Após falar sobre as características das cores em geral, nos posts As cores na decoração (1)As cores na decoração (2) , agora vamos estudar o uso de cada cor nos ambientes e os efeitos que elas provocam, puras ou acrescidas de elementos com outras cores. Vou falar neste post do Branco e do Azul.

As cores na decoração – Branco

Ambientes  branquinhos, branquinhos, dão a sensação de claridade, espaço, limpeza, ficam lindos nas fotos, mas o trabalho de manutenção é cruel! Veja nas fotos abaixo, que os 2 primeiros ambientes tem o piso e alguns detalhes escuros, o que facilita um pouco a manutenção.

As cores na decoração - Branco

camillaathomeblogspotcozinha4

desiretoinspirecrianca2

galeria08-churrasqueiras_22

A churrasqueira fica linda, mas provavelmente deverá ser pintada com uma boa frequência, pois a fumaça vai escurecer o branco.

delikatissendotcom (2)

Já no quarto, totalmente branco, eu particularmente sinto falta de cores, para alegrar. Neste caso, quadros, objetos e  roupa de cama podem fazer isso, AQUECENDO, como na foto abaixo, onde foi usado o vermelho (cor quente) ou REFRESCANDO e ACALMANDO, usando por exemplo, o azul ou verde.

Artezanalquartosadolescente4s

Azul

Cor fria, quando clara, dá um ar refrescante e amplia o ambiente

houseofturquoisecozinha

Na maioria das vezes usado com o branco, traz uma sensação de paz. Veja na cozinha como combina bem com a madeira.

decoraticrianca

Quando escuro, dá um toque dramático, sensual e íntimo

vtwonendotn75

ducotedechezvousDotcom6

No banheiro, o azul foi AQUECIDO com os elementos em vermelho, sensualizando.

fourseasonsDotJabDotdeQuarto

Neste quarto o amarelo traz alegria e uma sensação de jovialidade.

Saiba agora sobre  o AMARELO

Dos sites e blogs:camillaathome, achadosdedecoracao, desiretoinspire, casa abril, delikatissen, houseofturquoise, ducotedechezvous, fourwallsandaroof, bellemaison, vtwonen, fourseasons

32 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Érica,
    Veja no site da coral as combinações para o azul taiti . Particularmente eu não gosto do pessego que eles colocaram como contrastante…
    Esta cor é bem vibrante, jovial e alegre não recomendo colocar em todas as paredes, mas somente em 1, que vc queira que seja o ponto focal da sala. Ela é muito bonita, mas marcante. Vc terá que diminuir e amenizar as demais cores e usar branco em objetos e tal. O azul fica bem com cinza mas bem claro, um off white, só para quebrar o contraste forte do azul/branco nas paredes e sofisticar mais. Os móveis neste caso podem ser brancos, em madeira bem clara ou em madeira escura, se a sala é bem iluminada.
    Eu gosto do azul com liláses e amarelos, que poderiam ser usados nos objetos. O sofá poderia ser um bege médio ou marrom médio que fica super bem com azul.
    bjo
    Rosana

  2. Tenho uma dúvida quanto a cor das paredes da minha casa..

    Gosto muito da cor azul tahity, conversei com o pintor e ele disse que seria legal pintar a sala dessa cor com uma parede mais escura e as outras paredes mais claras.

    Porém estou com medo do visual ficar muito ‘carregado’ com muita parede azul,
    Comprei uma tinta cinza para o escritorio, mas estou mudando de ideia e estou pensando em pintar apenas uma parede da sala de azul e as outras no cinza ou deixar branco .. Será que vai ficar legal ou é melhor tudo azul ? Como vai combinar mais ?
    Lembrando que a sala é bem iluminada, e ainda não comprei os moveis, quando comprar irei comprar neutros..

    Obrigada!

  3. Oi, Alessandra,
    Desculpe a demora na resposta…
    Vc pode fazer as pastilhas com um mosaico de azuis, usando, claro a cor do revestimento já usado. Outra idéia é usar pastilhas em azul (mesma cor mas um tom bem mais escuro). Isso vai fazer o banheiro parecer maior, provavelmente.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Flávia,
    Sugiro que não quebre os azulejos. Atualmente vc pode pintar sobre os azulejos (depois de tratar a parede, nivelando-o) ou colocar azulejos ou pastilhas sobre os atuais.
    fica mais em conta. O que escolher depende do seu gostoe e do grau de ventilação que o banheiro possui. Se for pouca, sugiro que continue com revestimento cerâmico.
    bjo
    Rosana

  5. Rosana me ajude!!!
    Estou construindo minha casa,estou perdida em todos os ambientes!!!Porém no momento estou fazendo os banheiros! Para o banheiro das meninas escolhi um revestimento azul claro,é no piso, escolhi pocelanato branco. Agora vou fazer a parede de dentro do box com pastilhas, porém não sei que cor colocar.
    (o azul é bem clarinho, o tipico azul bebê)aguardo anciosa o seu retorno!
    Muito obrigado
    Alessandra

  6. Olá, gostaria muito que me ajudassem?
    Meu apartamento é pequeno e assim, meu banheiro também!
    Meu box é minúsculo e tbm sobra pouco espaço para o vaso sanitário e a pia. Me ajudem a encontrar uma maneiralegal de decorá-lo?
    Devo colocar pastilhas? Ou devo quebrar o azulejo e só passar uma tinta, ou até papel de parede?

  7. Oi, SUeli
    Para aquecer e aconchegar, as melhores cores são as terrosas (marrons, laranjas, vermelhos fechados) mas como vc quer leveza e amplitude, escolha para as cortinas e sofá bege mais escuro que o do piso e o tapete e objetos nestes tons terrosos.
    bjo
    Rosana

  8. Estou decorando a minha sala que é pequena e estou muito perdida nas cores que devo usar. As paredes são brancas e o piso é um bege bem clarinho. A estante e as cadeiras da mesa de jantar também são brancas. Como vou fazer uma capa para o sofá, as almofadas, as cortinas e escolher o tapete e objetos, estou em dúvida quais cores usar para tornar o ambiente mais quente e aconchegante mas mantendo a sensação de leveza e amplitude.
    Obrigado.
    Sueli

  9. Oi, Márcia,
    O fucsia fica muito bem com os azuis. Acrescente elementos tbém em branco e preto para harmonizar com o sofá e poltronas.
    Obrigada!
    bjos
    Rosana

  10. Oi Rosana,
    Li tudo que voce colocou sobre cores. Achei as dicas e explicacoes otimas. Minha sala eh ampla, toda branca com apenas uma parede(a que fica atras do sofa) na cor fucsia (eh uma textura bem suave). Meu sofa eh preto e tenho duas poltronas brancas no mesmo ambiente. Gostaria de saber quais cores combinariam com a minha sala para que eu possa comprar mantas, almofadas,etc.
    Obrigada.
    Marcia

  11. Oi, Elaine,
    Vc deve estar sentindo falta de uma cor quente, mas acho que pintar mais uma parede vai ser muito. Sugiro que acrescente objetos de decoração, almofadas, etc em tons de amarelo e/ou laranja e veja o resultado.
    bjos
    ROsana

  12. Socorro !!Faz 4 meses q estou perdida.. Minha sala é branca com uma parede com textura azul(vivo)onde destaca minha estante(branca e preta),meu sofá é neutro(coloco manta preta por causa das crianças),mais escuro q pastel,palha,comprei um tapete preto.Não está feio mas sinto que está sem vida. Posso colocar mais uma cor na parede onde está o sofá e um quadro?Q cores combinariam c azul?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui