Nas cozinhas fechadas, a ilha é um móvel situado no centro do ambiente, que pode ter o fogão  ou pia ou lava louças ou uma bancada extra com armários na parte inferior, tendo ou não lugares para se sentar.

casaejardim00Uma cozinha fechada com o fogão em ilha. Este tipo de distribuição é mais trabalhosa para a instalação de coifa e fogão: Hidráulica, elétrica e gás devem vir pelo piso, o que encarece e às vezes impede que ela seja feita.

chictipScreen-Shot-2013A configuração com a pia na ilha é um pouco menos complicada que o fogão e coifa.

A ilha é um móvel que não se encosta em nenhuma parede. Os diversos tipos de distribuição de cozinhas (exceto, em geral, paralelo e o linear devido à sua pouca largura) aceitam uma ilha.

 COZINHALCOMILHA1 COZINHAEMUCOMILHA1

Nos desenhos acima: Uma cozinha em L com ilha e uma cozinha em U com ilha

Como é necessário muito espaço para uma cozinha com esta distribuição (é preciso uma área livre de 1,20m mínima para um boa circulação) e como também as cozinhas estão cada vez mais abertas para os demais ambientes, hoje é mais comum vermos a ilha dividindo a área da cozinha da área da sala e em geral, com espaços para as pessoas sentarem ou com a mesa de jantar ligada à ela.

09-loft-tem-espacos-integrados-e-isolados-ao-mesmo-tempoA ilha com fogão e coifa divide a sala da área de jantar/estar. É necessário que o ambiente seja largo o bastante para permitir movimentação de pessoas, abertura da geladeira sem atrapalhar a circulação, enfim. Uns 1,20 mais ou menos de área livre.

giacomelli12_mhg_mor_morarmaisokA ilha com fogão e coifa e assentos na área do estar. Uma configuração muito usada nas chamadas cozinhas gourmet que tem como característica os equipamentos e eletrodomésticos mais sofisticados e a busca de maior interação entre quem prepara os alimentos e os visitantes e família.

ilha2Uma ilha simples, pois trata-se somente de uma bancada.

Tecnicamente, quando este  móvel está encostado em alguma parede, não é mais “ilha” e sim península que, é atualmente, a distribuição mais comum, pois ocupa menos espaço que a ilha.

26-cc608-72-cozinhasPenínsula com fogão e coifa. A instalação pode ser facilitada devido à ligação com uma parede, de onde podem vir os tubos hidráulicos, elétricos e gás.

casaejardim1740097024825_nOutra península somente com o fogão e coifa. O vidro protege a área à frente do fogão.

centsationalgirl peninsula-with-waterfall-edgeUma península com pia e assentos.

Fotos dos sites e blogs: centsationalgirl , casaejardim, casaAbril, giacomelli e chictip

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui