Na próxima segunda-feira estarei na casa nova! Estou feliz, mas tbém alucinada com tudo que a gente tem que organizar, pensar, planejar e fazer. Então, resolvi escrever sobre isso. Quem sabe assim consigo lembrar algo que tenha esquecido ? rs!

1) Mesmo antes de encontrar a minha nova casa já comecei a fazer uma limpeza geral! De que adianta levar coisas que vc não usa nem vai usar ? Então: geral em todos os ambientes, gavetas, armários – tudo passou por um pente fino! Dava prá encher um caminhão o que foi doado ou foi pro lixo!

2) Não vou entrar no “detalhe” que é conseguir aquela casa que vc deseja por um preço que pode pagar. Vamos dizer que encontrei, tá? Daí parti para a 2a atividade: (sou designer de interiores, então esta parte ficou facilitada) Peguei a planta do imóvel e fui lá medir tudo, inclusive o posicionamento de tomadas, registros, torneiras… tudo mesmo! E levantei a minha nova casinha no computador.

3) Daí medi todos os meus móveis, e coloquei-os na minha nova casa. Isso foi ótimo: descobri que poderia usar os móveis de cozinha! (menos um grande gasto!). Além disso, percebi o que queria mudar na nova casa para me sentir mais em casa! Pouca coisa: Uma abertura da sala para a cozinha e a mudança de uma porta de lugar.

4) Junto com isso, comprei caixas de papelão em diversos tamanhos, fitas adesivas, plástico bolha. Tenho muitos livros. Comecei por eles, embalando-os em caixas pequenas (devido ao peso). Depois parti para os itens que menos uso. A casa continua utilizável e tenho, agora, 30 caixas (TODAS NUMERADAS, com informação de FRÁGIL quando necessário e escrito para que cômodo vão, para facilitar quando chegar lá), e armários e prateleiras vazias, prontos para serem levados. E o trabalho continua! Separe caixas para as coisas de última hora. Vc pode levar as gavetas com o conteúdo (vedando com plástico bolha, por exemplo) e deixe os objetos mais delicados para a empresa empacotar – será responsabilidade dela se algo quebrar.

5) Uma coisa importante: Fazer uma lista – escrever tudo que é necessário. E neste tudo tem: Agendar transferência de tv, internet, telefone fixo (não esqueça da portabilidade, que quebra um galho!!) , mudança dos endereços para as empresas que entregam ou enviam cobrança em casa, desde conta de luz até revistas assinadas, passando por plano de saúde, cartão de crédito, bancos, etc. Fui fazendo isso aos pouquinhos e a internet ajuda muuuuuuuuuito!

6) Adiantando tudo da lista que podia adiantar, tbém acompanhando a obra (tive uma grande ajuda da minha cunhada Jack… mãos na roda! Meu obrigada público a ela !), comprei material para fazer a faxina na nova casa após a conclusão da obra e já separei o material para deixar neste ap para a faxina de saída tbém. Este deixei no banheiro de empregada – proibida e entrada na mudança para ninguém levar nada para a outra casa enganado.

7) Contratei a empresa de mudança (antes confirmei as datas e horários em que poderia retirar e levar a mudança nos 2 endereços). É sempre bom ter referências. Consegui que minha diarista continue comigo no novo ap (que ótimo!).

9) Ainda vou fazer: a) Um kit mudança – com aquelas coisas que tem que estar à mão – remédios, objetos de higiene, mudas de roupa, roupa para dormir no 1o. dia, celular, caneta, o caderno das anotações …  b) Uma viagem para a nova casa levando aquelas coisas que tenho que levar eu mesma: computador, documentos, objetos íntimos… c) Esvaziar e desligar a geladeira para não termos problemas – importante: comprar o mínimo de perecíveis nos dias anteriores d) Fazer a lista das caixas, malas, enfim, tudo que vai sair da minha casa atual e deve chegar na outra – para ter certeza que tudo vai chegar mesmo – vou ticando na porta conforme for entrando.

10) Bem, pensou que seria um guia organizadinho, tipo primeiro isso, depois aquilo  ? Se enganou ! Na realidade a gente tem que fazer 10 coisas ao mesmo tempo e nem sabe direito quando acabou o que. Por isso o MAIS IMPORTANTE de tudo é A LISTA. Pense muito, peça  ajuda a quem tem mais experiência. Se vc tem filhos, animais, vai alugar, comprar e/ou vender, se vai para outro estado… tudo muda!!!Então: FAÇA A LISTA!!!

(DEPOIS RETORNO PRÁ DIZER ONDE ERREI E O QUE ESQUECI, OK ? TORÇAM POR MIM! )

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cláudia,
    Obrigada! Volte sempre!
    O simulador é o google sketchUP e é gratuito com muitas funcionalidades.É só procurar no google, baixar e estudar. No You tube existem muitos videos ensinando.É simples.
    bjo
    Rosana

  2. Olá Rosana,é a 1ª vez que comento, apesar de já acompanhar seu blog à uns meses. Gosto muito daqui,viu? Eu queria saber mais sobre esse simulador(?)que você fez a sua casinha…Beijos.

  3. kkkkkk! Só vc, Alê! Este é o guia de mudança mais bagunçado que alguém já teve a coragem de fazer! hahahhahah!
    Aguarde o pós mudança (se eu sobreviver….kkkkk!)
    bjo
    Rosana

  4. Roo, tô chocada… Vc é minha ídola!!!
    Tudo mega organizado! Mas, vc está certa, fazer um check list é fundamental!!

    Aguardo o post pós mudança contando os erros e acertos!!
    Bjuu

  5. Poxa, Carmem! Fiquei super feliz com este comentário. Muito obrigada, amiga!Espero sempre corresponder a sua confiança.
    beijocas
    Rosana

  6. Olá! Só de ler seu post fiquei cansada… rsrsr
    Mas antes ficar estressada com listas do que estressada com coisas que deram errado! Boa sorte, boa mudança, sorte na nova vida!

    Beijos!

  7. Oi Ro!! Acabei de ler sua entrevista lá no site da Casa Claudia! Nossa, menina, não sabia da sua história. Acho muito interessante como somos parecidas e, quem sabe, um dia, a gente se encontra pessoalmente e conversamos. Sabe do que eu mais gosto em você, além do talento, claro, da sua ética!! Confio demais em você e no seu respeito aos leitores e colegas blogueiros, sabia? Um beijo enorme para ti!!!

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