O básico para um banheiro (ou lavabo) bem iluminado é que ele tenha bastante luz e esta deve ser uniforme, quer dizer, iluminar todo o espaço muito bem, principalmente a bancada da pia. Isso aquecendo o mínimo o ambiente (em geral pequeno e com poucas aberturas) e criando o mínimo de sombras. Além disso, luzes de destaque podem ser colocadas, mas não são exigências para uma iluminação eficiente. Vamos ver alguns banheiros e lavabos:

 praqueestespelhoEspelho20no20Banheiroinspiringinteriorsbanheirobw4

 Este 1o. banheiro é meio estranho (porque o espelho está ali ? E a pia é um tanquinho tbém???) mas isso não vem ao caso agora: Vejam os reflexos que a iluminação provoca. Feio, não ? Reflexo é uma dificuldade na iluminação! Na 2a foto, uma das piores soluções para iluminar o espelho da pia: A luminária quase na altura dos olhos do usuário (que não consegue ver nada). Pior ainda se a lâmpada esquentar muito.

 contemporist projeto robertbailet13

Aqui talvez a melhor solução para iluminação da bancada: 2 arandelas leitosas (com o difusor na cor branca, por favor!), uma de cada lado, na altura do rosto. A lâmpada deve ter alto IRC (índice de reprodução da cor – qto maior, mais vc vê a cor “na cor certa”)  e a sua intensidade de luz  deve ser tal que ilumine bem mas não ofusque por ser forte demais.

2 - pastilhas banheirorevista-casa-claudia-dezembro-sobrado-reformado-solucoes-11

Nesta 1a. foto vc vê o facho de 2 dicroicas (provavelmente) que teriam o objetivo de iluminar a área da bancada para melhor uso. Mas veja que elas estão posicionadas para a parede, o que quer dizer que não iluminarão o rosto da criatura que se posicionar à frente da pia… O que não acontece na 2a foto: A luminária tem uma inclinação que permite iluminar melhor o rosto do usuário.

radardecoracaopatricia-fiuza-18 desiretoinspirearquiteturaparalela2f

Aqui 2 extremos: Na 1a foto há tanta luz e tanto branco (que reflete a luz) que o problema não é a sombra no rosto, mas deve-se ter cuidado com o excesso de luz. Já na 2a foto o trilho com algumas lâmpadas no centro do banheiro não parece o bastante para iluminar bem o ambiente (há um spot apagado no canto direito superior para a bancada, mas mesmo assim, sinto falta de outros pontos de luz).

Banheiro-vermelho-prateleiras-de-vidroconstrucaoedesignaec283-72-reorganizado3

Na minha opinião, na 1a foto há muito spot para um espaço que não é tão grande assim (e devem haver mais, perto da bancada…). E na 2a foto, uma forma de iluminar que já se tornou clássica mas que deve ser muito bem calculada e ter ‘apoio”: Se tiver intensidade de menos, não funciona, se tiver demais, pode atrapalhar. E uma iluminação no teto (como vc vê na foto) ou boa iluminação no ambiente como um todo é essencial.

 decoratibanheirodiferente6 fotografoFavaroJr5

Mais 2 detalhes:  Não coloque de forma alguma luminária com revestimento colorido que modifique a cor da luz em uma bancada (você pode sair com o olho roxo pensando que está com uma sombra levemente azul…) e cuidado com o calor emitido por spots acima do vaso sanitário (vc não quer torturar quem vai usá-lo, não é ?)

ATUALIZAÇÃO:

Pessoal, quando fiz este post esqueci de, como normalmente faço, dar os créditos devidos às fotos. Eles vão abaixo. Além disso, a ex-proprietária do banheiro da 4a foto (de cima para baixo), a Flávia do blog Olha o meu ap entrou em contato comigo, informando que este banheiro (como dá para perceber)  estava em obras quando a foto foi tirada, mas que ao término desta o posicionamento das lâmpadas estava corretíssimo e ela ficou muito feliz!

Fotos dos sites e blogs: fotografoFavaro, decorati, casaabril, construcaoedesign, desiretoinspire, radardecoracao,Olha o meu ap ,  contemporist e inspiringinteriors

25 COMENTÁRIOS

  1. Ei, queria saber qual a distância posso deixar entre o espelho e o spot pra iluminação no banheiro, pois meu espelho vai até o teto, e estou com essa dúvida

  2. Oi, Juliana!
    Para uma iluminação do espelho vc pode usar a cor Branco Quente (2700 ~ 3500k) que é como a luz de uma incandescente. Já para conseguir uma luminosidade como a luz do sol , sendo usada como luz principal, vc precisa de Branco “luz do Dia” (5000-6000 K) que melhor reproduz as cores.
    bjo
    Rosana

  3. Só tenho uma dúvida e gostaria de saber se pode me responder, segue: Fiz um painel de mdf 10cm da parede onde colei o espelho e em volta deste painel/espelho utilizarei uma fita LED, (igual ao da 6° e 8° foto) além desta iluminação em volta do espelho, a cima da bancada terei dois pontos com halógenas. Pesquisando encontrei várias especificações sobre a fita LED. Então, além do ponto central com um plafon com luz fluorescente e difusor leitoso, terei dois pontos de halógenas na bancada e esse espelho iluminado, mas qual modelo de LED seria melhor para este caso? Obrigada.

  4. Oi, João Paulo,
    A iluminação somente acima da face não é a melhor. Sugiro que leia este post, que tbém fala do tipo de lâmpada: https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/10/decoracao-iluminacao-e-maquiagem/
    Qto à potência, depende tbém da luminosidade natural do ambiente e outras lâmpadas existentes. Mas acredito que 3 leds de 2w (que equivale a uma incandescente de 20w) seja mais que o bastante.
    abs
    Rosana

  5. Olá! Gostaria de saber se um spot acima do espelho com três lâmpadas led direcionadas para a face do usuário funciona bem para o banheiro… Se sim, qual a intensidade dessas Lâmpadas?
    Obrigado por sua atenção!

  6. Oi, Alexandra
    Por favor, seja mais específica… Qual é o seu problema com a iluminação do seu banheiro ???
    bjo
    Ro

  7. Oi, Luciane!
    Em geral eu faço isso, mas neste post queria mostrar os efeitos da má iluminação. Desculpe se vc ficou confusa. Tento sempre ser bem didática e clara, mas nem sempre acerto, como todo mundo… Espero que tenha encontrado mais posts que gostou do que não gostou. E espero que os comente tbém.
    Um beijo
    Rosana

  8. Oi, Flávia,
    Obrigada por escrever. Compreendi a situação (usei a foto pois mostrava uma situação que acontece tbém em obras acabadas o que, felizmente, não foi o seu caso ) e peço desculpas a vc, Como vc pode ver, normalmente informo nos posts, na parte inferior, de onde retirei as fotos. Neste post esqueci de dar os créditos, o que vou fazer agora, inclusive informando o que vc me disse neste comentário. Mas a foto foi retirada deste site:http://todameninaprecisa.blogspot.com.br/2011/07/reforma-do-apartamento-parte-3.html que tbém lhe copiou).Mesmo assim, como a foto é sua, caso deseje que eu a retire do post é só me informar que farei assim que ver seu comentário. Peço desculpas por qquer inconveniente que tenha lhe trazido.
    Um beijo
    Rosana
    abs
    Rosana

  9. Olá, sou a ex-dona (pois já me mudei) do banheiro da 5ª foto. As luzes iluminavam sim o rosto da criatura (no caso, eu) quando à frente da pia. É que quando essa foto foi tirada, o banheiro ainda estava em obra (acho que dá para perceber pela imagem), portanto, ninguém estava se ligando ainda na direção da iluminação. Com o banheiro pronto, os rostos se iluminavam lindamente pois as dicróicas foram direcionadas para, obviamente, as pessoas, e não a parede/espelho. Como não há créditos na imagem, informo que foi retirada do blog olhaomeuape. Abraços!

  10. Obrigada, Leandro…Esqueci de dizer: Procure boas lojas prá comprar seu material e converse com o vendedor. Eu não sou especialista em iluminação e não conheço o seu ambiente, então, qto mais vc conversar melhor (e boas lojas tem, em geral, vendedores melhores)
    bjo
    RO

  11. Oi, Leandro,
    Para este efeito vc pode usar fluorescentes T5 (16mm de diâmetro) amarela de 28 w Com este tamanho de banheiro é provável que vc só precise de uma iluminação central, difusa que pode ser um embutido com fluorescentes ou halopar 20. Mas se deseja spots, use dicróicas ou mini dicróicas embutidas em spots direcionáveis nos 2 pontos acima da pia, com circuito separado (acendendo separadamente das outras). No box vc pode usar uma halopar 20 tbém.
    abs
    Rosana

  12. É, Mariana!
    Normalmente é isso que acontece.. Se vc puder, acrescente arandelas com revestimento leitoso na parede ao lado do espelho…Não precisam ser fortes nem grandes. Já vai fazer a maior diferença!
    bjo
    Ro

  13. Menina, eu nunca que pensaria nessas coisas! É tudo verdade, mesmo. Aqui em casa, no banheiro, tem apenas um ponto de iluminação. Apesar de a luz ser bem boa, só ilumina metade da cara da pessoa que tá em frente ao espelho, pois ele fica num canto e o ponto de luz é centralizado no teto do banheiro. Como é difícil ficar com o make equilibrado, viu haha!
    Gostei muito das sugestões!

  14. Olá Rosana, como vai?
    Como estou decorando meu primeiro apartamento, li boa parte do conteúdo do seu blog que é muito instrutivo e de agradável leitura.
    Queria tirar uma dúvida:
    Na foto 9 você comenta: “…uma forma de iluminar que já se tornou clássica mas que deve ser muito bem calculada e ter ‘apoio”: Se tiver intensidade de menos, não funciona, se tiver demais, pode atrapalhar. ”

    Meu banheiro é pequeno (2,20 x 1,24) e quero fazer este efeito com espelhos (que esconderão armários no fundo com uns 6 a 10 cm de profundidade). Devido a grande variedade de lâmpadas, tenho medo de errar na intensidade e tipo. Pretendo ter mais 2 spots de apoio sobre o lavabo + 1 spot centralizado na área que esta o lavabo e privada (1,40 x 1,24) e um outro sobre a área de banho (1,00 x 0,80).
    Esta composição esta correta?

    Qua tipo de lâmpadas você recomenda para criar o efeito na parte inferior e superior do espelho? E quais tipos de lâmpadas para as spots?

    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui