A gente pensa sempre na cor da tinta, mas vc sabe que há diversos tipos de tinta e que a escolha adequada pode trazer durabilidade, melhor resultado e economia? Então vamos falar sobre isso:

Segundo a norma NBR 15079 da ABNT, as tintas são classificadas em: Econômica, Standard e Premium – As econômicas claro que são as mais baratas, mas servem para áreas internas somente, pois tem baixa resistência à variações do clima. Além disso, conseguem cobrir por volta de 4m2 por litro e tem poucas opções de cores. As standard cobrem 5m2 por litro, suportam áreas externas e são laváveis. Já as premium, mais caras, são tipo as standards, mas mais duráveis e laváveis.

5aquacryl-tinta-latex-mais-rendimento

Fora isso, as tintas são feitas com materiais diferentes para superfícies diferentes: (algumas aceitam outras superfícies, mas somente com preparo anterior). Resumindo:

Látex PVA – Alvenaria, Gesso, Madeira, Reboco com cal

Acrílica – Alvenaria, Gesso, Reboco com cal, Cerâmica porosa , Cimentados, Tijolo e Concreto Aparente.

Óleo – Ferro, Aço, Madeira

Esmalte Sintético (cheiro forte) e Acrílico  – Ferro, Aço, Madeira.

Esmalte Catalizável (Epoxi) – Azulejo e Fibra de Vidro

novacor-tinta-latex-mais-rendimento460

 Ah, ainda tem a característica relacionada ao brilho: Fosco, Acetinado Semi-Brilho e Brilhante.  Da Econômica só existe Fosca.

Em FACHADAS E MUROS use premium acrílica ou emborrachada (estas evitam aparecer trincas e fissuras na alvenaria).

PISOS EXTERNOS – Esmalte Epóxi à base de água.

Em TETOS use a econômica fosca. Em JANELAS E PORTAS, esmalte sintético ou acrílico premium ou standard. Para COZINHAS E BANHEIROS, standard ou premium semi-brilho (que é mais fácil de limpar). Atualmente há tintas com fungicidas e bactericidas que podem ser usadas nestes ambientes.

imgDecoraDestaqueferrolackimg_20120403034649Galão Dura Mais

Em SALAS E QUARTOS vc pode escolher entre as 3. Para TELHAS E LAJES lembre-se das tintas premium acrílicas térmicas, que refletem os raios solares, diminuindo o calor nos ambientes.

Em QUARTOS DE BEBÊ lembre-se das sem cheiro e das novas higiênicas, que impedem fungos e bactérias.

(Bem, ainda tem os vernizes, as tintas automotivas, as texturas, etc,etc. Qquer dia volto a este assunto)

Maiores informações:

Sherwin Williams                 Renner                           Suvinil                                   Coral                               Lukscolor 

E olhe um site bem legal, com muitas dicas sobre o assunto: o Faz Fácil

11 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Maria!
    Se a F100 que vc fala é a ALGODÃO DOCE (F100 ) DA SUVINIL, ele é um cinza claro, certo? Eu acho que um dourado mais claro que o ouro savóia, como o Bala de Mel, ficaria bem. Principalmente se os móveis são escuros, uma cor mais clara deve funcionar melhor.
    bjo
    Rosana

  2. Boa noite, gostaria de ter sua ajuda, com muita dificuldade estou pintando a minha casa, usei nas paredes F100, porém não se que cor colocar nas ferragens, gostei de um ouro Savóia mas aqui em casa não gostaram.os móveis e portas são escuro olhei tbm uma cor conhaque mas achei muito escuro dá uma ideia por favor.

  3. Olá Rosana,obrigada pela sua resposta rápida,eu é que me enrolei para te retornar…muita correria!!Sim,Rosana a cor de todo o sobrado é na cor palha,porém eu sou a dona da parte de baixo e gostaria de mudar toda a casa ,como os muros e muros da frente,por isso te pedi uma sugestão de cor que ficaria bem.Havia me esquecido de dizer que as varandas estão na cor DUBAI,da Suvinil.Como você me sugestionou,gostaria de fazer uma cor no tom mais escuro,o que acha do areia?Ou outra cor?Aguardo sugestão sua do nome de uma cor,ok?!Beijos,Cláudia

  4. Oi, Cláudia,
    Vc não disse a cor da parte superior, entendo que é o palha, certo ? Como vc gosta de cores neutras, que tal mudar para um tom mais escuro ou mais claro e fazer como um tom-sobre-tom com o andar de cima ?
    bjo
    Ro

  5. Olá Rosana,tudo bem?Gosto muito do seu blog,estou sempre vendo as suas idéias e admiro como voc~e de uma forma muito simples,porém com muita competência,nos dá suas dicas.Preciso de uma ajuda sua,é o seguinte:Moro num sobrado todo em textura,na cor palha com detalhes em branco,com janelas de madeira também pintadas em branco.O problema é que eu sou a moradora da parte de baixo,e como dei uma reforma geral por dentro e algumas por fora também,estava pensando em pintar a textura em outra cor,porém não sei qual,e também não sei se ficaria feio eu pintar minha casa de outra cor diferente da casa de cima.Gosto muito de cores neutras.O que acha?Poderia me dar sua opinião?Beijos,Cláudia

  6. Oi, Mary,
    Desculpe a demora na resposta. Escolha 3 ou 4 cores que goste e que combinem entre si e use em todos estes objetos, além do branco e do bege em menor quantidade. Uma das cores pode ser marrom.
    bjo
    rosana

  7. Rosana,
    Me sento agraciada e agradecida por sua resposta! O piso é escuro tb e o resto das paredes brancas como vc imaginou. O branco e bege ja está nas cadeiras e nas poltronas, a dúvida agora está nos acessórios como quadros, almofadas, tapete, abajur e outros objetos, adoraria um pendente sobre a mesa de jantar, ate pode ser coisa simples e colorido. muito obrigada!

  8. Oi, Mary!
    Obrigada!
    O laranja e o marrom em geral combinam, eu não sei como é o piso e entendo que as outras paredes estão em branco. Sugiro que acrescente cores claras e neutras (beges ficam bem), branco e azuis claros e médios, que contrastam com o laranja e combinam com o marrom.
    bjos
    Rosana

  9. Rosana,
    Adoro seu blog, suas ideias sao simples e lindas, sempre que quero mudar algo em casa sempre venho buscar inspiraçao aqui. Agora estou com um problemao e preciso da sua ajuda. Mudei a pouco tempo para um apt semi mobilhado que ja tem uma parede pintada de laranja, sofá marron e moveis escuro, quero deixa-lo arrumadinho, mais nao sei que cores combinar com as que ja estao lá ja que nao posso me desfazer de nada.
    Agradeço demais a sua orientaçao.
    obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui