Simples Decoração - Porque o bom é simples

Banheiro Conceitos

A Medida das Coisas – Banheiros

Pessoal fala muito de regras na decoração e outros falam que elas não existem. Eu já falei o que entendo sobre  regras na decoração  . Vou repetir:

O Design de Interiores trata de coisas palpáveis, objetivas, que independem de interação entre vc e o ambiente E também trata  de coisas subjetivas, que tem a ver com as sensações, história e gostos de quem vê, sente, habita. As coisas OBJETIVAS, como o espaço (aquela coisa que se mede aqui em metros, cm, etc – altura, largura, profundidade..) tem “regras”, que na verdade, são medidas mínimas e máximas usadas para que o ambiente seja confortável, seguro e eficiente. Estas são o que chamei de Medidas das Coisas.

Já falei aqui sobre a medida das coisas na cozinha, no quarto de casal e nas salas de estar e jantar  . Agora chegou a vez do banheiro!

banheiroAqui ao lado desenhei um banheiro bem simples (visto do teto, vamos dizer assim) e apontei algumas medidas, que são as mais importantes – mesmo que seu banheiro não seja assim, estas áreas, em geral, existem:

(É importante observar que este banheiro não atende a um cadeirante – para saber mais sobre banheiros adaptados para cadeirantes  leia “Cabe uma cadeira de rodas..“)

Entrada do Banheiro – Deve ter no mínimo, 60cm de abertura.

Circulação – É a área por onde você anda no banheiro. O  ideal é 80cm – mesma largura mínima de um corredor – o mínimo deve ser 60cm. Se for necessário, diminua a profundidade da bancada, usando pias menores e observe tbém a profundidade do vaso sanitário, que muitas vezes é maior que a da bancada.

Laterais do vaso sanitário – Não parece, mas tente usar um vaso sanitário com menos que 25 cm (o ideal é 30cm) livres de cada lado e veja que é desconfortável.

Porta do box  (ou melhor, abertura para entrada no box) – Assim como a entrada do banheiro, o mínimo é de 60cm. É claro que se existirem pessoas obesas é bom que isso seja considerado.

Box – O tamanho mínimo (mas não tão confortável) de um box deve ser 80 x 80 cm. Se for arredondado – não existe muito por aqui, mas acredito que logo, logo vai ser mais comum – 90 x 90cm.

Quanto às alturas das coisas:

banheiro2

Um detalhe importante é que o que interessa para o seu conforto é a altura onde a cuba está. Isso quer dizer que quando você tem uma cuba de sobrepor (como a do desenho ao lado) a altura da bancada abaixo dela deve ser menor que se ela fosse uma cuba de embutir, entende?

A altura total (bancada+cuba) deve estar por volta de 85 cm. Logo, trocar uma cuba de embutir por uma de sobrepor, pode trazer desconforto. Tenham cuidado com isso!

E para quem leu isso tudo até aqui, umas fotos de banheiros bem bacanas, ok ?

 

02-reforma-no-banheiro-pequeno-minha-casa-renovada

radardecoracaoDaliaTamlermage007

ornareblogMari-Oglouyan-3

ornareblogBAN_03_foto_02

IBDI-edubanheiro21

 Fotos dos sites e blogs: IBDI, ornareblog, radardecoracao e casaAbril

 

Posts relacionados

Comentários:

Rosana Silva · 30 de agosto de 2013 às 21:16

Oi, Sandra!
Minha sugestão é que mande fotos e a planta para mim de forma que possa lhe orçar um projeto para o seu banheiro. Escreva para [email protected] e vc verá que será muito mais barato do que pensa.
bjo
Rosana

Responder

Elisângela · 30 de agosto de 2013 às 10:24

Tenho um espaço de 1,97 por 1,50 ,dar para fazer um banheiro cm esse espaço?

Responder

Rosana Silva · 30 de agosto de 2013 às 19:11

Oi, Elisângela!
Depende do que vai colocar e da posição de porta e basculante.
Tente colocar nesta área: Um box de, no mínimo, 90×90; Para o vaso sanitário vc precisa, além da área que ele ocupar, uns 60 cm na frente e uns 25 no mínimo, de cada lado; A bancada depende da cuba. Hoje vc tem cubas bem pequenas, até de 34x 34 (mas considere o mínimo 40 x 40 e acrescente um espaço livre à frente de 60 cm também. Vc pode desenhar estes elementos de diversas formas com giz, por exemplo , no chão e ver se conseguirá.
bjo
Rosana

LUIS HENRIQUE DA SILVA · 30 de agosto de 2013 às 11:15

Eu tenho um espaco de 2.20 por 1.30 como posso utilizar esse espaco de banheiro

Responder

Rosana Silva · 30 de agosto de 2013 às 17:47

Oi, Luis,
Veja aqui algumas ideias para distribuição do banheiro: https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/03/medidas-importantes-e-ideias-de-distribuicao-no-banheiro/
Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria específico para seu espaço, escreva para [email protected] e envie a planta (ou medidas com posição e tamanho da porta e janela/basculante,
abs
Rosana

Deixe o seu comentário!