Ao observar um ambiente, um móvel, uma pessoa, qualquer coisa, observamos com todos os sentidos: visão, audição,  olfato, tato e gosto. Além de que nossa apreciação passa também pela nossa história de vida.

Parece estranho, mas pense bem: Uma sala ruidosa, um cheiro ruim no ar e a sala pode ser linda, mas não “gostamos” dela. Da mesma forma, um sofá com um tecido áspero ao toque, ou uma parede com a cor de uma fruta que detestamos também não serão, a princípio, de nosso agrado. Nossas lembranças felizes em um sítio na infância podem, automaticamente, nos fazer felizes em um ambiente que nos lembre, de alguma forma, este sítio.

Na decoração todos estes fatores tem seu peso, mas a visão é, de longe,  o sentido mais excitado e por isso as formas, cores e a composição espacial são tão importantes. A composição espacial visa escolher, organizar e distribuir todos os elementos do ambiente de uma forma BONITA e AGRADÁVEL para o usuário do espaço. Para isso ela utiliza-se de princípios, sobre os quais vou falar nesta série, começando com o EQUILÍBRIO e a SIMETRIA.

equilibrio1A gente tem o costume do equilíbrio. Por isso é mais fácil achar beleza e se sentir confortável no que nos parece “equilibrado”: Nas figuras acima, é fácil perceber o desequilíbrio da faixa marrom à direita.E olhando as 2 “pilhas” em degradê,  nosso olhar  é mais acostumado ao posicionamento de cores mais escuras na parte inferior  – Na natureza,  a terra, que está “embaixo” é mais “escura” que o céu, acima.

 equilibrio21 equilibrio31equilibrio5Nestas 2 composições, você “sente” que a da esquerda é “desequilibrada”: Todos os objetos estão agrupados na esquerda, criando um vazio na direita. E as cores mais escuras estão na parte superior. Já na composição da direita, há um equilíbrio: As figuras ocupam “melhor” o espaço e apesar de haver somente um quadrado no lado direito, ele é um pouco maior e, o mais importante, o mais escuro. Ele “pesa” mais ao olhar. É comum usarmos uma balança como analogia ao equilíbrio, como usei acima.

equilibrio31  equilibrio6

Equilibrado Assimétrico e Equilibrado Simétrico

Muita gente acha que equilibro e simetria são a mesma coisa (ou não entendem bem a diferença). A Simetria acontece quando partes de um todo se repetem, como os 2 retângulos da figura da direita acima. A queda que temos pela simetria também tem origem na natureza, que usa demais esta característica (as folhas das plantas, o corpo humano, etc, etc). Mas perceba que entre os 2 desenhos acima, o que nos parece mais dinâmico é o primeiro, assimétrico. Isso porque a simetria total do 2o. desenho é um tanto “parada” demais, estática… Mas vamos aos ambientes!

17-casa-cor-sao-paulo-2013-casa-de-praiaEste exemplo é totalmente simétrico e equilibrado. Óbvio, não ? Trace uma linha no meio da foto e veja:

17-casa-cor-sao-paulo-2013-casa-de-praia1 A parte superior é mais clara, o que aumenta mais ainda a ideia de equilíbrio.

desire to inspire Living_Etc_Livingroom-DUPbrandonbarreQuase simétrico, Quase equilibrado. Vamos ver porque?

desire to inspire Living_Etc_Livingroom-DUPbrandonbarre1Há alguns elementos simétricos, mas não todos. A mesinha do lado esquerdo (e outros objetos) aumentam o “peso” deste lado, assim como o quadro em preto e cheio de letrinhas lá atrás. Se a mesinha for retirada, o equilíbrio e simetria aumentam, mas a sala perde em interesse (coloque a mão em cima da mesinha prá vc ver). O objetivo da decoração e do design de interiores não é o equilíbrio e a simetria, mas sim “brincar” com estes princípios para trazer interesse e beleza, de acordo com o gosto do cliente.

desiretoinspire1014reformadas70_2gAssimétrico, mas equilibrado. Porque?

desiretoinspire F1014reformadas70_2g1Os grandes elementos da esquerda são compensados com as cores mais escuras (veja o tapete) e os maiores detalhes dos pequenos elementos da direita.  Até as almofadas em laranja equilibram a composição (por isso uma foto de interior fica bonita…)

Não existe simétrico e não equilibrado, já deu para entender porque, certo ?

01-apartamento-com-vista-decoracao-informalAssimétrico e desequilibrado…. “Mas como pode ficar tão bem, mesmo assim? ” Você pergunta.

01-apartamento-com-vista-decoracao-informal1E eu lhe digo que há outro princípio, que vamos ver no próximo post da Série: A Unidade

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril e  desiretoinspire

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu amei o jeito no qual vc explica cada parte dos princípios, tornando o aprendizado mais didática e interessante.
    obrigada.

  2. Gostei muito de como tudo foi explicado! Estou estudando design de interiores, e joguei para entender melhor e entendi perfeitamente.

  3. Olá Rosana, muito obrigado pela resposta. Não consigo achar esse livro de jeito nenhum, nem mesmo no estante virtual. Os da Miriam Gurgel são muito sucintos, gostaria de algo mais profundo. Caso saiba de alguém que tenha esse primeiro libro e queira me vender estou a disposição.
    Abração e parabéns novamente.

  4. Oi, Rene!
    Então:
    10 PRINCIPIOS DO BOM DESIGN DE INTERIORES
    Design de Interiores , Guia Útil para Estudantes e Profissionais
    Dê uma olhada nos livros da Miriam Gurgel, que não falam muito de princípios, mas abordam a prática de uma ótima forma
    Princípios Universais do Design (mistura todo o tipo de design, mas é bem interessante)
    Acho que estes dão uma boa base.
    Bjo e sucesso
    ROsana

  5. Olá você poderia me indicar algum livro que discuta sobre esses princípios. Venho acompanhando há tempos suas pastagens e gostaria de estudar mais a fundo. Sou estudante de Design de Interiores do senac. Pode ser em outra língua. Desde já te agradeço muito. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui