Sabe aquela frase ou história que se repete, repete, até que todos pensam que é verdade? Pois é: Aqui estão alguns mitos sobre cores que realmente não são verdade!

1o. Mito:Pintar as paredes de um ambiente com cor escura vai faze-lo parecer menor

Já falei algumas vezes sobre isso aqui, mas não custa repetir: Pode parecer mais escuro? Sim! Principalmente se a parede não for bem escolhida ou todas as paredes forem pintadas em cor escura. Paredes em cores escuras vão precisar de mais luz (seja natural ou artificial) mas isso não quer dizer que vão parecer menores. O que faz um ambiente parecer menor é um grande contraste entre as cores das paredes – principalmente cores quentes –  e as do restante do ambiente! Isso porque o contraste entre as cores faz a parede “pular” prá frente, brigando por atenção com as outras cores do recinto. Veja estas fotos (clica nelas que aumenta):

13-como-pendurar-quadros-na-parede-jeito-bonito2 13-como-pendurar-quadros-na-parede-jeito-bonito3

A parede em vermelho escuro, uma cor quente e forte, que contrasta mais com o restante do ambiente parece “mais perto” que  a parede em cinza escuro, uma cor neutra, que “faz menos contraste”: Com a parede em cinza vc não sabe bem a que distância está esta parede do móvel à frente, percebe?

2o.Mito) Pintar paredes de ambientes escuros com branco “ilumina”

Isso não existe, gente! O que ilumina um ambiente é uma boa iluminação! Paredes brancas em um ambiente escuro, se vc não aumentar a luz, vão parecer cinzas e nada vão acrescentar em termos de iluminação. É óbvio que se vc usar cores escuras o ambiente vai precisar de mais luz ainda, mas as cores claras nunca irão iluminar ambiente escuro, simplesmente pq elas não são fontes de luz! Mas se vc tiver paredes claras, boa iluminação e revestimentos e objetos que REFLITAM a iluminação que vc colocou, o ambiente vai ficar mais claro.Veja este corredor:

houseofturquoiselaundry-before1houseofturquoiselaundry-after1

Na 1a. foto (o “antes”)- perceba, pela sombra em 1o. plano, a forte iluminação usada na foto – o piso é escuro, todas as paredes são brancas e há somente uma fraca luminária acesa. O teto é branco, mas fica mais acinzentado devido à pouca iluminação do local (mesmo com a forte iluminação usada para a foto). Já na 2a foto, o piso é branco e reflete a luz das luminárias) ,aí sim iluminando tudo, inclusive o teto.Quer dizer: o piso era escuro – o que piorava a situação –   mas a grande diferença é a maior quantidade de luz , que é refletida pelos revestimentos claros! Se não houvesse luz, pouco adiantaria!

03-apartamento-pequeno-integracao-total igdelascorredor

Fotos de ambientes, em geral, tem ótima iluminação, natural ou não, mas se vc olhar bem vai ver que as paredes brancas sempre ficam acinzentadas nas sombras (ou falta de luz), porque esta é a realidade!

30. mito) Muita cor “vira uma bagunça”!

Veja estes 2 ambientes (clica na foto para ver maior)

homedityellow-lime-chairs voguecasa_colorida_ny_02

O 1o. ambiente tem bem menos variações de cores que o 2o. que, mesmo assim, parece bem menos “bagunçado” que o 1o. Isso pq na 1a foto há muito mais texturas, detalhes, linhas, enfim que enchem o ambiente de informação. No 2o. ambiente grandes áreas tem uma só cor. Então, o que dá a sensação de “bagunça” é o excesso de “coisinhas”que brigam por atenção. Claro que se vc colocar um monte de coisas coloridas sem qquer critério isso será uma bagunça!

40. mito)  “Não misturar padrões”

Pode sim e fica ótimo sabendo usar: (veja os exemplos abaixo – usando almofadas)

1) Para misturar padrões diferentes o mais difícil – facilita: a) limitar a quantidade de cores usadas e/ou b) aumentar, no ambiente, as áreas em cores neutras ou somente uma cor e/ou c) Usar o mesmo tipo de tecido ou similares e/ou d) Padrões do mesmo estilo e/ou e) Padrões simples

2) Se os padrões são iguais, variar as cores fica bem bonito.

oba-1 floral-cushions

Aqui: 1) Padrões diferentes, repetição de algumas das cores e mesmo estilo. 2) Mesmo padrão em cores diferentes

cushions_main confettistyleHC-3FSW_mx

Aqui:  1) padrões similares e simples, mesmo tecido 2) Padrões diferentes, simples e poucas cores.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui