo tenho dinheiro para gastar com pessoas sofisticadas como vs ;se tivese nâo pensaria duas vezes .valorizo cada detalhe das decoraçAõ de vs bj

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 02:15

Oi, Suely!
Vc pode diferenciar o piso das paredes sim. Mas use cores ou similares ou que combinem entre si. Como vc não disse as cores existentes fica difícil…Se quiser usar um azulejo decorado com estampas na pia use para o piso a cor de fundo deste azulejo. Assim não tem erro.
bjo
Rosana

Lívia · 13 de maio de 2009 às 21:10

Oi, Rosana,
tenho acompanhado suas postagens há algum tempo pois comprei um apartamento e estou reformando cozinha e banheiro antes de me mudar. Tenho uma dúvida especial em relaço à cozinha a qual não achei no guia: que tamanho de sanca devo utilizar na cozinha? Me disseram que o mais usado atualmente gira em torno de 20cm, mas confesso que achei muito exagerado, o que vc acha?

Parabéns pelo site, adoro suas dicas, com conteúdo sempre moderno.

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 03:24

Oi, Lívia,
Não tenho certeza do termo que usou: Sanca é a moldura de gesso ou de outro material instalada no encontro do teto com as paredes. Se for isso, o tamanho varia muito, depende se tem e qual a funcionalidade. Para instalaçaõ de iluminação embutida, uns 15 cm já é o bastante. Na cozinha, quando existe sanca, ela é bem discreta.
bjo
Rosana

Heloisa · 13 de maio de 2009 às 11:13

Olá!
Gostaria de contar com sugestões para a reforma de minha cozinha.
Ela é toda revestida por cerâmica 15×15, antiga, queria mudar para algo mais atual, mas fico paralisada só de pensar na sujeira e quebradeira. Moro em um apartamento, que tipos de revestimentos poderia usar para tentar evitar a bagunça?
Obrigada.

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 20:40

Oi, Heloisa,
Vc pode diminuir a sujeira e eliminar a quebradeira de colocar cerãmica sobre cerâmica. Atualmente há porcelanato muito fino, apropriado para ser colocado sobre cerâmica. Sugiro que faça isso com profissional que tenha experiência neste trabalho.
abs
Rosana

Adriana · 13 de maio de 2009 às 15:06

Boa tarde!

Comprei uma cobertura, onde a cozinha copa e quartos ficam no primeiro piso e sala e area de serviço no andar de cima, falo isso poque gostaria de uma ajuda para saber onde posso colocar a lixeira na cozinha; ela é retagular e vai ficar com armários em U. Estou sem saber…
Bjs Adriana

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 19:37

Oi, Adriana,
O melhor lugar para a lixeira é o mais perto da pia da cozinha.
bjo
rosana

SUELI APARECIDA DOS SAMTOS · 13 de maio de 2009 às 13:32

ADOREI TUDO PARABENS.

Responder

Laís · 13 de maio de 2009 às 17:54

Gostaria de instalar porcelanato preto gloss no piso da minha cozinha americana e porcelanato bege nos outros ambientes. qual a sua opinião em relação a limpeza e profundidade pois se trata de uma cozinha pequena retangular – apto 65 m²

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 12:05

Oi, Lais,
Qto ao porcelanato gloss leia isso: http://blogdoporcelanato.com.br/design/o-que-e-a-camada-gloss-no-porcelanato/ . Na cozinha além da preocupação com manchas, que vc está resolvendo com o gloss , vc deve se preocupar com a possibilidade de escorregar ao ser molhado. Qto mais brilhante uma superfície, mais escorregadia ela é. Portanto, vc deve observar se a camada gloss não vai tornar seu porcelanato mais escorregadio… Caso sim, sugiro um porcelanato específico para cozinha e banheiro, talvez mais rústico (mas não tanto, para não acumular sujeira).
bjo
Rosana

Octaviano Diniz · 13 de maio de 2009 às 09:27

Bom dia,
Sou um apaixonado por decoração de interiores e já vi e aprendi muita coisa neste site, porém tenho uma grande dúvida, onde e como se distribui uma lixeira em uma cozinha, pois nunca vi nenhuma foto com esse item.

Aproveito a oportunidade para sugerir rever o site, pois observei que a palavra ideia está grafada errada pela nova ortografia, ou seja, não tem mais acento.

Abraço

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 18:51

Oi, Octaviano!
Esta coisa de lixeirinha na bancada não é higiênica. Lixeiras embutidas podem ficar bem, mas o cuidado deve ser redobrado. Sou partidária das lixeiras no piso, simples e fáceis de manter.
Qto à ideia, obrigada. Infelizmente, depois de 50 anos é difícil mudar hábitos e me adequar a mudança de regras, principalmente as sem razão lógica clara para mim.
abs
Rosana

Rose · 13 de maio de 2009 às 10:46

Ola, gostaria que vocês me dessem uma dica. Minha cozinha ficou em um formato de chave [ sendo 3,00 por 1,20. O que posso fazer nesse espaço?

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 12:42

Oi, Rose,
Para lhe ajudar precisava de mais informações tais como o posicionamento de fogão, geladeira.. porta de entrada..
aguardo
bjo
Ro

sandra · 13 de maio de 2009 às 22:55

minha cosinha epequena e pertada como posso decorar.obg

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 23:44

Oi, Sandra,
Primeiro coloque o absolutamente necessário, não use nada pesado ou grande demais sem necessidade. Se preocupe muito com a circulação, faça a geladeira ficar o mais perto da entrada da cozinha. Use móveis aéreos ou prateleiras estreitas (até 45cm já dá bem para guardar bastante coisa). E deixe um lado o mais livre possível. Leia no guia cozinha a disposição que vc deve ter (o ideal no seu caso é geladeira, bancada pequena, pia, bancada, fogão. )
bjo
rosana

Heloisa · 13 de maio de 2009 às 09:45

Olá Rosana,

Quero fazer uma reforma em minha cozinha e pensei em pintar os azulejos de branco, tamanho 20X20, para evitar quebradeira. Você acha que fica bom?

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 23:35

Oi, Heloisa,
É praticamente impossível branco ficar ruim com qquer coisa, então, mãos na massa!
bjo
Rosana

Larissa · 13 de maio de 2009 às 22:50

Adorei a página!Mas ainda estou com um problemão nas mãos: minha cozinha americana só possui 6 m² e possui uma janela de 1,40m² e três (!) portas!!! Está impossívelcolocar fogão, pia e geladeira no mesmo ambiente :/
Abraços :)

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 12:34

Oi, Larissa,
Isso seria um projeto. Caso esteja interessada, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br, informando ou enviando: fotos, planta baixa, lugar onde mora (estado/bairro) e descreva um pouco mais o que necessita.
aguardo
bjo
Rosana

Jacqueline · 13 de maio de 2009 às 12:21

Oi…gostaria de uma sugestão de qual maneira fica melhor p decorar uma cozinha bem grande de 28 metros quadrado, pensamos em fazer um balcão separando a cozinha da sala de jantar, acha adequado a pia nesse balcão??obrigada

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 00:28

Oi, Jacqueline,
Se houver espaço atrás para poder trabalhar, sim, há muitos exemplos aqui mesmo no site (escolha categoria cozinha). Mas vc deve ter cuidado redobrado para deixar sempre limpa…
abs
rosana

Niceia Fernandes Lopes · 13 de maio de 2009 às 16:46

AMO ESTA PÁGINA!! VIAJO SÓ DE FICAR OLHANDO!!

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 11:54

Obrigada, Niceia!
bjo
Ro

pf me dizer de que forma me poderiam AJUDAR

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 23:13

OI, Bernardes,
Vc poderia informar quais questões tem em relação à sua cozinha ? Assim talvez eu possa lhe ajudar.
bjo
Rosana

penha · 13 de maio de 2009 às 06:42

Olá Rosana. Estou construindo uma casa e tenho dúvidas sobre revestimento da cozinha. A cozinha tem 17 metros e não quero revestir todo o espaço
(parede), gostaria de deixar apenas uma parede inteira sem revestimento e pintar com uma tinta lavável, será que ficaria bom? Moro em vila velha no Espírito santo, estou construindo uma casa no litoral capixaba.
bj e obrigada

Responder

rosana · 13 de maio de 2009 às 10:56

Oi, Penha,
Fica sim! Atualmente se usa até deixar somente a frente da pia e fogão com revestimento cerâmico. Mas sugiro, se gosta de lavar com muita água o piso, que use revestimento cerâmico como rodapé, com mesmo material do piso, para que a tinta dure mais tempo.. Uns 10 cm são suficientes.
bjo
Rosana

Ayla · 13 de maio de 2009 às 14:15

Olá, adorei sua dicas, incríveis!! Estou construindo e vou começar a modificar minha cozinha, será que vc pode me ajudar? se eu lhe mandar as fotos? minha cozinha é quadrada, e não é tão pequena, mas estou perdidinha rsrs Obrigada.

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 12:00

Olá, Ayla,
Envie as fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
rosana

amanda · 13 de maio de 2009 às 17:25

Olá, Rosana
Teria como dá uma olhadinha na area da minha cozinha?

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 13:12

Cadê a área da sua cozinha, Amanda ? Vc enviou por e-mail?
abs
Rosana

Valéria Moura · 13 de maio de 2009 às 13:16

Olá Rosana, estou com sérios problemas de rachadura nas paredes da casa; ela é conjugada e isso se agravou após o asfalto que foi colocado na rua. Mas já falei com o pedreiro e o mesmo falou que tem solução. O que me faz te consultar na verdade é sobre dúvidas sobre a mudança radical que desejo fazer em minha cozinha, gostaria de saber se mandando fotos e metragem você pode me ajudar nesta arrumação pois esta tudo horrível.
Beijos e aguardo contato

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 16:47

Valéria,
Sugiro, antes de mais nada, que vc consulte um arquiteto ou engenheiro civil. Rachadores podem não ser nada, mas podem ser um perigo de vida! Depois que resolver isso, veja a cozinha. E se quiser fazer mudanças em paredes na cozinha,veja tbém com um arquiteto, pessoalmente. Mexer em paredes é com Arquiteto e NUNCA sem que ele veja e acompanhe, ok ? Pense na segurança sua e de sua família, ok ?
bjo
Rosana

ADRIANA VIANA DOS SANTOS · 13 de maio de 2009 às 10:48

Olá, adorei seu site e suas dicas.
Estou construindo minha casa, porém é muito pequena e a cozinha será americana, porém a cozinha ficará no formato ela e tenho uma janela e não sei como faço, pois tenho pouco espaço e colocarei um cook topie e não tenho espaço para colocar uma coifa, uma vez que o não sei se coloco a pia de frente para a janela ou o fogão.
Pode me ajudar , porque ou a pia ou o cook terá que ficar na parte do muro que farei para dividir a sala da cozinha.

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 17:19

Oi, Adriana,
Infelizmente não consigo visualizar sua cozinha, mas sugiro que tenha cuidado com fogão em frente à janela ou na linha de correntes de ar. O fogo pode apagar toda hora.
Dependendo do espaço, vc pode instalar uma coifa de ilha, por exemplo, assim o fogão não precisa ficar em uma parede.
espero ter ajudado
bjo
rosana

Comentário

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 22:38

Oi, SS!
Não é uma ótima posição, mas depende de como é a disposição das coisas na sala… O que acho ruim é que vc trabalha de costas para a entrada da cozinha e isso pode causar até acidentes (dependendo do espaço que vc tem).
Como ela é linear o ideal é que na entrada estivesse a geladeira, assim, quem vai beber água simplesmente, não passaria pelo fogão, atrapalhando quem está trabalhando e com perigo de acidentes (principalmente com criança em casa).
bjo
Rosana

Cláudia · 13 de maio de 2009 às 23:00

Olá, Rosana.

Gostaria de saber se também costuma-se usar papel de parede na cozinha.

Obrigada,

Cláudia

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 22:35

Oi, Cláudia,
Hoje existem os papéis vinílicos, mas depende de onde vc deseja colocar. Mesmo eles não suportam contato direto com água. Se a ideia for usar na parede da pia, por exemplo, vc pode colocar o papel e por cima um vidro transparente (veja na 1a foto deste post http://www.arquitrecos.com/2012/04/imagem-do-dia-revestimento-inteligente.html).
bjo
rosana

Thiago Mauricio · 13 de maio de 2009 às 00:51

Gostei muito do site e gostaria que você me ajudasse, tenho uma casa muito pequena e quero ampliar e deixar os cômodos mais confortáveis, você pode me ajudar ??
Obrigado

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 19:35

Oi, Thiago,
Vc quer dizer aumentar a casa ? Para isso sugiro fortemente que vc consulte um arquiteto que vá à sua casa, faça um projeto e o acompanhe pessoalmente. Há diversas leis e procedimentos legais para ampliação de construções. Com um arquiteto vc fará isso de uma forma mais segura.
abs
Rosana

Moises Bezerra · 13 de maio de 2009 às 22:22

Dicas perfeitas para quem necessita de informações tão importante. Valeu a pena acessa esse site.

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 19:21

Obrigada, Moises!
abs
Rosana

Manuella · 13 de maio de 2009 às 21:57

Olá Rosana,

Adorei o seu site! Tem idéias muito interessantes.

Minha cozinha é muito ventilada e é integrada com a copa e o corredor de acesso aos quartos. É quase impossível que todas as portas fiquem fechadas para evitar que o vento prejudique o uso do fogão. Gostaria de saber se ficaria muito esquisito colocar um vidro de 12mm, distando uns 30 cm do fogão (ao lado esquerdo tem uma bancada e no lado direito uma parede de tijolo de vidro para separar da área de serviço, ambos com a mesma profundidade do fogão), a fim de barrar um pouco o vento.

Obrigada!
Manuella

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 19:12

Oi, Manuella,
Vc poderia enviar fotos para mim ? Rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Alexandre | Forneça-me · 13 de maio de 2009 às 18:16

Excelentes dicas para todos os tipos de cozinha. Parabéns!!!

Responder

denise ribeiro · 13 de maio de 2009 às 20:04

Olá,
Comprei um apto. muito pequeno, cuja cozinha mede 4,10 X 1,60, contendo uma porta e uma janela. O apto. será entregue com azulejo apenas em volta da pia e do tanque. Gostaria de saber qual a melhor e mais barata solução para o restante das paredes: tirar o azulejo e colocar tudo novo; completar com azulejos; pintar com tinta própria para cozinha (neste caso quero indicação) ou forrar com algum material tipo laminado de fórmica (já vi isso em revista de decoração).
Preciso mto de sua ajuda. Obrigada

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 13:10

Oi, Denise,
A solução mais barata é a pintura. Vc pode usar tinta acrílica para cozinhas e banheiros ou epóxi. Eu gosto da Sherwin Williams, Suvinil e Coral, nesta ordem. Ao comprar informe ao vendedor que irá utilizar em cozinha. Um detalhe é que é bom que o rodapé seja alto, usando a mesma estampa do piso, para que a lavagem não chegue à área pintada. Eu deixaria os azulejos existentes por enquanto visto que são novinhos.. Se quiser falar algo diferente, pode pensar em adesivos para azulejos, que vc encontra em muitas lojas atualmente.
bjo
rosana

Helio de Souza Miranda · 13 de maio de 2009 às 10:08

Gostaria que me ajudasse em um projeto de uma cozinha,ela não é grande e a disposição e conforme modelo de duas portas,e a pia ficará a esquerda no rumo de uma janela.Fico no aguardo.Obrigado.

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 23:32

OI, Helio,
Me disponho a ajudar gratuitamente no que for possível. Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
abs
Rosana

Érika Pereira · 13 de maio de 2009 às 19:48

Boa noite, Rosana. Tudo bem?
Adorei seu site. Estou montando minha casa e preciso muito de sua ajuda. A cozinha é pequena e não sei como distribuir os móveis. Posso te mandar a foto da minha cozinha?
Obrigada.

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 18:02

Oi, Érika!
Pode sim, Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
No que puder lhe ajudar gratuitamente farei com prazer. Caso não seja possível, eu lhe aviso.
bjo
rosana

Rosana · 13 de maio de 2009 às 12:26

Gostaria d/uma dica para minha cozinha,pode me dar idéias?

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 13:59

Oi, xará!
Mas ideias sobre o que? Vc pode ser mais específica?
bjo
Ro

LojasKD · 13 de maio de 2009 às 16:17

Nós aqui novamente rsrs Seu conteúdo é muito bom! Acredito que seja um dos melhores sobre decoração. Resultado de muito gosto pelo o que faz!! :)

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 16:20

Com certeza, Lojas KD! Com certeza!
Obrigada!
Rosana

Vivian · 13 de maio de 2009 às 10:35

esqueci de dizer o principal aki na região é muita poeira por isso queria deixar ela super fechada pois pretendo comprar uma coifa ..quero deixar totalmente fechada..bjs

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 00:35

Vivian,
Consigo entender seu trauma, mas entendo que vc quer a cozinha fechada para a sala, mas não sem janelas e aberturas fixas (devido ao gás, as concessionarias sempre recomendam ter alguma pequena área permanentemente aberta), correto ?
Uma cozinha realmente totalmente fechada é um perigo devido a possíveis escapamentos de gás. ok?
bjos e acalme-se. Isso não vai acontecer novamente!
rosana

shirley · 13 de maio de 2009 às 12:38

boa tarde rosana
Gostaria de fazer um projeto com vcs tem como me passar seu contato

att

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 13:35

Oi, Shirley! Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
Obrigada
bjo
Ro

neide carvalho · 13 de maio de 2009 às 02:19

no meu apartamento tem mtooooooooooo cupim, qual melhor armário de cozinha colocar, pois o cupim já tomou os meus armários (minha cozinha é (o que resta dela) é planejada. grata neide

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 23:22

Oi, Neide,
Eu sugiro que vc acabe com os cupins ao invés de conviver com eles. Eles podem causar reações alérgicas e desencadear asma.
Há empresas especializadas no controle deles. Acredito que vale a pena procurar. Olhando o google achei esta: http://tecnomad.com.br/index.php Mas realmente não conheço a empresa nem o seu trabalho.
Pense na sua saúde e na da sua família.
bjo
Rosana

neide carvalho · 13 de maio de 2009 às 00:58

vou trocar meu fogão embutido 06 bocas da Brastemp (+-12 anos de uso e pedindo socorro) estou sem condições de comprar outro) vou trocar por um de piso 05 bocas, tem algum risco (tem algum isolamento que eu fazer nas laterais dos armários). grata neide

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 16:47

Neide,
Sugiro FORTEMENTE que vc siga as instruções do manual do seu novo fogão. É uma questão de segurança. E isso é mais importante que a estética, ok?
Um beijo grande
Rosana

Débora · 13 de maio de 2009 às 19:56

Preciso de ajuda de um profissional para decorar minha casa, a começar com o armário da cozinha.
Alguém pode me indicar?
Necessito de ideias, quem sabe trocar imagens e fotos por email mesmo, algo que não tenha custo alto. Ou até mesmo comprar um projeto apenas (que seja em conta claro).
Desde já agradeço.

Responder

Rosana Silva · 13 de maio de 2009 às 22:13

Oi, Débora!
Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br, Detalhe seu problema, mande fotos e se possível, a planta do imóvel.
Aguardo
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!