Na parte 1  desta série falei dos: Chita / Chintz / Toile de Jouy e Liberty. Na parte 2 falei da  Cashmere. Na parte 3 das  listras. Na parte 4 do xadrez Tartan. Na parte 5 comecei o xadrez (Pied-de-Poule, Pied-de-Coq e Príncipe de Gales) e na parte 6 falei sobre outros xadrezes e o Tweed. Na parte 7 sobre os Animal Print .

Agora vamos falar da Risca de Giz, da Espinha de Peixe, do  Chevron e ZigZag

Risca de Giz: Ela nasceu na Inglaterra, mas ninguém sabe muito bem como: Uns dizem que foi adotado como uniforme de bancos e outros que veio dos uniformes do esporte de canoagem no século 19. Eles ficaram populares mesmo nos EUA nas décadas de 20 e 30. Na época da Lei Seca músicos e gangsters (como Al Capone e Dizzy Gilespie) resolveram usados. Depois os astros de cinema adotaram. E não podemos esquecer de Churchill, que inclusive desenhou um, o “siren”, que usou durante a 2a Guerra Mundial.

clark-gable-1938 siren-suitchurchill

O ator Clark Gable e Churchill usando Risca de Giz

A estampa tem como característica riscas finas, em  intervalo regular, indo de poucos milímetros até, no máximo, 2 centímetros. Em geral, as riscas são claras e o fundo escuro. A Risca de Giz não é tão usada assim na decoração e quando usada é a maioria das vezes ligada a ambientes masculinos e sofisticados. Há papéis de parede. revestimentos de luminárias, roupa de cama, tecidos para sofás e poltronas nesta estampa. São discretos e muito charmosos, mas sérios.

foto93img8m

jum

Espinha de Peixe, Chevron, ZigZag:

São padrões bem similares: a Espinha de Peixe é um padrão clássico obtido na tecelagem por uma amarração derivada da sarja, feita tradicionalmente em lã, algodão, seda e linho. O nome vem do formato que parece espinha de peixe. O padrão Espinha de Peixe é em geral discreto, por ser feito na trama do tecido.

tecido_padrao_herring_bone_espinha_de_peixe1   tecido_padrao_herring_bone_espinha_de_peixe12

Se você olhar bem, as linhas pretas de uma coluna não se juntam com as pretas da outra coluna, percebe?

design Milk Colorful-Rug-Loom-Old-Yarn-Wheat

Um tapete (lindo!) com uma Espinha de Peixe “estilizada”

espinhadepeixe   chevron1

As chamadas de ZigZag ou Chevron são as estampas formadas por inúmeros Vs (a letra) invertidos (veja que as linhas da mesma cor se juntam nas colunas). Chevron em inglês significa patente – Aquelas dos uniformes militares).

happyinteriorblogDSC_0846

Zigzag clássico preto e branco no tapete

 desiretoinspire yarraville-house-1techne

Chevron ou zigzag nas almofadas

Há um Chevron especial, conhecidíssimo, que foi criado pela empresa Missoni a partir de 1953.

missoni

Chevron Missoni – Se diferencia pelo fantástico colorido

casavoguedecor_do_dia_2013_08_12

No tapete um Chevron no estilo Missoni

 Na decoração o Zigzag e o Chevron são muito usados em almofadas, cortinas, roupas de cama, pisos, tapetes, papéis de parede e revestimentos em geral. Pode ser alegre e divertido ou mais sério e clássico, combinando com qualquer estilo, praticamente.

Veja que na disposição de pisos de madeira, você nota claramente a diferença entre o Espinha de Peixe (ou Harringbone) e o Chevron:
 espinha-H-livecolorfulEste é o Espinha de Peixe
chevron-pattern-pinterestEste é o Chevron (note que neste os tacos terminam com as pontas juntas, formando os tais Vs)
 
Fontes de pesquisa e fotos: gomadebala , altenburg, talma-talma, amorajacobina, orlean e clickinteriores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui