Uma das formas de analisar as cores na decoração de um ambiente é observando-se o Esquema de Cores usado, isso é, a característica do conjunto de cores usado.

Como a cor é um item de muito peso e importância na decoração, podemos considerar cada uma das cores usadas como um elemento, mais um ponto de interesse. Sendo assim, restringir a quantidade de cores diferentes em um ambiente (ainda mais quando ele é pequeno) é uma boa medida para evitar “excesso de informação”, sensação de “bagunça e desconforto visual.

As cores na decoração

Os esquemas podem ser harmônicos ou contrastantes. Este último sempre faz com que a atenção se volte para as cores do ambiente. Elas se tornam um foco de atenção. No esquema harmônico as cores são atores mais secundários, permitindo que outros elementos sejam o foco de atenção do ambiente. Vou falar dos esquemas Harmônicos neste post.

Podemos ter ambientes com esquema harmônico:

Acromático : Que usa branco, preto e/ou tons de cinza. Neste esquema é importante o uso de texturas e padronagens, para dar mais interesse ao conjunto. Veja nos exemplos abaixo o uso do desenhos (quarto de bebê), persianas (banheiro)  e diversas texturas (na sala).

As cores na decoração quarto de bebê

As cores na decoração sala acromática

Neutro: Que usa areia, crus, creme, bege. Cria uma atmosfera aconchegante e também deve-se usar texturas e padronagens para enriquecer. Veja nos exemplos abaixo o uso de texturas diferentes e de itens coloridos que se tornam o ponto focal do ambiente.

As cores na decoração sala neutra

As cores na decoração sala neutra

Monocromático: Quando é usada somente uma cor, acrescida de branco, preto ou cinza.  Se usamos esta única cor em diferentes intensidades (azul claro, médio, escuro, por exemplo) , temos o Tom sobre Tom. É um esquema harmonioso que pode ser aconchegante ou até dramático, dependendo da escolha e  intensidade das cores usadas.

As cores na decoração sala monocromática

As cores na decoração sala monocromática

As cores na decoração quarto de bebê monocromático

De Cores Harmônicas: Quando são usadas cores que ficam lado a lado no círculo cromático. Vou falar delas depois, porque antes vou explicar o que é este tal de círculo cromático: Clique aqui para ir para o post As cores na decoração (2)

Fotos dos sites e blogs: apartmentherapy, amerrymishap, alkemie, anetteshus, bananacraft, alifesdesign, e desiretoinspire

32 COMENTÁRIOS

  1. oi, Thai,
    Sugiro que o sofá seja em cinza médio, que é a mistura do preto e branco e vai dar uma aliviada no contraste forte do preto e branco. As paredes podem se em areia, para quebrar um pouco o preto e branco com uma cor que aqueça um pouco o ambiente. Mas se quiser manter o preto/branco, use cinza tbém bem clarinho.
    bjo
    rosana

  2. Oi, Mari,
    Sugiro que use beges ou marrons claros (veja o tom do tabaco e use tons bem mais claros deles para a cortina. O tapete pode ser em marrom e nos jogos de cama use amarelos e azuis e/ou verdes. Utilize estas mesmas cores (podem ser em tons diferentes, mas harmônicos) nos detalhes.
    bj
    rosana

  3. Olá, boa noite. Olha sou apaixonada por preto e branco e pensando nisso resolvi decorar minha casa nessas cores. O piso da minha sala é branco com pequenos detalhes preto. A estante em preto e branco também. Sendo assim, gostaria que me ajudasse a escolher a cor do sofá(pensei em branco ou preto, será que fica legal?) e das paredes que cor colocar? Obrigada!

  4. Oi, Amanda,
    Vc não pode mudar a cor da parede laranja ? Seria o ideal pq o laranja diminui mais ainda o espaço! Se não puder mudar, preencha-a com objetos, quadros, estante, prateleiras, enfim, diminua a área visível para diminuir o impacto, abusando de branco e cores claras e leves. O sofá bege é neutro, portanto, vc pode usar muitas cores.
    Mantendo o laranja, acrescente cores leves (acinzentadas) nos tons da família (amarelo, bege, marrom).
    bjo
    Rosana

  5. Ola!Estava navegando e encontrei este site fiquei muito feliz pois estou precisando de uma ajudinha náo entendo nada de decoraçao mais gostaria de decorar meu quarto de casal as paredes sao brancas a cama ea comoda sao na cor tabaco to em duvida em qual cor comprar a cortina,tapete,jogo de cama,espelho e coisas para enfeitar a comoda se puder me ajudar ficarei muito grata beijos

  6. Oi, Natália,
    Obrigada!
    O azul fica super bem com amarelo, com lilás, roxo, azul escuro… Também com marrom, com beges, madeira em tom dourado médio…. O importante é vc escolher umas 2 destas cores e usá-las por todo o ambiente.
    bjos
    Rosana

  7. Olá Rosana, primeiro quero parabenizá-la pelos posts, são lindos e as dicas muito boas. meu ap é bem pequeno, sala de estar(tv) e jantar ficam juntas em um espaço de apenas 5mX3m. quando me mudei, encontrei uma das paredes pintada de laranja, na parte que seria a sala de jantar, por enquanto tenho apenas o sofa(bege claro) como posso criar um ambiente aconchegante em um espaço pequeno e a parede laranja?
    Beijoos

  8. Oi, Simone,
    Vc tem que colocar cor, pois está tudo marrom e branco. Como estas cores são neutras, escolha 3 cores que vc goste e que combinem e espalhe-as pela sala em objetos e almofadas. Mas a cortina faça em um bege mais claro que as paredes.
    bjo
    Rosana

  9. Oi, Nara,
    As cores que vc informou a princípio combinam. Mas acho que deve acrescentar amarelo (q fica bem com cinza e azul e alegra), além de vermelho e/ou lilás e outros tons de azul diferentes da parede.
    bjo
    Rosana

  10. Oi Rosana,
    Venho procurando um blog interessante de decoração há um tempo e você está de parabéns, porque ele é incrível!
    Será que você pode me ajudar?:
    Em uma sala com as paredes das cores azul e branco, quais cores eu posso usar nos acessórios sem deixar a sala monocromática? quais dicas de cores você me dá para o sofá, cor dos móveis etc..?

  11. oi tenho um sofá grande e preto na sala, gostaria de criar um tema aconchegante, é possivel usando cores harmonicas entre o verde e azul, tendo uma almofada vermelha?obrigada

  12. OI ROSANA! Gostaria que voce me desse uma dica na decoração,pois minha sala tem paredes marrom,sofá de 3 2 lugares marrom escuro rack tabaco ,estante atras do sofa em madeira mesclada marrom,mantas no sofá,branca c/listras marrom, uma mesa de jantar com 6 lugares , 6 cadeiras em pátina italiana bege,assentos mostarda (Quero trocar as cadeiras).não tenho cortina ainda,munha janela é pequena e o sofá de 3lugares fica atrás.O tampo das mesas são de vidro bisotado com base em mármore.Acho que precisa de cores nos detalhes.O que posso fazer para melhorar sem gastar muito?

  13. Olá,
    Esse site é maravilhoso!
    Eu gostaria de uma sugestão.
    Estou me mudando para um apartamento de 2 quartos e cozinha americana. Sou musicista e gosto de alegria na casa.
    A sala está pintada de azul. Quero colocar um sofá de 3 lugares com chaise cinza, sendo que as almofadas que já vem com o sofá é listrada de diferentes tons de cinza. Então quero aproveitar um tapete novo que tenho guardado em tom de ferrugem e confeccionar outras almofadas no mesmo tom para colocar no sofá e compor com as almofadas que já existem. Além disso penso em colocar uma estante na cor Imbuia com pequenos detalhes preto.
    O que acha dessa idéia? Estou no caminho certo?

  14. Olá… Quero decorar minha sala com tons de bege, branco e vermelho, mas não sei se é uma boa combinação. Você pode me ajudar??

  15. Olá Rosana,
    Fiquei empolgada com suas dicas e estou querendo montar minha sala. Gostaria de saber se há algum sofware que seja facil para fazer o projeto e o principal que seja gratuito.
    Obrigada

  16. Olá, Rosana!!!
    Que prazer a sua visita em meu blog!!
    Eu ando meio enrolada, postando bem pouco… mas nunca abandono…
    Lindo o texto, né? Engraçado que no meu caso, quem perguntaria se eu amo “porque ou apesar de” é o meu namorado… rsrs… e eu enfrento muito o problema saudade… não porque ele se foi… mas moramos longe…
    Bem, o seu site está nos meus favoritos porque… É um dos meus favoritos!rs…
    Adoro mesmo as dicas de decoração… e admiro muito os profissionais da área… tenho muita vontade de cursar arquitetura e design de interiores, e um dia o farei!
    Obrigada pelo carinho e apareça sempre que quiser!
    Grande abraço!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui