Eita que demorou sair esta parte 3 da série Estampas na Decoração e na moda, viu ? Na parte 1 falei dos: Chita / Chintz / Toile de Jouy e Liberty. Na parte 2 falei da  Cashmere. Agora vou falar sobre as listras.

salaazulachadosExemplo do chamado Estilo Navy na decoração. Baseado em revestimentos com listras em azul e vermelho, acrescido de referências ao mar, muito usado em casas de praia.

E como tem história!! Há até um livro, “The devil’s cloth: a history of stripes” (no Brasil: O Pano do Diabo) escrito pelo historiador de arte francês Michel Pastoureau e muito bem sintetizado aqui, pela amiga Ligia Fascioni – dê uma lida que você vai se impressionar: Como podem as singelas listras terem um passado tão negativo ?? Ainda bem que hoje é história e podemos usar listras à vontade, sem que pensem que somos bandidos… muito pelo contrário, após Coco Chanel, listras são clássicas, chiques e sofisticadas – mas também podem ser joviais e inovadoras, dependendo da forma como são usadas.

casadevalentinadecoracao-parede-listrada-01-605x536As listras horizontais nas paredes desta sala a tornam mais acolhedora e alegre, devido ao uso de cores quentes. Além disso, diminuem a percepção do quanto alto é o teto do ambiente: Ele parece mais baixo e a sala mais larga.  A pintura na mesma cor do teto na parte superior das paredes aumenta mais ainda a sensação de teto mais baixo.

Na decoração as listras não saem de moda faz tempo. São usadas em revestimentos de paredes e móveis, tecidos, tapetes, em tudo! E são ótimas para enganar os olhos e assim, “enfatizar” ou “esconder” visualmente o que se desejar em um ambiente (já falei um pouco sobre este assunto aqui e também neste post). Quer saber como usar listras nos corredores ? Clique aqui.

signedbytinablogspotpuffdiferente2Já as listras verticais fazem o teto parecer mais alto e dão imponência. Na foto, as listras valorizam bastante os quadros na parede.

hemnetDOTSE c11910a3bMuito usadas nos quartos infantis, em cores fortes ou delicadas, ajudam a criar um ambiente de alegria e brincadeira. Cuidado com o uso de cores fortes e excitantes demais, principalmente em quartos de bebês e em paredes para onde eles, deitados no berço, irão olhar.

lovinglivingsmall784609Se na horizontal ou na vertical as listras dão sensação de estabilidade, neste banheiro você pode ver o efeito de movimento e, neste caso usadas ao extremo, de quase desconforto e confusão que listras na diagonal podem trazer.

mistura de estampas arquitrecos via madame xereta

Para combinar estampas, as listras facilitam muito, pois são como um descanso para os olhos…

arqarianerosa almofadas-coloridas-na-cama-1338405346768_956x500

É só escolher as mesmas cores de um floral, por exemplo e usar em um tecido com listras…acrescentando tecidos lisos, principalmente quando as cores são fortes.

Veja aqui a parte 4 desta série

Fotos: achadosdecoracao, casadevalentina, signedbytina, hemnet  , lovinglivingsmall,  arquitrecos e arqarianerosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui