Verão chegou e com ele um calor quase insuportável (aqui no Rio de Janeiro é uma loucura!). Então, pensando em todas as casas que já vi construídas de tal forma que acumulam calor e tornam tudo muito pior, resolvi procurar para vocês dicas  que ajudam a evitar este erro tão comum. Não sou engenheira nem arquiteta, por isso vou falar do básico para construir uma casa menos quente no verão.

Para construir uma casa menos quente no verão

Para construir uma casa menos quente no verão

Quem dera, né ? Mas não é, para a maioria dos mortais, o que a gente tem...  🙁 (foto:CasaAbril)

E sugiro fortemente que, para construir, SEMPRE procure um arquiteto ou engenheiro civil. Por mais que você ache que são profissionais caros, nunca serão tão caros quanto o que você e sua família podem ter de problemas com SEGURANÇA e CONFORTO. Uma casa bem construída dura mais, é mais fácil e barata de manter, te faz mais feliz, é mais confortável de todas as formas, economiza energia e o principal: Não vai cair na sua cabeça!!

A) O Básico da posição da casa no terreno

. Guarde isso: O vento só entra se ele puder sair! Por isso não construa uma casa que “se encoste no muro do vizinho” mesmo que hoje vc não tenha vizinhos mas possa ter futuramente.

construção de casa quente

(foto do site de uma imobiliária, somente para exemplificar)

Você pode ter 500 janelas. O vento simplesmente não vai entrar ! o ideal é que a casa fique o mais próximo do centro do terreno, de forma que vc possa colocar janelas em todos os lados, criando assim muitas possibilidades de circulação do ar.

. Observe de onde vem o vento. Na maior parte do tempo, normalmente, há um  vento que “venta” no seu terreno, em uma certa direção (vento dominante). É importante saber que direção é essa para posicionar janelas nesta mesma direção, sempre que possível, criando ventilação cruzada.

ventilacaocruzadaforumdaconstrucao

(Desenho retirado do site Forum da Construção – Saiba mais sobre ventilação cruzada)

. Observe a posição do Sol em relação à sua casa. Sintetizando, o ideal é o seguinte: Em lugares quentes, Sol da Manhã nos lugares onde as pessoas mais ficam (sala/quartos) e que tenha algum Sol da Manhã entrando na casa no Inverno também. Veja mais sobre isso aqui tbém

incidência solar

Em locais quentes os melhores lugares para a sala e os quartos são os lados Leste e Norte – se você mora na região Sudeste – Em outras regiões isso pode variar (Desenho:kuboarquitetura)

Atenção que aqui não estou considerando o que está em volta da casa. É claro que se você tiver um prédio alto do lado Leste sua casa não vai receber luz solar da manhã…Então, analise muito bem a situação do seu terreno. 

B) O básico na construção da casa em si: 

. O Ar quente sobe pq é “mais leve” que o ar frio. Por isso, a tendência é que, quanto mais alto o pé direito (a distância entre o piso e o teto), mais o ar quente pode subir e o ar mais frio fique embaixo, tornando assim o ambiente mais agradável em dias quentes. É claro que é preciso que haja ventilação para o ar quente sair…

sala teto alto

Um pé direito alto “aumenta” qualquer espaço… E o enche de luz! E vc pode colocar aberturas na parte superior para o ar quente sair (foto: CasaVogue)

Então, se você mora em lugares quentes, construa a sua casa com  pé direito alto (acima de 2,70 já faz muita diferença). E não rebaixe o teto só por uma questão estética. Vc vai sofrer mais com o calor… (Atenção que em lugares frios o teto baixo é recomendável pois mantem o ambiente mais quente). 

pé direito alto

(foto:Keltainen talo rannalla)

Devido a isso também, uma forma de vc expulsar o ar quente da sua casa é fazer aberturas (se possível) na parte alta das paredes – de preferência na parede contrária a uma janela por onde o vento entra. Assim vc cria uma ventilação cruzada bastante eficiente.

janelas ventilação e luz

Pense nos modelos das janelas que vai usar. Muita gente  faz um “buraco” enorme na parede e coloca uma janela que só fica realmente aberta na metade do espaço, já percebeu? Pois então: escolha janelas que abram o máximo, mesmo que vc “perca” espaço de parede internamente. E existem também as chamadas “máximo ar” que fazem uma diferença danada!

janelas ventilação e iluminação

(foto:Keltainen talo rannalla)

. Não economize em materiais que protegem do calor. Tintas térmicas, mantas térmicas, telhas térmicas (em casas é importante que o teto não aqueça ou que o calor dele não passe para dentro), madeira ou pedras para proteger as paredes do sol da tarde, janelas com vidro duplo, vidros com tratamento térmico, insulfilme (para “segurar” o calor lá fora, deixando o Sol entrar, mas não o calor),  enfim… existem inúmeros recursos para melhorar o conforto térmico. E usá-los na hora da construção é muito mais barato que fazer isso depois. 

construcao-de-casas-alvenariacasa1

Uma casa simples e com boas qualidades para suportar o calor 

. Paredes quentes esquentam o ambiente interno. Se a parede leva um Sol terrível o dia inteiro, vc vai dormir em um forno. Então, proteja as paredes da incidência do Sol: Plantas, árvores – do lado de fora que não permitam que o Sol bata direto na parede -, varandas, grandes beirais nos telhados, toldos, brises ou cobogós no lado em que o sol se põe e cores claras. Mas cuidado com varandas com tetos baixos pq elas podem prejudicar a ventilação e diminuir muito a luminosidade da casa. 

parede externa protegida do sol

Plantas e revestimento externo na parede (foto: 1-Kindesign)

. Pisos frios dão sensação de refrescância – Pedras, cerâmicas, cimento queimado e  porcelanatos são bem vindos quando o verão é quente mesmo e o inverno não tem temperaturas muito baixas. 

casa preparada para o calor

Quanto menos objetos e mais espaço livre, menos calor vc sente! (foto:Casaabril)

. Quanto menos paredes internas, mais facilmente a ventilação interna acontece. Aproveite a ideia dos ambientes integrados: Sala de estar, jantar e até cozinha podem ser, e já são muitas vezes, um só ambiente. Só cuidado com o calor proveniente da cozinha – uma ótima coifa ajuda muito.

ambientes integrados

(foto:centsationalgirl)

C) Considere o Clima: O Brasil tem muitos climas diferentes – veja abaixo) , mas podemos dizer que basicamente temos: Tropical úmido, Tropical seco, Árido e Temperado.

climabrasil

Achei este texto,  que fala sobre as melhores características de construção de casas para os climas Tropicais e o Temperado (a figura acima foi retirada dele). Caso se interesse em ir mais fundo neste assunto, leia e pesquise mais sobre o clima específico da sua região (este texto é interessante mas não é completo). E não será tempo perdido, pode ter certeza.

Espero que estas dicas ajudem para que o próximo verão seja mais agradável e com uma conta de luz mais baixa! 🙂

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui