Resolvi escrever este post porque muitas vezes recebo comentários perguntando, por exemplo :” Que cor uso na parede onde estará o sofá que é marrom? E as almofadas? “.  Sempre tento ajudar mas para escolher uma cor é necessário muito mais que esta informação! Uma cor “funciona” dentro de um contexto… E “contexto” significa: cor do piso, das outras paredes, dos outros móveis, dos objetos,  iluminação do sol… enfim, tudo (inclusive…. que marrom é esse?), além do seu gosto pessoal e do “clima” que deseja que a sala tenha.

Então, vamos ver alguns exemplos (bem simples):Posso dizer à leitora da pergunta acima que use um cinza, uma cor neutra, na parede e almofadas em tons de azul turqueza, que, em geral, combinam bem com a maioria dos marrons:

Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 1Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 2Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 3

No 1o. desenho, um tapete marrom chocolate que dá um toque quente aconchegante ao piso quase branco. Resulta uma boa e alegre  combinação com as almofadas azuis. Só que o tapete da leitora é azul escuro (2o. desenho) ! O ambiente com azuis desarmônicos fica frio (até o cinza parece mais frio)… Neste caso, melhor seriam almofadas em tons quentes vermelhos, por exemplo (3o desenho). Não ficou melhor assim?

Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 4Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 5

Mas vamos dizer que o piso da leitora é em madeira escura e o tapete marrom escuro tbém! A escolha cinza/azul para parede e almofadas faz com que o piso fique  “pesado” e quente em relação ao restante, percebe? Uma solução seria a do desenho seguinte: Tapete mais claro e “frio” que o piso, um cinza. Na  parede, um tom mais claro “puxado” do piso (um bege quente) e as almofadas em vermelho. Veja que o ambiente ficou mais aconchegante e quente, mas “equilibrado”, devido ao cinza do tapete, que diminui o “peso” do piso.

Usei exemplos simples demais e somente algumas poucas cores para vcs verem a diferença que o “contexto” faz. Uma cor só não faz verão!

37 COMENTÁRIOS

  1. Precisava de uma ajuda também para decorar minha sala.
    Sala é pequena, parede clara; piso branco sofá capuccio puxando para cinza escuro e tem painel beje. Qual cor uso as almofadas,tapete e decoração? Obrigada

  2. Oi, Maria Helena,
    Preto ou bege ficam bem com o cinza. Acho que vc vai gostar mais do bege, pois me parece que tem uma tendência por cores mais leves. As almofadas em preto ou turquesa vão ficar bem. Se o sisal combinar com o bege, use almofadas com toques de azul tbém e use o tapete.
    bjo
    ROsana

  3. Olá, queria sua opinião. Minha sala era toda em tons de bege, com móveis de madeira e branco, piso de madeira escura. Decidi pintar a parede atrás do sofá de cinza. Vou comprar um novo sofá. Seria melhor preto ou bege? Quero usar almofadas com estampa geométrica, devo usar almofadas com fundo preto, azul marinho ou turquesa. Não usava tapete por conta das criancas, mas tenho um de sisal com toques de azul. Vale a pena usar este? Obrigada e aguardo sua ajuda.

  4. Oi, Marli!
    Gostei da ideia sim! Eu colocaria as cortinas ou em cinza bemmmm clarinho ou em bege como do porcelanato.
    bjo
    Rosana

  5. Olá. gostei de suas sugetões e também gostaria de uma. Meu piso é porcelanato bege, sofá marrom e rack branco. gostaria de por as paredes em um azul e alguns detalhes na sala da mesma cor( não no mesmo tom). O que vc acha? Que cor deveriam ser as cortinas? Desde já, agradeço.

  6. Boa Noite!
    Estou a procura de orientação para minha sala que é minúscula rsrs ela é estilo americana, foi preciso por um carpete marron claro na parte da sala somente, e tenho preferencia por turquesa. Então estava pensando em deixar a parede onde vai a tv neutra e a outra azul esverdeado, porém, num ton claro, lembrando que tenho apenas duas paredes mais só a da tv da pra ser usada na sala, pois tenho muitos recortes de claridade, preciso de ajuda pra saber que cores usar e como acertar na decoração, sei que só haverá espaço pra um sofá de 3 lugares, pode ser daqueles reclináveis? E gostaria de colocar 2 moveis de acento, que cor posso pôr? E cortinas…. kkk tenho um vidro de 2m de largura em direção a cozinha uma porta de vidro de 1,5m e por fim o vitro da pia que é pequenino … ufaa ^^ é isso… Grata, No aguardo!

  7. Rosana comprei meu tão sonhado sofá ele não tem braço, pois minha sala é pequena e a sua cor cinza puxado para o azul escuro e o encosto e de duas almofadas são cores que conversam com a cor do sofá desenhos de ondas verdicais nas cores cinza claro, escuro e bege claro, escolhi um sofa´escuro pois tenho crianças. O problema é que a parede do sofá e azul bem claro e as duas paredes da frente em que vai a TV e a outra a mesa são no tom verde puxado para o turqueza é linda a cor , minha mesa e do tom madeira claro em que as cores conversam o frio com o tom quente da madeira, o problema e esta cor de frente para o sofá ao meu ver não está conversando, pois são cores frias, eu ainda não tenho um raque para a TV, pretendo coloca-lo no mesmo tom da mesa, devo deixar esta cor verde puxado para o turqueza nesta parede de frente do sofá? meu tapete uso um tom bege mais voltado para o marron? posso colocar almofadas menores no sofá desde que haja combinação?, por favor me oriente agradeço muito esta oportunidade, aguardo seu retorno

  8. Oi, Eliedeny,
    Seu rsrsrs no final da frase me deixou em dúvida se eu ajudei mesmo ou vc está sendo irônica. Se não tiver ajudado , por favor, me diga que eu tento ser mais clara, ok? Estou sempre aberta à críticas positivas!
    abs
    Rosana

  9. Oi, Eliedeny,
    O cinza com o vermelho já são uma combinação forte e bonita. Sugiro que vc acrescente itens com cores mais claras ou mais escuras que estas (por exemplo: tapete cinza mais escuro que o sofá, rack em madeira clara, decoração em tons de cinza, preto, branco, vermelho e uns toques de verde ou azul em algumas peças).
    bjo
    Rosana

  10. Eu tenho um enorme problema, como tive filhos, resolvi não decorar minha sala pequena, tenho um sofá cinza claro, não tenho rack, nem tapete, nem decoração nenhuma, você poderia dá uma ajuda, quero decorar começando pela cor do sofá.
    Gostaria de cores alegres, menos vermelho.
    Porque tenho uma parede vermelha e as outras brancas.
    Agradeço pela sua atenção e amei suas dicas.
    Aguardo resposta !
    Obrigada!

  11. Oi, Mari,
    Qualquer das 2 opções são boas, em termos de cores. Pois tanto o cinza como o marrom combinam com o vermelho. Os quadros devem ter em sua composição, as cores existentes no ambiente. Se eles forem colocados na parede vermelha, use molduras em branco e escolha quadros com cores claras e vivas, com vermelho em pouca quantidade.
    bjo
    Rosana

  12. Hola Rosana…como tantas desesperadas por ajuda..aqui estou..hehehhe..Muito boa suas dicas..Estou tentando decorar minha sala de estar tb..Preciso de uma ajuda..nossos movéis são marrons escuros, as paredes brancas, o piso é de madeira clara. Vamos comprar um sofá, estou em duvida no cinza, com almofadas vermelhas e uma parede vermelha( nossa sala tem 26m2)..Ou optar por um sofá marron mais claro e pintar a parede de veremlho..Estou pensando num vermelho cereja..Nossa sala é retangular..assim que quero pintar uma parede grande de vermelho..será que fica legal? E os quadros, estava pensando em 2 médios…

  13. Oi, Themis,
    Acredito que a parede cinza vai ficar bem com o laminado, que tem um toque cinza. E que o papel de parede tbém pode ficar bem, se bem que acho que branco e marrom será mais fácil de combinar.
    bjo
    rosana

  14. Oi, Mary,
    Como o piso de granito escuro eu colocaria um tapete em cor mais clara que o sofá, um bege médio por exemplo. ALmofadas e objetos em azul médio e claro e bege
    bjo
    Rosana

  15. Meu sofá é marrom (bege) e os móveis são de brancos com as portas em marrom claro. O piso é um laminado chamado Peroba Gris da Durafloor. Gostaria de saber se posso por uma parede cinza claro e se posso por na parede próxima um papel de parede estampado de preto e branco. Agradeço desde já

  16. Uma cor realmente faz toda a diferença e como há vários tons inseridos numa cor, fica complicado avaliar o que fica melhor sem observar quais tons de fato serão usados. Além disso, o contexto também faz toda a diferença. De qualquer forma, acho que dicas simples como essas do artigo sempre ajudam e facilitam o trabalho de leigos que querem deixar a casa de acordo com a sua personalidade.

  17. Oi Rosana! gostei muito desse post, ta bem explicadinho o uso das cores. Estou num dilema na minha sala de TV, meu sofá é marrom chocolate, piso de granito escuro, parede branca leite e móveis tb escuro, será q se eu usar as cores sugerida por vc no segundo post cinza/azul+ vermelho ficaria bom?
    Fico grata pela resposta. beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui