Na parte 1 desta série sobre os princípios do Design e da Decoração, falei sobre o EQUILÍBRIO e a SIMETRIA. Na parte 2 sobre UNIDADE , REPETIÇÃO  a VARIEDADE. Na parte 3 sobre PROPORÇÃO. Agora vamos falar de ESCALA.

“A escala é um sistema de medidas que compara a medida de uma representação e a medida real do que está sendo representado”. Frase bonita que você entende mesmo é com exemplos: Todo mundo sabe que o Brasil é grande prá caramba, certo? Mas todo mundo também já viu a representação deste País assim:

preview_html_51afb115

(achei esta figura em uma prova da UCS-RS)

No desenho da esquerda, você vê o mapa em uma escala de 1:170.000.000 – Isso quer dizer que cada centímetro dele corresponde a 170.000.000 vezes esta distância no mundo real. Então, 1 cm = 1.700 km. Nos demais mapas 1 cm= 1.200 km e 1cm = 600 km. É uma REDUÇÃO do tamanho do objeto.

Quanto menor o número depois do 1:,  mais perto do tamanho real do objeto, até chegar a 1:1 que é o tamanho real do objeto. Abaixo de 1 temos uma escala em que a representação fica maior que o objeto (é a AMPLIAÇÃO)

E o que isso tem a ver com Decoração ou Design de Interiores? Bem, toda planta que vc vê é uma redução em alguma escala do imóvel ou ambiente. Por isso representa, PERFEITAMENTE  o ambiente, só que reduzido.

planta

Além disso, na decoração você pode brincar com objetos e itens em escalas diferentes do “normal”. Lembra desta foto?

revista-casa-claudia-setembro-apartamento-carioca-tijolos-aparentes-04

Além da luminária brincar com a proporção neste ambiente (pois ela é desproporcional em relação aos demais itens da decoração), ela mesma é GIGANTE, pois estamos acostumados com luminárias iguais a esta, só que menores. Então, podemos dizer que ela é a “representação” de uma luminária comum em escala maior.

houseofturquoise Highgate_House_table

Nesta sala, diversos objetos (veja as setas) são repetidos em “escalas diferentes”. Isso facilita o encontro da unidade e harmonia (mas não exagere!)

asarquitetas grupo1

A luminária de pé e o abajur parecem o mesmo objeto em “escalas diferentes”.

blogsdiariodonordesteSala-David-Basto-4

Este ambiente, de uma Casa Cor (Projeto David Bastos) o tapete tem uma estampa que normalmente não vemos tão ampliada.. Usar estampas ou imagens em grande escala é uma forma de causar impacto na decoração.

Espero que tenha ficado clara a diferença entre proporção e escala, que muita gente confunde.

E no próximo post falamos do RITMO, como vc pode ver aqui.

Fotos dos sites e blogs: blogsdiariodonordeste, asarquitetas, houseofturquoise e casa Abril

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Rosana.

    Maravilha de cozinhas! Aqui preciso de uma sugestão, vou instalar um fogão de embutir com forno, fazendo uma bancada da pia de granito, porém não quero armários de madeira, somente base de alvenaria e fechar o vão ao arredor do fogão com portas de vidro.

    Ficarei aguardando, obrigada.

    Soraia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui