Lá se foi o tempo da mesa grande para refeições na cozinha: ao menos nos novos apartamentos pequenos com cozinha pequena também, há, no máximo, espaço para uma mesa/bancada com banquetas, bancos ou pequenas cadeiras, que ficam ou na cozinha ou já na sala. Separei fotos de algumas soluções usuais:

04-maristela-bernal

A parte superior do rack foi “esticada” para ser usada como uma mesa de refeições, presa à bancada que separa a sala da cozinha. Repare que a altura é a a de uma mesa de jantar (75/80cm) por isso as cadeiras comuns (com assento a 43/45cm de altura). Para comportar um prato ela deve ter, no mínimo, uns 30cm de profundidade. Este projeto é da Maristela Bernal.

05-apartamento-pequeno-estante-divisoria

Aqui não há parede ou meia-parede separando sala da cozinha, mas sim uma bancada que funciona como mesa de jantar (altura entre 75/80cm) com os banquinhos baixos (assentos a 43/45cm de altura).

   thediversionprojectKPB_214_02_rect640

19-cc608-72-cozinhas

Duas soluções muito parecidas: Neste caso a bancada para refeições está dentro da cozinha e é alta (1/1,10m em geral), sendo acompanhada pelos bancos altos (assento à 70/75 cm de altura) . Para ganhar espaço, há variações em que  esta bancada é dobrável:  Ou “desaparecendo” encostada na parede ou, se a cozinha permitir, dobrando  sua profundidade para caber 4 lugares.

Shelternesstable-as-a-part-of-cupboard-7-500x375

É importante observar: a) Se a profundidade for menor que o diâmetro de um prato de refeição normal a funcionalidade da mesa/bancada fica diminuída. b) Não esqueça que além das cadeiras é necessário reservar espaço para as pernas.Um mínimo de 15 cm de área livre abaixo da mesa/bancada é  o bastante. c) Prefira cadeiras ou bancos e banquetas com espaldar (a parte onde vc apoia as costas). São mais confortáveis. E sempre teste antes de comprar. Alguns bancos – até muito usados –  são horríveis de desconfortáveis!

passaprato1-crop

casapro18

 Observe a relação de altura entre a bancada e os bancos destas fotos: Os bancos devem ser baixos quando a bancada/mesa é baixa (como na 2a.foto) – Estes são um daqueles bancos que não acho nada confortáveis…

homeditbring-ocean-in7

Uma solução pouco usada por aqui, mas que otimiza bastante o espaço

42-cozinhas-para-amar

antes-depois-cozinha-inteira-nova_04

2 ótimas soluções que podem ser dobráveis tbém.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, homedit, Shelterness e  thediversionproject

23 COMENTÁRIOS

  1. minha bancaca e de 1,05 metro gostaria de colocar cadeiras altas qual seria o tamanho das cadeiras cabe duas cdeiras! eu tinha quatro baixa! vendi tulmutuou muito estavam baixas

  2. Oi, Simone,
    Como falei no post, a altura do tampo é a a de uma mesa de jantar (75/80cm) que funcionam bem com o banco com assento na altura de cadeiras comuns (a 43/45cm de altura). O melhor é o pé centralizado. O banco deve ter no mínimo, 45 cm de profundidade. Não sei se vc quer banco dos 2 lados ou não, portanto, não dá para dizer o tamanho da mesa. Mas considere a profundidade de 50cm para o(s) bancos e o restante use para a mesa. O mínimo de largura da mesa para ter lugares dos 2 lados é de 80 cm.
    bjo
    ROsana

  3. Boa noite! Quero fazer um canto alemão no meu apto e as medidas são de 1.50/1.70. Qual seria a medida do tampo da mesa e qual a da base. Quero ela retangulares.

  4. Allana,
    Para vc ter bancada e mesa de jantar na mesma altura terá que usar bancos ou cadeiras altas com assento à 60/65cm de altura e bancada/mesa com tampo por volta de 90/95 de altura. Se tiver crianças pequenas ou quiser mais conforto na mesa de jantar não recomendo. Será preferível fazer a mesa de jantar mais baixa (70/75) para usar cadeiras comuns de 43/45 de altura do assento.
    bjo
    ROsana

  5. Oi, minha cozinha será no formato de um “U”, quero deixar a bancada e “mesa” da mesma altura, qual seria a ideal? Obrigada.

  6. Oi, Rony
    Entendo que vc quer saber a altura do tampo da mesa, certo ? Fica em geral por volta de 78 cm. Já a profundidade da cadeira, o mínimo para ser confortável é 45 cm. 50 cm é uma boa medida.
    abs
    Rosana

  7. Boa noite gostaria muito de saber qual a medida ideal para a profundidade da cadeira e da base de uma mesa de jantar .No caso minha mesa teria uma base retangular a mesa tem 1.70 x1.10

  8. Oi, Laura!
    Realmente não sei de que alavanca vc está falando. O que posso fazer é indicar alguns modelos que acho interessantes e confortáveis para bancada de cozinha alta (não se importe com a empresa, mas sim com as características dos modelos):
    http://www.mobly.com.br/banco-ueta-vinil-bp1015-amarelo-e-cromado-pozza-158339.html#a=3|p=4|pn=1|t=catalog|c=754|s=0
    http://www.mobly.com.br/banco-fitz-i-preto-com-braco-116683.html#a=3|p=8|pn=1|t=catalog|c=754|s=0
    http://www.mobly.com.br/conjunto-2-bancos-bertoia-preto-mobizza-146786.html#a=3|p=12|pn=1|t=catalog|c=754|s=0
    É importante: Bom assento, bom encosto. altura correta para sua bancada.
    abs
    Rosana

  9. Olá Rosana,

    Será que você poderia me indicar cadeira com encosto e confortável e que não tivesse problema com a alavanca que fica na base? Preciso comprar para minha bancada na cozinha que é alta.
    Agradeço muito a sua atenção.

    Laure

  10. OI, Denise,
    Com 1 metro vc consegue acomodar 2 pessoas sentadas.Se for somente para refeições rápidas ou passagem de pratos, etc. é o bastante se não é possível ser maior.
    abs
    Rosana

  11. prezados. gostaria de saber se 1 metro de comprimento da bancada para cozinga americana pouco. nAo tenho muito espaço pois logo ja tenho sofa. obrigada. Denise

  12. Boa pergunta, Rany!!!
    Para vc fazer uma refeição sem ficar “apertado” a área livre de mesa para vc deve ser de, no mínimo, 50 cm. O ideal é 60cm de comprimento de mesa para cada assento. E, como falei, para conseguir colocar um prato de refeição na mesa, no mínimo 30cm de largura.
    Obrigada
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui