É impressionante como acessórios fazem diferença em uma decoração! As almofadas por exemplo, se não forem bem escolhidas, estragam tudo! Mas bem escolhidas são o detalhe que faz sobressair uma boa decoração. Vejam as fotos abaixo:

almofadas2

Nesta foto vemos uma combinação perfeita de tamanhos, cores e  padronagens: As cores neutras do sofá e tapete permitem as cores e estampas, que conversam entre si (tons de amarelo/laranja) e combinam com o banquinho. Repare no tamanho de cada uma, como ficam bem equilibradas juntas

almofadas4

a combinação de cores é excelente (claro que não estamos vendo todo o ambiente mas vamos imaginar que seja romântico e que apresente cores compatíveis com os tons avermelhados das almofadas, certo?) A almofada nos mesmos tons mas “invertida” é um toque muito legal, que valoriza o conjunto. Talvez, se o restante do ambiente tiver muita “informação” , eu retirasse aquela manta de patchwork no braço.

almofadas5

Nesta foto, o fundo das almofadas não combina com a cor do sofá (branco e bege). Seu formato e provavelmente tecido não é dos melhores e sendo somente 2 almofadas tinham que ser bem mais imponentes.

Se vc quer investir pouco e fazer muita diferença, invista em boas almofadas!

almofadas1

Aqui, apesar das cores combinarem entre sim e combinarem com o ambiente, o que atrapalha este arranjo é o tamanho das almofadas. Imagine-as um pouco menores (como a foto anterior) e a listrada, ao invés de lá, no cantinho separada, em tamanho bem menor e junto às outras 2 ? E no outro lado 2 em amarelo ou laranja? Ficaria bem melhor!

almofadas6

Aqui ninguém senta neste sofá, tá combinado ? Porque simplesmente não dá! Além disso, Algumas almofadas combinam super bem, talvez até cada uma separada combine bem com o sofá e a manta. Mas todas juntas não conseguem criar um grupo harmonioso pq há diversas estampas diferentes e muitas cores.

Alexandra Rowleybrabournefarm

A combinação de diferentes tamanhos e as estampas simples criam uma harmonia interessante e sofisticada. Variações nas estampas simples com as mesmas cores, acréscimo de almofadas em cores lisas (neste caso, da mesma cor que o sofá, mas poderiam ser em prata, por exemplo) e tamanhos coerentes, é este o segredo desta combinação. Vejam outras que usam a mesma ideia:

sweetasacandysala

achadosdedecoracaosala7

downanddoutchicblogspot5

Assunto bom este. Qualquer hora falo mais sobre ele.

Fotos dos sites e blogs: sweetasacandy, achadosdedecoração, downanddoutchicblogspot, brabournefarm e casa abril

58 COMENTÁRIOS

  1. Olá,

    Gostaria de sugestões para a cor e tamanho das almofadas para o meu sofá, ele tem 2,90 x 80 de comprimento e a sua cor é cru (ou bege claro) em tecido. O painel da tv e na cor marron com o móvel preto embaixo as pareces são branco gelo. Gostaria muita de ler sua sugestão… muito obrigada pela atenção!! Bjos

  2. Oi, Selma,
    A cor do sofá é neutra. Vc pode usar qualquer cor com ele que fica bem. Mas como a sala é escura, sugiro que use nas paredes um off white (quase branco mesmo) tendendo para o cinza. E coloque objetos, almofadas, etc , em azul ou amarelo ou vermelho (ou 2 destas cores) que combinam bem com o cinza e vão alegrar. O tapete pode ser bege mais claro que o sofá.
    bjos
    rosana

  3. gostaria de sugestaõ de decoração,tenho um sofá´bege esuro de canto e gostaria q cor de almofadas e tapete,e cor de paredes pois minha sala e´escura,me ajude por favor.

  4. Oi, Debora,
    Sugiro que faça capas para estas almofadas , que podem ser em tecidos lisos (em marrons e cores que já tenha na sala e combinem com o verde) ou estampados (que tenham o verde, cores que já existam na sala e combinem com o verde em fundo bege ou marrom claro).
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Tania,
    O negócio é mudar os objetos para combinar com as cores que vc tem no sofá, use azuis e cinzas. A parede mostarda não deve estar tão mal com este azul/cinza. nem o tapete. Então , mude ou acrescente objetos em azuis e cinzas.
    bjos
    rosana

  6. Olá Rosana,
    acabei de me mudar para uma casa alugada que já mantém seus padrões de cores: paredes creme, sancas brancas e uma parede com textura meio mostarda.
    Eu tinha um sofá amarelo, com um tapete marrom e algumas almofadas nos tons de vermelho e marrom (2 de cada cor).
    Só que vi um sofá com almofadas soltas e fiquei louca querendo e era o último e estava com um preço incrível, comprei! Mas a cor dele é azul claro quase turquesa mesclado com cinza e nas almofadas do encosto ele é estampado com flores contornadas de cinza mais escuro, pode imaginar que coisa ficou minha sala? O pior é que no momento não posso confeccionar uma capa beje ou marrom (que eu acho que combinaria, e nem pintar pois está no contrato mantê-la nestas cores e quem aluga o imóvel é a firma do marido).
    Você pode me ajudar amenizar a questão?
    Obrigada.

  7. Oi, gostaria de uma dica para a minha decoração. Tenho um sofá de três lugares, de chenile verde musgo, na minha sala. Quando comprei, já veio acompanhado de duas almofadas no mesmo tecido e cor. Preciso saber quais as cores e tecidos que caberiam melhor para o meu estofado.
    Obrigada

  8. Oi, Jane,
    Se vc gosta de ambientes neutros, sugiro que que o sofá e o tapete sejam neutros. O sofá pode ser em um tom cru e o tapete em marrom. E vc poderá acrescentar detalhes em cores quentes que lhe agradarem (entre amarelo, laranja, vermelho) e alguns itens em azul ou verde ).
    abs
    Rosana

  9. Olá, estou em fase de término de construção e já pretendo comprar alguns móveis mas não consigo decidir as cores do sofá e tapete. Meu piso é bege e as paredes terão um tom bem claro de bege. Gosto de tons neutros, mas queria dar vida ao ambiente, porém sem exageros. A sala de estar e conjugada com a sala de jantar. Estou amando seu blog e gostaria muitooo de ouvir opinião. Bjos

  10. Muito obrigada, fiquei feliz pelas dicas. Já estava pensando no cinza. O piso da minha sala é branco com rajados na cor cinza claro.
    Um grande abraço

  11. Oi, Jaqueline,
    Realmente, somente as 2 almofadas da mesma cor é pouco. Sugiro que acrescente (ou as retire) almofadas com cores que existam na sala. O verde musgo vai bem com beges, marrons bem claros, e contrasta bastante com o vermelho. Neste caso, eu usaria estampas com fundo vermelho e outras cores existentes na sala ou neutras – marrons, beges, cinzas, se couber na decoração. Para o tapete central precisava saber a cor do piso, mas como vc troca sempre as cortinas, sugiro uma cor que seja neutra, que pode ser um destes já sugeridos (marrom médio ou cinza médio, por exemplo.
    bjos
    ROsana

  12. Oi, gostaria de uma dica para a minha decoração. Tenho um sofá de três lugares, de chenile verde musgo, na minha sala. Quando comprei, já veio acompanhado de duas almofadas no mesmo tecido e cor. Preciso saber quais as cores e tecidos que caberiam melhor para o meu estofado. Também preciso de dica de cor para um tapete central, já que mudo as cortinas de vez em quando.
    Obrigada

  13. Adorei a combinação das almofadas floridas cor-de-rosa, com o detalhe da luminária no mesmo tom ! De super bom gosto.. Adoro decoração e as dicas passadas aqui são excelentes ! =)

  14. Obrigada pela visita e comentário!
    Bacana o buladaarquitetura
    Já está nos meus favoritos!
    Parabéns e SUCESSO!
    Ro

  15. Oi, Rhayssa!
    Veja aqui Ô:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2011/05/resultado-da-promocao-super-ducha-da-aquarium/
    Daqui a pouco tem mais, não fique desanimada, viu ???
    beijocas
    RO

  16. Amei sua seleção de fotos e o texto! coisas fofas e coloridas é tudo de bom! mto prazer Rosana! bjao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui