Pessoal fala muito de regras na decoração e outros falam que elas não existem. Eu já falei o que entendo sobre  regras na decoração  . Vou repetir (e mostrar neste post A Medida das Coisas – Banheiros o que é importante seguir no banheiro).

O Design de Interiores trata de coisas palpáveis, objetivas, que independem de interação entre vc e o ambiente E também trata  de coisas subjetivas, que tem a ver com as sensações, história e gostos de quem vê, sente, habita. As coisas OBJETIVAS, como o espaço (aquela coisa que se mede aqui em metros, cm, etc – altura, largura, profundidade..) tem “regras”, que na verdade, são medidas mínimas e máximas usadas para que o ambiente seja confortável, seguro e eficiente. Estas são o que chamei de Medidas das Coisas.

Já falei aqui sobre a medida das coisas na cozinha, no quarto de casal e nas salas de estar e jantar  . Agora chegou a vez do banheiro!

A Medida das Coisas – Banheiros

A Medida das Coisas - BanheirosAqui ao lado desenhei um banheiro bem simples (visto do teto, vamos dizer assim) e apontei algumas medidas, que são as mais importantes – mesmo que seu banheiro não seja assim, estas áreas, em geral, existem:

(É importante observar que este banheiro não atende a um cadeirante – para saber mais sobre banheiros adaptados para cadeirantes  leia “Cabe uma cadeira de rodas..“)

Entrada do Banheiro – Deve ter no mínimo, 60cm de abertura.

Circulação – É a área por onde você anda no banheiro. O  ideal é 80cm – mesma largura mínima de um corredor – o mínimo deve ser 60cm. Se for necessário, diminua a profundidade da bancada, usando pias menores e observe tbém a profundidade do vaso sanitário, que muitas vezes é maior que a da bancada.

Laterais do vaso sanitário – Não parece, mas tente usar um vaso sanitário com menos que 25 cm (o ideal é 30cm) livres de cada lado e veja que é desconfortável.

Porta do box  (ou melhor, abertura para entrada no box) – Assim como a entrada do banheiro, o mínimo é de 60cm. É claro que se existirem pessoas obesas é bom que isso seja considerado.

Box – O tamanho mínimo (mas não tão confortável) de um box deve ser 80 x 80 cm. Se for arredondado – não existe muito por aqui, mas acredito que logo, logo vai ser mais comum – 90 x 90cm.

Quanto às alturas das coisas:

banheiro2

Um detalhe importante é que o que interessa para o seu conforto é a altura onde a cuba está. Isso quer dizer que quando você tem uma cuba de sobrepor (como a do desenho ao lado) ou de apoio, a altura da bancada abaixo dela deve ser menor que se ela fosse uma cuba de embutir, entende?

A altura total (bancada+cuba) deve estar por volta de 85 cm (o ideal seria na altura da sua mão com o braço dobrado a 90 graus). Logo, trocar uma cuba de embutir por uma de sobrepor ou apoio, pode trazer desconforto. Na verdade, com a cuba de apoio será, provavelmente, necessário modificar a bancada. Tenham cuidado com isso!

E para quem leu isso tudo até aqui, umas fotos de banheiros bem bacanas, ok ?

02-reforma-no-banheiro-pequeno-minha-casa-renovada

radardecoracaoDaliaTamlermage007

ornareblogMari-Oglouyan-3

ornareblogBAN_03_foto_02

IBDI-edubanheiro21

 Fotos dos sites e blogs: IBDI, ornareblog, radardecoracao e casaAbril

40 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, tenho um espaço para lavabo de 0,95 cm por 1,45 m para lavabo, como posso distribuir o vaso sanitário e a pia ?

  2. Oi, Michelle,
    É dificil sugerir uma solução possível sem saber a posição de porta, janela ou basculante (se houver), e dos outros itens (vaso sanitário, pia…). Se desejar, mande fotos para mim ([email protected]) e/ou um desenho com as medidas e posicões desses itens.
    abs
    ROsana

  3. Olá Rosana, meu banheiro é 1.50x 3.26 comprei uma banheira de 1.20×1.50 para colocar no canto da parede, mas não gostaria de colocar o chuveiro dentro da banheira. Você sugere alguma coisa?? Ah e Parabéns pelo trabalho!!

  4. Olá! Poderia me ajudar em uma decoração de um banheiro simples, mas que ficasse 3B. Bom, bonito e barato.

  5. Olá, meu problema é o contrário

    Estou construindo uma casa bem grande e estou com dúvida no tamanho do banheiro da suíte master. Separei 4 x 2,5m mas to com medo de errar a mão.
    Preciso por uma banheira e uma cuba dupla.

    Alguma dica?

  6. Tenho um espaço de 1,80 de largura, e 2.34 de comprimento. Seria um banheiro para um casal. Gostaria de colocar 2 pias. A porta tem que ficar no canto, do lado esquerdo de quem entra. Estou sem saber, como distribuir. Eu mesma diz o desenho. Mas, nele n inclui 2 pias. “Cubas” será que você pode me ajudar?

  7. Oi, Silvia,
    Aqui vc tem um banheiro de 1,70×180 e dá para diminuir a bancada da pia: https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/03/medidas-importantes-e-ideias-de-distribuicao-no-banheiro/
    abs
    Rosana

  8. Tenho um banheiro de 1, 70×1, 70… acho bem pequeno, mas como poderia fazer uma distribuição otimizando os espaços? Desde já agradeço!

  9. Oi, Keila,
    É bem pequeno, então sua pia tem que ser bem pequena para ser possível, viu? Veja neste post: https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/03/medidas-importantes-e-ideias-de-distribuicao-no-banheiro/ uma planta de um banheiro com 1,70×1,80. Esta, se possível, é uma ótima distribuição, e vc pode usá-la diminuindo o box para, no mínimo, 85×85 (o ideal é 0,90) e o quanto for necessário na pia.
    bjo
    Rosana

  10. Olá
    Meu banheiro tem 1.80 de comprimento por 1.25 de largura, qual seria a melhor forma de distribuição de box, vaso e pia?

  11. Oi, Luis,
    Veja aqui algumas ideias para distribuição do banheiro: https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/03/medidas-importantes-e-ideias-de-distribuicao-no-banheiro/
    Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria específico para seu espaço, escreva para [email protected] e envie a planta (ou medidas com posição e tamanho da porta e janela/basculante,
    abs
    Rosana

  12. Oi, Elisângela!
    Depende do que vai colocar e da posição de porta e basculante.
    Tente colocar nesta área: Um box de, no mínimo, 90×90; Para o vaso sanitário vc precisa, além da área que ele ocupar, uns 60 cm na frente e uns 25 no mínimo, de cada lado; A bancada depende da cuba. Hoje vc tem cubas bem pequenas, até de 34x 34 (mas considere o mínimo 40 x 40 e acrescente um espaço livre à frente de 60 cm também. Vc pode desenhar estes elementos de diversas formas com giz, por exemplo , no chão e ver se conseguirá.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui