Algumas dicas para que vc consiga misturar revestimentos lisos e estampados sem exagerar nem deixar o ambiente  “certinho” ou monótono demais:

a) Muitos padrões diferentes e/ou contrastantes dão uma impressão de bagunça. Como as estampas “pesam” mais no ambiente, sempre equilibre com lisos (almofadas,paredes, mantas lisas que podem ter uma  textura agradável).

alifesdesigblogspotsala1

b) Se usar estampas diferentes repita, ao menos uma cor. Se forem muitos padrões, use a mesma cor de fundo. Vc pode também variar o tamanho das elementos das estampas, isso é, por exemplo, Flores grandes e flores pequenas. Quanto mais tons semelhantes, mais harmoniosa ficará a composição.

alifesdesigblogspotsala13

c) Use grupos em quantidade impar, que sempre funciona melhor do que a par. Por exemplo: 3 almofadas, sendo a maior com a estampa que mais deseja que chame a atenção, uma pode ser um estampado ou listrado, mas usando as mesmas cores das outras e a outra pode  ser lisa, usando uma das cores que existem nas outras 2.

deardesignerswordpresssala3

d) Use tamanho de estampa compatível com o ambiente ou objeto à revestir. Por exemplo: Uma cadeira deve ter uma estampa que possa ser vista ao menos 1 vez inteira. Se o ambiente é pequeno evite estampas grandes.

idealhomemagazinedotcodotuk6

e) Quando estiver escolhendo os padrões ,pense em todo o ambiente: Tapetes, paredes, móveis… É como se estivesse pintando um quadro: Escolha algumas cores (2 , 3 ou 4 para ambientes maiores) e use variações delas em todo o ambiente, em lisos e estampas. A inspiração para estas  cores pode partir de qualquer item da decoração, como um tapete, um sofá, etc. E usando o esquema de cores que achar mais interessante, produza todo o ambiente.

lovecollagewordpresscom

f) Dicas rápidas: Geométrico fica bem com circular; Floral – Listas ou bolinhas; xadrez + Floral + listrado é uma combinação bacana se as cores forem repetidas nas 3 padronagens.

lavmewordpress

g) Pense tbém no estilo do móvel quando for escolher uma padronagem para ele. Um tecido floral romântico em uma poltrona de linhas retas pode  não combinar (não estou dizendo que nunca combinam, mas deve-se tomar mais cuidado na escolha). Neste caso, vc deve testar antes de comprar.Algumas empresas permitem que vc leve amostras.

thelennoxxwordpress

h) Pense tbém no uso: Um quarto deve ter um clima relaxante , por exemplo. Já um lavabo, onde se fica pouco tempo, pode ter combinações mais ousadas.

quartocasaabril13

i) É mais fácil mudar o visual usando cores quando os itens mais importantes (paredes, sofás, tapetes) tem cores neutras. Neste caso, trocando cortinas , almofadas, mantas, detalhes decorativos, vc terá um novo ambiente rapidamente, sem gastar muito. Se usar tons fortes nas  paredes, por exemplo, use tons neutros nos sofás e tapetes e acessórios que combinem com as paredes.

studiodalu (2)

J) O branco ou off whites são  grandes aliados nas composições. Quanto mais desejar ousar, mais os use, como fundo das estampas, nas paredes, etc.

k) Quando trabalhar com a mesma família de cores ( roxo, violeta e lilás ou amarelo, laranja e vermelho, por exemplo) varie mais as texturas dos revestimentos.

L) Uma mesma cor pode ter diversos efeitos, dependendo da combinação criada. Por exemplo, vc pode ter uma parede vermelha fazendo parte de um ambiente extremamente romântico, usando rosas, florais e branco. Ou pode ter um clima de sedução e sofisticação se usar esta mesma parede vermelha com cinzas, vinhos, listras em cinza, vinho ou bronze.

m) Atenção para a iluminação: As cores variam dependendo da iluminação. Teste, se possível, o ambiente com a luz do sol e as artificiais. As fluorescentes dão um toque azulado e acentuam as cores frias (azuis, verdes). Já as incandescentes acentuam as cores quentes (vermelho, amarelo,..)  e dão um tom amarelado ao ambiente.

Tente encontrar nas fotos exemplos das dicas dadas neste post.

Fotos retiradas dos blogs e sites: alifesdesign, deardesigners, idealhomemagazine, lavme, lovecollage, thelennoxx, casaabril, studiodalu

22 COMENTÁRIOS

  1. OI, Priscila,
    Eu sugiro que o sofá seja em marrom ou cinza, de médio para escuro. A mesa pode ser em madeira média ou marrom, já que seu piso é claro. Acrescente detalhes em cores vivas e alegres.
    bjo
    Rosana

  2. Ola amei todas as dicas ….
    Me ajuda por favor ! Comprei meu painel na cor marron e tem duas gavetas na cor branca ,meu piso e claro e paredes na cor algodão egípcio, gostaria de saber que cor de sofa e mesa devo comprar?

    Bjos

  3. Oi, ALessandra,
    As cortinas podem ser em uma cor similar (mais escura ou mais clara) que a cor do sofá. E o tapete pode ser em um marrom, uma cor que seja mais clara que o piso e mais escura que o sofá.
    bjo
    Rosana

  4. Boa Tarde,

    Minha sala pintei de lilás clarinho…Pensei em um sofá na cor marfim, mas, qual a cor da cortina e do tapete. O chão é de madeira na cor tabaco.
    Desde já,
    Agradeço
    Alessandra

  5. Oi, Joice,
    A sua cozinha é bem colorida, já sua sala tem tons neutros. Sugiro que para quebrar a neutralidade da sala use objetos, almofadas, etc coloridos com as cores da cozinha, que podem ser atenuados. Acho que pintar as paredes não seria uma solução boa para isso. Mas se quiser pintar a tal parede entre a sala e a cozinha de laranja, use um laranja claro e acinzentado tbém, nada muito impactante. E não acrescentaria mais um tom, pois ficaria tudo muito seccionado.
    bjo
    Rosana

  6. OLÁ ROSANA, PARABÉNS PELO SEU BLOG!!!!! EU ESTOU QUERENDO USAR CORES NA MINHA SALA E VC ME AJUDOU MUITO COM SUAS DICAS, MAS AINDA ESTOU COM ALGUMAS DÚVIDAS. POIS MINHA COZINHA É MICRO, PAREDES E ARMÁRIOS BRANCOS, ELETRODOMÉSTICOS INOX E PAREDE DA PIA EM PASTILHAS DE VIDRO NAS CORES VERMELHA, LARANJA E AMARELA E UM PEQUENO ARMÁRIO EM CIMA DELAS PRETO, UMA BANCADA PRETA E BANQUETAS VERMELHAS.(COZINHA AMERICANA)CONJUGADA COM UMA SALA COM PAREDES NA COR BEGE, SOFÁ, RACK E PAINEL MARRONS, TAPETE EM TOM MARROM E BEGE.
    A DÚVIDA::: TEM UMA PAREDE PEQUENA QUE FICA ENTRE A COZINHA E A SALA E FICA DE FRENTE PRA JANELA DA SALA (QUE É BEM ILUMINADA NATURALMENTE) EU PENSEI EM PINTAR COM UM TOM DE LARANJA. O QUE VC acha???
    E TEM OUTRA PAREDE PEQUENA ENTRE A PORTA DA SALA, QUE É BRANCA, E UMA CANTONEIRA EM MDF, TB BRANCA QUE FICA NA COZINHA QUE ESTAVA PENSANDO EM JOGAR UM TOM DE AÇAÍ. QUAL A SUA OPINIÃO??? OU QUAL OUTRA COR QUE PODERIA JOGAR PRA QUEBRAR A NEUTRALIDADE DA SALA. E QUERIA UMA IDEIA PRA UM QUADRO OU MOLDURA EM MDF PRA FICAR EM CIMA DO SOFÁ, POIS AINDA NÃO ESCOLHI.
    DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO O RETORNO. UM ABRAÇO!!!!

  7. oi, Flavia,
    As mesinhas podem ser diferentes sim, exatamente como vc está pensando. Vai ficar legal.
    Obrigada!
    bjo
    Rosana

  8. Oi, Rosana.
    Descobri o seu blog agora e já estou viciada hehehe Gostaria de tirar uma dúvida. acabei de casar e o apto que alugamos tem uma sala pequena. Por isso, optamos por comprar um sofá de 2 lugares (que dá para 3 pessoas), um pufe da mesma linha do sofá (que daria para outras 2 pessoas sentarem, além de transformar o sofá em chaise), um rack para a TV e duas mesinhas laterais. A dúvida é: as mesinhas laterais podem ser diferentes, mas no mesmo estilo (ambas são de madeira da mesma cor, com tampo de vidro, mas, numa, a maior, há tipo uma gaveta abaixo do vidro e a outra é vazada)? No caso, a maior ficaria num lugar mais visível (perto do pufe), enquanto a menor entre o sofá e a janela da varanda.
    Obrigada pela atenção e, mais uma vez, parabéns pelo seu site.

  9. OI, LENE!
    Vc pode colocar cores diferentes, mas todas claras, quase brancas, tendendo para o Amarelo , o verde, o azul, que são cores que dão luminosidade e fazem parecer o ambiente maior. Os objetos podem ter cores vivas, para alegrar, e podem ter tons fortes.
    bjos
    RO

  10. olá Rosafane obrigado pela dica,olha minha sala e como vc falou pequena pouco iluminada e o piso meio marrom, pra ter um ambiente mas iluminado e aconchegante tenho que pintar as paredes de cor clara e alguns objetos claros é isso?minha cozinha e sala de jantar também são pequenos q cor ficaria legal nesses cômodos?vc acha melhor pintar a casa de uma unica cor?pois todos os cômodos são pequenos no meu ponto de vista.

  11. OI, LENE!
    Os sofás e a estante em marrom só são um problema se vc tem sala pequena e pouco iluminada ou/e piso escuro e paredes em tons escuros. Aí fica tudo muito escuro, né ? Se vc faz as paredes em um areia, bege ou amarelo clarinhos, coloca um tapete tbém claro e almofadas e outros elementos de decoração em cores claras e neutras e algum vermelho ou laranja ou amarelo aqui e ali, vai ficar tudo bem mais claro.
    Externamente fica mais difícil pq eu não sei como é sua casa, mas sugiro tons neutros e claros pq eles duram mais, como o próprio areia, por exemplo. E vc pode alegrar fazendo os detalhes de portas e janelas em cores mais vivas e alegres.
    abs
    Rosana

  12. OLÁ GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO TENHO UM SOFÁ DE 3 LUGARES E OUTRO DE 2 LUGARES NA COR MARRON, MINHA ESTANTE TAMBEM TENDE PARA O MARRON ,VC ACHA QUE DEVO MUDAR A COR DA ESTANTE OU COMPRAR UM RAQUE? QUAL A COR IDEAL PARA AS PAREDES DA SALA? VOU REFORMAR A CASA QUE ACABEI DE COMPRAR E ESTOU PERDIDA NAS CORES,GOSTARIA DE SUAS SUGESTÕES PARA AS CORES DA CASA,TANTO INTERNA QUANTO ESTERNA,OBS:A CASA E RODEADA DE AREAS Q NA MINHA OPINIÃO SÃO BAIXAS.

  13. OI, Silvia Marcia!
    Quanto às portas, depende. Se vc quiser manter a cor original da madeira, envernize. Se desejar que elas tenha cores, tem que pintar, com tinta óleo que é a (na minha opinião) a que fica melhor e dura mais.
    Quanto à cor da parede: Depende.. A sala é bem iluminada ? As outras paredes e móveis são claros ? A luz natural (da janela) bate nesta parede? Que cor é essa? Porque: Se a sala não é bem iluminada, a tendência é ela ficar mais escura, se as outras paredes e móveis são claros atenua bastante o efeito da parede escura, se esta parede está de frente para a janela, a cor dela vai refletir sobre o restante do ambiente (quando vc põe uma cor escura na parede da janela, por exemplo,e deixa a parede de frente à janela em cor branca, o branco se reflete e clareia, diminuindo o efeito da cor escura no ambiente, entende?) e se a cor é fria (verde, azul..) ela faz parecer que a parede está mais longe, aumentando-a; Se a cor é quente (vermelho, amarelo, laranja) o efeito é contrário. A não ser que a cor seja por exemplo, preto ou proximo do preto, tipo azul escuro – neste caso é mais forte a idéia de que a sala aumentou. AH! A cor não tem que combinar com a pintura externa da casa… Mas é sempre bom manter uma certa harmonia…
    É isso.
    bjo
    RO

  14. Olá Rosana,
    Parabéns pelo site. Tenho algumas dúvida, primeiro o que é melhor pintar ou envernizar as portas internas (semi-ocas)? Pois tenho visto em vários sites que na maioria são pintadas. Segundo, gostaria pintar uma parede(divide sala e cozinha) com uma cor forte, mas a sala é pequena (3,45m por 4,70m) ficaria escura? E esta cor tem que combinar com a pintura externa da casa? Obrigada. Sílvia

  15. Dani,
    Se vc puder enviar fotos do ambiente é mais fácil lhe ajudar. Preciso saber cor de paredes, cortinas, piso…
    aguardo
    bjo
    ro

  16. Adorei todas as dicas, preciso de ajuda. Tenho um sofá 3 lug e quero forra-lo e ainda para compor o ambeinte 2 poltronas q tb vou forra las.Quero q seja uma mescla de cor neutra com uma q se destaque.Tb gosto dos listrados, as estampas só se for com cor neutra. o q vcs me indicam?

  17. Poxa, Angela, realmente eu não havia entendido nada disso !! rsrsrs
    Então, vamos lá: A melhor cor para o sofá, na minha opinião. é o rato. Porque não pesa nem “fecha” como o preto e o marrom e faz mais contraste com o chão que o bege claro. Além disso, combina e pode receber almofadas e mantas nas cores vinho, branco, preto e marrom escuro, que podem ser as cores usadas nos detalhes da sala. Inclusive vc pode colocar algo repetindo a vaca malhada em almofada ou outro detalhe.
    Para o resto do ambiente usaria uma cor próxima do rato mas com um toque aquecido. Continuo achando que a cor luz silenciosa da Coral ou um dos bronzes ficaria ótimo.
    Para a parede onde está o quadro, colocaria a cor das paredes mas bem mais clara.
    Para a base do tampo repita a madeira do home.
    As cadeiras: escolha em estilo moderno, para harmonizar com o Breuer, com detalhes em vinho.
    Aguardo seu retorno
    abs
    Rosana

  18. Ola, Rosana,
    na minha ansiedade em descrever o meu ambiente, acabei te confundindo.
    Eu estou trocando toda a minha decoração da sala de estar e jantar que estão em um mesmo ambiente. Até o momento eu comprei: o Home em madira de demolição com detalhes preto e um aparador de espelho.
    Tenho alguns móveis e objetos que pretendo manter:
    Uma cadeira estilo”marcel Breuer” com acento em couro de vaca malhada preta e branca;
    Um tela na cor vinho com uma escultura sobreposta na mesma peça;
    Uma mesa com o tampo de vidro, retangular;
    Duas cadeiras altas em couro que ficam na cabeceira da mesa;
    Um baú de Balí pequeno.
    Preciso das segintes sugestões:
    Qual a cor do sofá? Preto, bege claro, rato, ou marrom abrindo para o vinho.
    Qual a cor devo pintar o resto do ambiente?
    Quero uma parede em cor diferente onde eu possa destacar a tela. Qual a cor devo usar?
    Qual a base devo usar para este tampo de vidro que coordene com toda essa mistura?
    Já possuo duas cadeiras altas. Qual a cadeira e ou estilo de cadeira posso utilizar para compor esta combinação?
    Se for possível responder, desdejá agradeço!
    abs
    Angela

  19. OI, Angela,
    Pelo que vc fala, existem as seguintes cores na sua sala: branco, madeira, preto, marrom/vinho, rato,bege, verde, vinho intenso.
    Vc não disse qual a cor da escultura e entendi que esta está à frente da tela. Se entendi corretamente, e como vc quer enfatizar a escultura, acho que deve procurar outro lugar para a tela, concorda ? Para enfatizar um elemento em frente de uma parede a regra é : se o elemento é claro, a parede é escura e vice-versa. Muito simples.
    Considerando as cores que vc tem o que me vem à mente é uma ideia de oriente, Bali, espelhos, cor vinho… E concluo que é necessária uma abertura nas cores, para dar maior alegria ao ambiente. Pensei na família do vinho, puxando para o azul: violeta, lilás, fúcsia, vermelho e no azul, propriamente dito, não claro, mas intenso. As paredes para comportar estas cores fortes podem ser de um tom mel claro. Vou lhe dar algumas cores da coral para vc ver pensar em usar nos elementos das sala: Roxo paixão, dignidade, dia feliz, luz silenciosa ou cinza tostado (parede), cereja brilhante, rosa suave, Azul puro (para parede diferenciada, se a escultura for clara). Entre no site da Coral e veja estas cores.
    aguardo um retorno, ok ?
    abs
    Rosana

  20. Ola!
    Amei as suas dicas. E gostaria de solicitar algumas para a minha sala de star e jantar em um mesmo ambiente. Meu espaço mede 5.70m de comprimento e 3.10m de largura, o piso é frio em lojotas de 60×60 branco rustico, onde possuo um home theather em madeira de demolição com detalhes em preto da Italinea na´parede do fundo. Para dividir o ambiente, atrás do sofá um aparador de espelho.Ainda não comprei o meu sofá e o modelo que gostei possue as seguintes cores Marrom aberto para o vinho, Preto, Rato e Bege bem claro. Gosto muito de cores e intensas, gostaria de fugir do preto já que o meu antigo sofá era desta cor. Também possuo neste ambiente uma cadeira em inox com couro de vaca malhada, preto e branco. Tenho na sala de jantar uma mesa retangular com a base em vidro e duas cadeiras altas nas pontas em couro preto. Para dar uma cara de renovação gostaria de trocar as cadeiras do centro e a base. Qual a sugestão? Também gostaria de trocar a cor da pintura que hoje é verde bem seco. Gostaria de pintar uma das paredes com outra cor que combine ou contraste com a decoração, sendo que nesta parede em destaque possuo um baú de Bali e sobre ele uma tela, vinho bem intenso, com uma escultura sobreposta. e gostaria de destaca-la.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui