Continuando a série As Cores na Decoração que comecei nos posts As cores na decoração (1)As cores na decoração (2)  falando sobre os esquemas de cores,  e depois falei sobre o BRANCO E O AZUL e agora  vamos falar do Amarelo.

As cores na decoração – Amarelo

Uma cor QUENTE, que remete a luz, claridade, alegria e como alegria demais pode ser surto psicótico (rsrs), em excesso esquenta e pode irritar. Os tons de amarelo podem variar desde o claro, quase branco, o atenuado – como misturado com cinza – puxando para o creme, o mais frio, quase verde, até o mais quente, quase laranja. E todos estes tons geram sensações diferentes nos ambientes.

As cores na decoração - cozinha Amarela

Na cozinha, sendo uma área já quente por natureza, devido ao fogo, o amarelo ficar melhor quando atenuado ou quando há elementos em branco. Repare que o amarelo forte do fundo da cozinha é “temperado” pelo branco de todo o resto e ele cumpre a função de fazer a cozinha parecer menos cumprida, pois parede pintada em cores quentes dão a sensação de estarem mais próximas.

As cores na decoração - cozinha Amarela

Acima, o amarelo cobre as 2 paredes, mas é estampado com branco e, novamente, todos os elementos restantes são brancos. O amarelo é quase ouro, uma cor que dinamiza, dá energia, coisa boa para ambiente de trabalho. Mas repare que o amarelo está atrás da cadeira pois olhar esta cor o tempo todo cansa os olhos e, como disse, pode irritar. Veja que nas 2 fotos (acima e abaixo) há alguns elementos em outra cor (verde e rosa escuro) que dão um tom contrastante aos ambientes.

As cores na decoração - cantinho Amarelo

No canto de leitura novamente o amarelo é atenuado e usado com branco. A poltrona, em tom avermelhado combina harmonicamente.

As cores na decoração - cantinho Amarelo

Na sala o amarelo traz luz e alegria, mas veja que neste exemplo, apesar de uso do branco e do amarelo estar somente nas flores da estampa da cortina e papel de parede,  ele beira o excesso (se a cortina fosse lisa ou o papel de parede somente em uma das paredes ou em parte delas, para mim, o resultado seria mais harmonioso).

As cores na decoração - quarto Amarelo

 A intenção aqui é de criar um clima mais “quente” e sensual, com o amarelo mais forte e os vermelhos e marrons aquecendo mais ainda

As cores na decoração - quarto Amarelo

Já aqui o amarelo é atenuado e apesar de estar em todo canto, dá mais aconchego que vivacidade, devido ao tom atenuado, chegando ao ocre.

  Fotos dos Sites e Blogs: studio1blog, alifesdesign, decorandoidéias, designnobrasil, casaabril, desiretoinspire e bahrainidiva

Saiba agora sobre o VERDE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui